Psicometria

A psicometria é o parafenômeno por meio do qual a conscin, homem ou mulher, realiza a auscultação energoparapsíquica de objetos, ambientes, consciências e protoconsciências (vegetais e pré-humanos), exercendo sensoriamento e parassensoriamento do presente e do passado, para adquirir informações e conhecimentos qualiquantitativos e alicerçar tomadas de decisões interassistenciais.

Você, leitor ou leitora, procura aplicar lucidamente a psicometria ampliando a cosmovisão assistencial e a autodefesa? Quais os resultados já alcançados através desse atributo?

      PSICOMETRIA
                                (PARAPERCEPCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A psicometria é o parafenômeno por meio do qual a conscin, homem ou mulher, realiza a auscultação energoparapsíquica de objetos, ambientes, consciências e protoconsciências (vegetais e pré-humanos), exercendo sensoriamento e parassensoriamento do presente e do passado, para adquirir informações e conhecimentos qualiquantitativos e alicerçar tomadas de decisões interassistenciais.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O primeiro elemento de composição psico deriva do idioma Grego, psykh, de psykhé, “sopro; alma; ser vivo; pessoa”. O segundo elemento de composição metria procede do idioma Latim, metrum, “medida de 1 verso”, e este do idioma Grego, métron, “unidade de medida; o que mede; instrumento para medir”. O vocábulo psicometria apareceu no Século XIX.
         Sinonimologia: 1. Psicognição energética. 2. Paratatilidade intrafísica. 3. Auscultação parapsíquica.
         Neologia. As 3 expressões compostas psicometria inicial e psicometria avançada são neologismos técnicos da Parapercepciologia.
         Antonimologia: 1. Acoplamento áurico vivenviado. 2. Clarividência. 3. Sensação de assimilação energética. 4. Leitura energética imaginativa. 5. Percepção fantasiosa exacerbada.
         Estrangeirismologia: a expertise in psychometric experiences; o rapport e o approach necessários facilitando a psicometria; o upgrade da paraperceptibilidade; a utilidade de trabalhar as bioenergias para atingir a out-of-body experience (OBE); o lucid projector of consciousness; o projeto Empathy Museum de Londres “a mile in my shoes”.
         Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto ao refinamento da auscultação parapsíquica.
         Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Psicometria: parapercepção avançada. Psicometria gera neomundividência. Expandamos as parapercepções. Pratiquemos psicometrias lúcidas.
         Coloquiologia: observemos se a primeira impressão é a que fica; nunca julgue um homem até você ter andado uma milha em seus mocassins.
         Citaciologia. Eis citações pertinentes ao tema: – Estude o passado se quiser decifrar o futuro (Confúcio, 551–479 a.e.c.). A persistência é o caminho do êxito (Charles Chaplin, 1889–1977). Toda ação gera uma força energética que retorna a nós da mesma forma. O que semeamos é o que colhemos. (Deepak Chopra, 1947–). A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos (Platão, 428–348 a.e.c.).
         Ortopensatologia: – “Psicometria. Os objetos impregnados pelas energias conscienciais (ECs) promovidas por determinadas atitudes e sentimentos, positivos ou negativos, pelo dono ou dona, podem atingir as pessoas que venham a possuí-los posteriormente, por entrarem em ressonância, empatia ou afinidade com as ondas de sentimentos residuais ou gravitantes deles emanadas, através do parafenômeno da psicometria”. “Pela psicometria pode-se indentificar o materpensene da conscin”. “A psicometria não é mero parafenômeno isolado para a conscin parapsiquista quando assistencial, podendo sobrevir a participação dos amparadores extrafísicos na estrutura dos parafatos”.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da autexperimentação psicométrica; o sensoriamento holopensênico; o holopensene da evolutividade; o holopensene do autoparapsiquismo; o holopensene das conexões bioenergéticas; os fraternopensenes; a fraternopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os contrapensenes; a contrapensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; a ausculta pensênica; a retilinearidade autopensênica; os neopensenes; a neopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene da assistencialidade; a transparência dos autopensenes; os ortopensenes; a ortopensenidade; as assinaturas pensênicas pessoais; os rastros pensênicos; a identificação do conteúdo do livro, detalhando o holopensene dos autores; a limpeza das energias gravitantes; o holopensene assistencial; a fôrma holopensênica.
