Equilíbrio Mental

O equilíbrio mental é a condição de harmonia ativa do microuniverso consciencial da conscin, empregando equilibradamente todos os atributos derivados da vontade, da intenção e do autodiscernimento, ou seja, a razão sadia.

No teste de avaliação pessoal pela escala simples de 1 a 5, em qual nível você se situa quanto ao equilíbrio mental? Você se sente confortável nesse nível?

      EQUILÍBRIO MENTAL
                                  (HOMEOSTATICOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O equilíbrio mental é a condição de harmonia ativa do microuniverso consciencial da conscin, empregando equilibradamente todos os atributos derivados da vontade, da intenção e do autodiscernimento, ou seja, a razão sadia.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O termo equilíbrio vem do idioma Francês, équilibre, derivado do idioma Latim, aequilibrium, “equilíbrio; nível igual das balanças”. Surgiu no Século XVII. O vocábulo mental procede do idioma Latim Medieval, mentalis. Apareceu no Século XV.
         Sinonimologia: 1. Equilíbrio psíquico. 2. Sanidade mental; saúde mental. 3. Autorganização pensênica. 4. Harmonia mentalsomática. 5. Genialidade cosmoética.
         Neologia. As duas expressões compostas equilíbrio mental promissor e equilíbrio mental avançado são neologismos técnicos da Homeostaticologia.
         Antonimologia: 1. Desequilíbrio mental; doença mental. 2. Autodesorganização pensênica. 3. Desarmonia mentalsomática. 4. Demência.
         Estrangeirismologia: o neomodus ratiocinandi lógico.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do poder da vontade sadia.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene pessoal confortável.
         Fatologia: o equilíbrio mental; a harmonia psíquica; o autodomínio da subcerebralidade; a Paragenética dominando a Genética; a vivência da inteligência evolutiva (IE); a faixa etária; as causas mantenedoras, conscienciocêntricas, evoluídas; a autorganização cerebral; as ponderações racionais; as manifestações pessoais da interassistencialidade avançada; o alto índice de flexibilidade mental; a autocriticidade avançada; a autoconsciencialidade pacifista; as autocongruências nos enfoques; a euforin; as exultações com o melhor; a inteireza constante da personalidade confiável; o coloquialismo natural coerente; a comunicabilidade cordial; a alegria natural e o bom humor; os períodos de recolhimento íntimo e autorreflexão cosmoética; a autossatisfação perante a grandeza do Cosmos; a autoconsciência quanto às oportunidades evolutivas da vida humana; o desenvolvimento geral da personalidade; o crescimento profissional; a condição doadora ínsita como apanágio da conscin; a modéstia como eixo da holomaturidade; as ideias positivas como hábitos adquiridos; o aumento dos megatrafores; o aprimoramento da razão; a pacificação mental; o continuum sementeira-colheita.
         Parafatologia: as evocações dos amparadores extrafísicos.


                                          III. Detalhismo

         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
         Enumerologia: as flexibilidades; as logicidades generalizadas; as racionalidades; as funcionalidades hígidas das neuróglias; as autoparaperceptibilidades; as autodisponibilidades; as amenidades das palavras construtivas.
         Politicologia: a lucidocracia; a democracia.
         Filiologia: a neofilia; a conscienciofilia.
          Holotecologia: a consciencioteca; a cognoteca; a higienoteca.
          Interdisciplinologia: a Homeostaticologia; a Cerebrologia; a Voliciologia; a Intencionologia; a Holomaturologia; a Criteriologia; a Temperamentologia; a Autoconscienciologia; a Paraprofilaxiologia; a Higiene Consciencial.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin catalítica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens felix; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens teleguiatus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: equilíbrio mental promissor = a condição da isca interconsciencial, assistencial, autoconsciente; equilíbrio mental avançado = a condição da autocoerência cosmoética, em tempo integral, da conscin lúcida.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o equilíbrio mental, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acoplador energético: Energossomatologia; Homeostático.
          02. Agente retrocognitor: Mnemossomatologia; Homeostático.
          03. Atrator ressomático: Ressomatologia; Homeostático.
          04. Autodecisor: Evoluciologia; Homeostático.
          05. Autoimperdoador: Holomaturologia; Homeostático.
          06. Consciência crescente: Autopesquisologia; Homeostático.
          07. Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
         08.  Conscin tenepessável: Interassistenciologia; Homeostático.
         09.  Conscin-trator: Evoluciologia; Neutro.
         10.  Evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático.
         11.  Maxidissidente coadjutor: Evoluciologia; Homeostático.
         12.  Paracérebro receptivo: Paracerebrologia; Homeostático.
     QUEM SE INCLUI NOS ¾ DA POPULAÇÃO HUMANA,
   COM RAZOÁVEL SAÚDE MENTAL, É INTELIGENTE NÃO
   ESQUECER TAL VANTAGEM NO ACABAMENTO EFICAZ
     DA CONSECUÇÃO DA PROGRAMAÇÃO EXISTENCIAL.
         Questionologia. No teste de avaliação pessoal pela escala simples de 1 a 5, em qual nível você se situa quanto ao equilíbrio mental? Você se sente confortável nesse nível?