Proéxis Internacional

A proéxis internacional é a programação existencial cujo objetivo principal é a conexão, integração, mediação e interação da conscin intermissivista, homem ou mulher, com outras consciências intrafísicas ou grupos procedentes de diversas culturas, etnias, nacionalidades ou nações, em qualquer local do Planeta, constituindo o público-alvo assistencial no contexto da maxiproéxis grupal.

Você, leitor ou leitora, admite ter planejado a proéxis internacional no Curso Intermissivo? Aproveita as oportunidades evolutivas para a interassistência planetária em neopatamar evolutivo?

      PROÉXIS INTERNACIONAL
                                    (MAXIPROEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A proéxis internacional é a programação existencial cujo objetivo principal é a conexão, integração, mediação e interação da conscin intermissivista, homem ou mulher, com outras consciências intrafísicas ou grupos procedentes de diversas culturas, etnias, nacionalidades ou nações, em qualquer local do Planeta, constituindo o público-alvo assistencial no contexto da maxiproéxis grupal.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo programação procede do idioma Latim, programma, “publicação por escrito; edital; cartaz”, e este do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”. Surgiu no Século XX. A palavra existencial provém do idioma Latim, existentialis, “existencial”. Apareceu em 1898. O vocábulo internacional provém do idioma Francês, international, e do idioma Inglês, international, “internacional”. Surgiu em 1858.
          Sinonimologia: 1. Proéxis planetária. 2. Proéxis global. 3. Proéxis mundial.
          Neologia. As 3 expressões compostas proéxis internacional, proéxis internacional a menor e proéxis internacional a maior são neologismos técnicos da Maxiproexologia.
          Antonimologia: 1. Proéxis interplanetária. 2. Proéxis nacional. 3. Proéxis regional.
          Estrangeirismologia: a overview da Conscienciologia no Planeta; o upgrade consciencial na interação com outras nações; o open mind para o intercâmbio cultural; os tours reurbanológicos internacionais; os insights cosmovisiológicos; a International Week.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à interassistência proéxica internacional.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Pátria, não. Internacionalização. Existem proéxis grupais.
          Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: – My country is the world (Meu país é o mundo; Thomas Paine, 1737–1809).
          Proverbiologia. Eis 3 provérbios relacionados ao tema: – Aonde fores, faz o que vires. Sozinhos vamos mais rápido, em grupo vamos mais longe. Não há maior universalismo que escrever numa língua diferente da materna.
          Ortopensatologia. Eis, em ordem alfabética, 3 ortopensatas relativas ao tema:
          1. “Intercâmbio. O intercâmbio conscienciológico intercontinental é mais produtivo quando realizado em dupla, mais especificamente, em dupla evolutiva”.
          2. “Pacto. Na maxiproéxis, o contrato é coletivo. Através da discussão se chega ao acordo. Através do debate se chega ao consenso. Através do acordo e do consenso se chega à Cosmoética”.
          3. “Pátria. A pátria da megafraternidade é o Cosmos”.
          Filosofia: o trinômio holofilosófico Cosmoética-Universalismo-Megafraternismo.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do universalismo; os proexopensenes; a proexopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os lexicopensenes; a lexicopensenidade; os poliglotopensenes; a poliglotopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene multicultural do intermissivista; as fases da adaptação ao neo-holopensene cultural; o holopensene de integração e cooperação entre nações; o materpensene da expansão internacional.
