Preceptoria Mentalsomatológica

      PRECEPTORIA MENTALSOMATOLÓGICA (PARAPEDAGOGIOLOGIA)
I. Conformática Definologia. A preceptoria mentalsomatológica é a assessoria parapedagógica em atendimento à demanda da conscin, homem ou mulher, interessada na consecução de tarefa exigindo a aplicação, reeducação ou otimização de atributos específicos do paracorpo do discernimento. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo preceptor vem do idioma Latim, praeceptor, “quem lança mão de algo antecipadamente; o que ordena, instrui; mestre”. Surgiu no Século XII. O termo preceptoria apareceu no Século XVI. A palavra mental deriva do idioma Latim Tardio, mentalis, “do espírito; mental”, e esta de mens, “mente; atividade do espírito; intenção; memória; pensamento; inteligência; razão; sabedoria; juízo; discernimento”. Surgiu no Século XV. O primeiro elemento de composição soma procede do idioma Grego, sôma, “relativo ao corpo humano; o corpo humano em oposição à alma”. Apareceu no Século XIX. O segundo elemento de composição logia provém igualmente do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Sinonimologia: 1. Mentoria mentalsomatológica. 2. Orientação reeducativa mentalsomatológica. 3. Preceptoria especializada na Mentalsomatologia aplicada. Neologia. As 3 expressões compostas preceptoria mentalsomatológica, preceptoria mentalsomatológica básica e preceptoria mentalsomatológica avançada são neologismos técnicos da Parapedagogiologia. Antonimologia: 1. Aula grupal de Mentalsomatologia. 2. Preceptoria de coaching intelectivo. 3. Tarefa psicossomática consoladora. 4. Mentoria psicossomatológica. Estrangeirismologia: o modus operandi do preceptor mentalsomatológico; o rapport empático preceptor-preceptorando; o approach didático com o amparador; o set parapedagógico da preceptoria; os insights mentaissomatológicos interassistenciais; a expertise da aplicação dos atributos do mentalsoma; o background advindo da teática mentalsomatológica; a reflexão full time com foco no melhor para todos; o feedback técnico; o upgrade reeducaciológico mentalsomático. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à interassistencialidade mentalsomatológica. Megapensenologia. Eis 5 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Preceptoria: assistência evolutiva. Preceptorando: autorreeducador consciencial. Preceptoria: set reeducaciológico. Preceptoria: exercício mentalsomático. Mentalsomaticidade: cognição evolutiva. Coloquiologia: o despojamento e autesforço em queimar etapas de forma sadia; o abertismo consciencial para saber ouvir a voz da experiência. Citaciologia: – Homines dum docent discunt (Ensinando, os homens aprendem; Lucius Annaeus Sêneca, 4 a.e.c.–65). Proverbiologia: – Verba docent, exempla trahunt (Palavras instruem, exemplos arrastam). Ortopensatologia: – “Preceptoria. O mais sério na preceptoria é a ação pontual, a marcação por homem, o raio laser na cabeça do aluno. Quanto mais erudito o preceptor, mais assistido estará o aluno. A prospectiva é a expansão das preceptorias no Planeta Terra porque, quanto mais individualizadas as lições, mais profundas as aquisições das autocognições”. “A preceptoria incentiva o autodidatismo para o resto da existência humana”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade mentalsomatológica; o holopensene pessoal da Mentalsomatologia aplicada; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; a retilinearidade pensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene da equipin e equipex da Associação Internacional dos Campi de Pesquisas da Conscienciologia (INTERCAMPI) estabelecendo o campo de acolhimento e interassistência ao desenvolvimento do mentalsoma; o holopensene dos amparadores técnicos especializados