Perdão Irrestrito

O perdão irrestrito é o ato, condição ou efeito de a conscin lúcida, homem ou mulher, desculpar outrem, sem expectativa de compensação, eliminando quaisquer resquícios de mágoa, exigências ou antagonismos, a partir do fraternismo cosmoético.

Você, leitor ou leitora, já perdoou alguém sem esperar qualquer tipo de reconhecimento? Ainda guarda rancor ou mágoa de alguém?

      PERDÃO IRRESTRITO
                              (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O perdão irrestrito é o ato, condição ou efeito de a conscin lúcida, homem ou mulher, desculpar outrem, sem expectativa de compensação, eliminando quaisquer resquícios de mágoa, exigências ou antagonismos, a partir do fraternismo cosmoético.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo perdão tem origem no idioma Latim Medieval, perdonet, “que perdoa”, derivado do verbo perdonare, “perdoar”. Apareceu no Século XIII. O prefixo in vem do idioma Latim, in, “privação; negação”. A palavra restrito deriva também do Latim, restrictus, “limitado; reduzido; contido; amarrado; acorrentado; sustado; estreito; acanhado”. Surgiu no Século XIX. Os vocábulos restrito e irrestrito surgiram no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Perdão total. 2. Perdão incondicional. 3. Desculpa ilimitada. 4. Desobrigação completa. 5. Indulto irrestrito. 6. Absolvição plena. 7. Remissão ilimitada. 8. Clemência irrestrita.
          Neologia. As duas expressões compostas perdão irrestrito intrafísico e perdão irrestrito extrafísico são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 01. Perdão específico. 02. Perdão parcial. 03. Perdão condicional. 04. Perdão restritivo. 05. Perdão imperfeito. 06. Perdão incompleto. 07. Perdão interesseiro. 08. Perdão oportunista. 09. Perdão temporário. 10. Perdão limitado.
          Estrangeirismologia: o perdão in saecula saeculorum; o insigth assistencial; o maximum evolutivo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à convivialidade evolutiva cosmoética.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Reconciliação: máxima interconsciencial.
          Coloquiologia. Eis duas expressões populares referentes à temática: – Quem ama perdoa. Perdoar para ser perdoado.
          Citaciologia: – Aquele que não consegue perdoar aos outros, destrói a ponte por onde irá passar (Francis Bacon, 1561–1626).


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal pacificador; o holopensene reconciliador; o holopensene fraterno; o holopensene assistencial; o holopensene generoso; o holopensene amoroso; a pensenidade afável; o holopensene da glasnost; o holopensene benevolente; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: o perdão irrestrito; o acolhimento fraterno; a benevolência reconciliadora; a reconciliação sincera; o resgate evolutivo; a intercompreensão cosmoética; a assistência proporcionada pelo perdão irrestrito; a correção do curso evolutivo pessoal e grupal; a harmonia interconsciencial e intergrupal; a inteligência evolutiva (IE) manifesta; o reconhecimento e conserto dos malentendidos; a oportunidade evolutiva extraordinária; a extrapolação pessoal; a reintegração interpessoal; a tarefa do esclarecimento (tares); o reconhecimento do erro cometido; o senso de urgência do perdão irrestrito; o “Dia do Perdão”; o pedido de perdão do pai ao filho; o perdão concedido pela mãe da vítima; o pedido de perdão do sequestrador; o ganho evolutivo pessoal; o ato catalisador de recin através do exemplarismo; a iniciativa catalisadora de mudança grupal; o perdão favorecendo a reciclagem intraconsciencial; a libertação da interprisão milenar; a mudança de patamar evolutivo.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); as parapercepções mentaissomáticas; a ofiex; o Curso Intermissivo (CI) avançado; os resgates extrafísicos provenientes do perdão irrestrito.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo entre assistente e assistido; o sinergismo autolucidez extrafísica–autolucidez intrafísica.
          Principiologia: o princípio da inseparabilidade gupocármica; o princípio do heteroperdão; o princípio da megafraternidade; o princípio da interassistencialidade evolutiva; o princípio da Policarmologia; o princípio diretor da consciência; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); os princípios do Paradireito; o princípio da convivialidade interconsciencial; o princípio da Cosmoética.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código de Cosmoética Extrafísica.
