Personalidade Bem Formada

A personalidade bem formada é a consciência constituída por óbvia maturidade, autolucidez, cosmoética, ortocentrada dinâmica e evolutivamente.

Você, leitor ou leitora, já se considera personalidade bem formada?

      PERSONALIDADE BEM FORMADA
                                  (AUTEVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A personalidade bem formada é a consciência constituída por óbvia maturidade, autolucidez, cosmoética, ortocentrada dinâmica e evolutivamente.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O termo personalidade vem do idioma Latim, personalitas, “personalidade”, de personalis, “inerente à pessoa; pessoal”, sob influência do idioma Francês, personnalité, “aquilo que constitui a pessoa em geral; caráter próprio de pessoa em particular”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo formado procede também do idioma Latim, formatus, “formado; aparelhado; representado; preparado; ensinado; composto; escrito”. Apareceu no Século XIII.
         Sinonimologia: 01. Personalidade formada. 02. Consciência automotivada; conscin lúcida. 03. Personalidade autocoerente. 04. Personalidade ativa. 05. Personalidade desinibida. 06. Personalidade cosmoética. 07. Personalidade saudável. 08. Personalidade integral. 09. Personalidade confiável. 10. Personalidade bem-articulada.
         Neologia. As duas expressões compostas minipersonalidade bem formada e maxipersonalidade bem formada são neologismos técnicos da Autevoluciologia.
         Antonimologia: 01. Consciênçula; pré-serenão vulgar. 02. Conscin jurássica; consréu. 03. Personalidade débil; personalidade fraca. 04. Personalidade casca-grossa. 05. Personalidade fissurada; personalidade medíocre. 06. Personalidade fechada; personalidade nula. 07. Personalidade desviada; personalidade patológica (P.P.). 08. Personalidade desarticulada; personalidade desorganizada. 09. Personalidade demolida; personalidade incongruente. 10. Personalidade anticosmoética.
         Estrangeirismologia: o strong profile; o Conviviarium; o selfmade man; a selfmade woman; a intelligentsia lúcida.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à evolutividade pessoal.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal maduro da evolução consciencial; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a pessoa mentalsomaticamente comandada pelo cérebro ativo.
         Fatologia: a formação da personalidade; os traços evoluídos da pessoa; a autossuficiência pessoal; a acuidade consciencial; o autojuízo consciencial; as autodeterminações inteligentes; o entendimento da interdependência evolutiva; a inteligência evolutiva (IE); o autodesconfiômetro pessoal eficaz; os megatrafores evidentes; o saldo positivo na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a Maximologia Teática.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a multidimensionalidade da consciência.


                                         III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo vontade pessoal cosmoética–fluxos do Cosmos.
         Principiologia: o princípio do equilíbrio pessoal da maturidade física.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) maduro.
          Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE) entendida e vivenciada teaticamente; a teoria da personalidade autoconsciente.
          Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente.
          Voluntariologia: o voluntário no trabalho certo, no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Erudiciologia; o Colégio Invisível dos Pensenólogos.
          Efeitologia: os efeitos sadios da maturidade das experiências pessoais.
          Ciclologia: o ciclo infância–adolescência–meia-idade–maturidade humana; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Enumerologia: a maturidade cortical; a maturidade intelectiva; a maturidade emocional; a maturidade prioritária; a maturidade megafocal; a maturidade parapsíquica; a maturidade proexológica.
          Binomiologia: o binômio vontade-decisão; o binômio maturidade biológica–sabedoria.
          Interaciologia: a interação maturidade biológica–maturidade consciencial; a interação autexprimentação-autorreflexão-autocriticidade.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo década após década; o crescendo autonomia-megafraternidade.
          Trinomiologia: o trinômio da holomaturidade.
          Antagonismologia: o antagonismo personalidade madura / personalidade imatura.
          Paradoxologia: o paradoxo da maturidade imberbe.
          Politicologia: a democracia; a lucidocracia.
          Legislogia: a lei da evolução consciencial por meio do esforço próprio.
          Filiologia: a evoluciofilia; a conviviofilia.
          Holotecologia: a cosmoeticoteca; a eticoteca; a evolucioteca; a maturoteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a prioroteca.
          Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Autexperimentologia; a Autoconscienciometrologia; a Erudiciologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia; a Autopriorologia; a Mentalsomatologia; a Parapercepciologia; a Autocogniciologia; a Autodiscernimentologia; a Harmoniologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a personalidade bem formada; a personalidade bem constituída; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a personalidade biologicamente madura sem centramento intraconsciencial; a personalidade autocrítica; a personalidade monogâmica; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens formator; o Homo sapiens formatrix; o Homo sapiens personitor; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens sapientior; o Homo sapiens orthopensenisator; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens polymathicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: minipersonalidade bem formada = o jovem inversor, rapaz ou moça, depois dos 26 anos de idade, praticante da tenepes; maxipersonalidade bem formada = a pessoa, homem ou mulher, na idade madura, já atuante com ofiex pessoal.
          Culturologia: a cultura da Autevoluciologia; a cultura da Autoconscienciometrologia.
          Caracterologia. Sob a ótica da Evoluciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 categorias ou caracteres de personalidades formadas:
          01. Personalidade antenada.
          02. Personalidade autorganizada.
          03. Personalidade bem resolvida.
          04. Personalidade centrada.
          05. Personalidade completa.
          06. Personalidade de escol.
          07. Personalidade dinâmica.
          08. Personalidade eumática.
          09. Personalidade-líder.
          10. Personalidade madura.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a personalidade bem formada, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autoimperdoador: Holomaturologia; Homeostático.
          02. Eumatia: Experimentologia; Homeostático.
          03. Hermenêutica da Evoluciologia: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Know-how evolutivo: Evoluciologia; Homeostático.
          05. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático.
          06. Máximo da consciência: Maximologia; Homeostático.
          07. Perfilologia: Conscienciometrologia; Neutro.
          08. Personalidade consecutiva: Seriexologia; Neutro.
          09. Personalidade singular: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Personalismo: Parapatologia; Nosográfico.
          11. Satisfação benévola: Psicossomatologia; Homeostático.
          12. Vida programada: Intrafisicologia; Homeostático. SE A CONSCIEX GRADUOU-SE NO CURSO INTERMISSIVO
  PRÉ-RESSOMÁTICO, É RACIONAL ESPERAR ENCONTRÁ-LA, AGORA, NA MATURIDADE BIOLÓGICA, NA CONDIÇÃO DE PERSONALIDADE HUMANA BEM FORMADA.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se considera personalidade bem formada?
Desde quando? Quais os frutos evolutivos de tal estado até agora?