Retropostura

A retropostura é o posicionamento existencial ou atitude da consciência humana ainda submissa a condutas ultrapassadas, jurássicas ou regressivas de vidas pretéritas.

Você, leitor ou leitora, ainda se manifesta, no dia a dia, com alguma retropostura? Por qual razão?

      RETROPOSTURA
                                       (PARAETOLOGIA)


                                           I. Conformática

         Definologia. A retropostura é o posicionamento existencial ou atitude da consciência humana ainda submissa a condutas ultrapassadas, jurássicas ou regressivas de vidas pretéritas.
         Tematologia. Tema central nosográfico.
         Etimologia. O elemento de composição retro deriva do idioma Latim, retro, “por detrás; atrás”. Apareceu no Século XV. O termo postura vem do mesmo idioma Latim, postura, “fadiga; trabalho de assentar; arranjamento; disposição; ordem; lugar; sinais de pontuação”. Surgiu no Século XIII.
         Sinonimologia: 1. Retroposicionamento. 2. Etologia Regressiva.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 9 cognatos derivados do vocábulo postura: apostura; autopostura; impostura; neopostura; ortopostura; postural; posturar; postureiro; retropostura.
         Neologia. As duas expressões compostas retropostura adolescente e retropostura adulta são neologismos técnicos da Paraetologia.
         Antonimologia: 1. Neopostura. 2. Neoposicionamento. 3. Paraetologia.
         Estrangeirismologia: o bullying; o burnout; o bushism patológico; a top model macérrima; a conscientia sceleris; o sniper; a personalidade borderline; o existentiale vacuum; o Götterdämmerung; o animus bellandi.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da hiperacuidade evolutiva e prioritária.


                                             II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal anticosmoético; os patopensenes; a patopensenidade; os ociopensenes; a ociopensenidade; os entropopensenes; a entropopensenidade; os morbopensenes; a morbopensenidade; os esquizopensenes; a esquizopensenidade; os baratropensenes; a baratropensenidade; os estultopensenes; a estultopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; a autopensenização automática, mimética e acrítica.
         Fatologia: a retropostura; a autopostura viciada; a postura viciosa; a autodesorganização; a subcerebralidade; os redutores do autodiscernimento; os trafares inescondíveis; os indicadores conscienciométricos doentios; as disfuncionalidades humanas; a intelijumência; o doutrinismo; a autenganação; a microcefalia; os acidentes de percurso; as perdas consecutivas; as distorções da realidade; as gafes de sempre; as antigas formas de ser, estar e agir; as posturas não coadunáveis com as neodemandas evolutivas; o saudosismo despropositado; a resistência à mudança; o jeito feudalista; o porte elitista; o despropósito de persistir em práticas ancestrais e esperar novas realizações; a falta de ortoposturas pessoais.
         Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a ausência da sinalética energética e parapsíquica pessoal; os reflexos da Baratrosfera na vida pessoal; a neopostura cosmoética proposta no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a ressoma em novos cenários incitando a adoção de neoposturas; as retroposturas arraigadas na personalidade; a emersão indesejável de retroposturas do passado baratrosférico no intermissivista jejuno; os indícios seriexológicos; os resquícios de retroposturas inadequadas travando as renovações conscienciais; a premência de recins cirúrgicas.


                                           III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da descrença.
          Codigologia: a falta do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria dos autesforços evolutivos.
          Tecnologia: a técnica da Impactoterapia Cosmoética; a técnica da Cosmoética Destrutiva.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das retrocognições.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Consciencioterapia.
          Efeitologia: os efeitos da ruptura com retroposturas imprimindo leveza à autexpressão.
          Ciclologia: o ciclo periódico rever-avaliar-modificar as posturas pessoais para ajustá-las aos novos tempos.
          Enumerologia: os paradigmas obsoletos; os valores reacionários; os olhares cristalizados; os sentimentos anacrônicos; os posicionamentos ultrapassados; os comportamentos burocráticos; os discursos retrógrados.
          Binomiologia: o binômio autocrítica-heterocrítica; o apego ao binômio hábitos doentios–rotinas inúteis; a falta de verbação no binômio discurso novo–posturas antigas.
          Interaciologia: a interação visão dogmática–mentalidade disfuncional; a interação hiperreatividade emocional–hiperdefensividade egoica.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo de compreensão e aplicação da Cosmoética.
          Trinomiologia: o trinômio crendices-delírios-tradições; o trinômio recorrência-recrudescimento-cronicificação; o trinômio mundinho-interiorose-apriorismose; o trinômio imaturidade-desafeição-psicopatia; o trinômio neoexigências–retroposturas–crises de crescimento; o trinômio abandonar retroposturas–assumir neoposturas–fixar ortoposturas.
          Polinomiologia: o polinômio postura-olhar-voz-gesto; o polinômio roupas-calçados-cabelos-acessórios.
          Antagonismologia: o antagonismo cérebro / subcérebro; o antagonismo visão / amaurose; o antagonismo progressão / regressão; o antagonismo coerência / incoerência; o antagonismo erro / acerto.
          Politicologia: a cerberocracia; a vulgocracia.
          Fobiologia: a ergofobia; a recexofobia; a neofobia; a criticofobia; a gnosiofobia.
          Sindromologia: a síndrome de Gabriela.
          Maniologia: a tabacomania; a alcoolomania; a flagiciomania.
          Mitologia: a mitificação.
          Holotecologia: a psicopatoteca; a nosoteca; a bizarroteca; a problematicoteca; a idiotismoteca; a recexoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Paraetologia; a Intrafisicologia; a Parapercepciologia; a Evoluciologia; a Cosmoeticologia; a Parapatologia; a Psicopatologia; a Conscienciometrologia; a Consciencioterapia; a Recexologia; a Paraprofilaxiologia; a Ortopsiquiatria.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
           Hominologia: o Homo sapiens alienatus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens dipsomaniacus; o Homo sapiens anxius; o Homo sapiens autocorruptus; o Homo sapiens autovictimatus; o Homo sapiens conflictuosus; o Homo sapiens delirans; o Homo sapiens ilogicus; o Homo sapiens psychopathicus.


