A policonsultoria é o ato ou efeito de dar ou receber consultas, opiniões ou pareceres abalizados e experientes sobre matérias especializadas.
Você, leitor ou leitora, mantém relação direta com a policonsultoria?
POLICONSULTORIA
(EVOLUCIOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A policonsultoria é o ato ou efeito de dar ou receber consultas, opiniões ou pareceres abalizados e experientes sobre matérias especializadas.
Tematologia. Tema central neutro.
Etimologia. O elemento de composição poli provém do idioma Grego, polús, “numeroso”. O termo consultar procede do idioma Latim, consultare, “deliberar; olhar por; cuidar de; atender a; consultar; interromper; pedir conselho”. Apareceu no Século XV. A palavra consulta surgiu no Século XVI.
Sinonimologia: 1. Busca de parecer. 2. Aconselhamento técnico.
Arcaismologia. Expressão da Antiguidade para a Policonsultoria: oráculo.
Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 36 cognatos derivados do vocábulo consulta: consulente; consultabilidade; consultação; consultada; consultado; consultador; consultadora; consultadoria; consultante; consultar; consultatividade; consultativo; consultável; consultiva; consultivo; consulto; consultor; consultora; consultoria; consultório; inconsultabildidade; inconsultável; inconsulto; jurisconsulto; jurisconsultoria; megaconsulta; miniconsulta; multiconsultoria; omniconsultoria; paraconsulta; paraconsultor; paraconsultora; paraconsultoria; policonsultoria; policonsultório; teleconsultoria.
Neologia. O vocábulo policonsultoria e as duas expressões compostas policonsultoria técnica e policonsultoria paratécnica são neologismos técnicos da Evoluciologia.
Antonimologia: 1. Mentalsomatofobia. 2. Anticulturalismo.
Estrangeirismologia: o Mentalsomarium; o Tertuliarium na condição de Consultório Conscienciológico; a distribuição do know-how conquistado; o compartilhamento do background multiexistencial; o coaching técnico multifuncional.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da inteligência evolutiva (IE).
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da mentalsomaticidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; a autopensenização especializada; o holopensene da intercooperação.
Fatologia: a policonsultoria; o policonsultório; o ato de ouvir os experientes; a série de consultas técnicas; as vantagens das consultas inteligentes; as consultas aos autovalores; o preenchimento das lacunas profissionais; as consultas isentas; as consultas regulares; a série de consultas; o olhar de consulta; as consultas aos outros; as consultas dos outros; as consultas às fontes pessoais; as consultas periódicas às anotações pessoais; as megaconsultas primárias dos jovens; as miniconsultas eruditas dos idosos; as fontes de consultas; os livros de consulta de cabeceira mais compulsados; a agilização das consultas; as consultas às obras escritas originais; as consultas imperativas a múltiplas fontes; o parecer técnico da consulta paga; a indústria espúria das consultas médicas; o assessoramento multifacetado; o exame cosmovisiológico; a visão global do objeto sob análise; a combinação efetiva das autocognições na busca das melhores soluções.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as sugestões não impositivas dos amparadores extrafísicos da função assistencial; a policonsultoria evolutiva da equipex do maximecanismo multidimensional.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo intelectivo polimatia-polivalência.
Principiologia: o princípio da descrença somente vivido plenamente a partir do paracorpo do autodiscernimento; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio básico da Inventariologia; o princípio da qualificação da quantidade; o princípio fundamental da acuidade nas priorizações; o princípio da autocrítica cosmoética.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) regrando as intervenções nas vidas alheias; os códigos de Ética Profissional pautando as atuações especializadas.
Teoriologia: a passagem inquestionável do 1% da teoria para os 99% da vivência intelectual.
Tecnologia: a policonsultoria como técnica de crescimento consciencial; a técnica da consulta a 50 dicionários.
Voluntariologia: o voluntariado da tares.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológido do cosmograma.
Colegiologia: a policonsultoria grupocármica pelo Colégio Invisível dos Evoluciólogos; a policonsultoria planetária pelo Colégio Invisível dos Serenões; a policonsultoria intergaláctica pelo Colégio Invisível das Consciexes Livres (CLs).
Efeitologia: o efeito resolutivo requerido na consultoria técnica; o efeito interassistencial inerente à consultoria cosmoética.
Neossinapsologia: as neossinapses resultantes da consultoria eficaz.
Enumerologia: as consultas abertas; as consultas sigilosas; as consultas prévias; as consultas teóricas; as consultas práticas; as consultas interativas; as consultas sistemáticas.
Binomiologia: o binômio (dupla) consultor-consulente; o binômio problema-solução.
Trinomiologia: o trinômio pesquisa-leitura-consulta.
Polinomiologia: o consultor qualificado pelo polinômio habilidade-especialidade-experiência-comunicabilidade; a consultoria qualificada pelo polinômio observações detalhadas–inquirições técnicas–escutas atentas–diagnósticos criteriosos–recomendações factíveis; o parecer qualificado pelo polinômio informações-explicações-orientações-instruções.
Antagonismologia: o antagonismo consultoria gratuita / consultoria remunerada; o antagonismo consultoria presencial / consultoria a distância.
Politicologia: a meritocracia.
Legislogia: a lei do maior esforço intelectivo cosmovisiológico.
Filiologia: a raciocinofilia; a intencionofilia; a evoluciofilia; a intelectofilia; a conviviofilia; a autocogniciofilia; a assistenciofilia.
Holotecologia: a cognoteca; a criticoteca; a consciencioteca; a experimentoteca; a analiticoteca; a proexoteca; a recexoteca.
Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Pesquisologia; a Conviviologia; a Mentalsomatologia; a Holomaturologia; a Cerebrologia; a Paracerebrologia; a Experimentologia; a Parapercepciologia; a Autocogniciologia; a Autocriticologia; a Autodefinologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o parecerista; o agente de mudanças.
Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a parecerista; a agente de mudanças.
Hominologia: o Homo sapiens abstractus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens holophilosophus; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens creativus.
V. Argumentologia
Exemplologia: policonsultoria técnica = as consultas intrafísicas a especialista humano (consciencioterapeuta, médico, jurisconsulto); policonsultoria paratécnica = as consultas extrafísicas (paraconsultas) às consciexes evoluídas (amparadores de função, evoluciólogos, Centrais Extrafísicas), ou a paraconsultoria.
Culturologia: a cultura da Evoluciologia; a cultura da Conviviologia.
Taxologia. Sob a ótica da Evoluciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 41 categorias de policonsultorias, em geral:
01. Arquitetônica: o projeto de edificação.
02. Arquivística: a consulta ao acervo ou arquivo pessoal; a Arquivologia.
03. Automotiva: a manutenção do automóvel.
04. Autoritária: a consulta à autoridade constituída; a Politicologia.
05. Autorretrocognitiva: a consulta às ocorrências pessoais ou gerais do passado.
06. Bibliológica: a consulta à biblioteca pessoal, à biblioteca pública, ao bibliotáfio, à bibliomática conscienciológica, às livrarias.
07. Biográfica: a consulta às biografias dos sábios e gigantes dos séculos; a Biografologia.
08. Científica: a consulta às equipes técnicas.
09. Consciencioterápica: a consulta ao consciencioterapeuta, homem ou mulher; a Consciencioterapia.
10. Contábil: a contribuição tributária obrigatória; o Direito Tributário.
11. Cosmogramática: a consulta ao cosmograma do Holociclo; a Cosmanálise.
12. Diplomática: a consulta na área da diplomacia; a Paradiplomacia.
13. Doméstica: os reparos da residência.
14. Econômica: a consulta economista ou consultor econômico-financeiro; a Economia.
15. Enciclopédica: a consulta às enciclopédias; a Enciclopediologia.
16. Especializada: a consulta ao técnico ou especialista da área de cognição; a Cogniciologia.
17. Esportiva: o programa de exercícios físicos pessoais.
18. Estilística: o apuro da força presencial.
19. Extrafísica: a consulta paratécnica ao amparador, ao evoluciólogo, às Centrais Extrafísicas; a Extrafisicologia.
20. Fraterna: a consulta ao duplista (Duplologia) ou à instituição interassistencial.
21. Holotecária: a consulta à Holoteca da Conscienciologia, aos artefatos do saber; a Mentalsomatologia.
22. Imobiliária: a gestão patrimonial imóvel.
23. Informacional: ou midiática; a consulta às mídias, em geral, aos noticiários da imprensa ou da televisão; a atualização da cognição.
24. Informática: a consulta à Internet; a Infocomunicologia.
25. Intrafísica: a consulta técnica ao especialista humano.
26. Jurídica: a consulta legal ao jurisconsulto ou parecerista, homem ou mulher; a Paradireitologia.
27. Lexicológica: a consulta aos dicionários e dicionaristas em geral; a Lexicologia.
28. Médica: a consulta ao médico ou médica especialista; o checkup periódico; a Medicologia.
29. Metodológica: a organização técnica da vida: a APEX.
30. Mnemônica: a consulta à memória pessoal, à memória alheia.
31. Nutricional: a elaboração de dieta alimentar saudável; a Nutriciologia.
32. Odontológica: a preservação da saúde bucal; a Odontologia.
33. Parapsicotecária: a paraconsulta à parapsicoteca de comunex evoluída.
34. Parapsíquica: a consulta ao parapsiquista, homem ou mulher; a Parapercepciologia.
35. Pedagógica: a consulta didática ao professor ou professora; a Reeducaciologia.
36. Previdenciária: o planejamento da aposentadoria.
37. Psicológica: a consulta ao psicólogo ou psicóloga; a Psicologia.
38. Pública: a consulta ou pesquisa de opinião; o plebiscito; a eleição; a Sociologia.
39. Securitária: a estratégia da autossegurança.
40. Tecnológica: a recomendação do instrumento top de linha.
41. Turística: a programação geopolítica de viagem útil ou excursão pesquisística.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a policonsultoria, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Acrescentamento: Maximologia; Neutro.
02. Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático.
03. Banco de dados: Mentalsomatologia; Neutro.
04. Bibliologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
05. Bibliotáfio: Mentalsomatologia; Neutro.
06. Distorção cognitiva: Parapatologia; Nosográfico.
07. Fonte de assombro: Experimentologia; Neutro.
08. Fontificação: Experimentologia; Neutro.
09. Memória básica: Holomnemônica; Neutro.
10. Paracaptação retrocognitiva: Para-Historiografia; Neutro.
11. Postura conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
12. Princípio organizador dos saberes: Mentalsomatologia; Neutro.
13. Procedimento extrapauta: Autopesquisologia; Neutro.
14. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro.
15. Usabilidade: Experimentologia; Neutro.
A POLICONSULTORIA É RECURSO INTELIGENTE PARA O PESQUISADOR OU PESQUISADORA ENRIQUECER
A AUTEXPERIÊNCIA OU O AUTOCONHECIMENTO SOBRE QUAISQUER REALIDADES EM TODA LINHA DE PESQUISA.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, mantém relação direta com a policonsultoria?
Dando consultas, recebendo consultas ou executando ambas as ações?