Protagonismo Proexológico

O protagonismo proexológico é a assunção lúcida da condição de personagem central da autoproéxis, vivenciada pela conscin, homem ou mulher, honrando a responsabilidade quanto ao planejado no Curso Intermissivo (CI), para esta vida humana.

Você, leitor ou leitora, é, de fato, protagonista da proéxis pessoal? Qual a medida do autexemplarismo e da atração de conscins e consciexes para a realização de tarefas interassistenciais grupais?

      PROTAGONISMO PROEXOLÓGICO
                                       (PROEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O protagonismo proexológico é a assunção lúcida da condição de personagem central da autoproéxis, vivenciada pela conscin, homem ou mulher, honrando a responsabilidade quanto ao planejado no Curso Intermissivo (CI), para esta vida humana.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo protagonista deriva do idioma Francês, protagoniste, e este do idioma Grego, protagonistés, “que combate na primeira fila; que desempenha o papel principal em peça teatral”. Surgiu no Século XVII. O vocábulo programação provém do idioma Latim, programma, “publicação por escrito; edital; cartaz”, e este do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”. Apareceu no Século XX. A palavra existencial procede do mesmo idioma Latim, existentialis, “existencial”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Autoliderança proexológica. 2. Epicentrismo proéxico. 3. Protagonização proexogênica.
          Neologia. As 3 expressões compostas protagonismo proexológico, protagonismo proexológico precoce e protagonismo proexológico maduro são neologismos técnicos da Proexologia.
          Antonimologia: 1. Coadjuvantismo proexológico. 2. Deuteragonismo proexológico. 3. Diletantismo antiproexológico.
          Estrangeirismologia: o protagonismo proexológico da conscin strong profile; o protagonismo proexológico da conscin low profile.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à responsabilidade proéxica.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Proexologia; o holopensene pessoal da incorruptibilidade cosmoética; o holopensene pessoal da interassistencialidade; o materpensene da liderança cosmoética; os prioropensenes; a prioropensenidade; a grupopensenidade proexológica; os proexopensenes; a proexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenindade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a influência do holopensene local na assunção da autoproéxis.
          Fatologia: o protagonismo proexológico; o autodesempenho proéxico; a autoconfiança sustentando a protagonização na proéxis pessoal; o aproveitamento de oportunidades evolutivas viabilizando a assunção da proéxis; as ideias inatas apontando o protagonismo proexológico; o rol de trafores orientando o protagonismo na autoproéxis; a descoberta, a apropriação lúcida e o uso cosmoético do automegatrafor; o surgimento de novas demandas assistenciais; o nível de organização intraconsciencial aferindo a autoliderança na proéxis; o atendimento às responsabilidades proéxicas como profilaxia das interprisões grupocármicas; o combate à pusilanimidade evitando o desviacionismo; o autoconhecimento quanto aos mecanismos de defesa do ego (MDEs) evitando o solapamento do protagonismo proéxico; o ato de abrir mão do desempenho evolutivo medíocre em favor da proatividade rumo ao compléxis (completismo existencial); a multiplicidade de talentos, característica da polivalência do intermissivista, podendo confundir as premissas para as melhores escolhas pró-compléxis; a Inteligência Evolutiva (IE) aplicada; a maximização do uso de aportes existenciais; as autavaliações proexogênicas; o ajuste fino da proéxis; o brio consciencial perante o elenco e o parelenco proexogênico; o exemplarismo da conscin autolíder evolutiva; a liderança interassistencial exercida nos grupos familiar, profissional e na Comunidade Conscienciológia Cosmoética Internacional (CCCI); a força presencial desenvolvida e aplicada cosmoeticamente em favor da aglutinação de talentos; o fato de estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas para a realização de trabalho assistencial da agenda proéxica; a identidade interassistencial caracterizando a protagonização na programação existencial; a assunção do protagonismo decidindo o cumprimento da cláusula determinante da proéxis pessoal; as iniciativas pessoais quanto às estratégias existenciais pró-evolutivas; a proatividade da conscin tornando eficaz o manejo dos aspectos facilitadores e dificultadores, nas realizações necessárias ao cumprimento da proéxis; o fato de a protagonização na autoproéxis ser natural a toda conscin egressa do Curso Intermissivo; o protagonismo proexológico expresso nas 22 posturas evolutivas exemplificadas no Manifesto da Conscienciologia, publicado em 22 de fevereiro de 2014; a responsabilidade do intermissivista residente na Cognópolis Foz.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sustentabilidade energética; o estofo energético e a tara parapsíquica crescentes; a rotina da tenepes inerente ao protagonismo proexológico; a aceleração do autodesenvolvimento parapsíquico; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a blindagem holopensênica quanto às abordagens antiproéxis de conscins e consciexes; a elucidação das decisões e ajustes proexológicos através do parapsiquismo; o uso cosmoético da atratividade das energias conscienciais; a real identidade assumida perante a parelencologia; o amparo extrafísico de função; as amizades extrafísicas profícuas.