                                         V. Argumentologia

           Exemplologia: retropostura adolescente = o posicionamento existencial ou atitude da consciência jovem, rapaz ou moça ainda submissa a condutas ultrapassadas, jurássicas ou regressivas de vidas pretéritas; retropostura adulta = o posicionamento existencial ou atitude da consciência a partir da meia-idade biológica ainda submissa a condutas ultrapassadas, jurássicas ou regressivas de vidas pretéritas.
           Culturologia: a Paraculturologia da Paraetologia.
           Taxologia. Sob a ótica da Paraetologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 18 categorias de retroposturas mais comuns, capazes de afetar negativamente a consecução da autoproéxis da conscin lúcida, homem ou mulher:
           01. Ansiosismo. A escravidão à síndrome da autodesorganização.
           02. Anticosmoética. A ação anticosmoética ou o desconhecimento do código pessoal de Cosmoética.
           03. Antifisiologia. As práticas antifisiológicas pessoais, em geral.
           04. Antipriorização. A despriorização evolutiva quanto aos objetivos e megafocos pessoais.
           05. Apoliticologia. A participação pessoal à monarquia e outras definições políticas antievolutivas.
           06. Apriorismose. O descarte das verdades relativas de ponta (verpons).
           07. Atraso. A submissão psicossomática aos recursos culturais medievalescos.
           08. Comparsaria. O ato de fazer média com o errado ou a cumplicidade com a marginalidade ilícita.
           09. Covardia. A vida intelectualmente pusilânime com ausência de autocrítica, heterocrítica, iconoclastia, debates e refutações.
           10. Crendice. A sujeição genuflexa a crenças religiosas ou políticas.
           11. Debilidade. O distanciamento da autovivência com inteligência evolutiva (IE).
           12. Egocentrismo. O menosprezo à interassistencialidade consciencial.
           13. Fanatismo. A posição pessoal invariavelmente maniqueísta, apriorística ou fanática.
           14. Ignorantismo. A ignorância do profitente do Ignorantismo desconhecedor do princípio da descrença (Descrenciologia).
           15. Manipulacionismo. A intenção mascarada ou explícita de convencer ou manipular as consciências compassageiras evolutivas.
          16. Materialismo. A fuga materiológica à vivência da autoparaperceptibilidade (Parapercepciologia).
          17. Melifluidade. A atitude melíflua ou água com açúcar, sem autoposicionamentos francos, do salvacionismo pseudossantificador.
          18. Murismo. A conduta humana bifronte ou murista.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a retropostura, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
          03. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
          04. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico.
          05. Autocura: Consciencioterapia; Homeostático.
          06. Autopostura viciada: Etologia; Nosográfico.
          07. Cacoete holobiográfico: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
          08. Desequilíbrio mental: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Exigência da vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
          10. Exigência paratécnica: Paratecnologia; Neutro.
          11. Mesméxis: Intrafisicologia; Nosográfico.
          12. Postura antiqueixa: Paraetologia; Homeostático.
          13. Postura conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          14. Retropensenidade: Pensenologia; Neutro.
          15. Tríade da erronia: Parapatologia; Nosográfico.
      A RETROPOSTURA, POSICIONAMENTO EXISTENCIAL
     OU ATITUDE DA CONSCIÊNCIA HUMANA AINDA SUBMISSA A CONDUTAS ULTRAPASSADAS, JURÁSSICAS
   OU REGRESSIVAS, EVIDENCIA LASTIMÁVEL MESMÉXIS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda se manifesta, no dia a dia, com alguma retropostura? Por qual razão?