Preenchimento Mentalsomático

      PREENCHIMENTO MENTALSOMÁTICO (MENTALSOMATOLOGIA)
I. Conformática Definologia. O preenchimento mentalsomático é o conjunto de ações, atitudes, procedimentos e treinamentos disciplinados e regulares, adotado pela conscin lúcida, homem ou mulher, com megafoco no aprimoramento dos atributos do veículo do discernimento, mediante a potencialização da intelectualidade, interassistência e cultura geral. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O prefixo pré vem do idioma Latim, prae, “anterioridade; antecipação; adiantamento; superioridade comparativa”. O vocábulo encher deriva igualmente do idioma Latim, implere, “encher; atestar; saturar; carregar; engordar; cevar; saciar; fartar; concluir; rematar; executar; seguir; imitar; fecundar”. Surgiu no Século XIII. O sufixo mento procede do idioma Latim Vulgar, mentu, e é formador de substantivos derivados de verbos. O termo mental provém do idioma Latim Tardio, mentalis, “do espírito; mental”, e este de mens, “mente; atividade do espírito; intenção; memória; pensamento; inteligência; razão; sabedoria; juízo; discernimento”. Apareceu no Século XV. A palavra somático origina-se do idioma Francês, somatique, e esta do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Preenchimento cognitivo. 2. Adoção de práticas mentaissomáticas. 3. Agenda de cunho mentalsomático. 4. Estímulos mentaissomáticos. Neologia. As 3 expressões compostas preenchimento mentalsomático, preenchimento mentalsomático inicial e preenchimento mentalsomático avançado são neologismos técnicos da Mentalsomatologia. Antonimologia: 1. Ociosidade cognitiva. 2. Inércia mentalsomática. 3. Vazio intelectual. 4. Lacuna mentalsomática. 5. Antidiscernimento. Estrangeirismologia: o teletertuliano habitué; o superavit evolutivo; os insights preciosos; o rapport com os amparadores; o Pensenarium; o strong profile; o breakthrough mentalsomático; a open mind. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Cogniciologia. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Optemos pela mentalsomática. Citaciologia. Eis 6 citações contributivas à temática: – Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito (Aristóteles, 384–322 a.e.c.). Aprender é mudar posturas (Aristóteles). A persistência é o caminho do êxito (Charles Spencer Chaplin, 1889–1977). Seja você a mudança que quer ver no mundo (Mahatma Gandhi, 1869–1948). Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo (Edward Gibbon, 1737–1794). A vida deve ser uma constante educação (Gustave Flaubert, 1821–1880). Proverbiologia. Eis provérbio expondo a evitação da autodispersividade: – Mente vazia, oficina do diabo. Ortopensatologia: – “Mentalsomaticidade. O enriquecimento mentalsomático ocorre com o aumento dos trabalhos intelectuais. A consequência, com o tempo, é a aquisição da cosmovisão”. “A autofocagem e a priorização da atuação mentalsomática, em tempo integral, em todas as áreas de atividades da vida, não se trata apenas da autorganização, mas implica na autovivência lúcida contínua”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Mentalsomatologia; a organização da pensenidade; a descompressão patopensênica a partir de atividades mentaissomáticas; a força autopensênica; o holopensene da autorreeducação; o holopensene da inteligência evolutiva (IE); os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os tenepessopensenes; a tenepessopensenidade; os metapensenes; a metapensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; o holopensene da biblioteca pessoal consolidando o campo mentalsomático; a autopensenização homeostática; a ampliação da ortopensenização começando pelo pen; a expansão ideativa na pensenidade pesquisística. Fatologia: o preenchimento mentalsomático; a autodisponibilidade mental; o exercício e o avanço mentaissomáticos; o autodomínio diante do rolo compressor das inutilidades; a disposição para aprender; o gosto pelo estudo; o autodidatismo ininterrupto; a concentração mental; a acuidade; a intelecção primordial; o imperativo da racionalidade; a autocatálise evolutiva; a qualificação do uso do tempo; a disciplina intelectual; a desdramatização das experiências pessoais; a saúde intelectual; o descortino cognitivo; o prazer advindo das reflexões; a sanidade mental; o emprego da inteligência evolutiva; o aparecimento de neoideias; a valorização dos achados pesquisísticos; a gescon; o incremento da cognição; o domínio das instintividades; o calculismo cosmoético desassediador; a criticidade auxiliando no melhor aproveitamento do tempo; os valores evolutivos mentaissomáticos; a predominância das atividades intelectuais; o uso mentalsomático do tempo; a autossuperação evolutiva; o autenfrentamento dos desafios evolutivos; a eliminação das amizades ociosas; a ortoconduta diária; as estratégias de estudo e de pesquisa; a relevância da introspecção; a autorganização diária otimizando a prolificidade; a aplicação da cientificidade em todas as áreas; o aproveitamento das oportunidades evolutivas; a superação da parcimônia antievolutiva; o microuniverso consciencial sendo manancial de riquezas a serem pesquisadas; o amor pelo saber; o aprofundamento dos achados intraconscienciais; o continuísmo das atividades intelectuais enquanto elemento propulsor do desenvolvimento parapsíquico; a eliminação da sociosidade; as conjunções da vida criando crises de crescimento; a evitação do sonambulismo consciencial. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a prática diária da tenepes enquanto esteio energético da rotina mentalsomática; o parapsiquismo intelectual enquanto investimento; a recuperação de cons magnos; a expansão da autoconscientização multidimensional (AM); as energias conscienciais (ECs)
