Quintessência Evolutiva

A quintessência evolutiva é o essencial, o elemento de caráter mais puro e refinado, o melhor predicado, o megatrafor principal ou o ideal cosmoético da estrutura da evolução da consciência lúcida, intermissivista, no momento evolutivo, segundo a autavaliação conscienciométrica rigorosa.

Você, leitor ou leitora, já pesquisou a própria quintessência evolutiva?

      QUINTESSÊNCIA EVOLUTIVA
                                   (AUTEVOLUCIOLOGIA)


                                           I. Conformática

         Definologia. A quintessência evolutiva é o essencial, o elemento de caráter mais puro e refinado, o melhor predicado, o megatrafor principal ou o ideal cosmoético da estrutura da evolução da consciência lúcida, intermissivista, no momento evolutivo, segundo a autavaliação conscienciométrica rigorosa.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O elemento de composição quinta vem do idioma Latim, quinque, “cinco”. A palavra essência deriva também do idioma Latim, essentia, “cerne; elemento nuclear da natureza das coisas”, e esta de esse, “ser; existir”. Surgiu no Século XV. O termo quinta-essência apareceu no Século XVII. O vocábulo evolutivo procede do idioma Francês, evolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Surgiu em 1873.
         Sinonimologia: 1. Quinta-essência evolutiva. 2. Megapredicado pessoal. 3. Saldo da FEP.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 11 cognatos derivados do vocábulo quinta-essência: quinta-essenciação; quinta-essenciada; quinta-essenciado; quinta-essencial; quinta-essenciar; quintessência; quintessenciação; quintessenciada; quintessenciado; quintessencial; quintessenciar.
         Neologia. As 3 expressões compostas quintessência evolutiva, quintessência evolutiva predespertológica e quintessência evolutiva pós-despertológica são neologismos técnicos da Autevoluciologia.
         Antonimologia: 1. Regressismo evolutivo. 2. Megainvirtude pessoal.
         Estrangeirismologia: a apex mentis.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à evolutividade pessoal.
         Megapensenologia. Eis 7 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Consciência: quintessência cósmica. Vontade: quintessência determinante. Megatrafor: quintessência pessoal. Autodiscernimento: quintessência atributiva. Materpensene: quintessência pragmática. CPC: quintessência cosmoética. FEP: quintessência evolutiva.


                                             II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da evolução continuada; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os maxipensenes; a maxipensenidade.
         Fatologia: a quintessência evolutiva; a essência da evolução consciencial; o megatalento predominante na estrutura do microuniverso da consciência; o vetor do autodiscernimento; o amplificador da consciencialidade; a autolucidez consciencial; o ponteiro consciencial; o júbilo cosmoético; a superexatidão pesquisística; a hiperacuidade da pessoa; a cultura pessoal; a erudição; a polimatia; a genialidade; as múltiplas quintessências na vida intrafísica; a própria autavaliação conscienciométrica já definindo a qualidade da quintessência evolutiva do avaliador ou avaliadora; a responsabilidade de se saber da própria realidade; o reconhecimento da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o mais alto grau alcançado pelo autodiscernimento da conscin; o refinamento intelectual da pessoa culta; a cognição prioritária da conscin; o extrato apurado da autocognoscibilidade; a apuração pessoal até o mais alto grau na escala evolutiva das consciências.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as sutilezas da autoparaperceptibilidade; a quintessência das autoparapercepções; a pangrafia; a cosmoconsciência; a Consciex Livre (CL) como sendo a quintessência evolutiva paracerebral.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autocognição expandida–autocontentamento maior.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria do megafoco existencial.
          Tecnologia: a técnica da exaustividade autopesquisística.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Holomaturologia.
          Efeitologia: os efeitos halo da ortopensenidade.
          Ciclologia: o ciclo educação formal–autodidatismo permanente; o ciclo das primaveras energéticas (cipriene).
          Binomiologia: o binômio ortopensenização–rumática evolutiva.
          Interaciologia: a interação megatrafor-materpensene.
          Crescendologia: o crescendo da quintessência psicossomaticidade-mentalsomaticidade.
          Trinomiologia: o trinômio pertinência-agudeza-perspicácia; o trinômio da holomaturidade; o trinômio consciência-Ciência-Cosmos.
          Paradoxologia: o paradoxo da quintessência evolutiva do Serenão com idiotice somática.
          Politicologia: a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a cosmocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a evoluciofilia.
          Holotecologia: a evolucioteca; a superlativoteca.
          Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Holomaturologia; a Mentalsomatologia; a Autopesquisologia; a Conscienciometrologia; a Lucidologia; a Ortopensenologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Autoparapercepciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens evolutor; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens intrassomaticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens holophilosophus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: quintessência evolutiva predespertológica = a condição megatraforista mais dinâmica para a conscin lúcida alcançar a autodesperticidade; quintessência evolutiva pós-despertológica = a condição megatraforista mais dinâmica para a conscin desperta alcançar o nível teático da vivência do evoluciólogo ou evolucióloga.
          Culturologia: a cultura da evolução consciencial.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a quintessência evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          02. Auditoria da pancognição: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Autoconsciencialidade ascendente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          04. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático.
          06. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
          07. Intraconscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
          08. Megatrafar: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Megatrafor: Homeostaticologia; Homeostático.
          10. Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático.
  A CONDIÇÃO PESSOAL DA QUINTESSÊNCIA EVOLUTIVA
 PODE SER CONSIDERADA COMO O FATOR MAIS INDICATIVO DO COMPLETISMO EXISTENCIAL DO PROEXISTA,
         HOMEM OU MULHER, DE QUALQUER NATUREZA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já pesquisou a própria quintessência evolutiva?
Qual foi a qualidade das conclusões?