Rigidez Consciencial

A rigidez consciencial é o estado ou condição da consciência intra ou extrafísica, de temperamento inflexível, apriorístico, conservantista, neofóbico e provinciano, com elevado percentual de rudeza, severidade e controle no posicionamento cotidiano, mantendo a irreflexão nas abordagens e o consequente bloqueio das percepções e / ou parapercepções.

Você, leitor ou leitora, já pesquisou, identificou e esquadrinhou os trafares do próprio temperamento? Quais medidas profiláticas vem adotando na desconstrução e superação dos traços anacrônicos estagnantes?

      RIGIDEZ CONSCIENCIAL
                                (TEMPERAMENTOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A rigidez consciencial é o estado ou condição da consciência intra ou extrafísica, de temperamento inflexível, apriorístico, conservantista, neofóbico e provinciano, com elevado percentual de rudeza, severidade e controle no posicionamento cotidiano, mantendo a irreflexão nas abordagens e o consequente bloqueio das percepções e / ou parapercepções.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O vocábulo rígido vem do idioma Latim, rigidus, “teso, hirto, austero, inflexível”. Surgiu no Século XVI. O termo rigidez apareceu no Século XVII. A palavra consciência deriva também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo” e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Obstinação consciencial ilógica. 2. Inflexibilidade consciencial. 3. Rigor consciencial excessivo. 4. Intransigência consciencial. 5. Irredutibilidade consciencial irracional.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 34 cognatos derivados do vocábulo rigidez: antirrigidez; autorrigidez; desenrijada, desenrijado; desenrijamento; desenrijar; desenrijável; enrijada; enrijado; enrijamento; enrijar; enrijecedora; enrijecedor; enrijecer; enrijecida; enrijecido; enrijecimento; rigideza; rígida; rígido; rigor; rigoridade; rigorismo; rigorista; rigorística; rigorístico; rigorosidade; rigorosa; rigoroso; rijeza; rijo; rijosa; rijoso; rijume.
          Neologia. As 3 expressões compostas rigidez consciencial, rigidez consciencial crônica e rigidez consciencial paracrônica são neologismos técnicos da Temperamentologia.
          Antonimologia: 1. Flexibilidade consciencial. 2. Condescendência lúcida consciencial. 3. Rigor racionalístico. 4. Contemporização consciencial. 5. Abertismo consciencial.
          Estrangeirismologia: a manutenção do status quo; a close mind; o standby patológico; a stubbornness; o soliloquium negativo; o monologue intérieur estagnador.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à flexibilização consciencial.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Sejamos condescendentes cosmoéticos.
          Coloquiologia: a imposição inflexível do sempre fiz desta maneira, prefiro do meu jeito; a afirmação porque comigo sempre foi assim ou é 8 ou é 80, não tem meio termo; o ato de não perder o rumo do evolutivamente prioritário.
          Citaciologia: – Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros (Confúcio, 551–479 a.e.c.). Os homens são movidos e perturbados não pelas coisas, mas pelas opiniões que eles têm delas (Epicteto, 55–135 a.e.c.). A mente que se abre a uma nova ideia nunca retorna ao seu tamanho original (Albert Einstein, 1879–1955).
          Proverbiologia. Eis 2 ditados populares relacionados ao assunto: – Não há de ser forte, há de ser flexível. Quem não pode mudar a própria contextura do seu pensamento rígido nunca será capaz de alterar a realidade.
          Ortopensatologia. Eis 5 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
          1. “Rigidez. A obstinação da rigidez do autoposicionamento atrai os assediadores interconscienciais e repele as consciências fraternas”.
          2. “Rigor. Seja rigoroso, mas somente consigo mesmo, nunca com os outros”. “A consciência rigorosa, muitas vezes, defende o ego. Ninguém permanece perto de quem exige muito dos outros. É necessária a condescendência porque ninguém é igual ao outro. Quem é muito exigente com as pessoas, deve pesquisar a condição ou qualidade da aglutinação ou atração pessoal”. “A condição do autorrigor é próprio dos autotrafores”. “A condição da autodisplicência é característica dos autotrafares”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da dissecação da rigidez consciencial; a apriorismose autopensênica; os blocos pensênicos imaleáveis; a autopensenidade tortuosa; a vacuidade pensênica; a autopensenização manipulável; a ruptura constante da linearidade autopensênica; a ausência de neoideias como consequência da inflexibilidade autopensênica; os minipensenes; a minipensenidade; os inculcopensenes, a inculcopensenidade; os batopensenes; a batopensenidade; os monopensenes, a monopensenidade; o pensene patológico “está tudo certo, prevalecendo a minha ideia”; a rigidez consciencial como núcleo complexo do temperamento na manifestação pensênica.
