A previsão da autocondição pós-dessomática é a técnica prospectiva de inferir sobre a possível situação pessoal após a morte biológica, a partir da análise autocrítica do próprio estado atual, a fim de avaliar as ações a serem efetivadas hoje capazes de favorecer o encaminhamento da autevolução para o futuro almejado.
Você, leitor ou leitora, costuma refletir sobre os possíveis investimentos para melhorar as próprias condições na próxima intermissão e ressoma? Com quais resultados práticos?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 PREVISÃO DA AUTOCONDIÇÃO PÓS-DESSOMÁTICA (SERIEXOLOGIA) I. Conformática Definologia. A previsão da autocondição pós-dessomática é a técnica prospectiva de inferir sobre a possível situação pessoal após a morte biológica, a partir da análise autocrítica do próprio estado atual, a fim de avaliar as ações a serem efetivadas hoje capazes de favorecer o encaminhamento da autevolução para o futuro almejado. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo previsão vem do idioma Latim, praevidere, “ver antes; perceber; descobrir”. Surgiu no Século XV. O elemento de composição auto deriva do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo condição provém do idioma Latim, conditio, “fórmula de entendimento entre duas pessoas; condição fixada reciprocamente; arranjo; pacto; convenção, especialmente de casamento; situação”, e por extensão, “partido; situação resultante de algum pacto”, e este de condicere, “fixar acordo; convencionar; pedir; exigir; reclamar em juízo”. Apareceu no Século XIII. O prefixo pós procede também do idioma Latim, post, “atrás de; depois de (no espaço e no tempo); depois; em segundo lugar; em seguida; pouco depois”. A palavra descartar é constituída pela preposição des, do mesmo idioma Latim, de, “de cima de; de fora de; procedente de; em; sobre; no alto de; debaixo de; depois de; do meio de; à custa de; feito de; em vez de; acerca de; contra”, e pelo elemento de composição cart, derivado igualmente do idioma Latim, charta, e esta do idioma Grego, khártés, “folha de papel; folha escrita; livro; registro público; documentos escritos”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo somático provém do idioma Francês, somatique, e este do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Apareceu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Prospectiva do próprio estado depois da dessoma. 2. Prognóstico da situação pessoal após a morte biológica. Neologia. As 3 expressões compostas previsão da autocondição pós-dessomática, previsão curta da autocondição pós-dessomática e previsão longa da autocondição pós-dessomática são neologismos técnicos da Seriexologia. Antonimologia: 1. Imprevisão da autocondição pós-dessomática. 2. Imprevidência quanto à autocondição pós-dessoma. 3. Desinteresse sobre a autocondição após a dessoma. Estrangeirismologia: a awareness quanto à autocontinuidade multiexistencial; a previsão do lifetime na presente ressoma; o levantamento do próprio background cognitivo e experiencial; o inventário das selfperformances cosmoéticas; o investimento na aquisição de know-how evolutivo; a estimativa sobre o próprio curriculum vitae multiexistencial; a prospectiva relativa ao possível timeline da seriéxis pessoal. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à Seriexologia. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Dessoma: certeza esquecida. Dessoma: crise anunciada. PL: ensaio dessomático. Coloquiologia: o ato de tomar as rédeas da própria evolução; a recusa em deixar-se ser levado pela vida; o realismo autocrítico dirimindo a ilusão de furar o céu. Ortopensatologia. Eis, em ordem alfabética, 5 ortopensatas pertinentes ao tema: 1. “Amigos. Pelas suas conscins amigas nesta dimensão humana, você pode calcular as suas futuras consciexes amigas depois da segunda dessoma.” 2. “Autopreparação. Habitue-se a viver esta existência humana em nível mentalsomático elevado e você estará amanhã, na condição de consciex, inteiramente preparado para viver, no período intermissivo, em Comunex Evoluída.” 3. “Dessomática. A fim de se dessomar e já promover o descarte do energossoma, na segunda dessoma, o que se pode fazer hoje é dominar o estado vibracional (EV), o parapsiquismo e a assistência lúcida.” 