Saúde Consciencial

A saúde consciencial é a condição natural, estado de equilíbrio dinâmico ou a qualidade da consciência quanto ao bem-estar pessoal, à homeostase holossomática e à relação harmônica com os holopensenes, constituindo recurso para a autevolução.

O quanto você, leitor ou leitora, compreende as manifestações pessoais do ciclo saúde-doença-autocuidado? Quais proveitos evolutivos já obtém com o emprego autoconsciente da saúde consciencial?

      SAÚDE CONSCIENCIAL
                                 (HOMEOSTATICOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A saúde consciencial é a condição natural, estado de equilíbrio dinâmico ou a qualidade da consciência quanto ao bem-estar pessoal, à homeostase holossomática e à relação harmônica com os holopensenes, constituindo recurso para a autevolução.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O vocábulo saúde vem do idioma Latim, salus, “salvação; conservação (da vida); afastamento do perigo; vida”. Apareceu no Século XIII. A palavra consciência procede também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu igualmente no Século XIII.
         Sinonimologia: 1. Saúde integral. 2. Bem-estar consciencial. 3. Homeostase holossomática. 4. Saúde holossomática. 5. Qualidade de vida multidimensional. 6. Equilíbrio holossomático. 7. Harmonia consciencial.
         Neologia. As 3 expressões compostas saúde consciencial, saúde consciencial elementar e saúde consciencial avançada são neologismos técnicos da Homeostaticologia.
         Antonimologia: 1. Doença consciencial. 2. Malestar consciencial. 3. Enfermidade holossomática. 4. Paradoença. 5. Desequilíbrio pessoal. 6. Desarmonia intraconsciencial. 7. Entropia consciencial.
         Estrangeirismologia: o checklist do autocuidado diário; o healthcare consciencial autopromovido; o checkup holossomático; o locus minoris resistenciae; o accident proneness; o workaholism; o burnout; a joie de vivre; o Zeitgeist das concepções de saúde e doença; o insight terapêutico; o empowerment em saúde; o upgrade homeostático.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à assunção e manutenção da saúde holossomática.
         Megapensenologia. Eis 7 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Autodisposição: saúde somática. Automegaeuforização: saúde energossomática. Megafraternidade: saúde psicossomática. Autodiscernimento: saúde mentalsomática. Serenologia: saúde holossomática. Doença: oportunidade autassistencial. Ortopensenidade: farmácia consciencial.
         Coloquiologia: – É melhor prevenir do que remediar.
         Citaciologia: – Consuetudo consuetudine vincitur (O hábito é vencido pelo hábito; Tomás A. Kempis, 1380–1471).
         Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas em ordem alfabética, relativas ao tema:
         1. “Bem-estar. O bem-estar magno é sentir que o compléxis está chegando”.
         2. “Holossomática. A desenvoltura somática melhora a mentalsomática”.
         3. “Saúde. A saúde máxima tem certo percentual de desequilíbrio”.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal paraterapêutico; os heredopensenes; a heredopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a decisão íntima de libertar-se das posturas patopensênicas; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os interpensenes; a interpensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os fluxopensenes; a fluxopensenidade; a retilinearidade autopensênica.
         Fatologia: o bom humor; o lazer sadio; a superdotação; o desafio da longevidade ativa; a omissuper; a saúde não idealizada; a desdramatização da doença; o conceito de saúde pessoal construído a partir do sincretismo dos paradigmas disponíveis; a conta-corrente da saúde pessoal; a doença enquanto sintoma consciencial; os abusos holossomáticos voluntários ou involuntários; a indústria da saúde fácil; o pioneirismo da Escola de Salerno; a Organização Mundial de Saúde (OMS) enquanto embrião da saúde universal; os sistemas universais de saúde; o Relatório Lalonde enquanto marco ocidental da promoção da saúde moderna; as Conferências Internacionais sobre Promoção da Saúde; a transdisciplinaridade em saúde; a reeducação do autocuidado; os desequilíbrios somáticos compensados pela saúde consciencial; o padrão homeostático de referência; a recin impulsionadora da autocura; a opção pelo autodesassédio; a força presencial homeostática do assistente; o acolhimento universal à consciência enferma; o autassédio enquanto maior doença da Humanidade; a profilaxia dos redutores do autodiscernimento; os megaatributos propulsores da evolução; a convivialidade sadia promovendo maior produtividade consciencial; a serenidade justificadamente otimista; a manutenção do soma funcional em favor da consecução satisfatória da autoproéxis; o exemplarismo homeostático materializado na gescon.
