A Transitologia Autoparadigmática é o estudo da autovivência, progressiva e contínua, da alternância entre modelos de referência mentaissomáticos, organizadores da manifestação consciencial, com raiz em sistemas de pensamento históricos, consistindo em fulcro recinológico pessoal.
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 TRANSITOLOGIA AUTOPARADIGMÁTICA (INTE RPAR AD IG M O LO G IA ) I. Conformática Definologia. A Transitologia Autoparadigmática é o estudo da autovivência, progressiva e contínua, da alternância entre modelos de referência mentaissomáticos, organizadores da manifestação consciencial, com raiz em sistemas de pensamento históricos, consistindo em fulcro recinológico pessoal. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo trânsito vem do idioma Latim, transitio, “ato ou efeito de transitar; passagem de algum lugar, de algum estado de coisas, de alguma condição”. O primeiro elemento de composição logia deriva do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte”; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. O segundo elemento de composição auto procede também do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo paradigma provém do mesmo idioma Grego, parádeigma, “modelo; exemplo”, e este do idioma Latim, paradigma, “paradigma; comparação”. Surgiu no Século XVIII. Sinonimologia: 1. Transitologia do paradigma pessoal. 2. Transitologia da matriz mental. 3. Estudo da transição autoparadigmática. 4. Estudo da transição de paradigma pessoal. 5. Estudo da atualização autoparadigmática; estudo da renovação autoparadigmática. Neologia. Os termos Transitologia Autoparadigmática, Transitologia Autoparadigmática Inicial, Transitologia Autoparadigmática Intermediária e Transitologia Autoparadigmática Avançada são neologismos técnicos da Interparadigmologia. Antonimologia: 1. Transitologia Heteroparadigmática. 2. Estudo da imutabilidade autoparadigmática. 3. Estudo da mudança teórica de paradigmas. Estrangeirismologia: o mutatis mutandis autoparadigmático; o breaktrough pessoal; o fade out do autorretroparadigma; o fade in do autoneoparadigma; o dimmer da transição autoparadigmática; o degradé autoparadigmático; a transição na Weltanschauung; a Lumière; a Aufklärung; o glimpse do futuro esperado após a reurbex. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autexegeticologia mentalsomática. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares referentes ao tema: – Transição: mudança gradual. Autoparadigma: cosmovisão pessoal. Consciências evoluem transicionando. Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Ciência. O erro maior dos cientistas da Ciência Incompleta, regulada pelo paradigma newtoniano-cartesiano-mecanicista, ainda dominante (Ano-Base: 2014), é a decisão míope da maioria dos componentes da comunidade pesquisística em se manter ignorando, inteiramente, a natureza extrafísica da consciência humana”. 2. “Conscienciologia. A Reurbex se assenta nos princípios do Paradigma da Conscienciologia. O megafoco nas amplas instâncias evolutivas é a consciência em si”. Filosofia: a Holofilosofia; o Universalismo. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da intelectualidade autevolutiva; a correlação entre a pensenidade e a História do Conhecimento; a correlação entre materpensene pessoal e autoparadigma; os logopensenes; a logopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os reflexiopensenes; a reflexiopensenidade; os praxipensenes; a praxipensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os metapensenes; a metapensenidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; o holopensene pessoal da autevolução lúcida. 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Fatologia: a transição autoparadigmática; a passagem gradual do autorretroparadigma para o autoneoparadigma; o movimento pessoal saindo do autoparadigma passado, presente até o futuro; a sobreposição de autoparadigmas passado e presente; a dificuldade para identificar autoparadigmas; a valorização da cultura pessoal; o papel da intelectualidade no perfil consciencial holobiográfico; o referencial do discernimento organizando a realidade pessoal; as publicações pessoais nas retrovidas; as retrogescons; o consenso antiparapsíquico dos autoparadigmas científicos e religiosos; a hegemonia mundial do autoparadigma monoteísta; a heteronomia monoteísta representada no antiparapsiquismo, medo e culpa; o direito divino na base de autoparadigmas imperialistas e bélicos; o dogma suprimindo a lucidez quanto aos autoparadigmas; as iniciativas racionais antidogmáticas; a gradual aprendizagem republicana e democrática da Humanidade; o papel da Revolução Francesa no processo preparatório da reurbex; o periódico Interparadigmas – A Revista de Doutores da Conscienciologia; as pontes interparadigmáticas; a gradual aprendizagem científica da humanidade; a gradual construção de autoparadigma hipotético, experimental, falível e antidogmático; o antidogmatismo fisicalista, a menor; o antidogmatismo parapsíquico, a maior; a autofalseabilidade; o método da autexperimentação conscienciológica; a possibilidade de planejar autexperimentos parapsíquicos, multidimensionais e evolutivos; a atenção dividida durante os autexperimentos conscienciológicos; a diversidade de trajetos construindo o autoparadigma consciencial. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os bolsões extrafísicos conservantistas associados aos autoparadigmas passados ou autorretroparadigmas; a parapsicose pós-dessomática; a paracomatose consciencial; a assimilação parafisiológica de paradigmas; a modelagem da manifestação consciencial do mentalsoma ao soma; a representatividade multidimensional autoparadigmática; as parexcursões interplanetárias intermissivas; a paraaculturação; o entendimento e admissão lógica de novo autoparadigma durante o Curso Intermissivo (CI); a intermissão mudancista; a reciclagem intermissiva da referência ideativa mentalsomática; a colheita intermissiva; a mudança teórica de autoparadigma no Curso Intermissivo; o choque no Curso Intermissivo ao constatar a distância entre o autoparadigma presente e o autoparadigma almejado; o nascimento da esperança e da motivação racionais e lógicas ao compreender extrafisicamente o nexo evolutivo da próxima existência; a relativização extrafísica do tempo de única vida perante o vislumbre dos desdobramentos civilizatórios da reurbex; o autoparapsiquismo laico indicando avanço na transição autoparadigmática consciencial; as autoconscientizações gradualmente localizando a consciência no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo intelectualidade-autoparadigma; o sinergismo colheita intermissiva–Curso Intermissivo; o sinergismo dogma-medo. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da autoverbação; o princípio do primado evolutivo da prática. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); os códigos de conduta nos meios intelectuais do passado; o rigor violento dos códigos iniciáticos. Teoriologia: a teoria do paradigma; a teoria do autoparadigma; o papel da teoria na formação do autoparadigma. Tecnologia: a técnica do Diagrama de Transição Autoparadigmática (DTA); a técnica da invéxis; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da recéxis; as técnicas conscienciológicas de autanamnese. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; as viagens de autopesquisa enquanto laboratório conscienciológico. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível da Dessomatologia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Efeitologia: o efeito da defesa de ideias no autoparadigma; o efeito transicional autoparadigmático das neovivências cosmoéticas; o efeito da concentração mental na autexperimentação recinológica; o efeito da transição autoparadigmática nos círculos de relações; o efeito-halo da transição autoparadigmática na aceleração da História Pessoal. Neossinapsologia: as neossinapses autoneoparadigmáticas; a formação profunda de neossinapses; as neossinapses predispondo paraneossinapses; o papel dos estudos nas neossinapses; as neossinapses da experiência parapsíquica; as neossinapses da reflexão e deliberação cosmoética; as neossinapses preparando neossinapses. Ciclologia: o ciclo de ascensão, apogeu e queda dos paradigmas; o ciclo inicial, intermediário e final dos autoparadigmas; o ciclo virtuoso da interassistencialidade; o ciclo gescon-autoparadigma. Enumerologia: a transição; o movimento; o deslocamento; a deambulação; a passagem; o fluxo; a evolução. O modelo; o parâmetro; o referencial; o prisma; a perspectiva; o ponto de vista; o parângulo. Binomiologia: o binômio teoria-prática; o binômio ideia-autovivência; o binômio consciência-meio; o binômio conscins-consciexes formando a equipex; o binômio discernimento-aceitação. Interaciologia: a interação produção escrita–docência; a interação consciência-Zeitgeist na formação e transição do autoparadigma; a interação paracerebral amparador-amparando; a interação mentalsoma-psicossoma-energossoma-soma. Crescendologia: o crescendo autoparadigmático; o crescendo antidogmático fisicalista-consciencial; o crescendo passado-presente-futuro; o crescendo do autodiscernimento da realidade; o crescendo cosmovisiológico; o crescendo do autodomínio pensênico; o crescendo transição paradigmática–transição autoparadigmática. Trinomiologia: o trinômio autorretroparadigmático cruz-espada-pena; o trinômio Conscienciometrologia-Consciencioterapeuticologia-Interparadigmologia. Polinomiologia: o polinômio debates-panfletos-livros-ações; o polinômio interprisão-vitimização-recomposição-libertação-policarmalidade. Antagonismologia: o antagonismo transição / mudança; o