          Teoriologia: a teoria e a prática do megafraternismo; a teoria e a prática da interassistencialidade; a teoria e a prática do perdão; a teoria e a prática do exemplarismo pessoal cosmoético; a teoria e a prática do Paradireito; a teoria e a prática da convivialidade; a teoria e a prática da desperticidade; a teoria e a prática da reconciliação; a teoria e a vivência da holocarmalidade.
          Tecnologia: a técnica da assistência tarística; a técnica da evitação da antipolicarmalidade; a técnica do não esperar nada em troca.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio invisível da Holocarmologia; o Colégio Invisível da Serenologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Recexologia.
          Efeitologia: os efeitos gratificantes universais da reconciliação interconsciencial.
          Neossinapsologia: as paraneossinapses da completude interassistencial.
          Ciclologia: o ciclo crescente da desperticidade; o ciclo crescente evolutivo; o ciclo do binômio perdão-reconciliação.
          Enumerologia: a ação consciencial reparadora do erro pessoal; a ação consciencial de justiça cosmoética; a ação consciencial da fraternidade; a ação consciencial de reconciliação vítima-algoz; a ação consciencial promotora de moréxis; a ação consciencial capaz de resgatar o megassediador; a ação consciencial libertadora da interprisão grupocármica.
          Binomiologia: o binômio assistente-assistido; o binômio amparador-amparando; o binômio admiração-discordância; o binômio heteroperdoamento-autoimperdoamento.
          Interaciologia: a interação do amparador com o assistente predisposto ao perdão irrestrito; a interação custo–benefício mentalsomático interassistencial; a interação autodesassedialidade-heterodesassedialidade.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo do fraternismo cosmoético.
          Trinomiologia: o trinômio perdão-pacificação-compensação; o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio autodiscernimento-autodesassédio-heterodesassédio.
          Polinomiologia: o polinômio perdão-reconciliação-agradecimento-retribuição.
          Antagonismologia: o antagonismo perdão / vingança; o antagonismo perdoar / acusar; o antagonismo absolver / condenar; o antagonismo libertação / interprisão; o antagonismo gratidão / inveja; o antagonismo justiça / injustiça; o antagonismo conciliação / insurreição.
          Politicologia: a assistenciocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do retorno; a lei do maior esforço; a lei do exemplarismo cosmoético pessoal; a lei da interdependência consciencial.
          Filiologia: a ortoconviviofilia; a assistenciofilia; a cosmoeticofilia; a serenofilia.
          Fobiologia: a antropofobia.
          Sindromologia: a síndrome da vitimização; a síndrome da vingança; a síndrome de Poliana; a síndrome do coração partido; a síndrome de Caim; a síndrome do ostracismo; a síndrome do justiceiro.
          Maniologia: a mania de perseguição; a mania de justiça.
          Mitologia: o mito do perdão pela culpa.
          Holotecologia: a assistencioteca; a convivioteca; a cosmoeticoteca; a consciencioteca; a evolucioteca; a pensenoteca; a proexoteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Grupocarmologia; a Conviviologia; a Autodisciplinologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia; a Despertologia; a Holomaturologia; a Cosmovisiologia; a Mentalsomaticologia; a Proexologia; a Evoluciologia; a Serenologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin perdoada; a consciex perdoada; a conscin perdoadora; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a vítima; a consciência pacifista.
          Masculinologia: o autoimperdoador; o perdoador; o heteroperdoador; o algoz; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o exemplarista; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o sensitivo experiente; o parapsiquista maduro.
          Femininologia: a autoimperdoadora; a perdoadora; a heteroperdoadora; a algoz; a acoplamentista; a agente retrocognitoa; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a exemplarista; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a sensitiva experiente; a parapsiquista madura.
          Hominologia: o Homo sapiens perdonator; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens clemens; o Homo sapiens conscientiocrata; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens relevator; o Homo sapiens remissor; o Homo sapiens serenissimus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: perdão irrestrito intrafísico = o evidenciado pela mãe, ao conceder o perdão ao assassino do próprio filho; perdão irrestrito extrafísico = o evidenciado pelo projetor lúcido, no resgate do próprio algoz na Baratrosfera.