          Parafatologia: a saúde consciencial; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a aura de saúde; o encapsulamento parassanitário; a Higiene Consciencial; o paramicrochip; a paracirurgia; a automegaeuforização; as ideias inatas quanto à autopreservação; a sinalética energética e parapsíquica pessoal compondo a autoconsciência holossomática; as concausas extrafísicas nos adoecimentos e remissões; a raiz holobiográfica dos distúrbios pessoais cronicificados; a qualidade de vida seriexológica; a cosmoconsciência denotando elevado patamar de saúde consciencial.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo bom-humor–desdramatização–desrepressão–descompressão; o sinergismo hábitos sadios–rotinas úteis; o sinergismo mens sana in corpore sano; o sinergismo otimismo-positividade-traforismo; o sinergismo Conscienciometrologia-Consciencioterapia; o sinergismo imperturbabilidade–refratariedade bioenergética aos heterassédios; o sinergismo das pesquisas qualitativas e quantitativas em saúde.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) na labilidade dos modismos de saúde; o princípio do “isso não é para mim” aplicado às paixões ainda cultivadas pela consciência; o princípio cosmoético “dos males, o menor”; o princípio “na dúvida, abstenha-se”; o princípio “isso também passa”; o princípio de a rigor não existir a doença, existir o doente; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) no autocuidado; o princípio de levar até as últimas consequências cosmoéticas a própria saúde; o princípio da inteligência evolutiva (IE) na priorização do Memorando Conscienciológico.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) explicitando a escolha lúcida pela saúde consciencial; o código grupal de Cosmoética (CGC) promotor de ambientes homeostáticos.
          Teoriologia: a teoria da saúde consciencial; as teorias de saúde-doença-cuidado.
          Tecnologia: as técnicas energéticas; a técnica da tenepes; a técnica de compartilhamento da megaeuforização pessoal; a técnica da autorreflexão de 5 horas; as técnicas de viver evolutivamente; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da exaustividade aplicada à investigação dos traços pessoais.
          Voluntariologia: o voluntariado nas organizações humanitárias de saúde, na Socin; o voluntariado conscienciológico; o voluntariado no autorado conscienciológico enquanto recurso paraterapêutico pessoal e grupal; a relação saúde consciencial dos voluntários–saúde organizacional da Instituição Conscienciocêntrica (IC)–saúde da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Laboratoriologia: o laboratório consciencial (labcon) pessoal; os laboratórios e núcleos de pesquisa em saúde; o laboratório conscienciológico do estado vibracional (EV); a terapia ansiolítica do laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico do Cosmograma dedicado à compreensão das doenças conscienciais; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; os laboratórios conscienciológicos de desassédio mentalsomático Tertuliarium, Holociclo e Holoteca.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Parageneticologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Proexologia.
          Efeitologia: os efeitos protetores dos animais domésticos na saúde pessoal; os efeitos da labilidade parapsíquica no humor pessoal; os efeitos mediatos dos componentes emocionais na saúde; o efeito terapêutico do trinômio diálogo-perdão-reconciliação; o efeito das reciclagens intraconscienciais na Paragenética; o potencial efeito multiplicador da tares; os efeitos da ortopensenização na psicosfera pessoal de saúde.
