O propósito de mudança é a intenção, a motivação e o objetivo prático de promover modificações, seja no contexto de vida pessoal da conscin, homem ou mulher, seja na vida das demais consciências, buscando contribuir, da forma mais atacadista possível, para o melhoramento dos aspectos doentios do Planeta Hospital-Escola.
Você, leitor ou leitora, tem propósito de mudança claramente estabelecido? Pretende se empenhar na dinamização da autevolução e da interassistência, em bases cosmoéticas? Ou está esperando a vida conduzí-lo(a)?
PROPÓSITO DE MUDANÇA (AUTOPROEXOLOGIA) I. Conformática Definologia. O propósito de mudança é a intenção, a motivação e o objetivo prático de promover modificações, seja no contexto de vida pessoal da conscin, homem ou mulher, seja na vida das demais consciências, buscando contribuir, da forma mais atacadista possível, para o melhoramento dos aspectos doentios do Planeta Hospital-Escola. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo propósito deriva do idioma Latim, propositum, particípio passado de propositus, e este de proponere, “pôr diante, expor à vista, determinar; apresentar; propor; oferecer; declarar; referir; relatar; narrar; fixar; marcar”. Apareceu no Século XIV. A palavra mudança vem, igualmente, do idioma Latim, mutare, “mudar; alterar; transformar; divergir; desfigurar; permutar; deslocar”. Surgiu também no Século XIV. Sinonimologia: 1. Desejo de mudança; desejo de transformação. 2. Motivação para a mudança; motivação para a reciclagem existencial. 3. Busca por melhoramentos; busca por melhorias. 4. Engajamento evolutivo. 5. Reeducação consciencial. Neologia. As 3 expressões compostas propósito de mudança egocármico, propósito de mudança grupocármico e propósito de mudança policármico são neologismos técnicos da Autoproexologia. Antonimologia: 1. Estagnação evolutiva; inércia existencial. 2. Manutenção do status quo. 3. Busca por novidades fúteis. 3. Desmotivação. 4. Perpetuação das interprisões grupocármicas. 5. Aventureirismo existencial. 6. Propósito inconstante. 7. Busca pelo heterorreconhecimento social. Estrangeirismologia: o feedback gerado com a mudança; o flow durante as reflexões sobre as mudanças; o workaholism interferindo no propósito de mudança; o perfil consciencial homeostático do risk-taker; a mudança do status quo; o turning point evolutivo; o timing da mudança. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à promoção das mudanças evolutivas. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Mudança: propósito vital. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal das aprendizagens evolutivas; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os pensenes de mudança em momentos indevidos; a volatilidade pensênica; os pensenes norteadores da mudança em momentos inesperados; a seleção dos pensenes apropriados às reflexões sobre as mudanças; a seletividade pensênica; a higienização pensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os pensenes de serenidade confirmando o propósito de mudança. Fatologia: o propósito de mudança; o empenho cosmoético pró-completismo existencial; o desejo de mudança determinando a escolha profissional; a motivação pelo desafio de solucionar problemas; a motivação pelo autodesenvolvimento consciencial; o propósito de realizar algo relevante para a Sociedade; a autocosmoética devendo imperar em todas as ações de mudança; a incerteza quanto ao futuro e ao efeito das próprias decisões de mudança; a convivência saudável com os níveis de incerteza pessoal; a ansiedade em mudar de trabalho; a volatilidade dos planos de mudança; o medo de a vida passar em branco; a ambição saudável; o atacadismo consciencial; o planejamento estratégico pessoal evolutivo; o propósito de mudança de cidade e de país sendo fonte de experiências de vida enriquecedoras; o objetivo prático de colocar-se em situações de aprendizagens significativas ao cumprimento satisfatório da autoprogramação existencial; a fase preparatória da proéxis; o período de grandes mudanças necessárias no início da fase executiva da proéxis; a prática do autoparapsiquismo lúcido e interassistencial enquanto propósito de mudança megadesafiador nessa existência intrafísica; a rotina ideal de estudo e pesquisa; a lucidez na reflexão sobre a proéxis pessoal; a sensibilidade com as causas sociais; as mudanças voltadas para o bem-estar das demais consciências; a criticidade cosmoética; a aceleração da História Humana. Parafatologia: o propósito de mudança do padrão pensênico através da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o propósito de mudar de dimensão consciencial durante a projeção consciente (PC); o propósito de iniciar a tenepes em momento oportuno, a fim de potencializar outras mudanças; o propósito de mudança de trabalho extrafísico, mais avançado, na próxima intermissão. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo propósito cosmoético de mudança–autenticidade consciencial; o sinergismo mudança autoplanejada–mudança compulsória; o sinergismo valores conscienciais–metas evolutivas; o sinergismo talentos pessoais–trabalho interassistencial; o sinergismo metas proexológicas–oportunidades evolutivas; o sinergismo megatrafor-autoproéxis. Principiologia: o princípio da autenticidade consciencial; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da busca por experiências de vida evolutivamente enriquecedoras; o princípio dos fatos guiando as autorreflexões sobre a mudança; o princípio de calcular bem a quem e quando comunicar o propósito de mudança; o princípio de ninguém mudar ninguém; o princípio da interdependência; o princípio de ninguém evoluir sozinho. Codigologia: o código de valores pessoais; o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando as mudanças; o código pessoal de priorização evolutiva. Teoriologia: a teoria da proéxis; a teoria da conta-corrente holocármica; a teoria da reurbéxis. Tecnologia: as mudanças realizadas no campo da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); a técnica de viver evolutivamente; a técnica da autorreflexão nos momentos adequados; a técnica do EV; a técnica da Higiene Consciencial; a técnica da invéxis; a técnica da recéxis; a técnica do planejanemento estratégico evolutivo da vida; a técnica do registro dos prós e contras; a técnica do levar tudo de eito; a técnica do atacadismo consciencial. Voluntariologia: as recins e as recéxis propiciadas pelo voluntariado conscienciológico; o voluntariado enquanto transgressão mudancista aos princípios do Capitalismo selvagem. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos. Efeitologia: o desejo de mudança enquanto efeito patológico da instabilidade emocional; os efeitos evolutivos do propósito de mudança; o efeito da autopesquisa conscienciológica nas mudanças pessoais; os efeitos dos posicionamentos íntimos nos acontecimentos. Neossinapsologia: as mudanças gerando neossinapses e as neossinapses gerando mudanças; as sinapses atuais oferecendo resistência à criação de neossinapses nas mudanças; a reciclagem das retrossinapses abrindo espaço para as neossinapses. Ciclologia: o ciclo contínuo propósito de mudança–efetivação da mudança; o ciclo doentio dúvida-ansiedade-precipitação; o ciclo de mudanças da vida; os ciclos de realização da autoproéxis; o neociclo autevolutivo. Enumerologia: o ideal de mudança; a reflexão sobre a mudança; o projeto de mudança; a decisão de mudança; o plano de mudança; a ação da mudança; a avaliação da mudança. Binomiologia: a manutenção do binômio hábitos saudáveis–neorrotinas úteis; o binômio autodesafio–talento evolutivo; o binômio recin-recéxis; o binômio planeta hospital–planeta escola. Interaciologia: a interação ausculta consciencial–atenção aos fatos; a interação automotivação–indícios de autoproéxis; a interação hora–local da autorreflexão sobre as mudanças prioritárias. Crescendologia: o crescendo não saber–duvidar–ter certeza; o crescendo cegueira proexista–miopia proexista–visão proexista–paravisão proexista; o crescendo varejismo consciencial–atacadismo consciencial; o crescendo proexológico egocarma-grupocarma-policarma. Trinomiologia: o trinômio decisão-posicionamento-mudança; o trinômio recebimento-retribuição-contribuição; o trinômio autodeterminante “eu quero–eu posso–eu consigo”. Polinomiologia: o polinômio mudança-renovação-aprendizagens-evolução; o polinômio propósito de mudança–engajamento–intercooperação–melhoria. Antagonismologia: o antagonismo autoposicionamento / autocorrupção; o antagonismo dúvida / certeza; o antagonismo autassédio / autodesassédio; o antagonismo autenfrentamento / pusilanimidade; o antagonismo meta autevolutiva / ausência de meta; o antagonismo espectador da vida / protagonista da evolução; o antagonismo autodiscernimento evolutivo / alienação consciencial. Paradoxologia: o paradoxo de a mudança ser constante na vida, o tempo todo e, ainda assim, haver tantas consciências resistentes à mudança; o paradoxo patológico de o interesse ingênuo de mudar o mundo ser motivado pelos próprios interesses egoicos; o paradoxo de o propósito de mudança exigir, ao mesmo tempo, saber agir e saber esperar. Politicologia: a voliciocracia; a educaciocracia; a sociocracia; a tecnocracia; a evoluciocracia; a proexocracia; a cosmoeticocracia; a democracia pura. A implantação de políticas públicas eficazes qualificando as mudanças sociais. Legislogia: os resultados da lei do maior esforço evolutivo aplicada ao propósito de mudança; a lei de ação e reação; a lei da interdependência consciencial; a lei de