          Culturologia: a cultura do exemplarismo cosmoético; a cultura da Ortoconviviologia; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da Intercompreensiologia; a cultura do fraternismo; a cultura do libertarismo; a cultura da lucidocracia; a cultura da Serenologia.
          Caracterologia. Na abordagem da Interassistenciologia, eis por exemplo, em ordem alfabética, 20 características conscienciais predisponentes ao perdão irrestrito:
          01. Acolhimento: o amparo às consciências carentes.
          02. Afetividade: a manifestação integrada da autoincorruptibilidade afetiva no dia a dia.
          03. Assistencialidade: a aplicação do princípio de objetivar acontecer o melhor para todos.
          04. Autenticidade: a postura de ser autêntico em todas as manifestações multidimensionais.
          05. Autocoerência: a manutenção da coerência entre pensenes e manifestação pessoal.
          06. Autoconfiança: ser autoconfiante nas próprias energias e sentimentos; manter constante a determinação da vontade; não temer a opinião pública.
          07. Autocrítica: a manutenção em qualquer circunstância, do senso autocrítico, não permitindo a autocorrupção.
          08. Autodesassédio: a prática diária do estado vibracional profilático.
          09. Autodiscernimento: a capacidade de discernir entre o verdadeiro e o falso, o consensual e o caótico, o melhor e o pior, o ideal e o medíocre, além da boa intenção e da boa vontade.
          10. Autodomínio: o controle das automanifestações dos veículos conscienciais.
          11. Convivialidade: a capacidade de coexistência pacífica e assistencial com as consciências em interação multiexistencial.
          12. Cosmoética: o emprego do código pessoal de Cosmoética.
          13. Desperticidade: a refratariedade aos efeitos da assedialidade interconsciencial.
          14. Disponibilidade: a postura tarística, com disponibilidade assistencial.
          15. Hiperacuidade: a manutenção da lucidez máxima através da recuperação de cons.
          16. Holomaturidade: a eliminação das autocorrupções e eliminação das queixas, substituídas pela postura tarística e a disponibilidade assistencial.
          17. Ortopensenidade: o predomínio da higidez pensênica e dos ortopensenes.
          18. Projetabilidade: o domínio da projetabilidade lúcida.
          19. Sinceridade: a manifestação sem máscaras, despojada de subterfúgios.
          20. Vivências: a certeza quanto a determinadas realidades, a partir da experiência pessoal autopersuasiva.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o perdão irrestrito, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
          02. Amortização evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático.
          03. Autoconsciencialidade ascendente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          04. Autodiscernimento afetivo: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Autolucidez parapsíquica: Autolucidologia; Neutro.
          06. Autopriorologia: Autodiscernimentologia; Neutro.
          07. Conciliação das interdependências: Cosmovisiologia; Neutro.
          08. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
          09. Ganho evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
          10. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
            11.  Interconfiança: Interconfianciologia; Homeostático.
            12.  Megatares: Autopriorologia; Homeostático.
            13.  Pré-perdão assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            14.  Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
            15.  Satisfação benévola: Psicossomatologia; Homeostático.
   O PERDÃO IRRESTRITO É DECISÃO EVOLUTIVA DENOTANDO AUTODISCERNIMENTO QUANTO À INTERDEPENDÊNCIA CONSCIENCIAL. A PROGRESSÃO DA MATURIDADE INEVITAVELMENTE NOS CONDUZ AO PERDOAMENTO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já perdoou alguém sem esperar qualquer tipo de reconhecimento? Ainda guarda rancor ou mágoa de alguém?
            Bibliografia Específica:
            1. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; pref. Marina Thomaz; revisores Alexander Steiner; et al.; 342 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 5 websites; posf.; 20 infografias; 20 cenografias; 56 filmes; 265 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 24, 77, 160 e 190.
            2. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 625 e 995.
            3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 75 e 194.
            4. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisor Alexander Steiner; 142 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 1 E-mail; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 teste; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1995; páginas 317, 522, 573, 721 e 704.
            5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 85, 95 e 104.
                                                                                                                      A. C. A.