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o l o g i a 4. “Pré-Intermissão. O mais inteligente é a conscin aprender a trabalhar com as energias conscienciais (ECs) hoje, pois precisará de tal desenvoltura interassistencial na próxima intermissão quanto aos resgates extrafísicos.” 5. “Pré-Intermissiologia. A atuação interassistencial na Baratrosfera é bem distinta das atividades com o mentalsoma nas Comunexes Evoluídas. A consciência precisa se sair bem em quaisquer holopensenes ou dimensões existenciais. Para as conscins intermissivistas saírem exitosas existem as tarefas da Pré-Intermissiologia.” II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Autorrevezamentologia; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a reeducação da autopensenidade sobre o tema da dessoma; o ato de pensenizar a longuíssimo prazo considerando a próxima dessoma, vida intermissiva e ressoma; a sustentação de holopensene pró-autolucidez extrafísica; o exercício de pensenizar considerando a autocontinuidade multiexistencial. Fatologia: a previsão da autocondição pós-dessomática; a prospectiva da própria situação no estágio após a dessoma; a opção pelo autequilíbrio pós-dessomático; o empenho pelo bem-estar pós-dessomático; o ortoposicionamento pré-dessomático de aproveitar a vida intrafísica adquirindo neocognições e neoexperiências até o último minuto; o desenvolvimento do senso de autocontinuidade multiexistencial. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o parafato de a realidade intraconsciencial não mudar após a dessoma; as vivências parafenomênicas comprovando a própria condição multidimensional; as projeções lúcidas permitindo o desvendamento da vida extrafísica; o preparo consciencial para candidatar-se a funções em equipex assistencial no período intermissivo; as constatações parapsíquicas sobre a autocontinuidade multiexistencial. III. Detalhismo Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio do temperamento não mudar apenas pela dessoma; o princípio da conservação pelas consciências da bagagem evolutiva conquistada; o princípio da evolução interassistencial; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da primazia das energias conscienciais (ECs) cosmoéticas; o princípio do Cosmos estar sob controle inteligente e cosmoético. Codigologia: o ato de honrar as cláusulas do código pessoal de Cosmoética (CPC) proporcionando bem-estar intraconsciencial no pós-dessoma. Tecnologia: a técnica de aproveitamento máximo do tempo evolutivo. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana. Efeitologia: o efeito da reflexão sobre a própria dessoma na aceitação das alheias. Neossinapsologia: a busca pela formação de neossinapses sobre a autocontinuidade multiexistencial. Ciclologia: a autobagagem cognitiva e experiencial mantida ao longo do ciclo dessoma-intermissão-ressoma. Binomiologia: a busca pela simultaneidade do binômio tanatose-bitanatose. Crescendologia: a aspiração pelo crescendo de homeostasia intraconsciencial. Paradoxologia: o paradoxo de ser preferível a dura realidade à mais doce ilusão. Politicologia: a admissão da meritocracia evolutiva. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo aplicada à autevolução lúcida; as leis da Fisiologia Humana; as leis da Parafisiologia; a lei da interdependência consciencial; a lei da afinidade interconsciencial; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da causa e efeito. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Filiologia: a neofilia; a parapsicofilia; a autocriticofilia; a autocognofilia; a raciocinofilia; a recinofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a extinção da tanatofobia. Mitologia: a desconstrução do mito da automutação espontânea; a eliminação do mito da solução mágica. Holotecologia: a proexoteca; a energoteca; a projecioteca; a dessomatoteca; a intermissioteca; a ressomatoteca; a parapsicoteca. Interdisciplinologia: a Seriexologia; a Futurologia; a Priorologia; a Pré-Intermissiologia; a Dessomatologia; a Pós-Dessomatologia; a Intermissiologia; a Paraprocedenciologia; a Ressomatologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens praevisor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens evolutiologus. V. Argumentologia Exemplologia: previsão curta da autocondição pós-dessomática = a avaliação da possível situação pessoal no período intermissivo; previsão longa da autocondição