em Mentalsomatologia. Fatologia: a preceptoria mentalsomatológica; as demandas mentaissomáticas; o diagnóstico preceptológico; a formação do preceptor mentalsomatológico; o planejamento, a sistematização e os recursos metodológicos favoráveis à dinâmica multidimensional da preceptoria; a autopesquisa contínua do preceptor sobre as demandas do próprio desenvolvimento mentalsomático; o perfil do preceptor erudito; o uso moderado da casuística pessoal do preceptor nos esforços de autexemplarismo; a postura empática e o acolhimento às dificuldades do preceptorando; o olhar traforista atento do preceptor aos atributos mentaissomáticos do preceptorando; o abertismo do preceptorando às contribuições para a renovação cognitiva pessoal; a dicionarização cerebral facilitadora das intervenções amparadoras; as heterocríticas cosmoéticas e contribuições interassistenciais dos preceptores; os preceptores na condição de minipeça interassistencial da preceptoria multidimensional; a análise valorativa dos autodesempenhos mentaissomáticos nas diversas áreas da vida; a precisão parapedagógica nas reflexões suscitadas favorecendo a neocognição do preceptorando; os atributos do mentalsoma contribuindo nas reciclagens intraconscienciais; a construção de valores evolutivos interassistenciais; o atendimento às demandas cognitivas do preceptorando; o respeito aos limites recinológicos do preceptorando; o sigilo cosmoético sobre as temáticas emergentes no set preceptológico; a amplificação lúcida da mentalsomaticidade; as autavaliações perante o exercício da preceptoria mentalsomatológica; as experiências teórico-práticas da preceptoria; o registro das autoprescrições do preceptorando suscitadas ao longo da preceptoria; o incentivo à produção gesconográfica; os ganhos evolutivos resultantes dos autesforços interassistenciais realizados na preceptoria. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o campo bioenergético mentalsomático sustentado pela atuação do preceptor; as energias conscienciais (ECs) empáticas e acolhedoras do preceptor ao preceptorando; a iscagem lúcida realizada pelos preceptores; a prática da tenepes atendendo demandas dos preceptorandos; os desbloqueios dos chacras encefálicos favorecendo a tares mentalsomatológica; o entrosamento paracerebral entre o preceptor e o amparo extrafísico de função; o parapsiquismo mentalsomático favorecedor do acesso às inspirações e insights dos amparadores especializados; os extrapolacionismos parapsíquicos vivenciados no set da preceptoria; o desassédio mentalsomático; o paradever proexológico da conscin intermissivista lúcida de compartilhar o conhecimento pró-evolutivo; o esclarecimento realizado às conscins e consciexes partícipes do campo bioenergético parapreceptológico; a atuação do preceptor enquanto agente retrocognitor; a intervenção extrafísica desassediadora quanto aos atributos mentaissomáticos; a paracatálise mentalsomatológica. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo preceptorando-preceptor; o sinergismo equipin-equipex durante o campo parapedagógico; o sinergismo interassistencialidade-mentalsomaticidade; o sinergismo cognitivo cérebro-paracérebro; o sinergismo de intercooperação entre os preceptores; a manifestação mentalsomática a partir do sinergismo dos atributos conscienciais; o sinergismo mentalsomaticidade-amparabilidade. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da empatia evolutiva; o princípio de os fatos e parafatos orientarem a assistência; o princípio de toda consciência ter algo a aprender e a ensinar; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do respeito interconsciencial aos limites alheios; o princípio da evolução interassistencial; o princípio da semperaprendência.

Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) exemplificado nas interrelações parapedagógicas; o código de prioridades pessoais. Teoriologia: a teoria dos Cursos Intermissivos (CIs); a teoria da evolução consciencial; a teoria da Retribuiciologia; a teoria do autodidatismo permanente; a teoria da neuroplasticidade cerebral. Tecnologia: a técnica da qualificação da intenção; a técnica da tábula rasa; o estudo e vivência de técnicas didáticas e paradidáticas; a técnica do posicionamento tarístico; as técnicas preceptológicas; as técnicas bioenergéticas melhorando a manifestação mentalsomática; as técnicas conscienciométricas; a técnica da reciclagem existencial; a técnica da inversão existencial. Voluntariologia: o voluntariado técnico da Associação Internacional dos Campi de Pesquisas da Conscienciologia; a escala de voluntários aptos ao exercício da preceptoria mentalsomatológica; o voluntariado interassistencial cosmoético; a qualificação permanente do voluntariado tarístico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; a soma dos labcons dos preceptores na condução compartilhada da preceptoria; o labcon docente. Colegiologia: o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Reeducaciologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Parapedagogia; o Colégio Invisível da Despertologia. Efeitologia: o efeito da parapreceptoria mentalsomatológica no resgate de valores intermissivos; os efeitos da automotivação para o desenvolvimento mentalsomático; o efeito da desdramatização da preceptoria mentalsomatológica; o efeito da intenção nas interações preceptor-preceptorando; os efeitos assistenciais da conexão preceptores–parapreceptores técnicos; os efeitos benéficos consequentes da exaustividade reflexiva; os efeitos recinológicos da preceptoria mentalsomatológica; o efeito da tenepes na preceptoria conscienciológica. Neossinapsologia: a preceptoria mentalsomatológica favorecendo a formação de neossinapses; as neossinapses parapedagógicas aplicadas à preceptoria; as neossinapses específicas da aplicação prática dos atributos mentaissomáticos; as argumentações lógicas e as reflexões suscitadas ressignificando as retrossinapses; os parapreceptores auxiliando os preceptores e preceptorandos na aquisição e consolidação das paraneossinapses; a predominância de manifestações mentaissomáticas na reperspectivação da proéxis, em consequência de neossinapses recinológicas críticas; as paraneossinapses contribuindo para a expansão da rede paraneural do paracérebro; as neossinapses favoráveis a consolidação de recins. Ciclologia: o ciclo demanda-preceptoria-autoprescrição-autorreeducação; o ciclo parapedagógico alternante aprender-ensinar; o ciclo autopesquisa atributológica–demanda tarística–preceptoria mentalsomatológica; o ciclo autodesassédio-heterodesassédio; o ciclo desenvolvimento mentalsomático–ampliação da cosmovisão; o ciclo gerador das verpons conscienciológicas; o ciclo autorreeducação–qualificação interassistencial. Enumerologia: o atributo mentalsomático; a demanda mentalsomática; o acolhimento mentalsomático; a interação mentalsomática; a abordagem mentalsomática; o preceito mentalsomático; a autoprescrição mentalsomática. Binomiologia: o binômio autodidaxia–aprendizagem colaborativa; o binômio vontade-esforço; o binômio admiração-discordância; o binômio desassédio mentalsomático–fluidez mentalsomática; o binômio discernimento–autonomia evolutiva; o binômio exemplarismo-interassistencialidade. Interaciologia: a interação preceptor mentalsomatológico–equipe extrafísica da preceptoria; a interação racional no diálogo desassediador pró-recin; a interação saber-fazer na práxis parapedagógica; a interação funcional demanda–reflexão dialógica–feedbacks–autoprescrição; a intencionalidade balizadora da interação preceptor-preceptorando; a interação teoria-prática embasando os autesforços.

