Requinte da Ectoplasmia

O requinte da ectoplasmia é a ação ou o efeito de a conscin, homem ou mulher, aperfeiçoar, aprimorar ou refinar, com esmero, dedicação e cosmoética a doação de ectoplasma durante o labor assistencial, notadamente, nas rotinas de atendimento da tenepes, favorecendo o revigoramento e a cura das consciências assistidas.

Você, leitor ou leitora, já promoveu alguma mudança no nível da assistência energética mediante o requinte da ectoplasmia? Está satisfeito com o resultado alcançado?

      REQUINTE DA ECTOPLASMIA
                                (ENERGOSSOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O requinte da ectoplasmia é a ação ou o efeito de a conscin, homem ou mulher, aperfeiçoar, aprimorar ou refinar, com esmero, dedicação e cosmoética a doação de ectoplasma durante o labor assistencial, notadamente, nas rotinas de atendimento da tenepes, favorecendo o revigoramento e a cura das consciências assistidas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O prefixo re vem do idioma Latim, re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”. A palavra quinto provém do idioma Latim Clássico, quintus, “quinto”, e esta de quinque, “cinco”. Apareceu no Século XIII. O termo requinte surgiu no Século XVII. O vocábulo ectoplasma é constituído pelo prefixo do idioma Grego, ektós, “fora; fora de; por fora; de fora”, e a palavra plasma, derivada do idioma Grego, plásma, “molde; substância; obra modelada; figura afeiçoada”. Apareceu no Século XX.
          Sinonimologia: 1. Aprimoramento da ectoplasmia. 2. Refinamento da ectoplasmia. 3. Apuro da ectoplasmia.
          Neologia. As 3 expressões compostas requinte da ectoplasmia, requinte da ectoplasmia inicial e requinte da ectoplasmia avançado são neologismos técnicos da Energossomatologia.
          Antonimologia: 1. Banalização da ectoplasmia. 2. Insciência da ectoplasmia. 3. Ignorância da ectoplasmia. 4. Negligenciamento da ectoplasmia.
          Estrangeirismologia: o raffinement do parapsíquico ectoplasta; o full time interassistencial; o modus vivendi do ectoplasta embasado na interassistência; a ectoplasmia interassistencial não mais em standby; a importância do laptop no registro dos fenômenos pessoais; o strong profile do parapsíquico ectoplasta; o know-how do ectoplasta assistencial; o rapport energético interconsciencial; o modus operandi profilático do holossoma na doação de ectoplasma; o neomodus operandi do sensitivo ectoplasta perante a evolução da ectoplasmia; o upgrading do sensitivo na aplicação cosmoética da ectoplasmia; a meta do nec plus ultra na doação de ectoplasma.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à ectoplasmia interassistencial.
          Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Ectoplasmia: fenomenalidade transcendente. Todos produzimos ectoplasma. Ectoplasmia: aparição laboratorial. Ectoplastia: recurso parapsíquico. Aprimoramento exige autodesassédio.
          Citaciologia. Eis citação relacionada ao assunto: – O ectoplasma é recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da natureza (Chico Xavier, 1910−2002).


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da paraperceptibilidade; o lapidamento da ectoplasmia interassistencial através da reciclagem autoconsciente dos pensenes; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; o holopensene pessoal da energossomaticidade; os energopensenes; a energopensenidade; os autopensenes com predominância no ene; a autopensenidade.