          Fatologia: a leitura da memória das coisas; a medida da “alma das coisas”; a autoconscientização quanto à vida intrafísica energética; a mistura da imaginação e da realidade afetando as interpretações; a falta de motivação consciente ou inconsciente para estudar as energias das coisas, ambientes e consciências; o autaprofundamento no estudo da psicometria; a disciplina ajudando no desenvolvimento da psicometria; a distinção técnica entre a realidade e a imaginação; o desenvolvimento da criticidade; o descarte da comida linda e cheirosa, porém de péssima energia; a melhor escolha dos alimentos durante as compras; o desenvolvimento de megatrafores; a participação no curso Bioenergias sem Muros, praticado no Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); a participação nas caminhadas bioenergéticas feitas na Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS); o curso 40 Manobras Energéticas da Associação Internacional de Parapsiquismo Interassistencial (ASSIPI); o rastreamento eficaz de pessoas desaparecidas realizado na Austrália através dos aborígenes; a colaboração na investigação policial no desvendamento de desaparecidos e crimes; a evitação da compra de objetos aparentemente inofensivos; as doenças psicossomáticas derivadas da falta de prática da psicometria; a evitação de compra de carro e casa com passados trágicos registrados nos elementos estruturais; a decodificação da psicometria; o vislumbramento das Fichas Evolutivas Pessoais (FEPs) de si e pessoas do convívio; a relação lúcida, prevencionista do indivíduo e ambiente através de posturas técnicas e autodisciplinadas.
          Parafatologia: a psicometria; a leitura energética; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático otimizando a desassim após psicometria; a alfabetização e reeducação parapsíquica; a identificação, limpeza (se possível) e eliminação de objetos bagulhos energéticos; a transcendência dos sentidos somáticos; os diferentes estados de descoincidência vígil interferindo na potencialidade da psicometria; a omissão deficitária ao negligenciar as bioenergias, base da vida multidimensional; a identificação de assédio nos ambientes; o autencapsulamento; a identificação e desarticulação de trabalhos, despachos e evocação de assediadores realizados no ambiente; o refinamento e desintoxicação energossomática no dia a dia; o duplo dos objetos; as psicosferas energéticas humanas; o senso da multidimensionalidade pessoal; a homeostase através da limpeza da energosfera pessoal; a potencialização da exteriorização das energias; o estudo do campo aconselhado pela equipex do Curso de Extensão em Projeciologia e Conscienciologia 2 (ECP2)
realizado no IIPC; o domínio eficiente, eficaz e efetivo das energias conscienciais (ECs); a distinção dos devaneios e as parapercepções lúcidas; a categorização dos padrões energéticos de ambientes, pessoas, pets, plantas, rochas e objetos; a memorização dos tipos de energias de cada pessoa no intrafísico; a atenção detalhada aos sinais energéticos reverberados no soma; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a compreensão da dinâmica da vida interdimensional pessoal; a condição de consciências sem a segunda dessoma, inibindo a psicometria; a identificação de amparadores extrafísicos nas ações assistenciais chamando atenção para determinados objetos; a visualização na tela mental da narrativa histórica do alvo psicométrico; a valorização das autoparapercepções; a atenção acurada do energossoma, valorizando a harmonia holochacral necessária para o desenvolvimento da psicometria; as informações do passado do objeto analisado; a Arqueologia parapsíquica na prática; a qualificação da psicosfera pessoal mantendo o rapport aos amparadores; a habitualidade em praticar psicometrias potencializando projeções conscientes (PCs); a vivência multidimensional natural, pacificada, das autoparapercepções bioenergéticas evitando e mitigando surpresas desgradáveis; a conquista da parapercepção pessoal lúcida, superando a ingenuidade perante a toxidade de ambientes e objetos; a instalação do EV ao modo de segunda natureza; a percepção da aura dos objetos; a psicosfera energética humana; o desenvolvimento das parapercepções mediante aplicação continuada da mobilização de energias e sistematização de desafios; a ação rotineira e continuada da psicometria aplicada à vivência multidimensional.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo associações de ideias–cosmovisão; o sinergismo hiperacuidade-autodiscernimento; o sinergismo discernimento-paraperceptibilidade; o sinergismo vontade-intenção-energia-lucidez; o sinergismo estado vibracional–desassim; o sinergismo amparador extrafísico–assistente humano–consciência assistida.