                                         III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo protagonismo autoproexológico–protagonismo na proéxis grupal; o sinergismo autoliderança cosmoética–protagonismo proexológico; o sinergismo autoposicionamento–sustentabilidade energética; o sinergismo autoposicionamento–antidispersibilidade; o sinergismo autoposicionamento da conscin–ampliação da atuação das consciexes amparadoras; o sinergismo proxêmica-cronêmica; o sinergismo comprometimento paraprocedencial–alinhamento à proéxis.
         Principiologia: os princípios da proéxis pessoal; o princípio da proéxis singularíssima; a requisição proexológica do princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da cláusula pétrea da autoproéxis; o princípio proéxico da responsabilidade interassistencial; o princípio de, quanto maior o foco na proéxis, maior aproveitamento das oportunidades evolutivas; o princípio do vínculo evolutivo proexológico; o princípio do aproveitamento do tempo para cumprimento da proéxis; o princípio da hiperacuidade nas autopriorizações e autodecisões proexológicas.
         Codigologia: o código intermissivo ínsito refletido no protagonismo proexológico; o código evolutivo do intermissivista; a teática do código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) afirmando o protagonismo proexológico dos integrantes; o código do exemplarismo pessoal (CEP) aplicado ao exercício da liderança; o código pessoal de conduta proexogênica; o código pessoal das prioridades evolutivas; o código de prioridades pessoais (CPP) nos limites cronêmicos da proéxis.
         Teoriologia: a teoria da programação existencial; a teoria da personalidade autoconsciente quanto à proéxis; a teoria da otimização dos recursos conscienciais; a teoria das fases proexológicas; a teoria da autorganização proexológica; a teoria do compléxis; a teática do 1%
de teoria e 99% de prática na assunção da proéxis; a teática do exemplarismo; a teoria da reverberação energética provocada pela conscin protagonista proexológica; a teoria da coerência com a paraprocedência; a teoria da coerência em relação ao Curso Intermissivo; a teoria da lealdade às conscins e consciexes envolvidas na proéxis grupal.
         Tecnologia: a técnica da decisão evolutiva; a técnica da autorreflexão evolutiva; as técnicas proexológicas.
         Voluntariologia: a teática do voluntariado conscienciológico; o especialismo no voluntariado conscienciológico apontando traços do protagonismo proexológico; o voluntariado conscienciológico respaldando o protagonismo proexológico assumido.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico das retrocognições.
         Colegiologia: o Colégio Invisível dos Proexistas; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Maxiproexologia.
          Efeitologia: o aporte energético proporcionado pelas consciexes amparadoras como efeito da assunção do protagonismo proexológico; o aumento da representatividade multidimensional da conscin enquanto efeito do autoposicionamento perante os compromissos proexológicos assumidos durante o Curso Intermissivo; o efeito halo do posicionamento do intermissivista ao assumir o protagonismo na autoproéxis.
          Ciclologia: a evitação do ciclo autocorrupção–ganho secundário; a evitação do ciclo pusilanimidade-inércia; o ciclo fase preparatória da autoproéxis–fase executiva da autoproéxis; a compreensão do ciclo protagonismo proexológico–completismo existencial.
          Binomiologia: o binômio compromisso-cumprimento.
          Interaciologia: a interação autoproéxis–proéxis grupal.
          Crescendologia: o crescendo interassistencial egocarma-grupocarma-policarma.
          Trinomiologia: o trinômio autoposicionamento–autoliderança proexológica–exemplarismo; o trinômio autocosmoética-autocoerência-autenticidade.
          Polinomiologia: o polinômio autorreflexão-autoposicionamento-autorrecin-autoproexogenia; o polinômio patológico decidofobia-postergação-inércia-incompletismo.
          Antagonismologia: o antagonismo protagonismo prático / coadjuvantismo teórico.
          Paradoxologia: o paradoxo da conscin intermissivista esvaziada de sentindo para a própria existência, cercada de milhares de consciências assistíveis; o paradoxo autonomia evolutiva–interdependência grupocármica.
          Legislogia: a lei da responsabilidade perante o grupo evolutivo; a lei da proéxis; a lei da maxiproéxis grupal (buscar o prioritário da proéxis para não perder as companhias evolutivas).
          Filiologia: a autodecidofilia; a proexofilia; a maxiproexofilia; a evoluciofilia; a teaticofilia; a cosmoeticofilia; a interassistenciofilia.
          Fobiologia: a superação da hipengiofobia; a superação da compromissofobia; a superação da fobia da autexposição; a superação da fobia de errar.
          Sindromologia: a supressão da síndrome da autossubestimação consciencial; a eliminação da síndrome da mediocrização; a superação da síndrome da insegurança.