          Fatologia: a proéxis internacional; a maxiproéxis grupal internacional; o nomadismo consciencial e proexogênico; a hora H para o intercâmbio internacional; a proéxis internacional no país de origem; a itinerância internacional tarística; as viagens internacionais; a migração proexológica de intermissivistas para a formação de múltiplas Cognópolis; a radicação na Cognópolis de Foz do Iguaçu; a escolha de país na condição de megadecisão crítica de destino; a mudança planejada de país embasada no discernimento e em valores intermissivos; os acertos grupocármicos nos países de origem e de destino; o rapport grupocármico favorecendo os reencontros de destino; a adaptabilidade consciencial a novos ambientes e grupos de atuação dentro da maxiproéxis grupal; a reciclagem intraconsciencial do intermissivista estrangeiro, condição sine qua non à sustentação holossomática; a bússola proexológica priorizada apesar das adversidades no âmbito internacional; as amizades internacionais evolutivas; a disponibilidade interassistencial e flexibilidade nos movimentos migratórios entre nações; a internacionalização e expansão da Conscienciologia; os encontros, as semanas internacionais de intermissivistas e os congraçamentos maxiproéxicos; o intercâmbio de experiências entre proexistas estrangeiros; o desenvolvimento do poliglotismo; a partilha internacional do saber conscienciológico em outros idiomas; a docência multilíngue; o intercâmbio global de pesquisas e gestações conscienciológicas; as publicações mentaissomáticas multilíngues; o dicionário poliglótico dos neologismos da Conscienciologia; as traduções de gescons e conteúdos da Conscienciologia e Projeciologia; a bibliodiáspora conscienciológica; a assunção de identidade interassistencial do proexista internacional na própria especialidade proexológica e holobiográfica; a harmonia e integração entre os agentes e Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o terceiro tempo do Curso Intermissivo (CI) no acesso aos préintermissivistas em todo o globo terrestre; o desapego cosmoético geopolítico; a vivência da megafraternidade e do universalismo na prática.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as lembranças do Curso Intermissivo; as diásporas e paradiásporas, favorecendo as reurbins e reurbexes; a influência do holocarma das nações no intercâmbio internacional; a atuação da parelencologia nos momentos críticos evolutivos; as imersões retrocognitivas para o entendimento das recomposições grupocármicas no país de residência; as projeções conscienciais (PCs) assistidas para a escolha do país de destino; o acesso à holomemória para ampliar a compreensão de minipeça na maxiproéxis grupal; os paracontatos com evoluciólogos, auxiliando na cosmovisão maxiproexológica dos grupos participantes; a lealdade à paraprocedência extrafísica, independente da base física; a lucidez quanto aos riscos calculados da mudança internacional; o desenvolvimento da desperticidade para o atendimento ao público-alvo de assistência intra e extrafísico; o parambulatório e os prenúncios da ofiex a partir dos trabalhos maxiproexológicos desempenhados.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo proéxis internacional–seriéxis; o sinergismo tenepes-reurbex; o sinergismo equipin–equipex holocultural; o sinergismo da Conscienciologia na expansão internacional do corpus de neoideias; o sinergismo temperamento pessoal–holopensene cultural; o sinergismo do casal bicultural; o sinergismo dos intermissivistas residindo em diferentes partes do mundo; o sinergismo geopolítico local ideal (Proxêmica)–momento adequado (Cronêmica).
          Principiologia: o princípio do Universalismo; o princípio da responsabilidade evolutiva; o princípio da restauração evolutiva; o princípio da ampliação do acerto; o princípio dos paradeveres conscienciais; o princípio da prioridade compulsória; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da convivialidade sadia; os princípios da Carta de Estrasburgo.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código de conduta do proexista; o código de Ética dos tradutores; os códigos de conduta para estrangeiros; os códigos sociais de cada cultura.
          Teoriologia: a teoria das migrações; a teoria do holocarma da consciência; a teoria do holocarma das nações; a teoria da adaptabilidade cultural; a teoria do curso grupocármico; a teoria da reurbex; a teoria do Estado Mundial.
          Tecnologia: a técnica da invéxis; a técnica da recéxis; a técnica da dupla evolutiva (DE); a técnica da tenepes; a técnica do detalhismo nas traduções conscienciológicas; a técnica da cosmoconsciência; as técnicas paradiplomáticas; as técnicas de mediação interconsciencial entre diferentes culturas; a técnica da empatia na aquisição do senso universalista.
          Voluntariologia: os voluntários estrangeiros; o voluntariado a distância; o voluntariado na tradução de artigos, livros ou legendagem de vídeos; o voluntariado na tradução simultânea em eventos; o voluntariado nos Serviços Interassistenciais para a Internacionalização da Conscienciologia (ISIC); o voluntariado na recepção aos visitantes estrangeiros no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); o voluntariado na área internacional das instituições conscienciocêntricas; o voluntariado no Conselho Internacional de Neologística (CINEO); o voluntariado na Comissão de Integração Internacional da União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Seriexologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da cosmoconsciência; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da paz; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível dos Tenepessistas; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Autexperimentologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Parapoliticologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Seriexologia.