          Fatologia: a aplicação do método mais eficaz no desenvolvimento da ectoplasmia interassistencial; o recato e o desembaraço do(a) ectoplasta autolúcido(a); o requinte da autodisciplina aplicado aos registros e análises das vivências ectoplásmicas; a reflexão eficaz e a intercompreensão do assistente ectoplasta sobre os dramas expostos pelas consciexes assistidas; a valorização patológica das dificuldades pessoais em detrimento da exteriorização ectoplásmica; o autesforço contínuo em sobrepairar os percalços e as vicissitudes provenientes de erros e omissões do passado relacionados à ectoplasmia; a superação de posturas místicas, impositivas e inautênticas; a eliminação de trafares coibidores do aperfeiçoamento da ectoplasmia; o investimento em ações benfazejas libertando a conscin ectoplasta das interprisões; a supressão sincera das automimeses dispensáveis; o ato de avaliar as próprias percepções; os sintomas físicos relacionados à doação de ectoplasma; o autodidatismo em desenvolver hábitos sadios e rotinas úteis em proveito do esmero da ectoplasmia laboral; a opção pela prioridade interassistencial cosmoética; o uso do bom senso para compreender o óbvio do uso fraterno da ectoplasmia; a autoconvivialidade sadia da conscin ectoplasta potencializando o aprimoramento da heteroconvivialidade; as renúncias cosmoéticas tácitas em prol da interassistencialidade; a acuidade máxima com os trafores conquistados associados à vivência da ectoplasmia; a intencionalidade cosmoética qualificando a ectoplasmia assistencial; o autocompromisso evolutivo honrando o emprego assistencial da ectoplasmia; a insistência positiva em querer interpretar os fenômenos parapsíquicos sem se deixar levar pela fantasia; o compartilhamento dos frutos das experiências ectoplásmicas almejando a tares; a Cosmoética impulsionando o(a) sensitivo(a) ectoplasta a ser reeducador(a) de si; o zelo e o agradecimento perene aos pesquisadores e ectoplastas eméritos pela contribuição elucidativa do processo de ectoplasmia; o curso Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2) do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); a Associação Internacional de Pesquisa Laboratorial em Ectoplasmia e Paracirurgia (ECTOLAB).
          Parafatologia: o requinte da ectoplasmia; o desencadeamento do ectoplasma a partir do estado vibracional (EV) profilático; a mobilização básica de energias (MBE); o aprimoramento energético visando a auto e heterodefesa; a identificação da sinalética energética e parapsíquica pessoal; as experiências em vidas pretéritas predispondo a conscin sensitiva à ectoplasmia; a importância do Curso Intermissivo (CI) qual norteador à aplicação cosmoética da ectoplasmia; o uso apropriado da força parapresencial da conscin positiva e assistencial; o despertar precoce das potencialidades da ectoplasmia; a autoconsciência da conscin parapsíquica quanto ao uso e as consequências da ectoplasmia; a análise autocrítica dos parafenômenos; o aprimoramento interassistencial da exteriorização ectoplásmica superando o perfeccionismo; o predomínio do mentalsoma na qualificação da análise dos parafatos e parafenômenos; a precisão e certeza das parapercepções vivenciadas; a autoconsciência da energia imanente (EI) permeando tudo e todos; o desenvolvimento contínuo da vivência e utilização cosmoética das energias conscienciais (ECs); os subsídios obtidos pelo assistente ectoplasta mediante os resultados do refinamento da ectoplastia; a avidez do sensitivo ectoplasta em compreender o mecanismo dinâmico da assistência pelo emprego da ectoplasmia; o exercício persistente da iscagem autolúcida; a satisfação sincera e benévola derivada do trabalho assistencial na exteriorização da ectoplasmia; o acervo dos paraprendizados em multiexistências levando à valorização da vida e da proéxis na retribuição assistencial ectoplásmica; a identificação e o reconhecimento da dimener através da clarividência; a intensificação da exteriorização ectoplástica; os fenômenos de olorização comuns na ectoplasmia terapêutica; o ectoplasma facilitando a descoincidência da conscin sensitiva; a paratrasnfiguração psicossomática das consciexes auxiliadas pela ação terapêutica do ectoplasma; o vislumbre da dimensão extrafísica promovido pela equipex amparadora; as aparições fugazes de consciexes de difícil abordagem; a assistência cosmoética impedindo as investidas de megassediadores ávidos por ectoplasma; o esforço energossomático contínuo em manter a base intrafísica blindada, evitando o fluxo de inspirações baratrosféricas; as autorrememorações indeléveis de doação de ectoplasma na dimensão extrafísica; as reciclagens parapsíquicas pessoais predispondo a conscin ectoplasta aos extrapolacionismos; os fenômenos dos raps recorrentes com finalidades variáveis; os parafenômenos raros, positivos e inesperados; a ação do ectoplasma em processos de cura e autocura; o desvelo com a matéria-prima fundamental às paracirurgias; a ocorrência de parafenômenos sem ressacas energéticas; o banho energético de efeito homeostático promovido pela equipex; os benefícios parapsíquicos abrangentes e libertadores obtidos no convívio persistente do aperfeiçoamento da ectoplastia de uso cosmoético; a autocomprovação tácita de campo energético instalado a partir da doação de ectoplasma promovendo a auto e heterassistência; a intensificação dos recursos energéticos otimizando o autodesassédio em benefício do labor ectoplásmico; os parafatos ocorridos nos bastidores da tenepes; as parexperiências na tenepes capacitando o sensitivo ectoplasta aos extrapolacionismos parapsíquicos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autovigilância ortopensênica–presteza interassistencial; o sinergismo autoprontidão energossomática sadia–doação eficaz; o sinergismo fundamental vontade-intencionalidade-ECs; o sinergismo quantidade de experiências–qualidade assistencial; o sinergismo esmiuçar o fenômeno–examinar o fenômeno.
