Ponte Interparadigmática

A ponte interparadigmática é a abordagem, assunto, termo, tema, conceito, construto, prática ou elemento permitindo a conexão, geralmente controversa, entre dois ou mais paradigmas e a consequente interlocução entre as respectivas comunidades científicas, intra e extrafísicas.

Você, leitor ou leitora, admite a ponte interparadigmática enquanto cláusula proexológica? Qual campo, área e especialidade interparadigmática?

      PONTE INTERPARADIGMÁTICA
                                 (INTERPARADIGMOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A ponte interparadigmática é a abordagem, assunto, termo, tema, conceito, construto, prática ou elemento permitindo a conexão, geralmente controversa, entre dois ou mais paradigmas e a consequente interlocução entre as respectivas comunidades científicas, intra e extrafísicas.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo ponte vem do idioma Latim, pons, “ponte; ponte móvel usada nos assédios; prancha lançada de algum navio à terra para dar passagem”. Surgiu no Século XIII. O prefixo inter deriva também do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. O termo paradigma procede do idioma Grego, parádeigma, “modelo; exemplo”, e este do idioma Latim, paradigma, “paradigma; comparação”. Apareceu no Século XVIII.
          Sinonimologia: 1. Ponte entre paradigmas. 2. Bisagra interparadigmática; interseção interparadigmática. 3. Colóquio interparadigmático; diálogo interparadigmático. 4. Contínuo interparadigmático.
          Neologia. As 4 expressões compostas ponte interparadigmática, ponte interparadigmática teórica, ponte interparadigmática prática e ponte interparadigmática teática são neologismos técnicos da Interparadigmologia.
          Antonimologia: 1. Incomunicação interparadigmática. 2. Conflito entre paradigmas; menosprezo entre paradigmas; rivalidade entre paradigmas. 3. Descontinuidade interparadigmática; ruptura interparadigmática.
          Estrangeirismologia: o rapport com consciexes ex-cientistas e ex-filósofos; o nephesh; a psyché; a energéia; o élan vital; o acid test do dogmatismo; os Institutes for Advanced Study; as Écoles des Hautes Études; a inevitável hybris evolutiva; a erweiterte Denkungsart.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Hermenêutica da evolução do conhecimento.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares atinentes ao tema: – Pontes unem fronteiras. Paradigmas evoluem dialogando. Levadiça, não. Fixa.
          Filosofia: a Filosofia da Liminaridade; a Dialética; a Hermenêutica.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal de abertismo; os interpensenes; a interpensenidade; o holopensene composto por variados paradigmas; a polipensenização; os contrapensenes; a contrapensenidade cosmoética; os batopensenes; a batopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os logopensenes; a logopensenidade; os invexopensenes; a invexopensenidade.
          Fatologia: a ponte interparadigmática; a ponte interconsciencial; o paradigma pessoal; a mudança de paradigma pessoal; a transição interparadigmática; a mudança de paradigma filosófico; a mudança de paradigma científico; a via de acesso para dentro e fora do paradigma; a válvula de escape do paradigma; a transposição interparadigmática; a postura antidogmática; o fim da Escolástica; as controvérsias científicas; o título de doutorado enquanto senha de legitimação acadêmica; a função maxiproexológica do título de doutorado; a crise de crescimento paradigmático; a intenção sincera de escutar para encontrar similaridade temática interpessoal; a Interparadigmas – A Revista de Doutores da Conscienciologia; a interseção entre 3 círculos na logomarca da Revista Interparadigmas; o Colóquio Interparadigmas; as Excursões Interparadigmáticas; a ponte do Encontro de Visões de Mundo na Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); a Semana Paracientífica; o painel de Metodologia da Pesquisa Conscienciológica; a ponte enquanto símbolo de integração; o convite para sair de si mesmo; a pesquisa convencional interparadigmática; a pesquisa conscienciológica interparadigmática; as achegas matemáticas interparadigmáticas; os livros interparadigmáticos; os periódicos interparadigmáticos; as instituições interparadigmáticas; os eventos interparadigmáticos; a interassistência ao desenvolvimento da cientificidade; a nova medicina mentis conscienciológica.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a ponte interdimensional; a representatividade multidimensional; a interassistência a consciexes convalescentes do materialismo; a descoberta holobiográfica do holossoma; o uso do título de doutor para evocação interassistencial extrafísica; a interassistência a consciexes ex-cientistas e ex-filósofos a ingressarem no Curso Intermissivo (CI); o heterorrevezamento entre conscins maxiproexistas e consciexes intermissivistas; as inspirações extrafísicas interparadigmáticas; a expansão do coronochacra; as evocações a cientistas convencionais e filósofos durante a tenepes; as projeções interassistenciais com consciexes cientistas convencionais e filósofos; as parassincronicidades interparadigmáticas interassistenciais.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo das vontades dos pesquisadores vanguardistas; o sinergismo interassistencial equipin-equipex.
