O resgate da autestima é o processo e resultado cosmoético da recuperação do autovalor e automotivação evolutiva, iniciado e gerido pela conscin, homem ou mulher, após constatação de erros e omissões deficitárias comprometedores da autoproéxis, assunção da responsabilidade reparatória e reciclagens necessárias.
Você, leitor ou leitora, já reconhece os próprios erros e omissões interassistenciais? Procura reciclar-se continuamente?
RESGATE DA AUTESTIMA (HOLOMATUROLOGIA) I. Conformática Definologia. O resgate da autestima é o processo e resultado cosmoético da recuperação do autovalor e automotivação evolutiva, iniciado e gerido pela conscin, homem ou mulher, após constatação de erros e omissões deficitárias comprometedores da autoproéxis, assunção da responsabilidade reparatória e reciclagens necessárias. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo resgatar é de origem incerta, talvez do cruzamento das palavras do idioma Latim, recaptare, “recatar; tornar a comprar”, e reexcaptare, “resgatar”. Surgiu no Século XV. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo estimar vem do idioma Latim, aestimare, “fixar o preço ou o valor de; avaliar; estimar em; fazer caso de; ter em conta de; estimar; ser de opinião de; pensar; julgar”. Apareceu no Século XIII. A palavra estima surgiu no Século XV. Sinonimologia: 1. Recuperação da autaceitação. 2. Redimensionamento cosmoético do autovalor. 3. Recobro da autestima. 4. Resgate da autossatisfação. Neologia. As duas expressões compostas resgate da autestima inicial e resgate da autestima consolidado são neologismos técnicos da Holomaturologia. Antonimologia: 1. Recusa à autaceitação. 2. Escondimento na egolatria. 3. Perda da autestima. 4. Insatisfação consciencial crônica. 5. Autovitimização. 6. Autoconflitividade. 7. Autodesmotivação quanto à evolução. Estrangeirismologia: a constatação da realtà coscienziale; a low selfesteem; o desapego lúcido do craving for approval; a reciclagem para melhor do modus vivendi; a opção pelo resgate da joie de vivre e intercooperação assistencial. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência dos autenfrentamentos recinológicos. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Autestima tem preço. Citaciologia: – “Um grande erro: crer-se mais importante do que se é e estimar-se menos do que se vale” (Johann Wolfgang von Goethe, 1749–1832). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da recomposição consciencial e afetividade sadia; o autabertismo pensênico facilitador das reciclagens; a viragem da autopatopensenidade para a autoortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os recinopensenes; a recinopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene exemplarista; a melhoria da atmosfera holopensênica pessoal favorecedora da interassistência e autorrenovação contínua. Fatologia: o resgate da autestima; a desrepressão desencadeada pelo abertismo consciencial; a retomada da autocoerência proexológica; o autoposicionamento cosmoético antivitimização decisivo; a desconstrução sadia e gradativa de si; a busca da autocoerência e remissão grupocármica; o desapego lúcido dos 3 “pês” (posição-prestígio-poder); a recuperação do locus de controle interno; o autenfrentamento do orgulho e antagonismos interpessoais; a autodescoberta e respectiva depuração consciencial a partir do livro conscienciológico; a perda da autestima pela recusa aos fatos e obrigações multidimensionais; a resistência ao grupo evolutivo pelas mágoas; as omissões interassistenciais deficitárias geradoras de conflitos intra e interconscenciais, psicopatologias e parapatologias diversas; o impacto menosprezado da mesologia e de traumas vividos; a priorização da produtividade exacerbada (workaholism), a reclusão social fruto da insegurança e as carências afetivas básicas; a preferência pela carreira solo e a postura bélico-religiosa pessoal dentro do voluntariado conscienciológico; a decisão de passar a limpo a própria história; a queda da autoimagem idealizada; o cotejo dos danos e perdas conscienciais em relação às possibilidades presente-futuras; as experiências de frustração reeducativas e favorecedoras da maturidade consciencial; o distresse tornado eustresse; a descoberta da linha mestra da proéxis, do grupo da paraprocedência e do materpensene pessoal; a postura de aprender a refletir, aceitar e seguir o fluxo do Cosmos com autocrítica; o aproveitamento inteligente do tempo, oportunidades existenciais e recursos conscienciais; o ato saudável de identificar, admitir e respeitar os limites