          Principiologia: o princípio autossuperador de acrescentar diariamente melhorias aos autodesempenhos; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio da autorresponsabilidade evolutiva; o princípio da autocoerência; o princípio da neofilia; a vivência do princípio da descrença (PD); o princípio da dosagem informativa.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado nas relações interpessoais multidimensionais; o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria do fato e parafato; a teoria do conhecimento científico organizado; a teoria do paradever na manutenção dos compromissos assumidos no Curso Intermissivo (CI); a teoria da Traforologia Parapsíquica; a teoria da evolução consciencial.
          Tecnologia: a técnica do autobalanço parafenomenológico; a técnica do feedback interassistencial; a técnica da assim-desassim; a técnica da tenepes; a técnica do arco voltaico craniochacral; a técnica da exteriorização e absorção de energias em diversos ambientes e em objetos específicos, procurando auscultá-los.
          Voluntariologia: o voluntário cético-otimista-cosmoético (COC); o voluntário da Conscienciologia; o voluntariado conscienciológico na condição de interassistente cosmoético, trabalhando ao modo de minipeça no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.
          Laboratoriologia: as autorretrocognições facilitadas através de amparadores extrafísicos em laboratórios conscienciológicos; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Projeciologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Liderologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Parafenomenologia; o Colégio Invisível da Autopesquisologia.
          Efeitologia: o efeito de se ter maior conscientização energética nas interações; o efeito benéfico da intencionalidade sadia; o efeito das assimilações e desassimilações; o efeito de não valorização das primeiras impressões energéticas; as minidoenças gastrossomáticas enquanto efeito da leniência quanto à psicometria aplicada à alimentação; o efeito dos erros de interpretações, fruto de não desenvolver a autocrítica.
          Neossinapsologia: a construção de neossinapses geradas pelas experiências parapsíquicas; as neossinapses recuperadas de fragmentos mnemônicos do passado recente ou remoto; as neossinapses desenvolvidas a partir da valorização das experiências e associações de ideias.
          Ciclologia: o ciclo autosseriexológico; a atitude lúcida perante o ciclo exteriorização-absorção-leitura-interpretação das energias; o ciclo tentativa-erro–tentativa-acerto; o ciclo cosmoético acumulação parexperiencial–aplicação interassistencial; o ciclo reeducativo da psicometria lúcida; o ciclo da recepção de heterocríticas; o ciclo aprendizagem-domínio do neoenergossoma a cada neoexistência.
          Enumerologia: a psicometria aplicada na expansão do omniquestiomento; a psicometria aplicada no desenvolvimento e qualificação das parapercepções; a psicometria aplicada no investimento das autopesquisas; a psicometria aplicada no desenvolvimento da hiperlucidez; a psicometria aplicada na interassistencialidade; a psicometria aplicada na compreensão dos fatos e parafatos; a psicometria aplicada na alavancagem da pangrafia.
          Binomiologia: o binômio experimento-autopesquisa; o binômio análise-síntese; o binômio multidimensionalidade-intrafisicalidade; o binômio cognição-paracognição; o binômio cérebro-paracérebro; o binômio realidade-imaginação; o binômio vontade-parapsiquismo; o binômio psicometria do objeto–psicometria do ambiente; o binômio disponibilidade-assistencialidade.