causa e efeito; as leis da sincronicidade. Filiologia: a neofilia; a decidofilia; a autorganizaciofilia; a autocogniciofilia; a evoluciofilia; a autorraciocinofilia; a interassistenciofilia; a proexofilia. Fobiologia: a fronemofobia; a centofobia; a cainofobia; a neofobia; a decidofobia; a proexofobia; a fobia ao fracasso. Sindromologia: a síndrome da ribalta; a síndrome da dispersão consciencial; a superação da síndrome da mediocridade; a síndrome da autovitimização; a síndrome da interiorose; a síndrome da apriorismose; a síndrome do canguru. Maniologia: a abulomania; a monomania; o combate à megalomania. Mitologia: o mito de a mudança ser, sempre, positiva. Holotecologia: a experimentoteca; a reeducacioteca; a evolucioteca; a intrafisicoteca; a proexoteca; a reurbanoteca. Interdisciplinologia: a Autoproexologia; a Cosmoeticologia; a Reeducaciologia; a Interassistenciologia; a Grupocarmologia; a Coerenciologia; a Autodiscernimentologia; a Habitologia; a Megatraforologia; a Mutaciologia; a Evoluciologia; a Politicologia; a Civilizaciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin mudancista; a conscin pré-serenona vulgar; a conscin eletronótica; o epicentro consciencial interassistencial; a isca humana lúcida; o ser desperto. Masculinologia: o gestor; o empreendedor; o professor; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a gestora; a empreendedora; a professora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens mutator; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens inventor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens agitator; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens evolutiologus. V. Argumentologia Exemplologia: propósito de mudança egocármico = a automotivação genuína da consciência em aprender o máximo possível na escola da vida; propósito de mudança grupocármico = a automotivação genuína da consciência em melhorar o padrão dos relacionamentos interconscienciais, no dia a dia, a começar pela família nuclear; propósito de mudança policármico = a automotivação genuína da consciência em desenvolver trabalhos interassistenciais, a fim de colaborar para a evolução social e parassocial. Culturologia: a cultura da mudança; a mudança da cultura organizacional; a cultura da educação mudando os diferentes setores da Sociedade. Tipologia. A partir da Experimentologia, eis listados em ordem alfabética, 10 tipos de mudanças propositadas, com alguns exemplos correspondentes, capazes de principiar cosmovisão sobre o assunto: 01. Mudança de atividade profissional: emprego; carreira autônoma; empresa. 02. Mudança de carreira: nova graduação; pós-graduação; novo trabalho. 03. Mudança de endereço: bairro; cidade; país. 04. Mudança de foco: família; saúde; meta. 05. Mudança de hábitos: alimentação; esporte; lazer sadio; leitura. 06. Mudança de planos: viagem; estudo; investimento. 07. Mudança de prioridade: formação acadêmica; autossuficiência financeira; gescon. 08. Mudança de regime trabalhista: part time; full time. 09. Mudança de rotina: atividade física; trabalho; autopesquisa; escrita. 10. Mudança de voluntariado: função; área; instituição. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o propósito de mudança, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Desafio da proéxis: Proexologia; Homeostático. 02. Devir: Evoluciologia; Neutro. 03. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático. 04. Intermissão mudancista: Intermissiologia; Homeostático. 05. Meta autevolutiva: Autoproexologia; Homeostático. 06. Mudança de ego: Egocarmologia; Neutro. 07. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 08. Ponteiro consciencial: Holomaturologia; Homeostático. 09. Predisponência à reciclagem: Recexologia; Homeostático. 10. Priorização da proéxis: Proexologia; Homeostático. 11. Propósito ansiolítico: Mentalsomatologia; Homeostático. 12. Pseudossuperação: Autenganologia; Nosográfico. 13. Recin: Recexologia; Homeostático. 14. Reeducação social: Reeducaciologia; Homeostático. 15. Revolução conscienciológica: Evoluciologia; Homeostático. O PROPÓSITO DE MUDANÇA, QUANDO EMBASADO NO AUTODISCERNIMENTO COSMOÉTICO, IMPULSIONA A AUTEVOLUÇÃO E ACELERA O ALCANCE DA INTERASSISTÊNCIA, RUMO AO COMPLETISMO EXISTENCIAL. Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem propósito de mudança claramente estabelecido? Pretende se empenhar na dinamização da autevolução e da interassistência, em bases cosmoéticas? Ou está esperando a vida conduzí-lo(a)? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 646 a 653. 2. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Kátia Arakaki; 174 p.; 40 caps.; 32 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 5 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 9 a 11. F. E. S.