e necessidades afetivas pessoais e alheias; o desenvolvimento da benignidade e intercompreensão no lugar das oposições inúteis; a efetiva libertação emocional do passado e recomposição consciencial cada vez mais lúcida; o investimento despojado nas amizades evolutivas; a retribuição e solidariedade assistencial centrifugadora do egão e alimentadora da afetividade sadia; o exemplarismo cosmoético enquanto moeda de alto valor nos acertos grupocármicos; a reconquista de saúde consciencial relativa; o autodesassédio tornado hábito; a autogestão proexológica sintonizada à maxiproéxis grupal; a megafocagem na evolução conjunta; o desafio da autossustentabilidade cosmoética frente as mudanças e dificuldades inerentes à evolução. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático e terapêutico; os estigmas autobiográficos de retrovidas reverberando na ressoma atual; a saída do autismo consciencial mantido em várias retrovidas; a exumação dos autassédios multimilenares e consequentes descablagens; as desassins promotoras da homeostase consciencial; a atenção aos marcadores holossomáticos; o saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) definidor dos direitos e deveres na atual ressoma; a autolucidez sobre a falibilidade consciencial dentro do ciclo multiexistencial pessoal (CMP) e da oportunidade desta vida crítica; a assunção dos trafores e autorresponsabilidade advinda do Curso Intermissivo (CI) abrindo caminhos evolutivos. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autestima–amorosidade interconsciencial; o sinergismo autenfrentamentos sadios–posicionamentos interpessoais assertivos; o sinergismo ortopensenidade–saúde consciencial; o sinergismo timing da proéxis pessoal–timing da maxiproéxis grupal; o sinergismo interassistencialidade-amparabilidade; o sinergismo autocosmoeticidade–priorizações interassistenciais. Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal pró-interassistência; o princípio da prioridade compulsória; o princípio de a evolução individual ser realizada em grupo; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da retribuição e assistência sem retorno; o princípio filosófico antigo da coragem para mudar o mutável, paciência para aceitar o imutável e sabedoria para diferenciar as duas condições. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) estimulando a autorresponsabilidade evolutiva e autenfrentamentos contínuos. Teoriologia: as teorias psicológicas de desenvolvimento afetivo auxiliando no entendimento da influência da mesologia na personalidade; a teoria da oxitocina relacionando Neurobiologia, autestima e interconfiança; a teoria da Logoterapia contribuindo para a reflexão sobre o vazio existencial e a necessidade de sentido na vida; a teoria sociocognitiva do desamparo aprendido mostrando os efeitos de vivências traumáticas ou do Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT); a teoria das interprisões grupocármicas e respectivas implicações evolutivas; a teoria da Psicologia Positiva reforçando a prática do traforismo. Tecnologia: a técnica do enfrentamento do malestar; a técnica da qualificação das intenções; a técnica da Cosmoética Destrutiva; as técnicas da Consciencioterapia e Conscienciometria; as técnicas de desbloqueio holossomático das terapias corporais e cursos de campo; a técnica do abraço terapêutico; a criação e aplicação de técnicas de Higiene Mental adaptadas ao temperamento pessoal; a técnica da interação regular planta-animal-homem; as técnicas de autorreflexão continuada; a grafotécnica; a técnica de mais 1 ano de vida. Laboratoriologia: o laboratório consciencial (labcon); o laboratório da Cosmoética; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório radical da Heurística (Serenarium); o laboratório consciencial da interassistencialidade. Colegiologia: o Colégio Invisível da Parageneticologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Policarmologia; o Colégio Invisível da Serenologia. Efeitologia: os efeitos interassistenciais do abertismo consciencial; os efeitos multidimensionais das reciclagens conscienciais; o efeito das autossuperações na construção da neopensenidade; o efeito homeostático da superação de traumas e liberação de mágoas no holossoma; os efeitos das escolhas e acertos evolutivos no presente-futuro e conta-corrente holocármica. Neossinapsologia: as neossinapses interassistenciais suplantando o egocentrismo; as neossinapses adquiridas pela melhoria da autestima e reforçadoras da mesma. Ciclologia: o ciclo erro-tentativa-acerto; o ciclo