          Neossinapsologia: as neossinapses promotoras da longevidade cerebral; as neossinapses desencadeadas pelo extrapolacionismo da homeostase pessoal.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o cipriene; o ciclo avaliação diagnóstica–ilação prognóstica–ação preventiva; o ciclo autoconsciencioterápico contínuo autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação.
          Enumerologia: a saúde física; a saúde emocional; a saúde intelectual; a saúde mental; a saúde parapsíquica; a saúde ambiental; a saúde coletiva.
          Binomiologia: o binômio assim-desassim; o binômio cérebro-paracérebro; o binômio admiração-discordância na convivência sadia; o binômio superação do egão–saúde mental; o binômio autocrítica-recin; o binômio crise pessoal–oportunidade evolutiva; a autenticidade expressada pelo binômio teática-verbação.
          Interaciologia: a interação atividades de lazer–férias regulares; a interação imunidade–bom-humor; a interação nosográfica orgulho-ignorância-egoísmo; a interação homeostática abertismo-neofilia-experimentação.
          Crescendologia: o crescendo minidoenças–doenças crônicas–doenças fatais; o crescendo Planeta Hospital–Planeta Escola; o crescendo da escala evolutiva das consciências.
          Trinomiologia: o trinômio motivação-trabalho-lazer na autopromoção da saúde; o trinômio vontade-intencionalidade-autorganização; o trinômio Paragenética-Genética-Mesologia na causalidade das doenças; o trinômio da saúde integrativa convencional-complementar-alternativa; a evitação do trinômio erro–engano–omissão deficitária; o trinômio trafal-trafar-trafor; os diagnósticos evolutivos apoiados no trinômio EV-tenepes-recin; o trinômio autocompléxis-autofiex-autodesperticidade.
          Polinomiologia: o polinômio dos determinantes de saúde biológico-psicológico-social-ambiental; o polinômio da sobrevivência humana sono–dieta–exercícios físicos–medicamentos; o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; a eliminação do polinômio gurulatrias–sacralizações–superstições–fascínios de grupo–coleiras do ego–lavagens subcerebrais; a evitação do polinômio pecadilhos mentais–porão consciencial–cérebro reptiliano–subcérebro abdominal–robéxis; o polinômio acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento; o polinômio macrossoma–personalidade consecutiva–identidade extra–Pré-Maternologia.
          Antagonismologia: o antagonismo bagulhos energéticos / mimos energéticos; o antagonismo parapsicose pós-dessomática / segunda dessoma sadia; o antagonismo autocorrupção / vontade javalínica; o antagonismo omissão deficitária / posicionamento; o antagonismo ter / ser; o antagonismo melin-melex / euforin-euforex; o antagonismo priorização estética / priorização sanitária; o antagonismo Profilaxia / Terapia.
          Paradoxologia: o paradoxo de a doença física predispor a cura consciencial; o paradoxo de a medicação aliviadora do sintoma mascarar a doença; o paradoxo de o novo sintoma significar o aprofundamento da autopesquisa, em vez do avanço da doença; o paradoxo de a doença crônica poder ser cláusula de segurança da proéxis; o paradoxo do obeso desnutrido; o paradoxo do diabético amargurado; o paradoxo do macrossoma idiota; o paradoxo da coexistência das pandemias de obesidade e de desnutrição; o paradoxo do desenvolvimento social infibulação e cirurgia transgênero; o paradoxo da autopacificação em meio ao caos; o paradoxo do convívio sadio com a própria doença.
          Politicologia: as políticas públicas de saúde; a política de saúde proposta na Carta de Ottawa; a meritocracia da moréxis; a homeostaticocracia; a lucidocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: as leis da Fisiologia Humana; as leis da Parafisiologia; a lei do maior esforço evolutivo; a lei da economia de males na vida intrafísica; a lei cármica da ação e reação; a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/1990); a lei Obama de saúde (Obamacare) representando a ampliação da assistência no país de maior influência no mundo (Ano-base 2016).