          Efeitologia: o efeito da reurbex; o efeito dos intermissivistas estrangeiros na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); o efeito do respeito interconsciencial na maxiproéxis internacional; o efeito arrastante do bom exemplo dos encontros internacionais; os efeitos conscienciais do intercâmbio cultural; os efeitos do abertismo consciencial no convívio cotidiano da conscin com outras culturas.
          Neossinapsologia: as neossinapses do proexista poliglota internacional colaborando para o desenvolvimento futuro do conscienciês; a aceleração sináptica do dicionário cerebral analógico na interação com outras culturas; as neossinapses necessárias para conviver em diferentes nações; a predisposição sináptica para a abertura ao desconhecido; o papel das neossinapses no desenvolvimento da flexibilidade holopensênica pessoal; os locais favorecedores ao desenvolvimento de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo euforin-primener-cipriene nos megaeventos internacionais; o ciclo de adaptação cultural lua-de-mel–rejeição–ajuste–domínio; o ciclo proexológico assunção da identidade proexológica internacional–visto no país–mudança internacional–adaptação holopensênica cultural–engajamento maxiproexológico; o ciclo viagens–oportunidade de autopesquisa–reciclagens intraconscienciais; a observação do critério de atividade no ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo agrupamento-diáspora-reagrupamento.
          Enumerologia: a cláusula da proéxis internacional; a maxiproéxis internacional; a proéxis grupal internacional; a extraproéxis internacional; a moréxis internacional; a maximoréxis internacional; a reproéxis internacional.
          Binomiologia: o binômio intercâmbio cultural–cláusula pétrea; o binômio adaptabilidade cultural–plasticidade evolutiva; o binômio leis-costumes; o binômio afinidade–rejeição multicultural; o binômio compatibilidade cultural–conciliabilidade proexológica; o binômio memória-holomemória; o binômio precipitação-postergação; o binômio grupo-pioneirismo.
          Interaciologia: a interação nativo-estrangeiro no voluntariado tarístico; a interação Cognópolis Foz do Iguaçu–voluntários no mundo; a interação visto-proéxis-invéxis; a interação temperamento–holopensene cultural–holocarma da nação; a interação país de origem–país de destino; os saldos evolutivos a partir da interação com diferentes culturas; a interação genética-paragenética; a interação senso universalista–senso de fraternidade do tenepessista; a interação fôrma holopensênica–país de destino; a interação acesso à neomesologia–evocação de retrocognições.
          Crescendologia: o crescendo interassistencial ego-grupo-policarmalidade; o crescendo cosmovisiológico cidade-país-continente-planeta; o crescendo voluntariado na área internacional–itinerância internacional proexológica–movimentação migratória proexológica; o crescendo pioneirismo passadológico–expansão internacional; o crescendo adaptabilidade cultural–adaptação proexológica; o crescendo da conscin interassistente minus-senior; o crescendo conscin bilíngue–conscin bicultural.
          Trinomiologia: a aceleração do trinômio intelectualidade-comunicabilidade-parapsiquismo; o trinômio abertismo consciencial–poliglotismo–universalismo; o trinômio assunção da identidade proexológica–resgate do público-alvo assistencial–epicentrismo multidimensional; o trinômio proexológico aportes-responsabilidades-retribuição; o trinômio cultura aquisitiva–cultura executiva–cultura distributiva.
          Polinomiologia: o polinômio acolhimento–orientação–encaminhamento–follow up; o polinômio interprisão-vitimização-recomposição-libertação-policarmalidade; o polinômio cultural subjetivo modo de ver–modo de sentir–modo de pensar–modo de reagir; o polinômio aquisição-consecução-distribuição-colheita; o polinômio parafiliação–pertencimento pessoal–emigração–neocidadania proexológica; o polinômio autoconscienciometria-autoconsciencioterapia-autorrecin-autadaptabilidade; o polinômio Paradiplomaciologia-Paradireitologia-Parassociologia-Parapoliticologia.
          Antagonismologia: o antagonismo cosmopolitismo / interiorose; o antagonismo atacadismo / varejismo; o antagonismo evolutivo reagrupamento / diáspora; o antagonismo preconceito racial / abertismo cultural; o antagonismo mudança refletida / mudança irrefletida; o antagonismo poder anticosmoético / autocrítica cosmoética; o antagonismo consciencial autorrevezamento / saudosismo; o antagonismo Cosmovisiologia / fechadismo; o antagonismo vontade de acertar / medo de errar.