          Fatologia: a rigidez consciencial; o fechadismo consciencial; as sutilezas do temperamento autoritário; o megavício das ideias prontas e acabadas; a qualidade ilógica das pressuposições; a perspectiva preconceituosa e apriorística; os pré-julgamentos apressados; o engessamento consciencial; o controle no posicionamento cotidiano; o apriorismo cronificado; a rejeição pronta; a inflexibilidade cognitiva; o bloqueio da criatividade; o peso dos preconceitos; as elucubrações antigas insensatas; a conformidade forçada; a irritação perante a aceitação de fatos consumados; a teimosia em manter o ponto de vista pessoal; a obstinação excessiva com as próprias ideias; a supressão do pensamento linear; a desconexão dos fatos e parafatos; o branco mental; o exaurimento mentalsomático; a tendência em antecipar os fatos na evitação de contratempos; a submissão ao silêncio evitando a autexposição; a rigidez paralisante das ideias construtivas; a ausência de leveza nas manifestações do cotidiano; a argumentação impositiva; o medo de perder o auto e heterocontrole das situações; o incômodo diante de personalidades e ambientes considerados controladores; o temperamento rígido comprometendo as ideias da reciclagem intraconsciencial; a autorreflexão sincera da manifestação patológica da rigidez pessoal; o feitio consciencial denunciando o nível evolutivo pessoal; as heterocríticas sinceras sendo elemento de autopesquisa; a intenção determinada na mudança do traço do temperamento inflexível; a bússola consciencial norteadora das autorrecins; a flexibilidade cosmoética.
          Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a ausência de atenção às sinaléticas energéticas e parapsíquicas pessoais; os bloqueios energossomáticos; as intrusões extrafísicas obnubiladoras; o bloqueio da inspiração dos amparadores extrafísicos; a rigidez consciencial dificultando o trabalho ombro a ombro com os amparadores extrafísicos; a inflexibilidade mental dificultando o acesso à Central Extrafísica da Energia (CEE), à Central Extrafísica da Verdade (CEV) e à Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); a moldagem da própria índole no decurso da seriéxis; a evitação do incompletismo proexológico e da melex; a autoconsciência multidimensional (AM) da vivência parapsíquica como chave da megaliberdade; a prática da tenepes promotora da reciclagem do temperamento; as retropesquisas favorecendo a remissão do travão evolutivo da rigidez consciencial.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo retropensenes–sinapses miméticas; o sinergismo nocivo imaginação-alienação; o sinergismo apriorismose-neofobia; o impacto positivo do sinergismo vontade-intencionalidade-determinação na reciclagem da rigidez do temperamento.
          Principiologia: a inobservância do princípio coexistencial da admiração-discordância; o princípio do respeito à autonomia consciencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o desrespeito ao código grupal de Cosmoética (CGC); o código pessoal de Cosmoética (CPC) balizando as reciclagens do temperamento.
          Teoriologia: a teoria sem a prática; a ignorância quanto à teoria da interprisão grupocármica; a teoria das ectopias conscienciais; a teoria da coerência.
          Tecnologia: a técnica da conscin-cobaia; as técnicas conscienciométricas dissecando o temperamento; a técnica da tábula rasa consciencial; a técnica da autorrelaxação muscular progressiva.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico tarístico auxiliando na flexibilização da conscin.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia.
          Efeitologia: os efeitos da bagagem genética e paragenética no modo atual de ser, sentir, pensar, falar, agir e reagir.
          Neossinapsologia: os travões mentais dificultando a geração de neossinapses e paraneossinapses; as neossinapses das reciclagens intraconscienciais.
          Ciclologia: o ciclo autassédio–ruminação mental–heterassédio; o ciclo patológico ideia fixa estagnadora–manutenção do megatrafar; o ciclo das retrovidas estagnadoras; o ciclo vicioso das acabativas falhas; o ciclo de desconstrução das ideais anacrônicas; o ciclo dos enganos não corrigidos; o ciclo de reeducação das condutas pessoais.
