Prejuízo Sorrateiro

O prejuízo sorrateiro é o resultado prejudicial de algo capaz de acarretar distúrbio, não raro fatal, para a conscin incauta, de modo imediato ou mediato, silencioso e insuspeitado.

Você, leitor ou leitora, presta atenção às possibilidades dos prejuízos sorrateiros na vida diuturna multidimensional? Já emprega técnicas preventivas contra tais adversidades?

      PREJUÍZO SORRATEIRO
                                      (PARAPATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O prejuízo sorrateiro é o resultado prejudicial de algo capaz de acarretar distúrbio, não raro fatal, para a conscin incauta, de modo imediato ou mediato, silencioso e insuspeitado.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo prejuízo deriva do idioma Latim, praejudicium, “julgamento anterior; decisão prévia; dano; lesão, prejuízo; detrimento; primeira sentença”, e por extensão, “preconceito; opinião antecipada; prevenção”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo sorrateiro é de origem incerta, provavelmente do mesmo idioma Latim, sobreptus, particípio passado de subrepere, “introduzir-se por baixo”, e este de repere, “arrastar-se; andar de rasto”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 01. Prejuízo dissimulado. 02. Prejuízo insuspeitado. 03. Prejuízo silencioso. 04. Prejuízo furtivo; prejuízo mediato. 05. Desserviço evolutivo. 06. Desvantagem proexológica. 07. Dispêndio desnecessário. 08. Gravame impensado. 09. Inconveniente desagradável. 10. Desfalque superveniente; insucesso imprevisto; malefício inesperado; perda surpreendente.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 12 cognatos derivados do vocábulo prejuízo: megaprejuízo; miniprejuízo; prejudicada; prejudicado; prejudicador; prejudicadora; prejudicamento; prejudicante; prejudicar; prejudicável; prejudicial; prejudicialidade.
          Neologia. As 3 expressões compostas prejuízo sorrateiro, prejuízo sorrateiro antecipado e prejuízo sorrateiro maduro são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 1. Ressarcimento cosmoético. 2. Reparo evolutivo. 3. Reparação da incúria. 4. Recuperação do malfeito. 5. Correção cosmoética. 6. Correção do prejuízo evolutivo.
          Estrangeirismologia: o breakdown.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade do entendimento dos detalhismos evolutivos na existência intrafísica.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da prevenção existencial; os oniropensenes; a oniropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os pecadilhos mentais; as brechas mentais predispondo as infiltrações rápidas e sorrateiras de xenopensenes.
          Fatologia: o prejuízo sorrateiro; o fato infeliz; a ocorrência imprevista; as perdas diárias imperceptíveis; os contratempos aparentemente inóquos; os deslizes aparentemente inofensivos; os dispêndios aparentemente insignificantes; os atos impensados; as pseudovantagens de ocasião; as segundas intenções desconsideradas; a desatenção aos detalhes; as omissões deficitárias; o infortúnio; o revés; a desdita; a desventura; o desgosto; o transtorno; a tribulação; o atropelo; a atrapalhação; o insucesso; o desastre; a calamidade; a tragédia; o dano; o estrago; a avaria; a ruína; a contrariedade; a autodesorganização; o ansiosismo; o autoimperdoamento renitente; os autesforços solapados; a vida humana entre o cuidado e a negligência, o lucro e o prejuízo; as companhias evolutivas desperdiçadas; o tempo evolutivo perdido; os danos ao patrimônio consciencial; a ectopia desprezada; o emprego inteligente do desconfiômetro; o ato de sanar os prejuízos o mais depressa possível; a estimativa do prejuízo; o grau do prejuízo; a lição aprendida.
          Parafatologia: a ausência da vivência do estado vibracional (EV) profilático; a falta da sinalética energética e parapsíquica pessoal; as manobras sorrateiras dos assediadores extrafísicos; os acidentes de percurso parapsíquicos menosprezados.