          Principiologia: os princípios da energossomática; o megadesbloqueio da ectoplasmia a partir do princípio de o menos doente ajudar o mais doente; o princípio da descrença (PD) aplicado às pesquisas da ectoplasmia; o princípio de a evolução ser a qualificação cosmoética das próprias ECs; o princípio “sabendo usar não vai faltar”; o princípio da meritocracia empregado ao revigoramento e cura dos assistidos; o princípio da interassistencialidade a partir da doação de ectoplasma.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) delimitando o alcance do aperfeiçoamento da ectoplasmia.
          Teoriologia: a teoria do holossoma; a teoria da Era da Fartura das energias conscienciais; a teoria do paradigma consciencial libertando o sensitivo ectoplasta dos dogmas; a teoria da vida humana energossomática; a teoria e prática das realidades das ECs.
          Tecnologia: a técnica do estado vibracional aplicada sem preconceito e com requinte na ectoplasmia em prol da assistência; a técnica do acoplamento energético auxiliando na evolução da ectoplasmia assistencial; a técnica do emprego prolífico máximo das ECs pessoais; a técnica da soltura do energossoma; a técnica da prática diária da tenepes; a técnica da instalação e manutenção de campos energéticos interassistenciais; a predominância da técnica da autorreflexão diária auxiliando no autodesassédio mentalsomático.
          Voluntariologia: os voluntários sensitivos doadores de ectoplasma; o megavoluntariado energético interassistencial da conscin ectoplasta tenepessista; os voluntários epicentros interassistenciais lúcidos.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da ectoplasmia; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico do estado vibracional.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Parafenomenologia; o Colégio Invisível da Energossomatologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia.
          Efeitologia: o efeito homeostático do equilíbrio das ECs; a soltura do energossoma potencializando o efeito assistencial da ectoplasmia; o efeito da ectoplasmia nos desbloqueios energéticos; o efeito amplificador da ectoplasmia na tenepes; o efeito restaurador da ectoplasmia nas cicatrizes psicossomáticas; o efeito do requinte da autolucidez na doação de ectoplasma; o efeito fisiológico, positivo e surpreendente gerado pelo fenômeno da ectoplasmia; o efeito do equilíbrio holossomático potencializando o aprimoramento da ectoplasmia.
          Neossinapsologia: o autodesassédio gerando neossinapses em prol do esmero no uso da ectoplasmia; as neossinapses desenvolvidas a partir do discernimento quanto à exteriorização de ectoplasma; a criação de neossinapses a partir do acervo de experiências fraternas com ectoplasmia fraterna; as paraneossinapses obtidas por meio da tenepes.
          Ciclologia: o ciclo EI-EC; o ciclo absorção intencional de energias imanentes–doação eficaz de ectoplasmia terapêutica; o ciclo da pesquisa racional e cosmoética evitando a macroPK destrutiva; o ciclo das sincronicidades do sensitivo ectoplasta; as consequências benéficas do ciclo euforin-primener-cipriene-extrapolacionismo impelindo às recéxis e recins sinceras; o ciclo exercitação mentalsomática–ECs sadias.
