Protagonismo Conjunto

      PROTAGONISMO CONJUNTO (COLIDEROLOGIA)
I. Conformática Definologia. O protagonismo conjunto é a atuação de importância ou destaque em ato ou acontecimento universalista, notadamente em contexto liderológico, pautado pela coesão evolutiva entre equipin e equipex, onde cada integrante assume a singularidade consciencial no grupo, de modo autocosmoético, em favor do maximecanismo interassistencial. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo protagonista vem do idioma Francês, protagoniste, e este do idioma Grego, protagonistés, “que combate na primeira fila; que desempenha o papel principal em peça teatral”. Surgiu no Século XVII. O sufixo ismo deriva igualmente do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico; político ou religioso; ato, prática ou resultado; peculiaridade; ação; conduta; hábito ou qualidade característica; quadro mórbido; condição patológica”, e é formador de nome de ação de certos verbos. O termo conjunto procede do idioma Latim, conjunctus, “junto; unido; ligado”, particípio passado de conjungere, “conjungir”. Apareceu no Século XIV. Sinonimologia: 1. Protagonismo compartilhado. 2. Protagonismo grupal. Neologia. As 3 expressões compostas miniprotagonismo conjunto, maxiprotagonismo conjunto e megaprotagonismo conjunto são neologismos técnicos da Coliderologia. Antonimologia: 1. Protagonismo solo. 2. Liderança centralizadora. 3. Deuteragonismo conjunto. 4. Empreendedorismo solo. 5. Competição grupal. 6. Egoísmo grupal. 7. Isolacionismo grupal. Estrangeirismologia: o protagonismo conjunto da conscin strong profile; o protagonismo conjunto da conscin low profile; a glasnost grupal gerando sinergia evolutiva; o feedback sadio; o upgrade evolutivo grupal; o dreamteam de líderes intermissivistas em prol da reurbanização; o rapport entre a equipin e a equipex; os stakeholders evolutivos; o evolutive network; o Conscienciologic hub; o Intermissivist’s Meeting. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao trabalho conjunto das lideranças em benefício da reurbex. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Policarmalidade exige equipe. Liberdade gera união. Intermissivista: agente antinormose. Ortopensatologia. Eis 5 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, e classificadas em 4 subtítulos: 1. “Cooperação. A cooperação entre as pessoas é a manifestação inicial de toda categoria de interassistencialidade”. 2. “Interassistência. A consciência, quando minipeça interassistencial lúcida, concentra na assistência aos compassageiros de evolução, a essência, o foco, o processo de convergência dos autesforços e todo o trabalho fulcral dos seus atos diários”. 3. “Intermissivista. Toda consciência intermissivista, seja ressomada ou não, está envolvida com a interassistencialidade da Reurbanologia”. “Quando você identificar uma possível conscin intermissivista, procure dar atenção especial ao colega evolutivo. Tal personalidade pode estar precisando identificar os seus pares evolutivos na intrafisicalidade, objetivando a consecução da programação existencial grupal (maxiproéxis)”. 4. “Liderar. Liderar é saber conciliar interassistencialmente as consciências poliédricas, multifacetadas e polivalentes, nas estruturas das equipins e equipexes”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene da Coliderologia; o holopensene grupal do protagonismo evolutivo; o holopensene da interassistencialidade; o holopensene pessoal da sinergia evolutiva;

o holopensene pessoal do empreendedorismo evolutivo grupal; o holopensene da Reurbanologia; o holopensene da ortoconvivialidade; a autopensenização focada no alinhamento de propósitos individuais e grupais; a sustentação do holopensene de intercooperação grupal; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os liberopensenes; a liberopensenidade. Fatologia: o protagonismo conjunto; o compartilhamento das performances evolutivas; a coparticipação cosmoética da ribalta existencial; o empreendedorismo conjunto reurbanizador; a ousadia evolutiva; o incentivo à autoliderança evolutiva e ao exercício pleno da singularidade consciencial propiciando a alta performance e a complementariedade grupal; a impossibilidade do protagonismo conjunto sem assunção da singularidade consciencial e firmeza de propósito evolutivo; o autexemplo libertário motivador; o ato de abrir mão do grupo atual para seguir com ideia inovadora até aparecer o grupo afim; o florescimento inevitável das melhores ideias em ambientes de plena liberdade consciencial; a testagem e aprimoramento das ideias em grupo; o poder consciencial aplicado aos princípios da Cosmoética; a autoliderança evolutiva mobilizadora a partir do autexemplo; as lideranças atuando em sinergia evolutiva; a interdependência evolutiva; a necessidade do desapego do poder por parte dos líderes formais para o advento do protagonismo conjunto; a influência da Mesologia, Paramesologia e Retromesologia