          Interaciologia: a interação cultura parapsíquica–autopesquisa; a interação descrença-experiência; a interação autopesquisador-autocobaia; a interação curiosidade-pesquisa-elucidações; a interação esforço pessoal–rendimento evolutivo; a interação semperaprendente–amparador consciencial; a interação nível de cosmoeticidade–nível de paravivências.
          Crescendologia: o crescendo psicometria primária–psicometria avançada; o crescendo psicometria de objetos inanimados–psicometria de consciências; o crescendo interpretação falha–interpretação exata.
          Trinomiologia: o trinômio aquisição paracognitiva–evolução paradigmática–assistencialidade; o trinômio método-clareza-precisão; o trinômio psicometria-retrocognição-reflexão; o trinômio psicometria–clarividência–projeção lúcida (PL); o trinômio cosmovisão-maxifraternismo-autotransafetividade.
          Polinomiologia: o polinômio autovivência-experiência-registro-docência; o polinômio esforço psicométrico–destreza técnica–lucidez cosmovisiológica–amparo técnico–assistência necessária.
          Antagonismologia: o antagonismo psicometria homeostática / psicometria tóxica; o antagonismo ortopensenidade / patopensenidade; o antagonismo psicometria assistencial / psicometria assediadora; o antagonismo domínio energético / cascagrossismo; o antagonismo empatia / indiferença; o antagonismo autoconhecimento / autengano; o antagonismo jejunice parapsíquica / maturidade parapsíquica; o antagonismo psicometria negligenciada / psicometria valorizada.
          Paradoxologia: o paradoxo de o intrafísico estar aparentemente tranquilo e as parapercepções indicarem alerta ou ação; o paradoxo de algo esteticamente perfeito poder ser tóxico; o paradoxo do presente desejado ser bagulho energético; o paradoxo de o quarto arrumado e desinfetado ser impróprio para boa noite de sono, devido às energias delatoras do ambiente.
          Politicologia: a lucidocracia; a assistenciocracia; a meritocracia; a autopesquisocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a parapsicocracia; a homeostaticocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei da interassistencialidade; as leis da Cosmoética; a lei da ação e reação; as leis da Projeciologia; a lei da autorresponsabilidade evolutiva; a lei da responsabilidade do mais lúcido; a lei da retribuição.
          Filiologia: a intelectofilia; a conviviofilia; a interaciofilia; a pesquisofilia; a proexofilia; a evoluciofilia; a assistenciofilia; a harmoniofilia.
          Fobiologia: a parapsicofobia; a assistenciofobia; a neofobia; a criticofobia; a projeciofobia; a extrafisicofobia; a fobia do posicionamento pessoal; a decidofobia.
          Sindromologia: a superação da síndrome da mediocrização; a síndrome da apriorismose atrapalhando a parapercepção da realidade; a síndrome da subestimação parapsíquica.
          Maniologia: a superação da mania do desperdício das oportunidades evolutivas; a mania de não valorizar as parapercepções; a mania de não educar a imaginação durante a interpretação dos parafatos.
          Mitologia: a queda do mito de os objetos “não falarem”; o mito da mudança de patamar evolutivo sem autesforço; o mito de as influências energéticas não existirem se não der valor a elas; o mito de a sensibilidade energética ser problema a ser tratado e inibido.
          Holotecologia: a parapsicoteca; a parafenomenoteca; a autopesquisoteca; a experimentoteca; a projecioteca; a assistencioteca; a energossomatoteca; a tenepessoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Parapercepciologia; a Projeciologia; a Parafenomenologia; a Interassistenciologia; a Autexperimentologia; a Autopesquisologia; a Voliciologia; a Neologia; a Grupocarmologia; a Interprisiologia; a Conscienciometria; a Cosmoeticologia; a Tenepessologia; a Recexologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a isca humana consciente; a isca humana inconsciente; a consréu ressomada; a conscin autovitimizada; a consener; a conscin longeva; o ser desperto; a conscin eletronótica; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin evoluciente; a conscin pacífica lúcida; a personalidade javalínica; a personalidade parapsíquica lúcida cosmoética.