          Enumerologia: o requinte na instalação do EV profilático; o requinte na absorção e emprego da EI; o requinte nas exteriorizações das ECs interassistenciais; o requinte na assim e desassim voluntárias; o requinte na identificação da sinalética energética e parapsíquica pessoal; o requinte no arco voltaico craniochacral; o requinte na interassistencialidade tenepessista.
          Binomiologia: o binômio negligência–acidente de percurso; o binômio percepção-parapercepção; o binômio ectoplasmia-ectoplastia; o binômio autodiscernimento energético–ectoplasmia aprimorada; o binômio autoconfiança–senso de responsabilidade; o binômio equilíbrio holochacral–ectoplasmia assistencial contínua; o binômio maquilagem energética aprimorada–presteza ectoplásmica assistencial; o binômio autodisciplina perseverante–amparo extrafísico de função; o binômio mudança de paradigma–aperfeiçoamento da ectoplasmia.
          Interaciologia: a interação assistente-assistido; a interação voliciolina-ectoplastia; as interações fenomênicas produzidas por intermédio da ação do ectoplasma; a interação Cosmoeticologia-Energossomatologia; a interação homeostática entre os veículos de manifestação da conscin ectoplasta; a interação do ectoplasma com o meio intrafísico circundante; o investimento na interação autodesassedialidade-anticonflitividade aprimorando a interassistência ectoplásmica.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo tenepes-ofiex; o crescendo ectoplasta amador–ectoplasta técnico; o crescendo das ortovivências potencializando a ectoplasmia interassistencial; o crescendo pesquisa física monovisiológica–pesquisa parapsíquica cosmovisiológica; o crescendo iscagem inconsciente–iscagem autolúcida.
          Trinomiologia: o trinômio genética–paragenética–desenvoltura ectoplásmica; o trinômio parafenômeno-autopersuasão-retrocognição; o trinômio avançado soltura psicossomática–soltura energossomática–soltura mentalsomática; o trinômio autovivência–autopesquisa–autocomprovação da ectoplasmia; o trinômio energética-bioenergética-parenergética; o trinômio fenômeno-parafenômeno-Universalismo; o trinômio volição-consecução-manutenção; a utilização criteriosa do trinômio sabedoria–competência técnica–ectoplastia; o trinômio força presencial cosmoética–disponibilidade energossomática prioritária–autocomprometimento ectoplásmico interassistencial.
          Polinomiologia: o polinômio holossomático soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o fortalecimento do polinômio determinação-organização-disciplina-assistência; o polinômio conhecimento–identificação–discernimento–interpretação racional do conteúdo; o polinômio motivação–segurança–dedicação–requinte do ectoplasma; o polinômio predisposição-frequência-desenvoltura-potencialização da ectoplasmia; o polinômio autopotencializador dieta balanceada–exercícios moderados–sono reparador–respiração correta−EV profilático–ortopensenização; o polinômio autovivência-autopesquisa-Descrenciologia-ectoplasmia.
          Antagonismologia: o antagonismo escassez energética / fartura energética; o antagonismo energossoma bloqueado / energossoma solto; o antagonismo sensações orgânicas / sensações parapsíquicas; o antagonismo protelação / autodeterminação; o antagonismo procrastinação da ectoplasmia / autodisciplina ectoplásmica; o antagonismo doação inconsciente de ectoplasma / doação consciente de ectoplasma; o antagonismo uso inconsequente de ectoplasma / uso cosmoético de ectoplasma; o antagonismo impolidez / primor da ectoplasmia.
          Paradoxologia: o paradoxo de o ectoplasma ser a matéria prima interassistencial e ao mesmo tempo agente potencializador de doenças orgânicas; o paradoxo de o maior favorecido na doação das ECs ser o próprio doador; o paradoxo de o domínio de retroenergossomas agilizar o domínio do neoenergossoma; o paradoxo de o aprimoramento bioenergético ser intransferível mas ocorrer na interação entre consciências, pré-humanos, vegetais, ambientes e objetos.
          Politicologia: a energocracia; a interassistenciocracia; a parapsicocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a evoluciocracia; a meritocracia; a energossomatocracia.
          Legislogia: a lei da assistência bioenergética; as leis da evolução consciencial; a lei do maior esforço evolutivo aplicada à ectoplasmia interassistencial.