          Enumerologia: a inflexibilidade mental; o pensamento labiríntico; a ideia fixa; a irracionalidade; a teimosia; o mandonismo cotidiano; os travões intraconscienciais.
          Binomiologia: o binômio prioridades rígidas–prioridades flexíveis; o binômio rigidez afetiva–estagnação consciencial; o binômio ideia fixa–contrafluxo evolutivo; o binômio autoimperdoador-heteroperdoador; o binômio vontade-decisão.
          Interaciologia: a interação rigidez mental–rigidez muscular; a interação evidência–conclusão precipitada; a interação ideia fixa–encolhimento mentalsomático; a interação adaptativa Genética-Paragenética-Mesologia.
          Crescendologia: o crescendo ansiedade–erro de abordagem; o crescendo dispersão mental–dispersão consciencial; o crescendo melin-melex; o crescendo profilático solilóquio-introspecção-autorreflexão-autopesquisa-autodiscernimento-cosmovisão.
          Trinomiologia: o trinômio patológico lavagem subcerebral–lavagem cerebral–lavagem paracerebral; o trinômio recorrência-recrudescimento-cronificação; o trinômio mundinho-interiorose-apriorismose; o trinômio rigidez–pensamento anacrônico–estagnação consciencial.
          Polinomiologia: o polinômio interiorose-apriorismose-neofobia-inflexibilidade; o polinômio autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; a superação do polinômio vitimização-cobrança-rigidez-irritação.
          Antagonismologia: o antagonismo rigidez / flexibilidade mental; o antagonismo desatenção / atenção; o antagonismo neofobia / neofilia; o antagonismo antidiscernimento / autodiscernimento; o antagonismo monopensene / holopensene; o antagonismo retropensene / neopensene.
          Paradoxologia: o paradoxo de o temperamento rígido denotar fragilidade consciencial; o paradoxo de o excesso de pensamentos inúteis sobrecarregando o cérebro vazio de pensamentos úteis; o paradoxo de a conscin com rigidez consciencial mesmo em repouso apresentar exaustão energética, se comparada à atividade extenuante produtiva; o paradoxo da rigidez centrada na autevolução.
          Politicologia: a autocracia; a lucidocracia; a cosmocracia.
          Legislogia: a lei do menor esforço diante das autorreciclagens; a lei da obsolescência; a lei da ação e reação; a lei do maior esforço evolutivo na manutenção da autocoerência.
          Filiologia: a egofilia; a somatofilia; a conscienciofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a criticofobia.
          Sindromologia: a síndrome do egão; a síndrome da mediocrização consciencial.
          Maniologia: a apriorismomania; a egomania; a monomania; a retromania; a fracassomania.
          Mitologia: o mito da verdade absoluta; o mito da pensenização secreta; o mito da unanimidade das ideias; o mito de a autocrítica ser sinônimo de alto grau de exigência; a busca ilusória pelo mito do consenso absoluto; a superação do mito da perfeição.
          Holotecologia: a apriorismoteca; a nosoteca; a fobioteca; a egoteca; a psicossomatoteca; a recexoteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Temperamentologia; a Parageneticologia; a Achologia; a Parapatologia; a Egocarmalogia; a Psicossomatologia; a Palpitologia; a Refutaciologia; a Discernimentologia; a Cosmoeticologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin rígida; a conscin autoritária; a conscin egoica; a conscin opressora; a personalidade inflexível; a isca humana inconsciente; a conscin em subnível nas autorrealizações; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o autassediado; o heterassediado; o agoniado; o aflito; o precipitado; o achista; o dono da verdade absoluta; o crítico apriorota; o provinciano; o neofóbico; o antepassado de si mesmo; o heterocrítico empedernido; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a autassediada; a heterassediada; a agoniada; a aflita; a precipitada; a achista; a dona da verdade absoluta; a crítica apriorota; a provinciana; a neofóbica; a antepassada de si mesma; a heterocrítica empedernida; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a conscienciômetra; a consciecioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens truncatus; o Homo sapiens antilogicus; o Homo sapiens automimeticus; o Homo sapiens aprioristicus; o Homo sapiens autocraticus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens cosmoethicus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: rigidez consciencial crônica = a adquirida ou desenvolvida na vida intrafísica, sobressaindo a influência da genética e da epigenética; rigidez consciencial paracrônica
= a desenvolvida pelo efeito dominante da Paragenética, no transcurso das várias vidas intra e extrafísicas.