          Principiologia: a ponderação quanto ao princípio do terceiro excluído; a crítica ao princípio da Navalha de Ockham.
          Codigologia: o código de conduta acadêmico; o código pessoal de Cosmoética (CPC); os códigos interpares.
          Teoriologia: as teorias dos paradigmas; a teoria da não-localidade quântica; as teorias da realidade; a teoria da interlíngua; a teoria da mentalidade alargada; a teoria da ação comunicativa.
          Tecnologia: as técnicas de análise interparadigmática; as técnicas de pesquisa; a técnica da paráfrase interassistencial; a técnica das aproximações compostas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; os laboratórios conscienciológicos enquanto pontes interparadigmáticas; o laboratório conscienciológico da Autoprojeciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível predispondo às pontes interparadigmáticas; a função interparadigmática dos Colégios Invisíveis; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Colegiologia.
          Efeitologia: o efeito cascata da publicação interparadigmática; o efeito-halo; o efeito multidimensional das gescons interparadigmáticas; o efeito intraconsciencial interparadigmático dos neoposicionamentos; o efeito ricochete paradigmático; o efeito pêndulo paradigmático; o efeito de abertura cognitiva ao atravessar pontes; o efeito multidimensional da gescon publicada.
          Neossinapsologia: as neossinapses pontes entre neuróglias; as neossinapses da mudança de paradigmas; o estresse positivo das neossinapses; a longa conquista de neossinapses; as neossinapses teáticas; as neossinapses conjuminando parapsiquismo e autocientificidade; a pacificação íntima ao formar neossinapses conscienciológicas.
          Ciclologia: o ciclo da ascensão, apogeu e declínio dos paradigmas.
          Enumerologia: o contato; a ligação; a conexão; a vinculação; a articulação; o nexo; o elo. O encontro; a reunião; o convescote; o agrupamento; o ajuntamento; a confluência; o simpósio. A comparação; o cotejo; a conferição; o contraste; a contraposição; a relação; o paralelo; a equiparação.
          Binomiologia: o binômio de paradigmas; o binômio dos lados da ponte; o binômio gesconológico autorado-doutorado; o binômio Interparadigmologia-Paradiplomacia; o binômio ressomático restringimento-dissimulação.
          Interaciologia: a interação entre paradigmas; a não interação entre paradigmas; a interação entre comunidades científicas; a interação equipin-equipex; a interação dos autores na seção Correspondência dos periódicos científicos; a interação autor-editor da revista Interparadigmas.
          Crescendologia: o crescendo periodístico Journal des Savants–Interparadigmas; o crescendo evolutivo dos paradigmas; o crescendo Epistemologia-Metaepistemologia-Parepistemologia; o crescendo revezamentológico medicina mentis (Filosofia)–Consciencioterapeuticologia (Conscienciologia); o crescendo Interparadigmologia-Universalismologia.
          Trinomiologia: o trinômio abertura-predisposição-entendimento; o trinômio conscienciometrológico materpensene-temperamento-paradigma; o trinômio cognitivo síncrese-análise-síntese.
          Polinomiologia: o polinômio kuhniano ciência normal–anomalia–crise–revolução científica; o polinômio tenepessista–amparador da tenepes–assistido–amparador do assistido; o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento.
          Antagonismologia: o antagonismo ponte / muro; o antagonismo interlocução / imposição; o antagonismo diálogo / monólogo; o antagonismo verpon / dogma; o antagonismo evolução / tradicionalismo; o almejado antagonismo paradigma / paradogma.
          Paradoxologia: o paradoxo de o ultraerudito convencional não conseguir acompanhar o beabá conscienciológico; o paradoxo do título de doutorado (PhD) servir de chamarisco à interassistência antissectária; os paradoxos gerados no encontro de paradigmas; os paradoxos epistemológicos resolvidos no paradigma consciencial; a ponte interparadigmática enquanto solucionadora de paradoxos; o paradoxo dos elementos contínuos na descontinuidade interparadigmas.