          Filiologia: a energofilia; a assistenciofilia; a desassediofilia; a parapsicofilia; a parafenomenofilia; a priorofilia; a pesquisofilia; a evoluciofilia; a cosmoeticofilia; a neofilia.
          Fobiologia: o emprego da ectoplasmia na interassistencialidade não admite a exaltação da ectofobia e da fenomenofobia; a ausência da energofobia.
          Sindromologia: a eliminação da síndrome da despriorização; a remissão da síndrome do exaurimento energossomático.
          Maniologia: a superação definitiva e inteligente da misticomania.
          Holotecologia: a fenomenoteca; a evolucioteca; a parafenomenoteca; a discernimentoteca; a sinaleticoteca; a energeticoteca; a assistencioteca; a parapsicoteca; a pesquisoteca; a experimentoteca.
          Interdisciplinologia: a Energossomatologia; a Parapercepciologia; a Parexperimentologia; a Parafenomenologia; a Paraterapeuticologia; a Autodiscernimentologia; a Intencionologia; a Interassistenciologia; a Evoluciologia; a Holossomatologia; a Extrafisicologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin parapsíquica ectoplasta; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; o ser desperto; a minipeça assistencial lúcida; a semiconsciex.
          Masculinologia: o sensitivo de efeitos físicos; o acoplador energético; o energicista; o doador de energias; o ectoplasta; o intermissivista; o tenepessista; o ofiexista; o atacadista interassistencial; o reciclante existencial; o epicon lúcido; o inversor existencial; o duplista; o voluntário; o verbetógrafo; o verbetólogo; o tocador de obra; o homem de ação; o exemplarista; o amparador extrafísico; o agente retrocognitor; o pesquisador; o autopesquisador sensitivo; o compassageiro evolutivo; o projetor consciente; o parapercepciologista; o escritor; o maxidissidente ideológico.
          Femininologia: a sensitiva de efeitos físicos; a acopladora energética; a energicista; a doadora de energias; a ectoplasta; a intermissivista; a tenepessista; a ofiexista; a atacadista interassistencial; a reciclante existencial; a epicon lúcida; a inversora existencial; a duplista; a voluntária; a verbetógrafa; a verbetóloga; a tocadora de obra; a mulher de ação; a exemplarista; a amparadora extrafísica; a agente retrocognitora; a pesquisadora; a autopesquisadora sensitiva; a compassageira evolutiva; a projetora consciente; a parapercepciologista; a escritora; a maxidissidente ideológica.
          Hominologia: o Homo sapiens energovibratorius; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens energeticus; o Homo sapiens paraphaenomenologicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens assistentiologus; o Homo sapiens harmonicus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: requinte da ectoplasmia inicial = o vivenciado pelo tenepessista ectoplasta principiante, no exercício diário da tenepes; requinte da ectoplasmia avançado = o vivenciado pelo tenepessista ectoplasta veterano, autodisponível 24 horas.
          Culturologia: a cultura da doação requintada de ectoplasma em prol do maior número de consciências; a cultura do aperfeiçoamento contínuo da ectoplasmia interassistencial; a paracultura da energossomaticidade cosmoética; a cultura parafenomenológica; a cultura da Parafenomenologia Bioenergética.
          Taxologia. Sob a ótica da Energossomatologia, eis, por exemplo, na ordem lógica, 4 categorias de requintes a serem conquistadas e mantidas pelo parapsíquico, homem ou mulher, visando a evolução da assistência ectoplásmica:
          1. Requinte somático: o zelo autoconsciente pela saúde física e mental.
          2. Requinte energossomático: o domínio e a utilização cosmoética das energias conscienciais.
             3. Requinte psicossomático: a autoconsciencialidade quanto à aplicação sadia das habilidades parapsíquicas isentas da condição egoica infantil.
             4. Requinte mentalsomático: o autodiscernimento dinâmico e cosmoético quanto à priorização da maturidade consciencial.
             Cosmoeticologia. O segredo sutil do requinte interassistencial é não se fazer notar, mas se fazer distinguir através do exemplarismo cosmoético.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o requinte da ectoplasmia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Assepsia energética: Paraassepsiologia; Homeostático.