pós-dessomática = a avaliação da possível situação pessoal na próxima vida intrafísica. Culturologia: a cultura da Dessomatologia; a cultura da Holomaturologia. Dessomatologia. O estudo da dessoma fundamentado nas teáticas conscienciológicas modifica a compreensão e o modo de lidar com o inevitável descarte do corpo físico. Aspiração. A desdramatização e o enfrentamento da autodessoma incita ponderações sobre o próprio futuro intermissivo e ressomático, além de instigar a pergunta: como almejo estar na vida pós-dessoma? Prognósticos. A avaliação das condições holossomáticas e existenciais atuais fornecem dados para inferências lógicas sobre o provável encaminhamento ao longo do tempo de tais condições, ou seja, a possível situação pessoal após a dessoma. Esta análise realista leva à questão: estou no caminho de ter a vida pós-dessomática almejada? 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o l o g i a Diagnósticos. Examinar as automanifestações e os contextos atuais permite antecipar possíveis condições no pós-dessoma, tanto as favoráveis quanto as desfavoráveis à paralucidez intermissiva. É inteligente empenhar-se para sustentar as aquisições favoráveis e investir em eliminar ou minimizar as desfavoráveis. O próprio amanhã não será muito diferente do hoje se nada for feito para mudar a si mesmo. Autopesquisa. Os diagnósticos e os prognósticos realizados tornam possível antever impeditivos ao alcance da condição pós-dessoma almejada, bem como a avaliação autocrítica sobre os recursos já existentes, e os a adquirir, capazes de favorecer a consciência solucionar satisfatoriamente os problemas surgidos na ocasião. É relevante avaliar: quais investimentos podem ser feitos hoje para conseguir melhores condições holossomáticas e existenciais no futuro? Impeditivos. Sob a ótica da Autocriticologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 5 impeditivos ao bem-estar pós-dessoma, seguidos de 4 questionamentos, os 2 primeiros referentes à autodessoma e os outros 2 relativos às condutas habituais, servindo de tira-teima para as respostas anteriores, sugeridos para auxiliar nas avaliações sobre a provável condição pós-dessoma: 1. Apego. Na autodessoma, haverá algo capaz de manter você apegado à dimensão intrafísica? Quais cognições, reflexões e ações seriam necessárias para facilitar o desapego quando da desativação somática? No dia a dia, como são as reações pessoais perante ciclo apego-desapego? Surgem sofrimentos excessivos quando o desapego se faz premente? 2. Dependência. Na autodessoma, você deixará conscins dependentes da própria presença física? Seria possível solucionar tais dependências, sem deixar omissões afetivas, para evitar preocupações e / ou evocações desestabilizantes? No dia a dia, como reage quando pessoas criam dependências de você? No caso das dependências inevitáveis, alternativas são pensadas para o caso de ocorrer dessoma inesperada? 3. Expectativas. Na autodessoma, existirão expectativas frustras sobre possíveis paravivências? Qual o grau de motivação para prevenir futuras frustrações autodesequilibradoras por meio do confronto racional de tais expectativas com os prováveis parafatos? No dia a dia, quando a realidade se impõe você costuma frustrar-se? Com qual frequência? 4. Inadaptação. Na autodessoma, quais dificuldades você provavelmente terá para adaptar-se ao estado de consciex? Quais ponderações e vivências otimizariam a futura ambientação à existência extrafísica? No dia a dia, como você costuma reagir às mudanças repentinas de contextos vivenciais? O ritmo das adaptações exigidas é ágil ou lento? 5. Obnubilação. Na autodessoma, quais condições tenderão a reduzir a paralucidez? Quais recursos e habilitações seriam capazes de eliminar ou minimizar tais redutores? No dia a dia, você atinge nível satisfatório de lucidez nas projeções conscienciais e vivências parafenomênicas? Autesforços são aplicados ao incremento da autolucidez multidimensional? Aclimatação. A dessoma lúcida requisita a adaptação ao neocontexto extrafísico e o desapego de pessoas, pré-humanos, ambientes, hábitos, rotinas, objetivos, tarefas, projetos e do próprio soma. Quem antecipa problemas tem maior probabilidade de solucioná-los eficazmente. Realismo. Há quem crie expectivas sobre a vida intermissiva, tais como reencontros com entes queridos e parafunções