          Filiologia: a holossomatofilia; a autoprofilaxiofilia; a higienofilia; a priorofilia; a proexofilia; a recinofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a decidofobia; a neofobia; a nosofobia; a gerontofobia; a gerascofobia; a metatesiofobia; a eliminação da tanatofobia pela autoconscientização multidimensional (AM).
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da banalização do autodiagnóstico; a síndrome da exaltação da juventude; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome do estrangeiro (SEST); a síndrome de abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome da mediocrização; a síndrome da autovitimização; a síndrome do perfeccionismo; a síndrome da apriorismose.
          Maniologia: a riscomania.
          Mitologia: o mito da doença enquanto castigo divino; o mito da heterocura.
          Holotecologia: a evolucioteca; a higienoteca; a terapeuticoteca; a interassistencioteca; a proexoteca; a seriexoteca; a despertoteca; a serenoteca.
          Interdisciplinologia: a Homeostaticologia; a Harmoniologia; a Autoproexologia; a Holossomatologia; a Parafisiologia; a Autopensenologia; a Autoconscienciometrologia; a Autopriorologia; a Autorrecinologia; a Holomaturologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: as consciências das redes parassociais de interassistência; a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin intermissivista; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o agente de saúde consciencial; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a agente de saúde consciencial; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens sanus; o Homo sapiens homeostaticus; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens maxifraternus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                                 V. Argumentologia

            Exemplologia: saúde consciencial elementar = a adquirida de maneira instintiva, à medida dos desafios da evolução consciencial; saúde consciencial avançada = a buscada de modo autoconsciente, visando potencializar a autevolução.
            Culturologia: a cultura da saúde consciencial.


                                                    VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a saúde consciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Agenda holossomática: Proexologia; Homeostático.
            02. Agente de saúde consciencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            03. Antagonismologia sadia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            04. Anticura: Consciencioterapia; Nosográfico.
            05. Autocura: Consciencioterapia; Homeostático.
            06. Bem-estar: Homeostaticologia; Homeostático.
            07. Checkup holossomático: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
            08. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático.
            09. Higiene Consciencial: Paraassepsiologia; Homeostático.
            10. Humor homeostático: Holomaturologia; Homeostático.
            11. Imperturbabilidade: Homeostaticologia; Homeostático.
            12. Megaeuforização: Homeostaticologia; Homeostático.
            13. Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático.
            14. Padrão homeostático de referência: Paraassepsiologia; Homeostático.
            15. Saúde parapsíquica: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
  A SAÚDE CONSCIENCIAL EVIDENCIA, DE MODO INEQUÍVOCO, A HOLOMATURIDADE CONQUISTADA PELA CONSCIÊNCIA. É DESENVOLVIDA ATRAVÉS DA RECICLAGEM INTRACONSCIENCIAL GRADUAL DO AUTOTEMPERAMENTO.
            Questionologia. O quanto você, leitor ou leitora, compreende as manifestações pessoais do ciclo saúde-doença-autocuidado? Quais proveitos evolutivos já obtém com o emprego autoconsciente da saúde consciencial?
            Bibliografia Específica:
            1. Ceotto, Bárbara; Diário de Autocura: Da Doença à Saúde Consciencial; apres. & posf. Leonardo Rodrigues; pref. Felix Wong; & Mário Oliveira; 224 p.; 16 caps.; 46 abrevs.; 15 citações; 1 cronologia; 22 E-mails; 26 enus.; 22 estrangeirismos; 2 ilus.; 1 microbiografia; 21 websites; glos. 22 termos; 31 filmes; 1 nota; 73 refs.; 1 apênd.; alf. geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 173 e 174.
            2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 248.
            3. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 125, 624, 1.333 e 1.346.
            4. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia; 260 p.; 200 caps.; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 144.
            5. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 281, 803, 1.055, 1.233, 1.263, 1.264, 1.322 e 1.507.
            6. Idem; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 573.
            7. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.584 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 128.
                                                                                                                  F. S. C.