Crescendologia: o crescendo trafal-trafor; o crescendo didática-paradidática; o crescendo prática pedagógica–práxis parapedagógica; o crescendo abertismo consciencial–aprofundamento recinológico; o crescendo aprendente-semperaprendente; o crescendo psicossomaticidade-mentalsomaticidade. Trinomiologia: o trinômio preceptoria-recin-recéxis; o trinômio intermissivista–preceptorando–amparador do preceptorando; o trinômio aqui-agora-já; o trinômio parapsiquismo-intelectualidade-comunicabilidade; o trinômio autassédio-heterassédio-desassédio; o trinômio discussão-análise-síntese; o trinômio autopesquisa-autexperimentação-autoconhecimento; o trinômio compreensão-responsabilidade-exemplarismo. Polinomiologia: o polinômio aluno-preceptorando-docente-preceptor; o polinômio acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento; o polinômio escutar-refletir-avaliar-esclarecer; o polinômio vontade-determinação-autempenho-autoconfiança. Antagonismologia: o antagonismo vontade / inércia; o antagonismo murismo / posicionamento; o antagonismo abertismo / fechadismo; o antagonismo buscador de receitas / promotor de autorreflexões; o antagonismo impulso / cálculo; o antagonismo postura trafarista / postura traforista; o antagonismo preceptoria assistencialista / preceptoria interassistencial; o antagonismo preceptoria eletronótica / preceptoria conscienciológica; o antagonismo ideia exposta / ideia imposta; o antagonismo pseudopreceptor teoricão / preceptor teático. Paradoxologia: o paradoxo de, quanto mais se ensina, mais se aprende; o paradoxo de quanto mais se assiste, mais é assistido; o paradoxo do preceptorando inteligente, mas autocorrupto; o paradoxo de o preceptorando poder apresentar demanda pessoal inexistente; o paradoxo do preceptorando multitalentoso vazio de persistência. Politicologia: a interassistenciocracia; a conscienciocracia; a autopesquisocracia; a mentalsomatocracia; a autodiscernimentocracia; a lucidocracia; as políticas reeducativas da tares. Legislogia: a lei da ação e reação; a lei do maior esforço evolutivo; a lei proexológica da retribuição; as leis da Reeducaciologia evolutiva; a lei da auteducação evolutiva permanente; a lei do maior esforço em prol do esclarecimento; a lei da interdependência evolutiva. Filiologia: a parapedagogiofilia; a mentalsomatofilia; a autodidaticofilia; a conscienciofilia; a cosmoeticofilia; a reciclofilia; a priorofilia; a proexofilia. Fobiologia: a ausência de neofobia; a superação da autexposiciofobia; a resolução da autopesquisofobia; a remoção da decidofobia; a eliminação da intelectofobia; a remissão da interassistenciofobia; a erradicação da xenofobia. Sindromologia: a síndrome da desorganização consciencial; a síndrome da procrastinação manifesta no ato de deixar o desenvolvimento mentalsomático para outra vida; a síndrome da pré-derrota perante o desenvolvimento mentalsomático; o enfrentamento da síndrome da subestimação mentalsomática. Maniologia: a eliminação da mania de “querer saber tudo”; a anulação da mania de postergar a função de preceptor; a superação da fracassomania frente às dificuldades da abordagem mentalsomática; o fim da egomania. Mitologia: o mito de o preceptor saber tudo de Conscienciologia; o mito das verdades absolutas; o mito da ideia de as demandas pessoais serem suficientes para dinamizar a evolução; o mito da perfeição humana; o mito de o autodiscernimento ser dom; o mito da evolução sem autesforço. Holotecologia: a autorreeducacioteca; a descrencioteca; a didaticoteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a experimentoteca; a Holoteca. Interdisciplinologia: a Parapedagogiologia; a Mentalsomatologia; a Neuroconscienciologia; a Autocogniciologia; a Paradidaticologia; a Autopesquisologia; a Reeducaciologia; a Interassistenciologia; a Taristicologia; a Autoconscienciometrologia.



IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a minipeça humana do mecanismo interassistencial; a conscin semperaprendente; a consciex parapreceptora; a consciex amparadora de função. Masculinologia: o preceptorando; o preceptor; o intermissivista; o agente retrocognitor; o autodecisor; o assistido; o assediador; o proexista; o epicon lúcido; o inversor existencial; o reciclante existencial; o duplista; o conscienciólogo; o tenepessista; o autopesquisador; o projetor consciente; o docente conscienciológico voluntário; o parapercepciologista; o parapedagogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o reeducador; o intelectual; o escritor; o verbetógrafo; o exemplarista; o amparador-parapedagogo; o amparador-parapreceptor; o amparador mentalsômata. Femininologia: a preceptoranda; a preceptora; a intermissivista; a agente retrocognitora; a autodecisora; a assistida; a assediadora; a proexista; a epicon lúcida; a inversora existencial; a reciclante existencial; a duplista; a consciecióloga; a tenepessista; a autopesquisadora; a projetora consciente; a docente conscienciológica voluntária; a