de padrão mentalsomático; o desbloqueio energético cortical; o estreitamento do paraconvívio; a pressão extrafísica advinda de reciclagem; a representatividade multidimensional; a amparabilidade extrafísica de função favorecida pela rotina mentalsomática; a interassistencialidade multidimensional. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo prioridade evolutiva–qualificação da amparabilidade; o sinergismo reorganização pensênica–equilíbrio holossomático; o sinergismo força de vontade–força do hábito; o sinergismo autoinvestimento parapsíquico–autoinvestimento intelectual; o sinergismo autopesquisa-conscienciografia. Principiologia: o princípio do autodomínio das energias conscienciais; o princípio do megafoco evolutivo; o princípio de se viver melhor a cada dia; o princípio da prioridade compulsória; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da descrença (PD) na prática. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código pessoal de prioridades evolutivas; o código de valores pessoais. Teoriologia: a teoria dos Cursos Intermissivos (CIs); a teoria da evolução consciencial; a teoria da autorganização; a teoria da recéxis; a teoria da responsabilidade autevolutiva. Tecnologia: a técnica do hábito de estudo; as técnicas de desassim; a técnica do detalhismo; as técnicas de autopesquisa; a técnica das práticas energéticas diárias; a técnica da evitação da cultura inútil; as técnicas da recin e recéxis.

Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico; o voluntariado psicopedagógico; o paravoluntariado. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico Serenarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia. Efeitologia: os efeitos positivos da manutenção das rotinas úteis; o efeito da ponderação sobre a valorização do tempo; o efeito paracerebral da dedicação assídua aos estudos. Neossinapsologia: os bons hábitos produzindo neossinapses; as neossinapses resultantes do autoinvestimento mentalsomático; a intensificação das paraneossinapses; as neossinapses geradas pelas neoverpons. Ciclologia: o ciclo agir bem–sentir-se bem; o ciclo ininterrupto pesquisa-leitura-reflexão-escrita; o ciclo sementeira–colheita evolutiva; o ciclo iniciativa-manutenção-acabativa. Enumerologia: o hábito das reflexões; o hábito das pesquisas; o hábito dos estudos; o hábito das observações; o hábito da docência; o hábito dos escritos; o hábito das leituras. Binomiologia: o binômio hábitos sadios–rotinas úteis; o binômio disciplina–crescimento evolutivo; o binômio persistência-paciência; o binômio empenho pesquisístico–autodesassédio mentalsomático. Interaciologia: a interação educação-paraeducação; a interação rotina intrafísica–rotina extrafísica; a interação autolucidez–aceleração evolutiva. Crescendologia: o crescendo determinação-superação; o crescendo repetição–aprimoramento–consolidação de neossinapses; o crescendo completismos diários–completismo existencial. Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio autopesquisa-autenfrentamento-autossuperação; o trinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo. Polinomiologia: o polinômio ler-interpretar-compreender-refletir; o polinômio estudo-reflexão-registros-gescons; o polinômio lucidez-racionalidade-lógica-coerência. Antagonismologia: o antagonismo hábito / instinto; o antagonismo aprofundamento / superficialidade; o antagonismo ser assistido / ser assistente; o antagonismo atenção / dispersão. Paradoxologia: o paradoxo de o tempo ser o bem mais valioso e o mais perecível; o paradoxo de a conscin de amplo potencial intelectual poder ter preguiça mental; o paradoxo de o livro poder isolar o leitor do mundo circundante e ao mesmo tempo abrir janelas para o mundo. Politicologia: a mentalsomatocracia; a cognocracia; a cosmoeticocracia; a discernimentocracia; a lucidocracia; a proexocracia; a evoluciocracia. Legislogia: a lei do maior esforço pessoal; a lei de causa e efeito. Filiologia: a autorganizaciofilia; a cognofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a priorofilia; a proexofilia; a pesquisofilia. Fobiologia: a superação da reciclofobia. Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da subestimação; a síndrome da autovitimização prejudicando a evolução; a síndrome do comodismo; a síndrome da despriorização; a profilaxia das síndromes demenciais. Maniologia: a bibliomania; a intelectomania; a mania do apego ideativo; a mania da empolgação parapsíquica. Mitologia: o mito da inspiração sem transpiração; o mito da possibilidade de autevolução sem autesforço; o mito do pensador solitário; a queda dos mitos multimilenares por meio das autopesquisas. Holotecologia: a mentalsomatoteca; a cognoteca; a diarioteca; a experimentoteca; a intelectoteca; a raciocinoteca; a pesquisoteca.

Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Cogniciologia; a Autodiscernimentologia; a Amparologia; a Autocriticologia; a Autodeterminologia; a Autopesquisologia; a Cosmoeticologia; a Intencionologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a pessoa organizada; a consciência mentalsomática; a isca humana lúcida; a pessoa neofílica; a conscin bibliofílica; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o autodecisor; o intermissivista; o conviviólogo; o proexista; o reeducador; o intelectual; o reciclante existencial; o tenepessista; o pesquisador; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a autodecisora; a intermissivista; a convivióloga; a proexista; a reeducadora; a intelectual; a reciclante existencial; a tenepessista; a pesquisadora; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária. Hominologia: o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens methodicus; o Homo sapiens studiosus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens parapercutiens; o Homo sapiens cosmovisiologus. V. Argumentologia Exemplologia: preenchimento mentalsomático inicial = as práticas habituais de leituras, pesquisas e reflexões; preenchimento mentalsomático avançado = a rotina intelectiva consolidada enquanto modus operandi, em todas as atividades, com foco multidimensional. Culturologia: a cultura da priorização mentalsomática; a autolibertação dos idiotismos culturais; a cultura da Autexperimentologia; a cultura da Pesquisologia; a cultura do desassédio mentalsomático. Antidispersão. Convém ao pesquisador interessado otimizar o aproveitamento do tempo, racionalizar o uso das inúmeras ferramentas tecnológicas disponíveis, por meio da organização e planejamento acurado das atividades e metas diárias, de modo a priorizar as pesquisas essenciais do momento. Autorreflexões. As reflexões diárias são práticas catalisadoras do desenvolvimento mentalsomático e parapsíquico, promovendo maior autoconhecimento e ajustes nos comportamentos disfuncionais, aprimorando os aprofundamentos autopensênicos e elevando a autestima intelectual. Pensenidade. A conscin desatenta aos próprios pensenes demonstra alienação, dispersão e falta de interesse com o próprio microuniverso consciencial. Se não pensar por si mesma, ainda está muito subjugada aos processos emocionais. Autopesquisa. A realização da autopesquisa exige a atuação vigorosa do paracorpo do discernimento. Os fatos e parafatos espelham a realidade nua e crua, cabendo ao pesquisador ponderar frequentemente sobre a qualidade da própria manifestação. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o preenchimento mentalsomático, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático. 02. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático. 03. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático. 04. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático. 05. Bibliofilia: Mentalsomatologia; Homeostático. 06. Descrenciologia: Experimentologia; Homeostático. 07. Escrita conscienciológica: Mentalsomatologia; Homeostático. 08. Exercício mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático. 09. Intelecção: Mentalsomatologia; Homeostático. 10. Laboratório consciencial: Autopesquisologia; Neutro. 11. Mentalsomaticidade libertária: Liberologia; Homeostático. 12. Priorização mentalsomática: Mentalsomatologia; Homeostático. 13. Reciclagem prazerosa: Recexologia; Homeostático. 14. Repetição paciente: Experimentologia; Homeostático. 15. Saúde intelectual: Autoconscienciometrologia; Homeostático. O PREENCHIMENTO MENTALSOMÁTICO DEVE FUNCIONAR DE MANEIRA COSTUMEIRA E NATURAL PARA A CONSCIN INTERMISSIVISTA. A CONDUTA AUTODISCERNIDORA APONTA O ACERTO EVOLUTIVO E O FOCO NA PROÉXIS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, utiliza o paracorpo do discernimento com regularidade? Como tem valorizado essas práticas no cotidiano?
Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.075. 2. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 246. F. R. C.