          Paradoxologia: o paradoxo de ser estrangeiro e ser portador da síndrome do estrangeiro (SEST); o paradoxo de sair do país e vivenciar outra cultura para entender melhor a própria; o paradoxo de ajudar mais o grupocarma do país de origem a partir do país de destino; o paradoxo da neocidadania proexológica reinserir a consciência à retrocultura; o paradoxo de a atuação universalista prescindir da necessidade de viajar para o exterior.
          Politicologia: a cosmocracia; a democracia pura; a evoluciocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a meritocracia; a assistenciocracia; a proexocracia.
          Legislogia: as leis migratórias como desafio para os intermissivistas estrangeiros; as leis de cooperação internacional entre países impactando na proéxis grupal; a lei das cláusulas pétreas maxiproexológicas; as leis da proéxis; a lei da adaptabilidade; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei de causa e efeito do holocarma das nações.
          Filiologia: a neofilia; a lexicofilia; a conscienciofilia; a culturofilia; a adaptaciofilia; a evoluciofilia; a cogniciofilia.
          Fobiologia: a xenofobia; a bibliofobia; a fobia de cometer erros ao se comunicar com o nativo; a decidofobia; a interaciofobia; a sociofobia; a reciclofobia.
          Sindromologia: a evitação da síndrome de inadaptação cultural; a profilaxia da síndrome de Ulisses; a remissão da síndrome do ostracismo; a vitória sobre a síndrome do estrangeiro; a superação da síndrome da mesmice.
          Maniologia: a dromomania; a mania de competir entre nacionalidades; a mania de rotular o estrangeiro; a mania de defender a pátria; a mania da segregação, a partir do trinômio posição-prestígio-poder; a nostomania.
          Mitologia: o mito de a grama do vizinho ser sempre mais verde, ao comparar países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento; o mito da terra prometida.
         Holotecologia: a proexoteca; a cosmoteca; a culturoteca; a convivioteca; a holomnemoteca; a teaticoteca; a interassistencioteca; a cosmovisioteca; a diplomacioteca; a evolucioteca; a Holoteca.
         Interdisciplinologia: a Maxiproexologia; a Adaptaciologia; a Holoculturologia; a Multiculturologia; a Geopoliticologia; a Holocarmologia; a Interaciologia; a Paradiplomaciologia; a Parapoliticologia; a Reurbexologia; a Traduciologia; a Universalismologia; a Viajologia; a Cosmoconscienciologia.


                                           IV. Perfilologia

         Elencologia: a conscin nômade; a conscin internacional; o ser universalista; a conscin neofílica; a pessoa polivalente; o grupocarma de origem e de destino; a conscin adaptada; a conscin viajada; o ser desperto; o ser Serenão.
         Masculinologia: o proexista internacional; o intercambista cultural; o cosmopolita; o estrangeiro; o multiculturólogo; o autor itinerante; o tradutor; o poliglota; o polímata; o diplomata; o parapoliticólogo; o paradireitólogo; o pioneiro; o descobridor; o desbravador; o precursor; o vanguardista; o renovador; o abridor de caminho; o viajante; o cognopolita; o migrante; o repatriado; o exilado; o expatriado; o asilado; o infiltrado cosmoético; o reurbanizador; o apoiante; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo lúcido; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o maxiproexista; o maxiproexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o teletertuliano; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o evoluciólogo.
         Femininologia: a proexista internacional; a intercambista cultural; a cosmopolita; a estrangeira; a multiculturóloga; a autora itinerante; a tradutora; a poliglota; a polímata; a diplomata; a parapoliticóloga; a paradireitóloga; a pioneira; a descobridora; a desbravadora; a precursora; a vanguardista; a renovadora; a abridora de caminho; a viajante; a cognopolita; a migrante; a repatriada; a exilada; a expatriada; a asilada; a infiltrada cosmoética; a reurbanizadora; a apoiante; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva lúcida; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a maxiproexista; a maxiproexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a teletertuliana; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a evolucióloga.