          Culturologia: a cultura patológica da irreflexão; a cultura repressora; a cultura do aprender para evitar a cultura da mediocridade; as mimeses culturais; as autodeformações culturais; a cultura da reciclagem existencial; a cultura da produtividade intelectual; a cultura da Autorrecexologia.
          Raiz. A conscin interessada em identificar a raiz do temperamento rígido pessoal, pode aprofundar as pesquisas pela análise das características dos familiares (genética), da mesologia (epigenética) e das manifestações inatas (paragenética).
          Taxologia. No universo da Holossomatologia, eis, por exemplo, na ordem lógica, 4 categorias patológicas de manifestação da consciência desenvolvidas, mantenedoras da condição de rigidez consciencial:
          1. Rigidez somática: a contratura muscular; a hipertonicidade; o bloqueio anímico; as dores crônicas; as doenças somáticas.
          2. Rigidez energossomática: a intoxicação energética; a contenção; o entesamento; a inflexibilidade bioenergética; os bloqueios energossomáticos.
          3. Rigidez psicossomática: a intransigência; a distimia; o ansiosismo; a autoopressão afetiva; o conflito íntimo; as mágoas; as frustrações; a autocracia; as cangas psicológicas; os bloqueios parapsíquicos.
          4. Rigidez mentalsomática: o lapso mental; a inflexibilidade pensênica; a comunicação lacunada; o mecanismo defensivo da racionalização; a alienação existencial; a hipoacuidade.
          Terapeuticologia. Pela Autoconscienciometrologia, eis, na ordem funcional, 7 condições indispensáveis no autenfrentamento e remissão dos traços da rigidez consciencial do temperamento pessoal:
          1. Coragem: a intrepidez lúcida sendo o primeiro passo para admissão da patologia da rigidez na própria manifestação.
          2. Autorreflexão: o exercício autorreflexivo, com sinceridade e equilíbrio na checagem das interações com conscins e consciexes.
          3. Autopesquisa: a automotivação pesquisística para chegar ao autodiagnóstico da rigidez consciencial com autoincorruptibilidade.
          4. Autocriticidade: a lucidez autocrítica para estabelecer as metas a serem alcançadas na reciclagem existencial com Cosmoética.
          5. Autodiagnóstico: a identificação e o reconhecimento do megatrafar pessoal retroalimentador da inflexibilidade, estagnante evolutivo.
          6. Desdramatização: a aceitação desdramatizada das heterocríticas, essencial para a autossuperação do traço da rigidez consciencial.
          7. Determinação: a aplicação decidida em fazer valer os trafores identificados e reconhecidos, utilizando as técnicas autoconscienciométricas da Conscienciologia.
          Autocura. Importa admitir com lucidez e discernimento o fato de a rigidez consciencial não se desfazer prontamente, e sim de modo gradativo, exigindo da conscin medidas pró-evolutivas profundas a serem colocadas em prática com autesforço e autempenho, visando renovações intraconscienciais, dia após dia, para a remissão do traço temperamental estagnante. Somente a autocura é definitiva.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a rigidez consciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antirretilinearidade consciencial: Holomaturologia; Nosográfico.
          02. Apriorismose: Parapatologia; Nosográfico.
          03. Conscin controladora: Parapatologia; Nosográfico.
          04. Conscin monoideica: Parapatologia; Nosográfico.
          05. Couraça holossomática: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Fechadismo consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
          07. Higiene Consciencial: Paraassepsiologia; Homeostático.
            08.   Raciocínio falho: Parapatologia; Nosográfico.
            09.   Raiz do temperamento: Autotemperamentologia; Neutro.
            10.   Reciclagem do temperamento: Temperamentologia; Homeostático.
            11.   Resiliência consciencial: Holomaturologia; Neutro.
            12.   Rigorosidade: Holomaturologia; Neutro.
            13.   Ruminação mental: Autopensenologia; Nosográfico.
            14.   Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático.