conscientização-recin-exemplificação. Enumerologia: a incoerência consciencial; a impactoterapia dos fatos e parafatos; a melancolia intrafísica; a descensão cosmoética; as reciclagens profundas; a pacificação íntima; a autossatisfação restaurada. Binomiologia: o binômio autocrítica-vontade; o binômio Autoconscienciometria-Autoconsciencioterapia; o binômio perdão-libertação; o binômio autaceitação-intercompreensão; o binômio admiração-discordância; o binômio autesforços-recebimentos; o binômio autolucidez-priorização. Interaciologia: a interação pensene-Cosmos; a interação decisão-reciclagem; a interação ego–grupo evolutivo; a interação prioridades–necessidades evolutivas; a interação profissão-recomposição; a interação tacon-tares; a interação autoproéxis-maxiproéxis. Crescendologia: o crescendo crises de sofrimento–crises de crescimento; o crescendo fuga de si mesmo–coragem para evoluir; o crescendo experimentação-competência-resiliência; o crescendo interprisão-autovitimização-recomposição-libertação-policarmalidade. Trinomiologia: o trinômio autoconceito distorcido–autoimagem equivocada–autestima desbalanceada; o trinômio autovitimização-autoculpa-autopunição; o trinômio autaceitação-autoperdão-autorreeducação; o trinômio assistir por obrigação–assistir para retribuição–assistir para distribuição; o trinômio paciência-flexibilidade-persistência. Polinomiologia: o polinômio abuso de poder–liderança autocrática–manipulação anticosmoética–dívidas interconscienciais; o polinômio perda-reparo-resgate-autorrenovação; o polinômio da análise errológica intenções-injunções-companhias-atenuantes-agravantes. Antagonismologia: o antagonismo autovitimização / responsabilidade evolutiva; o antagonismo acriticismo / hipercriticismo; o antagonismo egão / grupalidade; o antagonismo trafares superutilizados / trafores subutilizados; o antagonismo monovisão assediadora / cosmovisão pacificadora; o antagonismo desafetos / reconciliações; o antangonismo perdas monodimensionais / investimentos multidimensionais; o antagonismo prevenção / terapêutica. Paradoxologia: o paradoxo de a centrifugação do egão aumentar a autestima; o paradoxo de a aparente autossuficiência esconder grande carência afetiva; o paradoxo coragem na heteroconfrontação–pusilanimidade para o autenfrentamento; o paradoxo de a autocura da conscin narcisista depender das reconciliações com ex-vítimas e ex-algozes; o paradoxo de a interassistência empoderar a consciência em descensão cosmoética. Politicologia: a conscienciocracia; a assistenciocracia. Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço interassistencial aplicada à autoproéxis e reconciliações grupocármicas; a lei da economia de males; a lei da meritocracia. Filiologia: a autocriticofilia; a autocoerenciofilia; a autodeterminofilia; a autorreciclofilia; a conscienciofilia; a cosmoeticofilia; a evoluciofilia; a pacienciofilia; a parapedagogiofilia; a interassistenciofilia. Fobiologia: a neofobia; a autocogniciofobia; a autorrecinofobia; a proexofobia; a autocriticofobia; a decidofobia; a fobia dos acertos e retratações grupocármicas; a fobia social; a tanatofobia. Sindromologia: a reedição da síndrome da realeza; a síndrome da adaptação geral; a síndrome do freio de mão puxado; a saída da síndrome do estrangeiro; a autocura da síndrome da insegurança; a profilaxia da síndrome do infantilismo; a síndrome de Peter Pan; a reciclagem da síndrome do justiceiro; a evitação da síndrome do ostracismo; a autovigilância quanto à síndrome da abstinência da Baratrosfera. Maniologia: a nostomania; a mania de pensenizar contra si e os outros; a mania de querer controlar tudo. Holotecologia: a psicologoteca; a consciencioterapeuticoteca; a holocarmoteca; a holomaturoteca; a maxiproexoteca; a paradireitoteca; a assistencioteca. Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Autorrecinologia; a Coerenciologia; a Acertologia; a Assistenciologia Grupocármica; a Intercompreensiologia; a Perdologia; a Autexemplologia; a Equilibriologia; a Fraternismologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin com transtornos de personalidade e humor; a conscin defasada; a conscin mal resolvida; a conscin monoideica; a consrígida; a conscin-problema; a conscin energívora; a conscin manipuladora, a conscin autocorrupta; a conscin ex-líder autocrática; a conscin resiliente; as conscins convalescentes. Masculinologia: o reciclante existencial; o intermissivista inadaptado; o retomador de tarefa; o egoísta; o inseguro; o vitimizado; o reclamão; o magoado; o deprimido; o ressentido; o reprimido; o