          Holotecologia: a proexoteca; a evolucioteca; a volicioteca; a prioroteca; a decidoteca; a disciplinoteca; a traforoteca; a potencioteca; a energossomatoteca; a interassistencioteca; a intermissioteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Proexologia; a Intermissiologia; a Evoluciologia; a Priorologia; a Autodecidologia; a Autodeterminologia; a Autocoerenciologia; a Autocosmoeticologia; a Interassistenciologia; a Interprisiologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: o ser desperto; a conscin interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin tenepessista; a conscin consciente quanto à proéxis; a conscin autora de Conscienciologia; a conscin minipeça de máximecanismo assistencial; a conscin engajada em voluntariado conscienciológico; a conscin completista existencial.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
         Hominologia: o Homo sapiens proexista; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens responsabilis; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens decidophilicus; o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens cohaerens; o Homo sapiens authenticus; o Homo sapiens completista.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: protagonismo proexológico precoce = a assunção de autoliderança na realização da programação existencial na adolescência; protagonismo proexológico maduro
 = a assunção de autoliderança na realização da programação existencial na adultidade.
         Culturologia: a cultura conscienciológica da Proexologia; a cultura da Autocoerenciologia Proexogênica; a cultura da Autolucidologia Proexológica; a cultura da Autoproexologia; a cultura da Maxiproexologia; a cultura da autorresponsabilidade evolutiva.
         Margem. Atinente a Autevoluciologia, acovardar-se diante das responsabilidades proexológicas acordadas é estacionar a própria história evolutiva e ficar à margem da proéxis grupal.
         Traforologia. Assumir o protagonismo na proéxis pessoal requer da conscin a apropriação dos trafores adquiridos ao longo da seriéxis e a aplicação do conhecimento haurido no Curso Intermissivo, levando-a a manifestar-se de modo mais condizente com a realidade consciencial.
         Abrangência. Assumir autoliderança proéxica é abrir mão da acomodação em subnível para ampliar a abrangência assistencial, atuando em patamar de quem pode mais. Protagonismo proexológico é autonomia evolutiva na prática.
         Prontidão. O protagonismo proexológico é a condição de prontidão da conscin frente às vicissitudes inerentes ao cumprimento de toda proéxis.
         Ganhos. Mediante a Experimentologia, eis, em ordem alfabética, 10 efeitos homeostáticos pró-evolutivos do protagonismo proexológico assumido:
         01. Aceleração: aceleração da evolução pessoal.
         02. Amparabilidade: facilitação da aproximação das consciexes amparadoras.
         03. Antimelex: evitação da melancolia extrafísica.
         04. Antimelin: evitação da melancolia intrafísica.
         05. Autenticidade: aumento da autenticidade consciencial.
         06. Autocognição: incremento da intelecção quanto ao próprio modus operandi.
         07. Autopacificação: satisfação pessoal, bem-estar.
         08. Compléxis: convergência ao compléxis.
         09. Interassistencialidade: potencialização da interassistencialidade.
         10. Sincronicidades: aumento qualitativo e quantitativo das sincronicidades esclarecedoras.
         Dificultadores. Segundo a Autopesquisologia, eis, em ordem alfabética, 10 aspectos intraconscienciais dificultadores da assunção do protagonismo proexológico:
         01. Arrogância.
         02. Autocorrupção franca.
         03. Egocentrismo.
         04. Hedonismo.
         05. Indecisão patológica.
             06.   Indolência.
             07.   Irresponsabilidade.
             08.   Perfeccionismo.
             09.   Robotização.
             10.   Sociofobia.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o protagonismo proexológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
             02. Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático.
             03. Atitude antiproéxis: Proexologia; Nosográfico.
             04. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro.
             05. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático.
             06. Autodestravamento: Proexologia; Homeostático.
             07. Capacidade ociosa proexológica: Proexometrologia; Nosográfico.
             08. Desviacionismo: Proexologia; Nosográfico.
             09. Farol proexogênico: Autevoluciologia; Homeostático.
             10. Omniexposição: Conviviologia; Neutro.
             11. Ponteiro consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
             12. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
             13. Prioridade proexológica: Autoproexologia; Homeostático.
             14. Senso de orientação existencial: Evoluciologia; Homeostático.
             15. Subsunção proexológica: Maxiproexologia; Neutro.
  O PROTAGONISMO PROEXOLÓGICO CHANCELA A LEALDADE DA CONSCIN INTERMISSIVISTA À AUTOPARAPROCEDÊNCIA E EVIDENCIA IGUALMENTE A AUTODETERMINAÇÃO LÚCIDA NA REALIZAÇÃO EXITOSA DA PROÉXIS.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, é, de fato, protagonista da proéxis pessoal? Qual a medida do autexemplarismo e da atração de conscins e consciexes para a realização de tarefas interassistenciais grupais?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Alexander Steiner; & Cristiane Ferraro; 172 p.; 40 caps.; 15 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2ª Ed. rev.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1998; páginas 9 a 141.
             2. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 272, 312, 316, 421, 509, 612, 613, 615, 723 e 738.
                                                                                                                   S. A. R.