nos processos grupais; a normose grupal nivelando os indivíduos por baixo; a superação das crenças irracionais grupais sabotadoras da alta performance evolutiva; a autorreciclagem quanto à necessidade pessoal do comando controlador favorecendo o protagonismo conjunto; a autassunção da singularidade consciencial; o autalinhamento com o propósito evolutivo propiciando a autossuperação da necessidade de competir; a postura de sabotagem do líder inseguro e egocêntrico frente à chegada de novos talentos ao grupo; a satisfação genuína e apoiadora do líder evolutivo com a chegada de novos talentos ao grupo; o Tertuliarium; a Ágora Cognopolita favorecendo o livre debate e a cooperação intelectual; a transparência enquanto promotora e indicadora da maturidade grupal; a implantação de empreendimentos evolutivos grupais; o Megacentro Cultural Holoteca; os campi conscienciológicos; os Colégios Invisíveis da Conscienciologia; a Enciclopédia da Conscienciologia; a rede de atuação intercognópolis; a intercooperação entre os países em prol de ações interassistenciais; a autocosmoética dos indivíduos nivelando os grupos por cima. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as dinâmicas parapsíquicas; o laboratório grupal Acoplamentarium; os resgates em grupo na Baratrosfera; a força do sinergismo grupal multidimensional entre equipins e equipexes na materialização de empreendimentos evolutivos; a união da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) com as comunidades extrafísicas em prol da reurbanização; a glasnost enquanto principal característica das comunexes avançadas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo entre as proéxis individuais em prol da maxiproéxis grupal; o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo singularidade consciencial–complementaridade grupal cosmoética; o sinergismo autenticidade individual–interconfiança grupal; o sinergismo do propósito conjunto; o sinergismo da união de megatrafores. Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do exemplarismo grupal (PEG); o princípio da amparabilidade recíproca na coliderança evolutiva; o princípio da liberdade consciencial; o princípio da autoliderança evolutiva norteando o papel pessoal dentro da atuação grupal; o princípio da descrença (PD) prevenindo qualquer tentativa de coerção intelectual; o princípio evolutivo da intercooperação; o princípio cosmoético do melhor para todos; o princípio assistencial de não acepção de consciências; o princípio do aproveitamento máximo dos trafores dos indivíduos; o princípio da transparência favorecendo o alinhamemto grupal multidimensional. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) convergente ao código grupal de

Cosmoética (CGC); o código das prioridades grupais; o código pessoal de generosidade; o código da megafraternidade. Teoriologia: a teoria da autoliderança evolutiva; a teática da coliderança evolutiva; a teoria da união pela liberdade; a teoria da reurbex; a teoria do curso grupocármico; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a teoria dos Serenões. Tecnologia: as técnicas de dinâmica de grupo e da gestão pela singularidade; a técnica do megafoco evolutivo grupal; a técnica do design thinking ampliando o engajamento grupal e catalisando soluções inovadoras; a técnica da glasnost grupal favorecendo o desassédio e facilitando o alinhamento dos integrantes do grupo; a técnica da gestão por projetos; as técnicas da democracia pura para tomada de decisões grupais; a paratecnologia das Cognópolis. Voluntariologia: a aplicação dos megatrafores no voluntariado e paravoluntariado da Conscienciologia. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Cosmovisiologia; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Liderologia; o Colégio Invisível da Paradiplomacia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Holoconviviologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Maxifraternologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Maxiproexologia. Efeitologia: os efeitos nocivos da normose grupal; os efeitos do desapego ao poder temporal; os efeitos da intercooperação grupal; os efeitos positivos do associativismo e do cooperativismo; o efeito da assunção da singularidade consciencial na eliminação da heterocompetitividade; o efeito da sustentação do propósito evolutivo; o efeito da autodisponibilidade à interassistência; os efeitos surpreendentes das amizades evolutivas; o efeito libertador e pacificador da glasnost grupal; os efeitos evolutivos da união pela liberdade; os efeitos libertários da Parapoliticologia Interassistencial; os efeitos sinérgicos da coliderança evolutiva. Neossinapsologia: as neossinapses do mindset cooperativo. Ciclologia: a compreensão do ciclo protagonismo conjunto–completismo grupal; o ciclo da motivação grupal crescente perante os resultados colhidos; o ciclo transparência pessoal–interconfiança grupal. Enumerologia: o protagonismo conjunto