            15.   Truncagem intraconsciencial: Intraconscienciologia; Nosográfico.
   O TRAÇO TEMPERAMENTAL ANACRÔNICO DA RIGIDEZ
  CONSCIENCIAL, DE RAIZ GENÉTICA OU PARAGENÉTICA,
 MANTÉM A COGNIÇÃO ESTAGNADA, EXIGINDO CORAGEM
  EVOLUTIVA DA CONSCIN FRENTE À AUTOSSUPERAÇÃO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já pesquisou, identificou e esquadrinhou os trafares do próprio temperamento? Quais medidas profiláticas vem adotando na desconstrução e superação dos traços anacrônicos estagnantes?
            Bibliografia Específica:
            01. Araújo, Ana Luiza; Bichara, Felippe; & Araújo, Leopoldo; Perfeccionismo: Autoconhecimento e Desapego dos Ideais Perfeitos; Artigo; Revista Conscientia; Foz do Iguaçu, PR; Jan-Março, 2014; páginas 48 a 58.
            02. Feitosa, Ivan Brito; Santana, Pamela Melo; & Teles, Carolina Bion garcia; Genética do Comportamento e o Contraste ao Paradigma da Sociobiologia; Artigo; Revista Saber Científico;Revista; Trimestral; Faculdade São Lucas e São Mateus; Porto Velho, RO; BR; Julho-Dezembro, 2011; páginas 112 a 131.
            03. Gesing, Alzira; Intenção: Manifestação Atributológica da Consciência; revisores Liege Trentin; et al.; 182 p.; 18 caps.; glos. 282 termos; 19 filmes; 58 refs.; 2 anexos; alf.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu , PR; 2017; páginas 48 a 55, 68 a 76 e 89 a 109.
            04. Ito, Patrícia do Carmo Pereira; & Guzzo, Raquel Souza Lobo; Temperamento: Características e Determinação Genética; Artigo; Revista Psicologia: Reflexões e Críticas; Campinas, PR; BR; S.D.; páginas 425 a 436.
            05. Machado, Cesar; Proatividade Evolutiva: Sob a Ótica da Autoconsciencioterapia; pref. Tony Musskopf; 440 p.; 7 seções; 53 caps.; 69 abrevs.; glos. 2 termos; 14 tabs.; glos. 213 termos; 10 filmes; 406 refs.; 6 webgrafias; 2 anexos; alf.; geo.; ono.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 56 a 59, 97 a 123, 165 a 171, 207 a 211, 212 a 220 e 335 a 341.
            06. Nader, Rosa; Experiência de Reeducação Consciencial para Auto-superação de Conflitos; Artigo; Revista Conscientia; Trimestral; Foz do Iguaçu, PR; Out-Dez, 2003; páginas 168 a 181.
            07. Seno, Ana; Comunicação Evolutiva nas Interações Conscienciais; pref. Málu Balona; revisor Equipe de revisores da Editares; 342 p.; 4 seções; 7 ilus.; 12 tabs.; 17 filmes; 113 refs.; 13 webgrafias; 2 apênds.; alf.; ono.; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 15 a 22, 38 a 40, 77 a 127 e 284.
            08. Silistino, Rosana; Estigma Paragenético: Uma Visão Holossomática; Artigo; Revista Conscientia; Revista; Trimestral; CEAEC - Centro de Altos Estudos da Conscienciologia; Foz do Iguaçu, PR; BR; Outubro-Dezembro, 2013; páginas 493 a 502.
            09. Vicenzi, Luciano; Coragem para Evoluir; pref. Málu Balona; revisoras Gisele Salles; Karina Thomaz; & Márcia Abrantes; 188 p.; 8 caps.; 21 E-mails; 1 entrevista; 51 enus.; 1 foto; 2 ilus.; 1 microbiografia; 2 tabs.; 3 websites; glos. 37 termos; 50 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2001; páginas 27 a 62.
            10. Vieira, Waldo; 100 Testes da Conscienciometria; revisor Alexander Steiner; 232 p.; 100 caps.; 15 E-mails; 103 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 123 questionamentos; 2 websites; 14 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 78 e 79.
            11. Idem; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 82 a 85, 124, 125, 228 e 229.
            12. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; Dicionário; revisor Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC ; 1 Vol.; 1.572 p.; 5 anexos; alf.; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 626 a 628 e 1.311 a 1.315.
            13. Idem; Homo Sapiens Reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 828 a 832.
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