          Politicologia: a política científica da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a ponte interparadigmática enquanto ato político; a democracia; a voluntariocracia; a conscienciocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito.
          Filiologia: a bibliofilia; a evoluciofilia; a cogniciofilia; a interassistenciofilia.
          Fobiologia: a neofobia.
          Sindromologia: a síndrome do salvacionismo.
          Maniologia: a mania de pontificar impedindo a ponte interparadigmática.
          Holotecologia: a Cognoteca; a Historioteca; a Parapsicoteca.
          Interdisciplinologia: a Interparadigmologia; a Comunicologia; a Hermeneuticologia; a Para-Hermeneuticologia; a Interassistenciologia; a Sociologia da Ciência; a Parassociologia; a Paradiplomacia; a Grupocarmologia; a Conscienciometrologia; a Consciencioterapeuticologia; a Evoluciologia; a Cosmovisiologia; a Seriexologia; a Holofilosofiologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o pesquisador fronteiriço; o intelectual vanguardista; o acadêmico autocrítico; o doutor; o douto; o erudito; o polímata; o insatisfeito; o intermissivista inadaptado; o arrojado; o sistemata; o compassageiro evolutivo; o heterodoxo; o inversor existencial; o reciclante existencial; o proexista; o tenepessista; o cognopolita.
          Femininologia: a pesquisadora fronteiriça; a intelectual vanguardista; a acadêmica autocrítica; a doutora; a douta; a erudita; a polímata; a insatisfeita; a intermissivista inadaptada; a arrojada; a sistemata; a compassageira evolutiva; a heterodoxa; a inversora existencial; a reciclante existencial; a proexista; a tenepessista; a cognopolita.
          Hominologia: o Homo sapiens interconscientialis; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens hermeneuta; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens viator; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens paradiplomaticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: ponte interparadigmática teórica = o ponto de encontro conceitual de diferentes comunidades científicas; ponte interparadigmática prática = o ponto de encontro metodológico de diferentes comunidades científicas; ponte interparadigmática teática = o ponto de encontro consciencial de diferentes comunidades científicas.
          Culturologia: a cultura científica; a cultura filosófica; a cultura do abertismo; a cultura de culturas; o multiculturalismo; a cultura do periodismo; a cultura do debate; a cultura holofilosófica.
          Análise. A ponte interparadigmática pode ser analisada a partir de 2 modos distintos:
          1. Estática: o ponto de ligação entre paradigmas; a ponte em si.
          2. Dinâmica: o processo de transição entre paradigmas; a passagem pela ponte.
          Aproximações. Eis, em ordem cronológica, por área, 16 abordagens aproximadas à ponte interparadigmática:
          01. Retórica: o tropo metalepsis (Marcus Fabius Quintilianus, 35–100 e.c.).
          02. Filosofia: a medicina mentis (Ehrenfried Walter von Tschirnhaus, 1651–1708); a mentalidade alargada (Immanuel Kant, 1724–1804); o momento da mediação (Georg Wilhelm Friedrich Hegel, 1770–1834); a discurso argumentativo (Jürgen Habermas, 1929–); o discurso hermenêutico (Richard Rorty, 1931–2007).
          03. Epistemologia: a faculdade do ingenium (Giambattista Vico, 1668–1744); o espaço entre o passado e o futuro (Hannah Arendt, 1905–1975); o pensamento de fronteira (Walter Mignolo, 1941–).
          04. Paleontologia: a forma transicional (Charles Robert Darwin, 1809–1882).
          05. Antropologia: a fase liminar (Arnold van Gennep, 1873–1957).
          06. Genética: o organismo quimera (Hans Karl Albert Winkler, 1877–1945).
          07. Psicologia: a autossuperação e transcendência comunicativa (Karl Jaspers, 1883–1969); a zona de desenvolvimento próximo (Lev Semyonovich Vygotsky, 1896–1934); a descentração cognitiva (Jean Piaget, 1896–1980).
          08. Biologia: a posicionalidade de fronteira (Helmuth Plessner, 1892–1985).
          09. Sociologia do Conhecimento: a democratização dos modos de pensamento (Karl Mannheim, 1893–1947).
          10. História da Ciência: a mudança de estilo de pensamento (Ludwik Fleck, 18961961); a ciência revolucionária (Thomas Samuel Kuhn, 1922–1996).
