A primazia do agora é o posicionamento de a consciência dar prioridade de tempo e atenção ao momento presente, sem desconsiderar as experimentações passadas e os projetos futuros.
Você, leitor ou leitora, já fez a análise autocrítica sobre como experimenta o momento presente? Consegue desfrutá-lo sem ignorar as retrovivências e analisando possíveis consequências para o futuro?
PRIMAZIA DO AGORA (AUTOLUCIDOLOGIA) I. Conformática Definologia. A primazia do agora é o posicionamento de a consciência dar prioridade de tempo e atenção ao momento presente, sem desconsiderar as experimentações passadas e os projetos futuros. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo primazia vem do idioma Latim Medieval, primatia, “superioridade; excelência”. Apareceu no Século XVII. O vocábulo agora vem do idioma Latim, haec hora, “nesta hora; neste momento”. Surgiu no Século XVIII. Sinonimologia: 1. Primazia do instante presente. 2. Primazia do momento vivido. 3. Primado do aqui-agora. Antonimologia: 1. Primazia do ontem. 2. Primazia do amanhã. 3. Obnubilação. Estrangeirismologia: o momento do turning point; o instante do insight; a experiência da mindfullness. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Priorologia Evolutiva. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Hoje: primazia evolutiva. Vida: presente eterno. Autevolução ocorre agora. Coloquiologia: a hora de encarar a vida como ela é; a hora de não deixar para depois; a hora de não permitir o tempo passar sem ser visto; a hora de tornar-se quem se quer ser; a hora de pensar corretamente; a hora de ser, fazer e reagir diferente; a hora da virada evolutiva; a hora de sair de si e deixar de lado as ruminações mentais para enxergar as consciências assistíveis. Citaciologia: – Nunca fazemos questão do tempo presente. Antecipamos o futuro como lento demais a chegar, como para apressar-lhe o curso; ou chamamos de volta o passado, para o deter como demasiadamente rápido; tão imprudentes que vagueamos nos tempos que não são nossos e não pensamos naquele único que nos pertence; tão vãos que sonhamos com os que já não são nada e escapamos sem reflexão ao único que subsiste (Blaise Pascal, 1623–1662). Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas pertinentes ao tema, citadas na ordem alfabética: 1. “Dependências. O passado depende mais da memória, o presente do autodiscernimento e o futuro da imaginação”. 2. “Desperdício. Quem pensa unicamente no passado, ou no futuro, desperdiça o presente”. 3. “Eternidade. A eternidade é a ininterrupta duração do presente”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da hiperacuidade multidimensional; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; o corte dos oniropensenes; a contenção da oniropensenidade; a opção pelos ortopensenes; a construção da ortopensenidade; a dedicação aos evoluciopensenes; a consolidação da evoluciopensenidade; a autopensenização com a prevalência do passado ou futuro sendo capaz de anestesiar as apreensões da realidade; o espaço pensênico deixado livre para sustentar a atenção ao presente; o favorecimento à clareza autopensênica; a autopensenidade vigilante; a assunção da responsabilidade pelo conteúdo da autopensenização; a pesquisa das temáticas recorrentes nos autopensenes durante os solilóquios; o momento de reciclar os autopensenes; a escolha diária pela disciplina autopensênica; a ruptura com possíveis hábitos patopensênicos; a criação e conservação de holopensene existencial desassediado, harmônico, revigorante favorecendo a produtividade autevolutiva; a implantação gradativa, a cada instante vivido, de holopensene pessoal pró-evolutivo. Fatologia: a primazia do agora; a opção pela lucidez quanto ao vivenciado no presente; o respeito ao momento presente; o agora enquanto o único tempo disponível para ser vivido; a autexperimentação somente ocorrendo no agora; a brevidade do instante presente; o controle da ansiedade requerido para lidar com a celeridade da dissipação do agora; o instante capaz de determinar o ato do próximo instante; o ato presente trazendo consequências para o futuro mediato e imediato; o apego ao passado e o medo do futuro obscurecendo a visão do presente; os passatempos inúteis desperdiçando o tempo de hoje; os excessos da presença virtual levando às ausências no presente real; a curiosidade e o interesse trazendo o foco mental para o presente; o choque de realidade trazendo compulsoriamente o foco mental para o agora; a conexão com o ambiente vivencial; a hiperacuidade quanto ao contexto evolutivo experienciado; as pré-concepções arraigadas impedindo a análise correta da vivência presente; o comprometimento afetivo e cognitivo com a realidade do entorno favorecendo o aumento de acertos evolutivos. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático favorecendo a fixação do foco mental no aqui-agora multidimensional; o momento de manter os resguardos holossomáticos; o instante das paraexperimentações; a atenção dividida necessária para ater-se ao presente multidimensional; o desenvolvimento parapsíquico requisitando a atenção concomitante nos fenômenos e parafenômenos; a lucidez física refletindo na qualidade da paralucidez; a prontidão holossomática favorecendo viver-se evolutivamente cada momento da existência. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo agudez dos sentidos somáticos–agudez dos atributos mentais–agudez das percepções extrassensoriais; o sinergismo autolucidez intrafísica–paralucidez. Principiologia: o princípio de todo momento ser único; o príncípio do devagar e sempre; o princípio do exemplarismo cosmoético; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio de não acumpliciamento com o erro identificado; o princípio pessoal de ser preferível a dura realidade à mais doce ilusão; o princípio da descrença (PD). Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) auxiliando a sopesar o melhor a ser feito a cada minuto vivido. Tecnologia: a técnica de aproveitamento máximo do tempo evolutivo; a técnica do acoplamento energético; a técnica da desassim; a técnica do autencapsulamento energético; a técnica da esnobação cosmoética; a técnica da autodisciplina pensênica; a técnica da passividade alerta. Voluntariologia: a teática multidimensional do voluntário conscienciológico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana. Efeitologia: os efeitos do passado na construção do presente; os efeitos do presente na construção do futuro. Neossinapsologia: o incremento voluntário de estímulos favorecedores da formação de neossinapses. Ciclologia: o ciclo sementeira-colheita; o ciclo assim-desassim. Enumerologia: a vivência da atenção plena; a consciência da respiração; a sensação do toque físico; a experimentação da troca afetiva; a constatação do intercâmbio energético; a apreensão da realidade multidimensional; a exercitação da autovigilância holossomática. A vivência do prazer e da dor; a consciência da alegria e da tristeza; a sensação do relaxamento e da tensão; a experimentação da lucidez e da obnubilação; a constatação do autocontrole e do autodesequilíbrio; a observação do enfrentamento e da esquiva; a exercitação da neovivência e do condicionamento. A vivência do encontro e da despedida; a consciência da fala e da escuta; a sensação da atração e da repulsa; a experimentação do apego e do desapego; a constatação do amparo e do assédio; a observação da conexão e da desconexão; a exercitação do convívio e do isolamento. Binomiologia: o binômio cronêmica-proxêmica; o binômio anterioridade-posterioridade; o binômio saudade do passado–esperanças do futuro; o binômio higiene holossomática–desintoxicação consciencial; o binômio harmonia holossomática–disciplina mentalsomática. Interaciologia: a interação lembrança incômoda–preocupação futura; a interação revivendo o passado–ensaiando o futuro; a interação ressentimento do passado–medo do futuro; a interação entorpecimento sensório–insensibilidade parapsíquica; a interação fragilidade emocional–fantasia; a interação imaginação indomada–confusão mental; a interação apego ao passado e ao futuro–negação do presente. Crescendologia: o crescendo completismo diário–completismo existencial; o crescendo autobiografia-holobiografia. Trinomiologia: o trinômio alienante passado fantasiado–presente imaginário–futuro idealizado; o trinômio aqui-agora-já; o trinômio motivação-trabalho-lazer. Polinomiologia: o polinômio patológico preocupação-ansiedade-estresse-esgotamento-infelicidade. Antagonismologia: o antagonismo presença / ausência; o antagonismo comportamental escolha lúcida da ação / piloto automático. Paradoxologia: o paradoxo de a fuga do presente para proteger-se do desprazer poder impedir o desfrute dos momentos prazerosos; o paradoxo de o pequeno prazer momentâneo ser capaz de acarretar grande desprazer no futuro; o paradoxo de o presente já ser o futuro evolutivo. Politicologia: a meritocracia evolutiva. Legislogia: a lei de causa e efeito. Filiologia: a conscienciofilia; a assistenciofilia; a neofilia; a cognofilia; a parapsicofilia; a priorofilia; a cosmoeticofilia. Sindromologia: a automatização do presente na síndrome da robotização existencial; a dulcificação do presente na síndrome de Poliana; a dramatização do presente na síndrome da autovitimização. Mitologia: o mito da falta de tempo; o mito da realidade imutável. Holotecologia: a experimentoteca; a psicossomatoteca; a comunicoteca; a convivioteca; a socioteca; a hemeroteca; a parafenomenoteca. Interdisciplinologia: a Autolucidologia; a Priorologia; a Autodiscernimentologia; a Parapercepciologia; a Autopesquisologia; a Proexologia; a Comunicologia; a Reeducaciologia; a Recinologia; a Holomaturologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens atilator; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens lucidologus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens despertus. V. Argumentologia Exemplologia: primazia do agora equivocada = o monopólio da atenção ao presente, esquecendo de relacionar os atos de hoje às prováveis consequências para o porvir; primazia do agora acertada = a prevalência da atenção ao presente, aproveitando os atos de hoje para efetivar as recomposições necessárias, as autoqualificações esperadas e as preparações planejadas. Culturologia: a cultura da hiperacuidade multidimensional. Motivaciologia. Sob a ótica da Parapatologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 5 condições nosográficas passíveis de serem mantidas pela ausência de primazia do agora: 1. Devaneio. O uso de fantasias monopolizadoras do mundo íntimo para não enfrentar certa realidade considerada desagradável. Desse modo, mantém-se tal realidade inatacada. 2. Insônia. A sucumbência às estressantes ruminações infrutíferas sobre o vivido e as preocupações mortificadoras quanto ao futuro. Desse modo, inaproveita-se o horário previsto ao descanso. 3. Procrastinação. A elaboração de desculpas para adiar o cumprimento de compromissos para quando algo idealizado vier a acontecer. Desse modo, aumenta-se o rol de pendências insolúveis. 4. Saudosismo. O apego ao passado idealizado. Desse modo, permite-se novas perdas de oportunidades e companhias no presente. 5. Tédio. A opção pelo menosprezo do agora. Desse modo, desperdiça-se o tempo intrafísico disponível. Benefícios. Concernente à Autolucidologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 9 especialidades conscienciológicas com os respectivos benefícios evolutivos provenientes da primazia do agora: 1. Autopesquisologia: a verificação das reações holossomáticas usuais; a percepção das dores emocionais para poderem ser tratadas e superadas. O desapego da infelicidade passada dissipa as patoenergias associadas e permite usufruir do presente. 2. Despertologia: a sustentação da autoimunidade perante as pressões holopensênicas obnubilantes; a manutenção da refratariedade às intrusões patopensênicas. A capacidade de diagnosticar e proteger-se em holopensenes assediados permite a consolidação da autodesassedialidade. 3. Discernimentologia: a decisão pensada sobre agir ou reagir a determinado contexto; a deliberação sobre desfrutar, adiar ou recusar a satisfação. A autocrítica aplicada ao agora permite a avaliação da escolha diária entre enfrentar a realidade ou refugiar-se na fantasia. 4. Energossomatologia: a constatação das interações energéticas onipresentes; a confirmação das repercussões energéticas das evocações de conscins e consciexes. A perspicácia energossomática permite optar oportunamente pelo acoplamento ou autencapsulamento energéticos. 5. Lucidologia: a hiperacuidade quanto às sensações, percepções e parapercepções, sem interferência de onirismos e achismos; a atenção às condições passíveis de obscurecer a acuidade dos próprios atributos conscienciais. A minimização de distorções e más interpretações permite apreensões mais fidedignas das realidades intra, inter e extraconscienciais. 6. Parapercepciologia: a identificação de sinaléticas energéticas e parapsíquicas; a verificação da fugacidade dos parafenômenos. A diminuição de inferências dispensáveis no momento da paravivência permite o aprofundamento no parafenômeno sem mascaramentos. 7. Proexologia: a utilização prolífica do tempo existencial; o caminho evolutivo singular traçado e trilhado conscientemente momento a momento. A clareza quanto às milhares de decisões diárias inevitáveis permite a manutenção do rumo no evolutivamente prioritário. 