antagonismo aceitação lógica de neoparadigma / reciclagem do funcionamento retroparadigmático. Paradoxologia: o paradoxo de a mudança teórica de autoparadigma não ser ainda a transição autoparadigmática; o paradoxo de a mudança de autoparadigma ser requisito à transição autoparadigmática; o paradoxo da retrocognição de precognição intermissiva; o paradoxo de os autoparadigmas passado e o futuro não raro se misturarem no autoparadigma presente; o paradoxo de o materialismo científico ter ajudado a preparar a reurbex. Politicologia: a difusão de paradigmas mediante o poder político; a fixação autoparadigmática decorrente da ação política; a política tribal; a política monárquica; a política feudal; a política eclesiástica; a política imperial; a política colonial; a política republicana; a política democrática; o advento da parapolítica; as políticas e parapolíticas convergindo oportunamente no Estado Mundial Cosmoético. Legislogia: a superação da lei de talião; a lei do maior esforço evolutivo. Filiologia: a evoluciofilia. Fobiologia: a projeciofobia. Sindromologia: a síndrome do impostor; a síndrome do ostracismo; a síndrome do conflito de paradigmas. Maniologia: a superação da mania de teorizar. Holotecologia: a evolucioteca; a cognoteca; a historioteca; a filosofoteca. Interdisciplinologia: a Transitologia Autoparadigmática; a Interparadigmologia; a Para-Hermeneuticologia; a Recinologia; a Autevoluciologia; a Intermissiologia; a Proexologia; a Gesconologia; a Taristicologia; a Pararreurbanologia. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin eletronótica; a consciex eletronótica; a conscin cobaia; a consciex cobaia; o ser desperto. Masculinologia: o interparadigmólogo; o autopesquisador; o conscienciômetra; o tenepessista; o verbetógrafo; o holofilósofo; o para-historiador; o seriexólogo; o holobiógrafo; o docente conscienciológico; o tarefeiro do esclarecimento; o maxiproexista; o pioneiro do conhecimento humano passado; o intermissivista; o evoluciente; o consciencioterapeuta; o proexólogo; o projetor consciente; o ofiexista; o evoluciólogo. Femininologia: a interparadigmóloga; a autopesquisadora; a conscienciômetra; a tenepessista; a verbetógrafa; a holofilósofa; a para-historiadora; a seriexóloga; a holobiógrafa; a docente conscienciológica; a tarefeira do esclarecimento; a maxiproexista; a pioneira do conhecimento humano passado; a intermissivista; a evoluciente; a consciencioterapeuta; a proexóloga; a projetora consciente; a ofiexista; a evolucióloga. Hominologia: o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens hermeneuta; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens mentalmatrix; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autosseriexis. V. Argumentologia Exemplologia: Transitologia Autoparadigmática Inicial = a passagem da Pedagogia (passado imediato) à docência conscienciológica (presente); Transitologia Autoparadigmática Intermediária = a passagem da docência conscienciológica (presente) ao epicentrismo consciencial (futuro imediato); Transitologia Autoparadigmática Avançada = a passagem da doutrinação religiosa (passado) à Liderologia interassistencial intermissiva (futuro). Culturologia: a cultura autoparadigmática; a cultura predominante no Zeitgeist; a cultura interiorizada no mentalsoma; a cultura transformada em autoparadigma. Metodologia. A transição autoparadigmática pode ser estudada registrando o fluxo linear com 5 tempos intersectados, parcialmente sobrepostos, em ordem lógica: 1. Autoparadigma passado: o modelo mental principal, anticosmoético, a ser superado. 2. Autoparadigma passado imediato: o modelo mental interassistencial, convencional, rompendo inicialmente com o passado. 3. Autoparadigma presente: o modelo mental consolidando a ruptura com o passado. 4. Autoparadigma futuro imediato: o modelo mental abrindo perspectivas novas. 5. Autoparadigma futuro: o modelo mental novo, cosmoético, antípoda ao passado. Relatividade. O estudo do processo de transição de autoparadigma é relativo ao momento evolutivo de cada consciência. Público. O público principal da Transitologia Autoparadigmática é o de intermissivistas. Adaptações. Contudo, a metodologia pode ser aplicada também ao não intermissivista, demandando ajustes específicos. Presente. A descrição da transição autoparadigmática é função direta do autoparadigma presente, daí a possibilidade de haver tanto temas convencionais, quanto conscienciológicos. Passado. O autoparadigma passado designa modelo adotado em retrovida. Autoparadigmas. Os demais autoparadigmas se referem à presente existência. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 Futuro. O paradigma consciencial é considerado o padrão de referência de autoparadigma futuro e da respectiva transição. Especialidades. A denominação do autoparadigma futuro tem parâmetro nas especialidades e temas conscienciológicos, de acordo com a singularidade da transição. Tabelologia. Eis, em ordem alfabética, tabela com 11 possíveis transições autoparadigmáticas, representando momentos evolutivos diversos, destacando os tempos passado, presente e futuro: Tabela – Transições autoparadigmáticas: Passado / Presente / Futuro Nos Passado Presente Futuro 01. Catequização religiosa Desrepressão consciencial Tenepessocracia 02. Colonialismo Epistemologias culturais Universalismo holofilosófico Despotismo Gestão para 03. Conscienciocracia esclarecido dignidade consciencial Liderologia Interassistencial 04. Engenharia militar Paratecnologia evolutiva Paracientífica Comunicação pacifista 05. Imagética autoritária Autoimageticologia parapolítica 06. Liberalismo colonial Justiça Restaurativa Paradireito reurbanológico Terapias contextuais Autodiscernimentologia 07. Maniqueísmo bélico processuais pacificadora Método científico 08. Materialismo Holofilosofia conscienciológico 09. Monasticismo Tares internacional Cosmoconviviologia Parapolítica 10. Neoimperialismo Políticas ambientais cosmoética global Socioecologia federa- Responsabilidade Paraecologia 11. lista planetária cosmoconviviológica VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Transitologia Autoparadigmática, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro. 02. Antimodelo: Paradigmologia; Homeostático. 03. Atualização autoparadigmática: Paradigmologia; Neutro. 04. Autoparadigma: Autoparadigmologia; Neutro. 05. Autossuperação do paradigma eletronótico: Holomaturologia; Homeostático. 06. Autovisão coletiva: Cosmovisiologia; Neutro. 07. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático. 08. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro. 09. Hipótese do esgotamento eletronótico: Evoluciologia; Neutro. 10. Matriz mental: Megafocologia; Neutro. 11. Paradigma mecanicista: Paradigmologia; Neutro. 12. Periódico interparadigmático: Interparadigmologia; Homeostático. 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 13. Ponte interparadigmática: Interparadigmologia; Neutro. 14. Transição evolutiva: Recexologia; Homeostático. 15. Transição paradigmática: Recinologia; Neutro. A INVESTIGAÇÃO DA TRANSIÇÃO AUTOPARADIGMÁTICA ESCLARECE A SOBREPOSIÇÃO DE TEMAS, INTERESSES, DILEÇÕES E ENFOQUES NO PRESENTE, RECONCILIANDO OS ESFORÇOS PARA A RENOVAÇÃO MENTALSOMÁTICA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, está vindo de qual autoparadigma passado? Para qual autoparadigma futuro está rumando? Qual a estratégia de transição autoparadigmática? Bibliografia Específica: 01. Aguiar, Patrícia; & Takaki, Weber; O Amadurecimento Docente Através das Oficinas de Ciência e Cultura; Artigo; Anais do II Jornada de Educação Conscienciológica; Brasília, DF; 01-04.05.03; 2 E-mails; 4 enus.; 2 microbiografias; 2 refs.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 196 e 197. 02. Almeida, Julio; Auto-ideário Conscienciológico; Artigo; Conscientia; Revista; Quadrimestral; Vol. 11; N. S2; 2 enus.; 31 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2007; páginas 82 a 87. 03. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Estudo Prático sobre Afetividade; pref. 1a Ed. Marina Thomaz; pref. 2a Ed. Daniel Muniz; pref. 3 a Ed. Cristina Arakaki; pref. 4a Ed. Allan Gurgel; revisor Marcelo Bellini; 368 p.; 2 seções; 11 caps.; 124 adágios; 23 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 1 esquema; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 3 séries harmônicas; 2 tabs.; 18 técnicas; 5 teorias; 21 websites; glos. 86 termos; 25 infográficos; 20 cenografias; 84 filmes; posf.; 338 refs.; 28 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; enc.; sob.; 4a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 40, 54 a 56, 67 e 178. 04. Cerato, Sonia; A Ciência Conscienciologia e as Ciências Convencionais; pref. Marina Thomaz; revisoras Cristina Saback; et al.; 2 partes; 10 caps.; 5 diagramas; 232 enus.; 16 esquemas; 1 gráf.; 8 questionários; 11 tabs.; 11 técnicas; 128 refs.; alf.; 22,5 x 15,5 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1998; página 336. 05. Couto, Cirleine; Inteligência Evolutiva Cotidiana; pref. 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Simões, Ana Paula; & Araújo, Otávio; Metodologia Conscienciométrica; Artigo; I Congresso Internacional de Parapedagogia & IV Jornada de Educação Conscienciológica; Foz do Iguaçu, PR; 07-10.06.07; Revista; 2 E-mails; 4 enus.; 1 esquema; 1 tab.; 5 refs.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 125. 15. Vieira, Waldo; 200 Teáticas da Conscienciologia: Especialidades e Subcampos; revisores Alexander Steiner; et al.; 260 p.; 200 caps.; 15 E-mails; 8 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 147, 166 e 190. 16. 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