bipolar; o obsessivo-compulsivo; o ansioso; o insatisfeito; o autocrata; o arrogante; o perfeccionista; o bifronte; o justiceiro; o strong profile; o professor de Conscienciologia; o evoluciente; o tenepessista; o semperaprendente. Femininologia: a reciclante existencial; a intermissivista inadaptada; a retomadora de tarefa; a egoísta; a insegura; a vitimizada; a reclamona; a magoada; a deprimida; a ressentida; a reprimida; a bipolar; a obsessivo-compulsiva; a ansiosa; a insatisfeita; a autocrata; a arrogante; a perfeccionista; a bifronte; a justiceira; a strong profile; a professora de Conscienciologia; a evoluciente; a tenepessista; a semperaprendente. Hominologia: o Homo sapiens narcissus; o Homo sapiens autodeterminatus; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens benevolus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens compromissor; o Homo sapiens coparticipans; o Homo conscientiologus communitarius; o Homo sapiens holomaturologus. V. Argumentologia Exemplologia: resgate da autestima inicial = o realizado pela conscin ainda na fase autoconsciencioterápica da autoinvestigação e autodiagnóstico; resgate da autestima consolidado = o alcançado pela conscin após a fase autoconsciencioterápica dos autenfrentamentos e autossuperações. Culturologia: a cultura da autorreeducação consciencial; a troca vantajosa da cultura da culpabilidade pela cultura da responsabilidade evolutiva; a cultura da convivialidade fraterna; a cultura da prontidão interassistencial; a cultura da exemplificação cosmoética e priorização da grupalidade sadia ao invés da ostentação e egolatria. Alerta. O resgate da autestima só tem sentido e valor quando há empenho consciencial concreto na direção da evolução conjunta, sem maquilagens ou segundas intenções. Profilaxia. Do ponto de vista da Holomaturologia, o melhor é qualificar a autopensenidade e manter a autocoerência com as responsabilidades em relação aos compassageiros evolutivos, em vez de ser necessário reparar os danos e encarar as perdas decorrentes das fugas e imaturidades proexológicas. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o resgate da autestima, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático. 03. Autenticidade consciencial: Comunicologia; Neutro. 04. Binômio admiração-discordância: Conviviologia; Neutro. 05. Bússola intraconsciencial: Holomaturologia; Homeostático. 06. Centrifugação do egão: Egologia; Homeostático. 07. Correção de rota: Autorrecexologia; Homeostático. 08. Descensão cosmoética: Evoluciologia; Homeostático. 09. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático. 10. Intermissivista inadaptado: Parapatologia; Nosográfico. 11. Maxiproéxis: Maxiproexologia; Homeostático. 12. Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático. 13. Primeiro tempo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. 14. Retroego antiproexológico: Seriexologia; Nosográfico. 15. Vínculo consciencial: Conscienciocentrologia; Homeostático. IMPORTA MAIS SER AUTÊNTICO E FELIZ PARTICIPANDO DA MAXIPROÉXIS GRUPAL, A SER VÍTIMA DAS IMATURIDADES E AUTASSÉDIOS. AUTESTIMA REAL É CONQUISTA EVOLUTIVA GRADUAL, PORÉM COMEÇA AQUI-AGORA-JÁ. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já reconhece os próprios erros e omissões interassistenciais? Procura reciclar-se continuamente? Filmografia Específica: Redenção. Título Original: Redemption: The Stan Tookie Williams Story. País: EUA. Data: 2004. Duração: 95 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 16 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Espanhol; Inglês; & Português (em DVD). Direção: Vondie Curtis-Hall. Elenco: Jamie Foxx; Lynn Whitfield; Lee Thompson Young; Brenden Richard Jefferson; Brenda Bazinet; Wes Williams; Greg Ellwand; Barbara Barnes-Hopkins; Ton Barnett; David Fraser; Vibert Cobham; Marcus Johnson; Garfield Williams; Alison MacLeod; Derek Keurvorst; & CCH Pounder. Produção: Sue Bugden. Co-produção: Barbara Becnel. Desenho de Produção: David Hackl. Edição & Montagem: Terilyn A. Shropshire. Roteiro: J. T. Allen. Fotografia: David Greene, C.S.C. Música: Terence Blanchard. Companhia: California Filmes. Sinopse: Drama baseado na história real de Stan “Tookie” Williams, fundador da gangue de rua Crips, em Los Angeles, California. Ao aguardar a execução no corredor da morte, dedica-se a parar a violência, cuja origem foi o próprio responsável. Através da escrita de vários livros infanto-juvenis, Tookie tenta manter as crianças e jovens longe da violência das gangues. Tal trabalho lhe confere indicações para os Prêmios Nobel da Paz e de Literatura. Musicografia Específica: 1. Leah, Sandy; Quem eu sou; compositores Sandy Leah; & Lucas Lima; Álbum Manuscrito; estilo pop; gravadora Universal; 2010. Bibliografia Específica: 01. Arakaki, Kátia; Auto-estima e Proéxis; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; V. 5; N. 3; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 10 enus.; 2 tabs.; 8 técnicas; 11 refs.; Centro de Altos Estudos da Consciência (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2001; páginas 98 a 106. 