8. Projeciologia: a sustentação da paralucidez nas projeções conscientes; a melhora nas rememorações projetivas devido à atenção acurada aos paracontextos. A coleta de parainformações permite as autocomprovações de paravivências lúcidas. 9. Somatologia: a correção da postura corporal; a detecção de sensações e sinais orgânicos de bom ou mau funcionamento. O estado de alerta perante as ocorrências intra e extrafísicas permite a diminuição dos riscos de acidentes. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a primazia do agora, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Anestesia midiática: Psicossomatologia; Neutro. 02. Apego à perda: Perdologia; Nosográfico. 03. Apreço pela autolucidez: Autolucidologia; Homeostático. 04. Aqui-agora multidimensional: Paracronologia; Neutro. 05. Autoconsciencialidade: Holomaturologia; Homeostático. 06. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático. 07. Choque de realidade: Surpreendenciologia; Neutro. 08. Clorofórmio popular: Intrafisicologia; Neutro. 09. Despertez: Autopercucienciologia; Neutro. 10. Evolução da autolucidez: Autolucidologia; Homeostático. 11. Hiperacuidade: Holomaturologia; Neutro. 12. Instante cosmoetificador: Autocosmoeticologia; Homeostático. 13. Momento inesquecível: Mnemossomatologia; Neutro. 14. Nível de lucidez: Autolucidologia; Homeostático. 15. Vigília contínua: Autolucidologia; Homeostático. CADA ATO DA CONSCIÊNCIA NO MOMENTO PRESENTE PODE MANIFESTAR O NÍVEL DE RESPEITO AO PASSADO PESSOAL E DE APREÇO AO PRÓPRIO FUTURO, ALÉM DA CAPACIDADE DE DECIDIR O MELHOR PARA TODOS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já fez a análise autocrítica sobre como experimenta o momento presente? Consegue desfrutá-lo sem ignorar as retrovivências e analisando possíveis consequências para o futuro? Filmografia Específica: 1. Click. País: EUA. Data: 2006. Duração: 107 min. Gênero: Comédia. Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português; Inglês; Espanhol; Chinês; Coreano; & Tailandês. Direção: Frank Coraci. Elenco: Adam Sandler; Kate Beckinsale; & Christopher Walken. Produção: Adam Sandler; Neal Moritz; Jack Giarraputo; Steve Koren; & Mark O’Keefe. Desenho de Produção: Perry Andelin Blake. Roteiro: Steve Koren; & Mark O’Keefe. Fotografia: Dean Semler. Montagem: Rick Baker. Companhia: Sony Pictures. Sinopse: o estressado workaholic Michael Newman não tem tempo para a esposa e os filhos, pois vive tentando impressionar o malagradecido chefe a fim de conseguir merecida promoção. Então, ao conhecer Morty, vendedor maluco, ele encontra a resposta para as orações: o controle remoto mágico lhe permitindo contornar pequenas distrações cotidianas com resultados progressivamente desastrosos. Mas quando utiliza demais o aparelho, deixando mudo, pulando cenas e voltando outras com a família e amigos, o controle gradualmente toma conta da vida e começa a programá-lo nesta agitada e engraçada comédia totalmente fora de controle. Bibliografia Específica: 1. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Contrassensos Regressivos: o Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; 2a Ed.; pref. Antonio Pitaguari; 640 p.; 3 seções; 44 caps.; 9 citações; e-mail; 391 enus.; 1 foto; glos. 200 termos; 1 microbiografia; 19 siglas; 8 tabelas; posf.; 327 refs.; 2 apênds.; alf.; 22,5 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; página 152. 2. Rónai, Paulo; Dicionário Universal Nova Fronteira de Citações; Revisores Marco Antonio Varella Alliz; Umberto Figueiredo Pinto; & Henrique Tarnapolsky; 3a Ed.; Nova Fronteira; Rio de Janeiro; 1885; página 795. 3. Tolle, Eckhart; O Poder do Agora: um Guia para a Iluminação Espiritual; (The Power of Now); trad. Iva Sofia Gonçalves Lima; revisores Antonio dos Prazeres; Renata Dib; & Sérgio Bellinello Soares; 240 p.; 10 caps.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro; 2002; páginas 15 a 71. 4. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 482, 505 e 645. 5. Willians, Mark; Penman, Willians; Atenção Plena: Mindfulness – Como Encontrar a Paz em Um Mundo frenético; (Mindfullness: a practical guid to finding peace in a frantic world); trad. Ivo Korytowski; revisores Hermínia Totti; Jean MarcelMontassier; & Renata Dib; 208 p.; 12 caps.; 37 enus.; 2 esquemas; 16 x 23 cm; Sextante; Rio de Janeiro; 2015; páginas 10 a 44. A. L.