         Hominologia: o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens libertarius; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens adaptabilis; o Homo sapiens migrator; o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens reurbanisator; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens recyclans.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: proéxis internacional a menor = a programação existencial universalista, doadora, multicultural do intermissivista, minipeça do maximecanismo grupal evolutivo, visando o incremento do saldo positivo das contas ego, duplo e grupocármica e a abertura do saldo positivo da conta policármica; proéxis internacional a maior = a programação existencial universalista, doadora, multicultural do intermissivista, minipeça do maximecanismo grupal evolutivo, visando o incremento dos saldos positivos das contas ego, duplo, grupo e policármica.
          Culturologia: a cultura de paz; o multiculturalismo; a cultura do respeito interconsciencial; a cultura da megafraternidade; a cultura da linguagem universal; as relações interculturais; as normas culturais e de etiqueta.
          Tipologia. Em função da atuação geográfica da conscin intermissivista, no contexto da proéxis internacional, diferenciam-se 3 tipos de atuação proexológica, em ordem crescente:
          1. Proéxis internacional glocal: a conscin proexista atua glocalmente, a partir do país de origem.
          2. Estadia ou itinerância proexológica internacional: a conscin proexista viaja periodicamente para outro país com atuação ostensiva.
          3. Movimentação migratória proexológica: a conscin proexista muda de país para dedicar-se à consecução de tarefas proexológicas.
          Itinerâncias. Há marcos evolutivos internacionais grupais registrados na Holomemória da Conscienciologia, seja devido à abrangência interassistencial, ao volume de participantes, ou aos resultados alcançados, ressaltando o II Congresso Internacional de Conscienciologia e I Forum Internacional da Conscienciologia (FIC), Barcelona (Espanha), em 1999; o III Congresso Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, Nova York (USA), em 2002 e, o I Encontro de Intermissivistas, Conscientiology Interact, Estrasburgo (França), em 2018.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a proéxis internacional, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Adaptabilidade migratória internacional: Adaptaciologia; Homeostático.
          03. Autoinserção cultural: Adaptaciologia; Neutro.
          04. Bibliodiáspora conscienciológica: Reurbexologia; Homeostático.
          05. Congraçamento maxiproéxico: Grupocarmologia; Homeostático.
          06. Conscin estrangeira: Autexperimentologia; Neutro.
          07. Maxiproéxis: Maxiproexologia; Homeostático.
          08. Movimentação migratória: Sociologia; Neutro.
          09. Neocidadania proexológica: Proexologia; Homeostático.
          10. Nomadismo proexogênico: Interassistenciologia; Homeostático.
          11. Parapoliticologia: Evoluciologia; Homeostático.
          12. Poliglotismo interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          13. Princípio da restauração evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          14. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
          15. Viagens internacionais: Autorrecexologia; Neutro.
   O PROTAGONISTA DA PROÉXIS INTERNACIONAL ABRE
  AS PORTAS DA POLICARMALIDADE, ATENTO AO FLUXO DO COSMOS E ÀS OPORTUNIDADES EVOLUTIVAS DE CONEXÃO COM INTERMISSIVISTAS AO REDOR DO MUNDO.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite ter planejado a proéxis internacional no Curso Intermissivo? Aproveita as oportunidades evolutivas para a interassistência planetária em neopatamar evolutivo?
           Bibliografia Específica:
           1. Ruiz de Martín-Esteban Martínez, Virginia; Proéxis Internacional; Artigo; Proexologia; Revista; Anuário; Vol. 4; N. 4; 4 enus.; 4 refs.; Associação Internacional da Programação Existencial (APEX); Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 62 a 76.
           2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 890 e 1.266.
           3. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisores Erotides Louly; & Helena Araújo; 164 p.; 40 caps.; 18 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 16 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 5a Ed. rev.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; página 20.
           4. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 221 e 290.
           Webgrafia Específica:
           1. Gonzalez et al.; Perspectivas Teóricas sobre a Adaptação do Expatriado: uma Abordagem Multidimensional; Artigo; XXXV Encontro da ANPAD; Rio de Janeiro, 4 a 7 de setembro de 2011; 41 refs.; disponível em:
<http://www.anpad.org.br/admin/pdf/GPR130.pdf>; acesso em: 15.08.2019.
           2. Robertson, Roland; Glocalization: time-space and homogenity-heterogeneity (2) in Global Modernities; 1995; disponível em: <https://warwick.ac.uk/fac/arts/history/students/modules/hi31v/syllabus/week18/robertson-1995. pdf>; acesso em: 04.04.2019.


                                                                                                                         V. R.