Relação de Discernimento

A relação de discernimento é a manifestação social ou política característica da convivência avançada, competente, coerente, eficiente, qualificada, harmônica, justa e amadurecida das consciências quando em grupo, ou na grupocarmalidade democrática pura.

Você, leitor ou leitora, já emprega como princípio a relação de discernimento na convivialidade da vida cotidiana diuturna? Em todos os setores e instâncias existenciais?

      RELAÇÃO DE DISCERNIMENTO
                                 (DISCERNIMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A relação de discernimento é a manifestação social ou política característica da convivência avançada, competente, coerente, eficiente, qualificada, harmônica, justa e amadurecida das consciências quando em grupo, ou na grupocarmalidade democrática pura.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. A palavra relação procede do idioma Latim, relatio, “ação de dar em retorno; relação; relatório; discussão; proposta; ação de relatar; narração; exposição”. Surgiu no Século XIV. O vocábulo discernimento deriva também do idioma Latim, discernere, “separar, escolher apartando com cuidado, discernir, distinguir”. Apareceu no Século XVIII.
         Sinonimologia: 1. Relação de raciocínio. 2. Relação de logicidade. 3. Relação mentalsomática.
         Neologia. As duas expressões compostas relação de discernimento social e relação de discernimento parassocial são neologismos técnicos da Discernimentologia.
         Antonimologia: 1. Relação de força. 2. Relação de poder. 3. Relação somática.
         Estrangeirismologia: o rapport interconsciencial; o Conviviarium; o attachment; a friendship; o strong profile; a glasnost interassistencial.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da Autodiscernimentologia.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da convivialidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; as influências pensênicas recíprocas; a afinidade pensênica regendo os contatos em geral; o holopensene da intercompreensão.
         Fatologia: a relação de discernimento; a relação de discernimento sendo o olho do furacão iluminando a democracia pura; o poder, comunicativamente estabelecido na relação de discernimento ao derivar do fato de os participantes orientarem-se para o entendimento recíproco, sem estabelecimento coercitivo de relações intersubjetivas; a relação de poder vulgar vem resultando, através da Historiografia Humana, em exploração, opressão, roubo, espoliação e expropriação; a partir da relação de discernimento, o poder tradicional, carismático ou como imposição da própria vontade ao comportamento alheio, não encontrando mais espaço para se manifestar; a relação de discernimento evitando a confusão do poder com violência, sendo, então, relido com base no consentimento e não mais na violência; o fato da relação de discernimento se dever ou dever ser, a predominante no holopensene da Cognópolis, na CCCI e nas ICs, em geral; o modo de vida democrático; os diálogos abertos e francos; os posicionamentos explícitos e autênticos; os papéis sociais definidos e flexíveis; os limites interconscienciais claros; o senso de coletividade; a construção do ambiente democrático; o livre acesso ao conhecimento; a igualdade de oportunidades; o clima socioafetivo favorável à autexpressão crítica; o planejamento, organização e regulação conjunta da vida em comum; a distribuição de poderes, responsabilidades e deveres; a alternância circunstancial do poder decisório; o comprometimento geral com as decisões coletivas; a integração dos autesforços.
         Parafatologia: o fato de, em comunex evoluída, não existir mais a relação de força, somente manifestando-se, ali, a relação de discernimento evolutivo; a relação consciex amparadora–conscin lúcida; a estrutura interrelacional dos para-habitantes de comunexes homeostáticas.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo interconsciencial; o sinergismo empatia-afeição-compreensão; o sinergismo força presencial–autodiscernimento cosmoético; o sinergismo potente das amizades; o sinergismo das ECs entrosadas; o sinergismo parassistencial hiperacuidade do paraterapeuta–ECs densas do projetor lúcido; o sinergismo consciex-fonte–conscin-fonte sensitiva–assistido; o sinergismo funcional no grupo evolutivo.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da interdependência; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da convivialidade sadia; os princípios da convivialidade da Paradiplomacia; o princípio popular “diga com quem andas e lhe direi quem és”; o princípio da descrença; o princípio ético do bem comum; o princípio da liberdade de expressão; o princípio do respeito ao livre arbítrio; o princípio cosmoético de objetivar sempre o melhor para todos.
          Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC) exemplificado silenciosamente atuando como catalisador de recins; o código pessoal de prioridades evolutivas.
          Teoriologia: a teoria do holocarma da consciência; a teoria da democracia pura; a teoria do Estado Mundial.
          Tecnologia: as técnicas do traquejo no convívio interconsciencial; a técnica da conscienciofilia; a técnica da projetabilidade lúcida (PL); as técnicas paradiplomáticas.
          Voluntariologia: o voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Laboratoriologia: o trato interpessoal rotineiro transformado em laboratório conscienciológico; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da grupalidade.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia.
          Efeitologia: os efeitos autorrecicladores das modificações na dinâmica interpessoal com as consciexes; os efeitos da união harmônica de consciências com trafores complementares na dinamização da aprendizagem evolutiva; os efeitos das ECs cedidas, lucidamente ou não, pela conscin às consciexes; os efeitos preparatórios do convívio interdimensional estreito para a futura ressoma da consciex e dessoma da conscin; o efeito halo sadio da amizade sincera entre duas conscins; o efeito evolutivo, acumulativo, cosmoético das práticas diárias da tenepes; os efeitos da relação de discernimento no fortalecimento das capacidades individuais e grupais.
          Ciclologia: o ciclo estruturação-desestruturação-reestruturação; o ciclo interrelacional encontro-convívio-despedida-reencontro; o ciclo da recomposição grupocármica; o ciclo da libertação grupocármica; o ciclo debates-esclarecimentos-consensos.
          Enumerologia: a relação de discernimento na vida doméstica; a relação de discernimento no exercício da profissão; a relação de discernimento no convívio da vida social; a relação de discernimento na prática dos esportes em equipe; a relação de discernimento nos deslocamentos das viagens; a relação de discernimento nas pesquisas grupais; a relação de discernimento nas posturas parapsíquicas. A vinculação democrática; a vinculação construtiva; a vinculação traforista; a vinculação madura; a vinculação mentalsomática; a vinculação interassistencial; a vinculação cosmoética.
          Binomiologia: o binômio Direito Minoritário–fraternidade; o binômio Direito Minoritário–Multiculturologia; o binômio Direito Minoritário–Universalismo; o binômio governo da maioria–direitos da minoria; o binômio Direito Minoritário–direitos humanos; o binômio análise da maioria–síntese da minoria; o binômio capitalista Direito Majoritário–lobismo; o binômio coexistencial admiração-discordância ou o ato de trabalhar em paralelo e criar contradições evolutivas ao mesmo tempo; o binômio Conselho dos 500–relação de discernimento; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio liberdade-limites; o binômio potencialidades-limitações; o binômio aprendizagem-desenvolvimento.
          Interaciologia: a interação autodesassédio-heterodesassédio; a interação dos opostos; a interação trocas prolíficas–concessões mútuas; a interação reflexão crítica–ação produtiva.
          Crescendologia: o crescendo da aristocracia para a democracia; o crescendo Direito-Paradireito; o crescendo Ética Humana–Cosmoética; o crescendo democracia global–democracia cósmica; o crescendo amoralidade–imoralidade–Ética Humana–Cosmoética; o crescendo patológico privilégios-abusos; o crescendo evolutivo crise-crescimento; o crescendo centrífugo bem-estar individual–bem-estar coletivo.
          Trinomiologia: o trinômio cultura-comunicação-discernimento; o trinômio povo-etnia-cultura; o trinômio cultura familiar–cultura grupocármica–cultura policármica; o trinômio Paragenética-Genética-Mesologia; o trinômio crendices-delírios-tradições; o trinômio sexo-dinheiro-poder; o trinômio lavagem subcerebral–lavagem cerebral–lavagem paracerebral; o trinômio do exemplarismo ver-ouvir-observar; o trinômio pré-casal–casal incompleto–casal íntimo; o trinômio ideológico liberdade-igualdade-fraternidade; o trinômio holofilosófico Cosmoética-Universalismo-Megafraternismo.
          Polinomiologia: as interrelações embasadas no polinômio solidariedade-honestidade-seriedade-confiabilidade; o convívio sadio com a diversidade ideológica quanto ao polinômio valores sociais–valores culturais–valores econômicos–valores políticos; a atenção às diferenças individuais quanto ao polinômio saberes-habilidades-competências-especializações; o respeito à diversidade consciencial quanto ao polinômio autoridade cognitiva–autoridade funcional–autoridade vivencial–autoridade cosmoética.
