Ponto Transitório

O ponto transitório é a condição, estado ou caráter da realidade evolutiva da consciência sempre dinâmica, inconclusa, inacabada e incompleta, no âmbito da estrutura do Cosmos.

Você, leitor ou leitora, compreende razoavelmente a relevância do ponto transitório na vida evolutiva? Você emprega alguma fórmula pessoal para o melhor aproveitamento das oportunidades evolutivas?

      PONTO TRANSITÓRIO
                                     (EVOLUCIOLOGIA)


                                           I. Conformática

         Definologia. O ponto transitório é a condição, estado ou caráter da realidade evolutiva da consciência sempre dinâmica, inconclusa, inacabada e incompleta, no âmbito da estrutura do Cosmos.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo ponto vem do idioma Latim, punctum, “picada; pequeno buraco feito por picada; ponto (sinal de pontuação); parte do todo; pequena parcela; pequeno espaço de tempo; instante; ponto (geométrico); ponto (no jogo de dados)”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo transitório deriva também do idioma Latim, transitorius, “que serve de passagem; que dá passagem; curto; rápido; transitório”, de transire, “passar de 1 lugar a outro; passar; decorrer (o tempo)”. Surgiu no Século XIV.
         Sinonimologia: 1. Ponto temporário. 2. Ponto passageiro. 3. Incompletude existencial. 4. Verpon.
         Neologia. As 3 expressões compostas ponto transitório, ponto transitório compreendido e ponto transitório incompreendido são neologismos técnicos da Evoluciologia.
         Antonimologia: 1. Ponto final. 2. Ponto definitivo. 3. Completude. 4. Perfeccionismo. 5. Verdade absoluta.
         Estrangeirismologia: o follow up ininterrupto da evolução consciencial.
         Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à evolutividade da consciência.
         Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Acabativa: realidade relativa.


                                             II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da dinâmica evolutiva; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade.
         Fatologia: o ponto transitório; o ponto do momento; o momento evolutivo transitório; a evolução consciencial interminável; a fragmentação do tempo; o respiro incessante do Cosmos; a consciência sempre em trânsito; a transitoriedade das coisas; a instabilidade desafiadora das realidades; o caráter efêmero das experiências; a incompletude permanente; as ações em andamento; as tarefas inconclusas; as reticências; a impraticabilidade da acabativa definitiva; a totalidade efêmera; a aparência dos inteiros; a inexistência de algo no qual não falta parte alguma; as realidades sempre gradativas; a existência permanente das fases dos fatos; as pendências permanentes; o não acabado; o não completo; o não cumprido; o não perfeito; o não preciso; o não satisfeito; a cosmovisão sempre ampliável; a condição deficitária da evolução sempre sem fim; o fato de toda totalidade ser parcial; o fato de depois do horizonte existir sempre outro; a realidade da sequência interminável dos máximos; a impossibilidade do ponto final; a realidade das conclusões inconcluídas; a defectibilidade ou a impossibilidade da perfeição final; a impossibilidade de se ultimar o ultimato último da evolutividade; a consciência somente sadia quando autoconsciente dos próprios desfalques, trafares e invirtudes; a satisfação gerada a partir da identificação da insatisfação da própria evolução; a aspiração racional de se aperfeiçoar a condição da incompletude pessoal eterna; o poder fundamental da volição; a qualificação indispensável da intencionalidade; o veículo dos desejos – o psicossoma – governado pelo paracorpo do autodiscernimento – o mentalsoma; o ponto de mutação evolutiva; o ato interminável de assinar o ponto evolutivo; a expansão potencializadora das autocognições cosmoéticas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo do autodiscernimento prioritário potencializando a dinâmica evolutiva.
          Principiologia: o princípio consciencial; o princípio da evolução da consciência; o princípio do “contra fatos não há argumentos”; o princípio de nenhuma solução ser ponto final; o princípio da indeterminação; o princípio do “isso também passa”.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a inércia da teoria ante a dinâmica da autovivência; a teoria da integralidade.
          Tecnologia: a técnica da exaustividade.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: o efeito halo dos retornos (acréscimos ou revertérios) das ações conscienciais.
          Neossinapsologia: a conquista ininterrupta e inevitável de neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Enumerologia: a consciência eterna; a autevolução incessante; a Cosmoética permanente; o parapsiquismo crescente; a holomaturidade sem fim; a convivialidade inafastável; a holocarmalidade da maturidade.
          Binomiologia: o binômio autodiscernimento-Mateologia; o binômio espaço-tempo.
          Interaciologia: a interação acumulativa da evolução pessoal, grupal e coletiva.
          Crescendologia: o crescendo mínimo da produtividade de cada dia matemático.
          Trinomiologia: o trinômio do planejamento proexológico a curto, a médio e a longo prazo.
          Polinomiologia: o polinômio lucidez-racionalidade-lógica-coerência; o polinômio ponto-reta-plano-espaço.
          Antagonismologia: o antagonismo detalhismo / perfeccionismo; o antagonismo teoria /
vivência.
          Paradoxologia: o paradoxo da consciência como sendo a impermanência permanente; o paradoxo da paciência dinâmica.
          Politicologia: a política da evolução grupal; a democracia.
          Legislogia: a lei do eterno retorno; a lei de causa e efeito; a lei de ação e reação.
          Filiologia: a evoluciofilia.
          Maniologia: a dromomania.
          Holotecologia: a evolucioteca; a cognoteca; a cronoteca; a experimentoteca; a paradoxoteca; a pensenoteca; a superlativoteca.
          Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Holofilosofiologia; a Holomaturologia; a Mentalsomatologia; a Autopriorologia; a Autocriticologia; a Autocoerenciologia; a Autodeterminologia; a Erudiciologia; a Cosmovisiologia; a Hermeneuticologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin poliédrica; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens transitor; o Homo sapiens autopensenisator; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens conscientiometra; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: ponto transitório compreendido = o momento evolutivo bem aproveitado pela consciência lúcida; ponto transitório incompreendido = o momento evolutivo desperdiçado pela consciência obtusa.
          Culturologia: a cultura da inteligência evolutiva (IE).


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o ponto transitório, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático.
          03. Autopotencialização: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Consciência poliédrica: Conscienciometrologia; Neutro.
          05. Continuísmo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Devir: Evoluciologia; Neutro.
          07. Escala da consciência contínua: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Hermenêutica da Evoluciologia: Evoluciologia; Homeostático.
          09. Informação pró-evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Obviedade evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. O PONTO TRANSITÓRIO É REALIDADE INAFASTÁVEL ANTE OS CONFRONTOS DE TODO MOMENTO DA CONSCIÊNCIA LÚCIDA DISPOSTA A ENCARAR OS DESAFIOS DAS
      CONQUISTAS DAS AUTOSSUFICIÊNCIAS EVOLUTIVAS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, compreende razoavelmente a relevância do ponto transitório na vida evolutiva? Você emprega alguma fórmula pessoal para o melhor aproveitamento das oportunidades evolutivas?