          11. Política: o espaço de interesse público (Hannah Arendt, 1905–1975); a Transitologia à democracia (Dankwart Alexander Rustow, 1924–1996).
          12. Paradigmatologia: a epistemologia morfogenética (Magoroh Maruyama, 1929–).
          13. Linguística: a linguagem das controvérsias (Marcelo Dascal, 1940–).
          14. Didática: a bisagra didática (María Cristina Davini, 1945–2015); a zona de tensão dialógica (Claudia Teresa Mársico, 1970–).
          15. Sociologia da Ciência: as ações de interessamento (Michel Callon, 1945–); as pidgin e creole zones e o conceito fronteiriço (Ilana Löwy, 1948–); o objeto fronteiriço (Susan Leigh Star, 1955–2010; James Richard Griesemer, 1956–); a trade zone (Peter Lois Galison, 1955–).
          16. Sociologia: o processo de hibridização (Bruno Latour, 1947–); o lugar da hibridação (Homi K. Bhabha, 1949–).
          Periodismologia. Eis, em ordem cronológica, 4 periódicos com função de ponte interparadigmática:
          1. Ciência. Journal des Savants; Paris, França. Fundado em 1665 por Jean-Denis de Sallo (1626–1669).
          2. Metapsíquica. Journal of the Society for Psychical Research; Londres, Inglaterra. Fundado em 1884 por Henry Sidgwick (1838–1900).
          3. Cultura. Sur; Buenos Aires, Argentina. Fundado em 1931 por Victoria Ocampo Aguirre (1890–1979). Extinto em 1992.
          4. Parapsicologia. Journal of Parapsychology; Durham, EUA. Fundado em 1937 por Joseph Banks Rhine (1895–1980).
          5. Conscienciologia. Conscientia; Londrina, Brasil. Fundada em 1997 por Ryon Braga (Século XX).
          Pesquisologia. Eis, em ordem cronológica, 15 instituições de altos estudos ou estudos avançados, dedicadas às pontes interparadigmáticas ou neoabordagens extrapolacionistas interdisciplinares:
          01. École Pratique des Hautes Études (Paris, 1868).
          02. Institute for Advanced Study (Princeton, 1930).
          03. Center for Advanced Study in the Behavioral Science (Stanford, 1954).
          04. Netherlands Institute for Advanced Study (Amsterdam, 1970).
          05. Institute of Noetic Sciences (Petaluma, 1973).
          06. École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 1975).
          07. Israel Institute for Advanced Studies (Jerusalem, 1975).
          08. National Humanities Center (Durham, 1978).
          09. Berlin Institute for Advanced Study (Berlin, 1981).
          10. Swedish Collegium for Advanced Study (Uppsala, 1985).
          11. Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (Foz do Iguaçu, 1995).
          12. Radcliffe Institute for Advanced Study (Cambridge, EUA, 1999).
          13. Fondation Brocher (Hermance, 2006).
          14. Nantes Institute for Advanced Studies Foundation (Nantes, 2008).
          15. United Nations University Institute for the Advanced Study of Sustainability (Tokyo, 2014).
          Conceitos-ponte. Eis listagem, em ordem cronológica, de 8 constructos-ponte interparadigmáticos:
          1. Energia (energéia): Aristóteles (Macedônia, 384–322 a.e.c.).
          2. Evolução (evolutio): Albrecht von Haller (Alemanha, 1708–1777).
          3. Campo (field): Michael Faraday (Inglaterra, 1791–1867).
          4. Vivência (Erlebnis): Wilhelm Dilthey (Alemanha, 1833–1911).
          5. Serenidade (Gelassenheit): Martin Heidegger (Alemanha, 1889–1976).
          6. Pesquisa-ação (action research): Kurt Lewin (Alemanha, 1890–1947).
          7. Assistência (assistance): Virginia Avenel Henderson (EUA, 1897–1996).
          8. Energias sutis (subtle energies): Thaiyar Madabusi Srinivasan (Índia, Séc. XX).


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a ponte interparadigmática, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Atualização autoparadigmática: Paradigmologia; Neutro.
          02. Consciência platônica: Perfilologia; Nosográfico.
          03. Cotejo Filosofia-Holofilosofia: Cogniciologia; Neutro.
            04. Cotejo filósofo-conscienciólogo: Holofilosofia; Homeostático.
            05. Crescendo Epistemologia-Parepistemologia: Cogniciologia; Neutro.
            06. Crescendo Helenismo-Conscienciologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            07. Crescendo Metafísica-parapsiquismo: Autevoluciologia; Homeostático.