a serem exercidas. Tais expectativas podem se tornar frustras caso não se considere a possibilidade de neorressomas das consciências amigas, bem como se não houver a devida capacitação pessoal, durante a presente ressoma, para adquirir o gabarito requisitado pelos amparadores extrafísicos para o encarregarem das parafunções desejadas. Metas. A conscin calculista cosmoética define as metas evolutivas para a próxima intermissão e ressoma, pondera sobre os possíveis obstáculos para o atingimento das mesmas e direciona esforços para adquirir competências e méritos capazes de aumentar as possibilidades de alcançá-las com éxito. Investimentos. Concernente a Autevoluciologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 5 investimentos favorecedores da conquista de melhores condições existenciais na futura vida intermissiva e intrafísica: 1. Cognição. Quais conhecimentos, a serem adquiridos e aprofundados no agora, são essenciais para a ortocondução da própria existência no período intermissivo e neorressoma? En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 2. Competência. Quais habilitações, a serem conquistadas e aprimoradas no agora, são fundamentais para o recebimento de parafunções assistenciais de amparadores extrafísicos na intermissão e na próxima proéxis? 3. Neomundividência. Quais aspectos da mundividência conscienciológica, a serem ampliados e consolidados no agora, são imprescindíveis para o resgate da lucidez na intermissão e na neovida intrafísica? 4. Profilaxia. Quais posturas e reciclagens, a serem priorizadas e efetivadas no agora, são determinantes para a ruptura de possível cadeia de erros renitentes, evitando a recorrência dos mesmos na vida pós-dessoma? 5. Realização. Quais realizações, a serem planejadas e concretizadas no agora, são indispensáveis para obter autossatisfação, autaprovação cosmoética e autoconfiança na capacidade de orientar-se evolutivamente na existência intra e extrafísica? VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a previsão da autocondição pós-dessomática, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autoprevisão existencial: Autevoluciologia; Homeostático. 02. Balanço pré-evoluciólogo: Autoproexologia; Homeostático. 03. Colheita intermissiva: Evoluciologia; Homeostático. 04. Comitê de pararrecepção: Intermissiologia; Neutro. 05. Cultura da Dessomatologia: Seriexologia; Homeostático. 06. Despedida: Psicossomatologia; Neutro. 07. Inversão interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 08. Meta existencial final: Proexologia; Homeostático. 09. Paramizade: Parapercepciologia; Homeostático. 10. Paratarefa do amparador: Amparologia; Homeostático. 11. Posicionamento pré-dessomático: Intrafisicologia; Homeostático. 12. Previsão da autossobrevida: Autoproexogramologia; Neutro. 13. Prova pós-dessomática: Autorrevezamentologia; Neutro. 14. Recepção pós-dessomática: Intermissiologia; Homeostático. 15. Senso de autocontinuidade multiexistencial: Seriexologia; Neutro. AS PREVISÕES DA AUTOCONDIÇÃO PÓS-DESSOMÁTICA AUMENTAM AS CHANCES DE MELHORES CONDIÇÕES FUTURAS, POIS PERMITEM PREPARAR-SE DESDE HOJE PARA A EFETIVAÇÃO DE PROFILAXIAS E OTIMIZAÇÕES. Questionologia. Você, leitor ou leitora, costuma refletir sobre os possíveis investimentos para melhorar as próprias condições na próxima intermissão e ressoma? Com quais resultados práticos? Bibliografia Específica: 1. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Contrassensos Regressivos: o Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antonio Pitaguari; 640 p.; 3 seções; 44 caps.; 9 citações; 1 E-mail; 391 enus.; 1 foto; glos. 200 termos; 1 microbiografia; 19 siglas; 8 tabelas; posf.; 327 refs.; 2 apênds.; alf.; 22,5 x 16 x 3 cm; br.; 2ª. Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 147 a 181. 2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o l o g i a alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.253 a 1.255 e 1.262 a 1.264. 3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 44, 131, 186, 219, 226, 227, 322, 336, 374, 383, 510 a 514, 653, 750, 906, 1.171, 1.268 e 1.348 a 1.352. 4. Xavier, Francisco Cândido; Voltei; (Pelo Espírito de Irmão Jacob); 200 p.; 20 caps.; 12,5 x 17,5 cm; br.; 27 a Ed.; Federação Espírita Brasileira (FEB); Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 53 a 80 e 130. A. L.