          Masculinologia: o psicômetra; o acoplamentista; o autodecisor; a consréu ressomada; o amparador intrafísico; o conscienciólogo; o duplista; o exemplarista; o intelectual; o macrossômata; o agente retrocognitor; o autassediado; o pré-serenão vulgar; o maxidissidente ideológico; o retomador de tarefa; o intermissivista; os compassageiros evolutivos; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o proexista; o epicon lúcido; o projetor consciente; o tenepessista; o tertuliano; o teletertuliano; o reciclante; o inversor; o autocorrupto; o homem de ação; o tocador de obra; o botânico estadunidense Joseph Banks Rhine (1895–1980), fundador da Parapsychological Foundation; o médico estadunidense Joseph Rodes Buchanan (1814–1899), propositor do tema Psicometria.
          Femininologia: a psicômetra; a acoplamentista; a autodecisora; a consréu ressomada; a amparadora intrafísica; a conscienciólogo; a duplista; a exemplarista; a intelectual; a macrossômata; a agente retrocognitora; a autassediada; a pré-serenona vulgar; a maxidissidente ideológica; a retomadora de tarefa; a intermissivista; as compassageiras evolutivas; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a proexista; a epicon lúcida; a projetora consciente; a tenepessista; a tertuliana; a teletertuliano; a reciclante; a inversora; a autocorrupta; a mulher de ação; a tocadora de obra; a botânica estadunidense Louisa E. Rhine (1891–1983), esposa de J. B. Rhine, conhecida enquanto “primeira dama da Parapsicologia”.
          Hominologia: o Homo sapiens psychometra; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens teaticus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens maxifraternus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: psicometria inicial = aquela em subnível, refletindo a instintividade das parapercepções, tendo a limitação da soltura do energossoma; psicometria avançada = aquela em condição plena ao qual a conscin analisa através da paratatilidade, atribuindo distinção dos fatores tempo-espaço, permeando informações no passado-presente.
          Culturologia: a cultura da Autexperimentologia Evolutiva; a cultura dos saberes multidimensionais; a cultura da leitura, análise e síntese parapsíquica; a cultura descrenciológica; a cultura do extrapolacionismo parapsíquico; a cultura da amparabilidade grupal.
          Procedimentologia. Segundo a Experimentologia, eis, em ordem alfabética, duas técnicas, com os respectivos procedimentos funcionalmente ordenados, impulsionando o desenvolvimento da psicometria:
          A. Técnica da identificação de material.
          1. Embalagens. Utilizar envelopes ou caixas opacas, sempre semelhantes, para acondicionar os materiais usados nas próximas etapas, bem embalados para visualmente não transparecerem os conteúdos e passarem os odores característicos.
          2. Material. Empregar itens diversificados, tais como: produtos secos (açúcar, sal, serragem); livros (Ciência, Religião, Arte); elementos vivos (minhoca); frutas (maçã, pera, ameixa).
          3. Sequência. Distinguir as energias dos materiais considerando as categorias determinadas na etapa anterior: inicialmente, identificando objetos e texturas semelhantes; depois, reconhecendo as texturas distintas; por fim, diferenciando coisas vivas (bioenergias) de objetos e, também, mesclando as animadas e não animadas (a exemplo de relógio de pulso utilizado há longa data).
          4. Testes. Registrar autopercepções e sugestões possíveis dos conteúdos, detalhando as sensações, imagens e todas as reações holossomáticas, sem tocar nas embalagens.
          B. Técnica do rastreamento.
          1. Água. Utilizar 5 garrafas de água mineral idênticas de 200 ml, separando alguma para os experimentadores energizá-la.
          2. Psicometria. Solicitar a psicometria dos participantes para, sem tocarem as embalagens, rastrearem a garrafa energizada, detalhando as parapercepções.