                                          III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio do antiacaso; o princípio da atração dos afins; o princípio de causa e efeito; o princípio espúrio do autocomodismo; o princípio da causalidade recursiva; o princípio da sincronicidade onipresente no Cosmos; o princípio de nada acontecer por acaso; o princípio da incerteza; o princípio da razão suficiente; o princípio da organização; o princípio da espiral evolutiva; o princípio evolutivo “estagnar é regredir”.
          Codigologia: a falta do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria das interprisões grupocármicas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores Conscienciológicos.
          Efeitologia: o efeito bola de neve dos pequenos enganos reiterados; o efeito sorvedouro da simples torneira pingando diuturnamente.
          Ciclologia: o ciclo prejuízo-ressarcimento.
          Enumerologia: os pequenos abusos alimentares danificando o soma; os pequenos gastos inúteis despojando o pé-de-meia; as pequenas desatenções afetivas desgastando a amizade; as pequenas incoerências etológicas comprometendo a confiabilidade; as pequenas concessões ao ócio boicotando a gescon; as pequenas oportunidades perdidas onerando a proéxis; os pequenos deslizes autocorruptores degenerando a autoconsciencialidade.
          Binomiologia: o binômio pequenas negligências desapercebidas–grandes prejuízos evidentes.
          Interaciologia: a interação inconsequência-irreflexão.
          Crescendologia: o crescendo patológico acidente de percurso–macro-PK destrutiva.
          Trinomiologia: a perda da configuração ideal ao reajuste interconsciencial no trinômio momento certo–contexto adequado–testemunha apropriada.
          Antagonismologia: o antagonismo perdas explícitas / prejuízos implícitos; o antagonismo zelador / vândalo; o antagonismo acaso / antiacaso; o antagonismo casualidade / causalidade; o antagonismo causalidade / determinismo; o antagonismo determinismo / livre arbítrio; o antagonismo determinismo / previsibilidade; o antagonismo imprevisibilidade / previsibilidade; o antagonismo pensamento complexo / pensamento analítico; o antagonismo cosmovisão / monovisão; o antagonismo antiacaso negativo / primener; o antagonismo antiacasos óbvios / antiacasos sutis.
          Politicologia: a meritocracia evolutiva.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a neofilia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial.
          Holotecologia: a abstratoteca; a infortunioteca; a nosoteca; a oniroteca; a pensenoteca.
          Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Intrafisicologia; a Raciocinologia; a Holomaturologia; a Parapercucienciologia; a Onirologia; a Fatuística; a Acidentologia; a Infortunisticologia; a Intencionologia; a Assediologia; a Desviologia; a Sociopatologia; a Interprisiologia; a Psicossomatologia; a Recexologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a isca humana inconsciente; a personalidade incauta.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar.
          Hominologia: o Homo sapiens antiacasus; o Homo sapiens humanus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens communitarius; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: prejuízo sorrateiro antecipado = a condição do adolescente viciado em crack; prejuízo sorrateiro maduro = a condição do adulto alcoólatra.
          Culturologia: a cultura da Holomaturologia Evolutiva.
          Taxologia. Sob a ótica da Parapatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 13 ocorrências comuns dos prejuízos patológicos contra a saúde, a princípio simples e sorrateiros:
          01. Amianto: predispõe ao câncer pulmonar.
          02. Bebida alcoólica: leva o alcoólatra à loucura.
          03. Chimarrão: predispõe ao câncer.
          04. Cocaína: predispõe o viciado à loucura.
          05. Desodorante: predispõe ao câncer.
          06. Incenso: predispõe ao câncer.
          07. Lâmpadas fluorescentes: predispõem ao câncer.
          08. Pedra de crack: predispõe o viciado à loucura rápida.
          09. Raios ultravioletas: predispõem ao câncer.
          10. Refrigerante gasoso: predispõe aos problemas gastrointestinais.
          11. Sol excessivo: predispõe ao câncer de pele.
          12. Tabaco: predispõe ao câncer pulmonar.
          13. Tôner das impressoras: predispõe a distúrbios respiratórios.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o prejuízo sorrateiro, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Adversidade: Holocarmologia; Nosográfico.
          02. Atraso de vida: Etologia; Nosográfico.
          03. Autocontingenciamento: Intrafisicologia; Neutro.
          04. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          05. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
          06. Desperdício: Ecologia; Nosográfico.
          07. Dia da incompletude: Assincronologia; Nosográfico.
          08. Distúrbio aleatório: Parapatologia; Neutro.
          09. Encolhimento consciencial: Parapatologia; Nosográfico.
          10. Fato contrário: Fatuística; Neutro.
          11. Fluxo cósmico: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          12. Megaperigo dos efeitos mediatos: Paracronologia; Nosográfico.
          13. Megassincronicidade: Megassincronologia; Neutro.
          14. Recobramento: Recexologia; Neutro.
          15. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
       O PREJUÍZO SORRATEIRO OBVIAMENTE APARECE
  DE MODO SUTIL E, POUCO A POUCO, MINA O EQUILÍBRIO E A HARMONIA DA VIDA DA CONSCIN INCAUTA,
      ANULANDO AS POTENCIALIDADES DO COMPLÉXIS.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, presta atenção às possibilidades dos prejuízos sorrateiros na vida diuturna multidimensional? Já emprega técnicas preventivas contra tais adversidades?