no núcleo familiar; o protagonismo conjunto no ambiente profissional; o protagonismo conjunto no voluntariado; o protagonismo conjunto nas amizades evolutivas; o protagonismo conjunto na sociedade civil organizada; o protagonismo conjunto nas amizades raras; o protagonismo conjunto na coliderança multidimensional. Binomiologia: o binômio equipin-equipex; o binômio duplista conscin amparadora–consciex amparadora; o binômio líder-líder; o binômio leveza-resolutividade; o binômio admiração-discordância; o binômio motivação pessoal–motivação grupal. Interaciologia: a interação reurbin-reurbex; a interação amparadores intrafísicos–amparadores extrafísicos; a interação comunins-comunexes; a interação agenda extrafísica–agenda intrafísica; a interação propósito de valor pessoal–propósito de valor grupal; a interação produtividade pessoal–produtividade grupal; a interação coliderança evolutiva–protagonismo conjunto. Crescendologia: o crescendo autoliderança evolutiva–heteroliderança sadia; o crescendo grupocarma-policarma; o crescendo evolutivo autoliberdade-heteroliberdade; o crescendo autotransparência-heterotransparência; o crescendo autacolhimento-heteracolhimento; o crescendo autaceitação-heteraceitação; o crescendo autoinconflitividade-heteroinconflitividade; o crescendo autoliderança evolutiva–coliderança evolutiva. Trinomiologia: o trinômio local-regional-global; o trinômio simpatia-sintonia-sinergia; o trinômio iniciativa-sustentação-consolidação; o trinômio envolvimento-comprometimento-engajamento; o trinômio transparência-interconfiança-intercooperação; o trinômio amizade-intercooperação-gratidão. Polinomiologia: o polinômio abertismo–altruísmo–amparabilidade–visão de conjunto–intercompreensão–intercooperação; o polinômio do curso grupocármico interprisão-vitimização-recomposição-libertação-policarmalidade. Antagonismologia: o antagonismo união pela interprisão / união pela liberdade; o antagonismo servidão / voluntarismo; o antagonismo poder temporal / poder consciencial; o antagonismo líder / liderado; o antagonismo alienação social / conexão multidimensional. Paradoxologia: o paradoxo da união pela liberdade; o paradoxo do especialista com cosmovisão; o paradoxo interassistencial de quanto mais se doa, mais se recebe; o paradoxo de ser firme com o propósito, porém suave com as pessoas. Politicologia: a lucidocracia; a assistenciocracia; a democracia direta; a cosmoeticocracia; a ideocracia; a autodiscernimentocracia; a proexocracia; a conviviocracia. Legislogia: a lei do maior esforço na sustentação do propósito; a lei da empatia; a lei da interdependência consciencial; a lei da evolução grupal; a lei da interassistencialidade; a lei da inseparabilidade grupocármica. Filiologia: a amparofilia; a empreendedorismofilia; a interassistenciofilia; a conscienciofilia; a traforofilia; a neofilia; a holoconviviofilia; a cosmoeticofilia. Fobiologia: a liderofobia; a neofobia; a xenofobia; a sociofobia; a comunicofobia; a criticofobia; o medo da autoliberdade; o medo da heteroliberdade; o medo da liberdade de expressão. Sindromologia: a síndrome da autovitimização consciencial; a síndrome da dominação; a síndrome da apriorismose; a síndrome da interiorose; a síndrome da insegurança grupal; a síndrome do ansiosismo por parte de membros do grupo atropelando o timing da assistência; a síndrome do perfeccionismo limitando a atuação grupal; a síndrome da dispersão consciencial comprometendo a consecução dos projetos. Maniologia: a mania de priorizar o não essencial; a mania de terceirizar responsabilidades; a mania de olhar apenas para os interesses do próprio grupo; a mania de fazer tudo sozinho; a mania de não pedir ajuda; a mania de centralização por parte dos líderes formais; a mania da autovitimização; a mania de o líder achar-se superior aos demais; a mania de querer controlar os outros; a mania de manipular. Mitologia: o mito de o líder ter todas as respostas; o mito de todo líder ser mais capaz de decidir o melhor para os outros; o mito do salvador da pátria. Holotecologia: a lideroteca; a interassistencioteca; a empreendedorismoteca; a sincronoteca; a grupocarmoteca; a proexoteca; a comunicoteca; a ortopensenoteca; a convivioteca; a politicoteca. Interdisciplinologia: a Coliderologia; a Liderologia; a Empreendedorismologia; a Interassistenciologia; a Cosmovisiologia; a Priorologia; a Cosmoeticologia; a Paradiplomaciologia; a Grupocarmologia; a Holoconviviologia; a Parapercepciologia; a Parassociologia; a Parapoliticologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin protagonista; a minipeça interassistencial lúcida; a conscin líder; a conscin lúcida; a conscin empreendedora; a conscin de ação; o ser desperto; o ser interassistencial; o agente reurbanizador. Masculinologia: o acoplamentista; o epicon; o paravoluntário; o agente retrocognitor; o empreendedor evolutivo; o amparador intrafísico; o exemplarista; o atacadista consciencial; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o exemplarista; o conscienciólogo; o paradiplomata; o parapolítico; o parapercepciologista; o projetor consciente; o conviviólogo; o reurbanizador; o líder conscienciofílico. Femininologia: a acoplamentista; a epicon; a paravoluntária; a agente retrocognitora; a empreendedora evolutiva; a amparadora intrafísica; a exemplarista; a atacadista consciencial;