parapercepciologista; a parapedagoga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a reeducadora; a intelectual; a escritora; a verbetógrafa; a exemplarista; a amparadora-parapedagoga; a amparadora-parapreceptora; a amparadora mentalsômata. Hominologia: o Homo sapiens parapaedagogicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens paratechnicus; o Homo sapiens didacticus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens parapsychicus. V. Argumentologia Exemplologia: preceptoria mentalsomatológica básica = a mentoria realizada a partir de demandas pontuais, passíveis de serem trabalhadas em curto prazo; preceptoria mentalsomatológica avançada = a mentoria realizada a partir das demandas abrangentes, passíveis de serem trabalhadas em médio ou longo prazo. Culturologia: a cultura da Autopesquisologia; a cultura da Voliciologia; a cultura da interassistencialidade; a cultura da Mentalsomatologia aplicada; a cultura da preceptoria mentalsomatológica; a cultura do exemplarismo cosmoético; a cultura da Reeducaciologia. Caracterologia. Sob a ótica da Perfilologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 características de preceptores mentaissomatológicos, comprometidos com a assistência aos preceptorandos: 01. Acolhimento: postura acolhedora e fraterna aos preceptorandos, equipes intra e extrafísica. 02. Acompanhamento: observação aos alunos, possíveis futuros preceptorandos, durante as aulas, antes da preceptoria individualizada. 03. Acuidade: atenção às demandas apresentadas na preceptoria, às necessidades ocultas, contribuindo na construção das autoprescrições. 04. Autenticidade: sinceridade multidimensional quanto à própria maturidade. 05. Autodisponibilidade: despojamento e foco na vivência interassistencial. 06. Exemplarismo: exemplificações lógicas, dosadas e pontuais. 07. Interação: interação lúcida com as equipin e equipex. 08. Motivação: vontade inquebrantável de desenvolvimento mentalsomático para ampliação da interassistencialidade.


09. Paradidaxia: ampliação do parapsiquismo para a transposição didática dos insights e inspirações específicas, cosmoéticas e interassistenciais da equipe parapreceptora. 10. Respeito: reconhecimento às limitações autoimpostas impedidoras das recins, pessoais e alheias. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a preceptoria mentalsomatológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático. 02. Acolhimento mentalsomático: Interassistenciologia; Homeostático. 03. Atividade mentalsomática aplicada: Mentalsomatologia; Neutro. 04. Ato mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro. 05. Autodesassédio mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático. 06. Exemplarismo docente: Teaticologia; Homeostático. 07. Paracérebro receptivo: Paracerebrologia; Homeostático. 08. Parapreceptoria: Interassistenciologia; Homeostático. 09. Parapreceptoria despertológica: Predespertologia; Homeostático. 10. Práxis parapedagógica: Parapedagogiologia; Homeostático. 11. Preceptoria docente: Parapedagogiologia; Neutro. 12. Preceptoria polimática: Mentalsomatologia; Neutro. 13. Preceptoria verbetográfica: Parapedagogiologia; Homeostático. 14. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático. 15. Sinergismo docência tarística–parapreceptoria: Parapedagogiologia; Homeostático. A PRECEPTORIA MENTALSOMATOLÓGICA É ATIVIDADE PARADIDÁTICA INTERASSISTENCIAL PARA AUTODESASSÉDIO QUANTO AO DESENVOLVIMENTO E À APLICAÇÃO DOS ATRIBUTOS MENTAIS NA CONDUÇÃO DA PROÉXIS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, identifica na própria manifestação algum atributo mentalsomático faltante ou subutilizado? Já cogitou utilizar o recurso tarístico da preceptoria mentalsomatológica para ampliar a vivência da Mentalsomatologia aplicada?
Bibliografia Específica: 1. Tosi, Renzo; Dicionário de Sentenças Latinas e Gregas (Dizionario delle Sentenze Latine e Greche); trad. Ivone Castilho Benedetti; 904 p.; glos. 10.000 termos (frases); 135 refs.; 20 x 13 x 5 cm; br.; enc.; 3 a Ed.; Martins Fontes; São Paulo, SP; 2010; páginas 167 e 168. 2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. III; 652 conceitos analógicos; 30 E-mails; 4 enus.; 1 esquema de evolução consciencial; 2 fotos; glos. 7.518 termos; 2.313 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 1 tab.; 120 técnicas lexicográficas; 26 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 1.600. L. V. S.