            08. Crescendo                Metapsíquica-Autoparapercepciologia:                       Autopesquisologia; Homeostático.
            09. Evolução biológica: Interparadigmologia; Neutro.
            10. Hermenêutica da Evoluciologia: Evoluciologia; Homeostático.
            11. Holofilosofia: Holomaturologia; Homeostático.
            12. Paratransitologia: Parapoliticologia; Neutro.
            13. Sincretismo consciencial: Pensenologia; Neutro.
            14. Síndrome do conflito de paradigmas: Parapatologia; Nosográfico.
            15. Transposição precipitada: Falaciologia; Nosográfico.
     A PONTE INTERPARADIGMÁTICA É A VIA DE ACESSO
  TEÁTICA, DIDÁTICA, INTERASSISTENCIAL E LIBERTÁRIA,
 ACOLHENDO AS CONSCIÊNCIAS NEOFÍLICAS SATURADAS
  DA AUTOVIVÊNCIA CONVENCIONAL, MONODIMENSIONAL.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite a ponte interparadigmática enquanto cláusula proexológica? Qual campo, área e especialidade interparadigmática?
            Bibliografia Específica:
            1. Arendt, Hannah; A Condição Humana (The Human Condition); apres. Adriano Correia; revisor Adriano Correia; trad. Roberto Raposo; XLIV + 408 p.; 6 caps.; 3 citações; 471 notas; 21 x 14 cm; br.; 11ª Ed. rev.; 5ª imp.; Forense Universitária; Rio de Janeiro, RJ; 2014; páginas 61 a 71.
            2. Arendt, Hannah; Entre o Passado e o Futuro (Between Past and Future); apres. Celso Lafer; trad. Mauro W. Barbosa; 348 p.; 8 caps.; 1 foto; 243 notas; ono.; 20,5 x 11,5 cm; br.; 7ª Ed.; Perspectiva; São Paulo, SP; 2011; páginas 18, e 274 a 276.
            3. Calomarde, Nancy; Políticas y Ficciones em Sur (1945-1955) – Las Operaciones Culturales em los Contextos de “Peronización”; Coleção Tesis de Posgrado; 438 p.; 7 caps.; 759 notas; 204 refs.; 20,5 x 15 cm; br.; Universitas; Córdoba; Argentina; 2004; páginas 119, 387 e 434.
            4. Kuhn, Thomas S.; A Estrutura das Revoluções Científicas (The Structure of Scientific Revolutions); revisora Alice Kyoko Myashiro; trad. Beatriz Viana Boeira; & Nelson Boeira; Coleção Debates; 258 p.; 12 caps.; 171 refs.; 20,5 x 11,5 cm; br.; 3ª Ed.; Perspectiva; São Paulo, SP; 1992; páginas 145 a 171.
            5. Mendonça, Otto; Contribuições da Tradutologia à Transposição Interparadigmática; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 20; N. 3; Seção: Artigos; 3 enus.; 1 E-mail; 18 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2016; páginas 269 a 275.
            6. Ribeiro, Luciana; Escrever no Paradigma Consciencial; Artigo; Scriptor; Revista; Anuário; Ano 1; N. 1; 1 E-mail; 2 enus.; 2 notas; 2 tabs.; 8 refs.; União Internacional de Escritores da Conscienciologia (UNIESCON); Foz do Iguaçu, PR; 2010; páginas 16 a 28.
            7. Rorty, Richard; Philosophy and the Mirror of Nature; XV + 402 p.; 3 partes; 8 caps.; 1 diagrama; 1 enu.; 299 notas; alf.; ono.; 21,5 x 14 x 3 cm; br.; 2ª reimp.; Princeton University Press; Princeton, Nova JerseyJ, USA; 1980; páginas 315 a 356.
            8. Zaslavsky, Alexandre; Aproximações entre Ética e Cosmoética; Artigo; Anais do Colégio Invisível da Cosmoeticologia 2002-2010; 1 citação; 2 notas; 9 refs.; Foz do Iguaçu, PR; Abril, 2011; páginas 55 a 65.
            9. Zaslavsky, Alexandre; O Princípio da Intercompreensão nas Relações Paradiplomáticas entre CCCI e Socin; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 12; N. 4; Seção: Artigos; 1 E-mail; 1 enu.; 8 notas; 9 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2008; páginas 329 a 336.
                                                                                                                       A. Z.