a intermissivista; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a exemplarista; a consciencióloga; a paradiplomata; a parapolítica; a parapercepciologista; a projetora consciente; a convivióloga; a reurbanizadora; a líder conscienciofílico. Hominologia: o Homo sapiens leader; o Homo sapiens agens; o Homo sapiens palcophilicus; o Homo sapiens responsabilis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens agglutinator; o Homo sapiens maxifraternus; o Homo sapiens politicus; o Homo sapiens paradiplomaticus. V. Argumentologia Exemplologia: miniprotagonismo conjunto = aquele eventual, resultante da extrapolação pessoal patrocinada por amparadores extrafísicos; maxiprotagonismo conjunto = aquele próprio da atuação de teleguiado autocrítico; megaprotagonismo conjunto = aquele próprio da atuação de evoluciólogos e Serenões. Culturologia: a cultura do protagonismo conjunto; a cultura da interassistencialidade; a cultura da intercooperação; a cultura empreendedora; a cultura da participação; a cultura da união pela liberdade; a cultura do universalismo. Recinologia. Sob a ótica da Recinologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 traços conscienciais impedidores da atuação em protagonismo conjunto: 01. Acepção: discriminação de conscins e consciexes devido a critérios pessoais anticosmoéticos. 02. Antitransparência: inclinação à manipulação anticosmoética e decisões em petitcomitê. 03. Apego: afeição aos holofotes e ao status do poder temporal. 04. Arrogância: autoimagem de superioridade aos demais integrantes do grupo. 05. Autoritarismo: imposição da própria vontade ou modo de pensar sobre os demais. 06. Autovitimização: fragilização diante de qualquer intempérie. 07. Carneirismo: tendência a colocar-se na condição de satélite da proéxis alheia. 08. Centralização: postura centralizadora com dificuldade em “passar a bola”. 09. Competição: tendência a competir inclusive com membros do próprio grupo. 10. Dependência: predisposição em buscar respostas em autoridade parapsíquica. 11. Dogmatismo: propensão à coerção intelectual. 12. Dominação: tendência a subjugar os outros. 13. Fechadismo: inclinação à apriorismose, neofobia, hermetismo e / ou sociofobia. 14. Liberofobia: postura controladora, avesso às ideias divergentes e liberdade de expressão. 15. Teoricão: ausência de autexperimentação direta. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o protagonismo conjunto, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autorreeducação liderológica: Liderologia; Homeostático. 02. Coliderança interassistencial: Liderologia; Homeostático. 03. Empreendedorismo reurbanizador: Evoluciologia; Homeostático. 04. Evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático. 05. Interconfiança: Interconfianciologia; Homeostático.

06. Interdependência evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático. 07. Liderança compartilhada: Liderologia; Neutro. 08. Liderança empreendedora: Liderologia; Neutro. 09. Liderança interempática: Liderologia; Homeostático. 10. Liderologia: Politicologia; Neutro. 11. Minipeça interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 12. Sinergia de líderes: Sinergismologia; Homeostático. 13. Sinergismo reurbexológico: Pararreurbanologia; Homeostático. 14. Singularidade assistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 15. Somatório de esforços: Maxiproexologia; Neutro. O PROTAGONISMO CONJUNTO ENTRE CONSCIÊNCIAS INTEGRANTES DE EQUIPINS E EQUIPEXES AMPARADORAS É INEVITÁVEL NO PROCESSO EVOLUTIVO DA INTERASSISTENCIALIDADE REURBANOLÓGICA PREMENTE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já atuou na condição avançada do protagonismo conjunto? Foi mera extrapolação ou trata-se de conquista evolutiva consolidada?
Bibliografia Específica: 1. Marques, Fabio; & Zolet, Simone; Singularidade Consciencial: O Lado Extraordinário do Líder; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 18; N. 2; Seção: Artigo Original; 2 E-mails; 5 enus.; 2 microbiografias; 1 tab.; 5 filmes; 13 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2014; páginas 143 a 154. 2. Idem; Coliderança Evolutiva; Artigo; Conscienciologia Aplicada; Revista; Bienal; Ano 20; N. 13; Seção: Artigo Original; 2 E-mails; 2 enus.; 2 microbiografias; 1 tab.; 7 refs.; Associação Internacional para a Evolução da Consciência (ARACÊ); Domingos Martins, ES; 2020; páginas 42 a 46. 3. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 525, 1.078, 1.092, 1.093 e 1.173. 4. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 282. F. O. M.