             02. Autodesassedialidade: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
             03. Autodiscernimento energético: Energossomatologia; Homeostático.
             04. Autoprontidão energossomática: Energossomatologia; Neutro.
             05. Campo energético: Energossomatologia; Neutro.
             06. Ectoplasma: Energossomatologia; Neutro.
             07. Evolução energossomática: Energossomatologia; Homeostático.
             08. Fenomenologia holossomática: Parafenomenologia; Neutro.
             09. Holopensene interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
             10. Megafenomenologia na desperticidade: Despertologia; Homeostático.
             11. Paracirurgia: Consciencioterapia; Neutro.
             12. Parapsiquismo paraproxêmico: Parapercepciologia; Neutro.
             13. Prioridade parapsíquica: Autoparapercepciologia; Homeostático.
             14. Tenepes autocapacitadora: Tenepessologia; Homeostático.
             15. Usina consciencial: Energossomatologia; Neutro.
   AS AÇÕES COSMOÉTICAS, EFETUADAS COM CRITÉRIO
 E ASSIDUIDADE, SÃO FATORES RELEVANTES, INDISPENSÁVEIS À LAPIDAÇÃO DO REQUINTE DA ECTOPLASMIA,
 E, CONSEQUENTEMENTE, DA INTERASSISTÊNCIA EFICAZ.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já promoveu alguma mudança no nível da assistência energética mediante o requinte da ectoplasmia? Está satisfeito com o resultado alcançado?
             Bibliografia Específica:
             1. D´Esperence, Elisabeth; No País das Sombras; int. A. Aksakof; 312 p.; 28 caps.; 26 citações; 1 enu.; 23 fotos; 5 ilus.; 1 website; 17,5 x 12,5 cm. ; br.; 7ª Ed.; Federação Espírita Brasileira (FEB); Brasília, DF; 2006; páginas 21 a 311.
             2. Munari, Luciano; Ectoplasmia: Descoberta de Um Médico Psiquiatra; pref. Rosa Elvira Forchesatto; revisoras Margareth Rose Fonseca Carvalho; & Julieta Leite; 164 p.; 17 caps.; 8 citações; 1 E-mail; 9 enus.; 3 esquemas; 2 fluxogramas; 1 fórmula; 28 fotos; 2 gráfs.; 3 ilus.; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 website; 29 refs.; 21 x 14 cm; br.; Editora do Conhecimento; Limeira, SP; 2008; páginas 17 a 162.
             3. Rossa, Dayane; Ectoplasmia e Relações Interassistenciais; Artigo; Conscientia; Revista Trimestral; Vol. 15; N. 4; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 13 enus.; 2 notas; 12 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2011; páginas 567 a 576.
             4. Tubino, Matthieu; Saúde e Ectoplasma: A Ação do Ectoplasma – Visão Prática e Dissertações Filosóficas; revisora Carolina Raizer; 224 p.; 6 caps.; 2 citações; 2 E-mails; 34 enus.; 2 fórmulas; 1 foto; 18 ilus.; 1 minicurrículo; 1 website; 21 x 14 cm; br.; Astipalea; Campinas, SP; 2009; páginas 29 a 223.
            5. Idem; Um Fluido Vital chamado Ectoplasma: Uma Nova Proposta de Cura; pref. Aécio Pereira Chagas; revisora Carolina Raizer; 120 p.; 24 caps.; 1 E-mail; 3 fotos; 2 ilus.; 1 microbiografia; 1 website; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; Astipalea; Campinas, SP; 2011; página 120.
            6. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 172.
            7. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisor Alexander Steiner; 224 p.; 60 caps.; 60 cronologias; 1 E-mail; 5 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 questionário projetivo; glos. 24 termos; alf.; 21 x 14 cm; br.; 5ª Ed.; rev.; reimp.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 170 a 172, 278, 279, 281 e 582.
            8. Xavier, Francisco Cândido; Nos Domínios da Mediunidade: A Vida no Mundo Espiritual; 352 p.; 30 caps.; 18 x 12 cm; br.; 34ª Ed.; Federação Espírita Brasileira (FEB); Brasília, DF; 2010; páginas 295 a 311.
                                                                                                                   A. G. C.