02. Balona, Málu; Autocura Através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; apres. Daniel Muniz; pref. Cristina Arakaki; pref. 1ª edição Marina Thomaz; revisores Alexander Steiner; et al.; 354 p.; 2 secoes; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 3 esquemas; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 15 websites; glos. 86 termos; 25 infografias; 20 cenografias; 72 filmes; 324 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm.; br.; 3ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 33 a 263. 03. Fernandes, Pedro; Paraprofilaxia Aplicada à Proéxis; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; V. 11; 1-S; 1 E-mail; 31 enus.; 14 refs.; 2 webgrafias; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Fevereiro, 2007; páginas 75 a 88. 04. Ferraro, Cristiane; Paragenética Resiliente: Abordagem Introdutória; Artigo; Conscientia; Revista; Trimêstral; V. 15; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 17 enus.; 3 fórmulas; 16 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2011; páginas 141 a 153. 05. Goleman, Daniel; Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária que redefine o que é Ser Inteligente (Emotional Intelligence); revisores Fátima Tereza Fadel; Isabel Cristina Aleixo; & Domício Antônio dos Santos; trad. Marcos Santarrita; 376 p.; 5 partes; 16 caps.; 12 enus.; 1 ilus.; 411 notas; 6 apênds.; alf.; 23 x 16 x 3 cm; br.; 4ª Ed.; Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 1995; páginas 303 a 324. 06. Guzzi, Flavia; Mudar ou Mudar: Relatos de uma Reciclante Existencial; pref. Málu Balona; revisores Ana Luiza Rezende; et al.; 226 p.; 14 caps.; 19 E-mails; 1 entrevista; 11 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 6 técnicas; 3 websites; glos. 300 termos; 20 refs.; alf.; 20,5 x 13,5 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2000; páginas 15 a 157. 07. Haymann, Maximiliano; Síndrome do Ostracismo: Mecanismos e Autossuperação; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araujo; & Julieta Mendonça; 218 p.; 5 seções; 24 caps.; 17 E-mails; 134 enus.; 2 fluxogramas; 1 foto; 1 microbiografia; 2 tabs.; 16 websites; glos. 152 termos; 5 filmes; 202 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 21 a 152. 08. Lima, Thaís; Revisão e Ampliação da Verpon Consrigidus; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 15; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 11 enus; 1 tab.; 5 técnicas; 13 refs.; 2 anexos; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2011; páginas 129 a 140. 09. Steiner, Alexander; Orgulho: Agente Dificultador da Autoevolução; Artigo; Saúde Consciencial; Revista; Anuário; Ano 1; N. 1; 1 E-mail; 19 enus; 2 tabs.; 7 técnicas; 1 filme; 15 refs. Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); Foz do Iguaçu, PR; Setembro, 2012; páginas 128 a 138. 10. Vicenzi, Luciano; Coragem para Evoluir; pref. da 1ª, 2ª e 3ª Ed. Málu Balona; revisor Tatiana Lopes; 188 p.; 8 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 51 enus.; 1 foto; 2 ilus.; 1 microbiografia; 2 tabs.; 16 websites; glos. 37 termos; 50 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 17 a 158. Webgrafia Específica: 1. Andrews, Susan; A Ciência da Felicidade - que Atitudes nos fazem Bem; Artigo; Scientific American; Revista; 3 enus; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 1 website; disponível em: <http://www.methodus.com.br/artigo/754/aciencia-da-felicidade-que-atitudes-nos-fazem-b.html; acesso em: 11.12.12; 16h. 2. Radis Comunicação em Saúde; Um Oásis para Resgate da Auto-estima; Reportagem; Revista; N. 67; Março, 2008; 8 fotos; disponível em: <http://www.ensp.fiocruz.br/radis/revista-radis/67/reportagens/um-oasis-para-resgate-da-auto-estima>; acesso em: 04.01.13; 15h. 3. Zak, Paul J.; A Neurobiologia da Confiança; Reportagem; Scientific American do Brasil; 1 enu; 1 foto; 1 website; 5 refs.; disponível em: <http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_neurobiologia_da_confianca.html>; acesso em: 18.12.12; 17h. T. H. L.