          Antagonismologia: o antagonismo zona de conforto / zona de desconforto; o antagonismo individualismo / egoísmo; o antagonismo conduta-padrão vulgar / conduta-exceção evolutiva; o antagonismo espectador da vida / protagonista da vida; o antagonismo resistência à mudança / abertura à renovação; o antagonismo relação transformadora / interprisão grupocármica; o antagonismo relação transformadora / coleira social do ego; o antagonismo cultura democrática / cultura feudalista; o antagonismo legislar em bases policármicas / legislar em bases egocêntricas.
          Paradoxologia: o paradoxo amizade-debate.
          Politicologia: a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a cosmocracia; a conscienciocracia; a proexocracia; a evoluciocracia; a meritocracia. As políticas de garantia de condições autevolutivas básicas para todos.
          Legislogia: a lei da afinidade interconsciencial; a lei do maior esforço aplicada à omniconvivialidade; a lei da grupocarmalidade na orientação dos evoluciólogos na proéxis.
          Filiologia: a conviviofilia; a sociofilia; a gregariofilia; a xenofilia; a parapsicofilia; a assistenciofilia; a evoluciofilia.
          Holotecologia: a cosmoeticoteca; a eticoteca; a evolucioteca; a maturoteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a prioroteca.
          Interdisciplinologia: a Discernimentologia; a Politicologia; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Sociologia; a Evoluciologia; a Recexologia; a Intrafisicologia; a Extrafisicologia; a Priorologia; a Holomaturologia; a Consciencioterapia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens discernimentum; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens transformator; o Homo sapiens relator; o Homo sapiens paradiplomata; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens parapoliticologus; o Homo sapiens conscientiocrata; o Homo sapiens cognopolita.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: relação de discernimento social = a manifestação política característica da convivência avançada das consciências intrafísicas, quando na grupocarmalidade democrática pura, em comunin evoluída; relação de discernimento parassocial = a manifestação parapolítica característica da convivência avançada das consciências extrafísicas, quando na grupocarmalidade democrática pura em comunex evoluída.
          Culturologia: a Neoculturologia da Conscienciologia; a cultura da intercooperação; a cultura da omniconvivialidade interassistencial.
          Taxologia. Sob a ótica da Discernimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 categorias de relações de discernimento na vida humana moderna:
          01. Relação da amizade raríssima.
          02. Relação da conscin lúcida com os componentes dos casais incompletos.
          03. Relação da dupla evolutiva.
          04. Relação das amizades evolutivas.
          05. Relação das companhias parapsíquicas evoluídas.
          06. Relação do docente da Conscienciologia com os alunos.
          07. Relação do líder com os liderados.
          08. Relação dos evoluciólogos com os grupos evolutivos.
          09. Relação do tenepessista com os assistidos.
          10. Relação entre amparador extrafísico e tenepessista.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a relação de discernimento, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
          02. Afinidade cognitiva: Autocogniciologia; Homeostático.
          03. Amizade interativa: Conviviologia; Neutro.
          04. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          05. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          06. Casal incompleto: Conviviologia; Neutro.
          07. Companhia eletiva: Conviviologia; Neutro.
          08. Interconfiança: Interconfianciologia; Homeostático.
          09. Interrelação fenomênica: Fenomenologia; Neutro.
          10. Paradoxo amizade-debate: Paradoxologia; Homeostático.
          11. Paramizade: Parapercepciologia; Homeostático.
          12. Paravínculo: Psicossomatologia; Homeostático.
          13. Relação conscin-consciex: Conviviologia; Neutro.
          14. Relação transformadora: Conviviologia; Homeostático.
          15. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
     A RELAÇÃO DE DISCERNIMENTO, COMPREENDENDO
     A COSMOVISIOLOGIA COSMOÉTICA DA CONVIVIALIDADE ENTRE AS CONSCIÊNCIAS, É A MAIS ELEVADA
   MANIFESTAÇÃO DE VINCULAÇÃO GRUPAL EVOLUTIVA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já emprega como princípio a relação de discernimento na convivialidade da vida cotidiana diuturna? Em todos os setores e instâncias existenciais?