          Tabelologia. De acordo com a Parapercepciologia, eis, na ordem alfabética, 11 contrapontos básicos, entre fatores fomentadores e retardadores da psicometria:
               Tabela – Cotejo Fomentadores / Retardadores da Psicometria
   Nos               Fomentadores                                  Retardadores
   01.   Absorção direcionada                      Absorção difusa
   02.   Conhecimento dos tipos fenomênicos        Confusão entre os fenômenos
   03.   Desassim                                  Mistura das parapercepções
   04.   Disciplina mental                         Ruídos emocionais, receios
   05.   Estado vibracional (antes e depois)       Imaturidade energossomática
   06.   Exteriorização direcionada                Exteriorização difusa
   07.   Foco mental                               Dispersão mental
   08.   Memorização e registro                    Baixa memorização sem registro
   09.   Mudança fácil de bloco pensênico          Rigidez pensênica
   10.   Tenepes                                   Prática esporádica de exteriorização
   11.   Voliciolina                               Acídia (pouca determinação)


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a psicometria, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abordagem bioenergética: Energossomatologia; Neutro.
          02. Acoplador energético: Energossomatologia; Homeostático.
          03. Aplicação evolutiva das autoprojeções: Projeciologia; Homeostático.
          04. Autocientificidade: Autocogniciologia; Homeostático.
          05. Autocrítica parafenomenológica: Autocriticologia; Neutro.
          06. Autoparapsiquismo avançado: Autoparapercepciologia; Homeostático.
          07. Autoparapsiquismo sutil: Autopercucienciologia; Homeostático.
          08. Binômio detalhismo-parapsiquismo: Autoparapercepciologia; Homeostático.
          09. Interação bioenergias-parapsiquismo: Autexperimentologia; Neutro.
             10.  Interleitura parapsicosférica: Energossomatologia; Neutro.
             11.  Paraconscienciometria: Parapercepciologia; Neutro.
             12.  Parapercepção impressiva: Autoparapercepciologia; Neutro.
             13.  Parapsiquismo: Parapercepciologia; Homeostático.
             14.  Parapsiquismo despercebido: Parapercepciologia; Neutro.
             15.  Vigilância extrassensorial: Autopercucienciologia; Neutro.
   A PSICOMETRIA É A ATUAÇÃO CONSCIENCIAL TRANSCENDENTE, SEMELHANTE À PARATATILIDADE NA VIDA
        HUMANA, CAPAZ DE PROMOVER A ALAVANCAGEM
         E A QUALIFICAÇÃO DA INTERASSISTENCIALIDADE.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, procura aplicar lucidamente a psicometria ampliando a cosmovisão assistencial e a autodefesa? Quais os resultados já alcançados através desse atributo?
             Bibliografia Específica:
             1. Boswell, Harriet A.; Master Guide to Psychism; 224 p.; 23 cm.; enc.; sob.; Parker Publishing Co.; West Nyasck, New York, NY; October, 1970; páginas 166 a 176.
             2. Gettings, Fred; Encyclopedia of the Occult; A Guide to Every Aspect of Occult Lore, Belief, and Practice; 256 p.; 92 ilus.; 127 refs.; 24,5 x 18,5 cm.; enc.; sob.; London; Rider & Co.; 1986; página 176.
             3. Johnson, Raynor C.; The Imprisoned Splendour; 426 p.; alf.; 22 cm.; br.; The Theosophical Publishing House; Wheaton, III.; U. S. A.; 1971; páginas 175 a 186.
             4. Targ, Russel; A Realidade da Percepção Extrassensorial: A Comprovação Científica, por um Físico, de Nossas Capacidades Paranormais; trad. J.; 304 p.; ilus.; 23 cm.; São Paulo, SP; Cultrix; 2014; p. 54, 55 e 60 a 65.
             5. Toben, Bob, & Wolf, Fred Alan; Space-Time and Beyond; 176 p.; ilus.; bib. 163-174; 28 cm; br.; E. P. Dutton; New York, NY; 1982; páginas 74, 75, 77 e 79.
             6. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mail; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 102, 742 e 820.
             7. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.389 e 1.397.
             8. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia: 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 160, 168, 206, 332 e 339.
                                                                                                                     A. S. H.