Paradoxo Cronoevoluciológico da Invéxis

      PARADOXO 1
CRONOEVOLUCIOLÓGICO DA (CRONOEVOLUCIOLOGIA)
INVÉXIS I. Conformática Definologia. O paradoxo cronoevoluciológico da invéxis é a aparente contradição de a conscin inversora, homem ou mulher, encontrar-se cronologicamente antecipada mediante avaliação cujo referencial desconsidera as maximizações inversivas, porém atrasada perante os autopotenciais invexológicos, constatando a partir da invexometria a indispensabilidade de estratégias de aceleração evolutiva para se atingir as metas da inversão existencial. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo paradoxo vem do idioma Latim, paradoxon, e este do idioma Grego, parádoksos, “estranho; bizarro; extraordinário”. Surgiu no Século XVI. O primeiro elemento de composição crono deriva igualmente do idioma Grego, khrónos, “tempo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O termo evolução procede do idioma Francês, évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”, de evolvere, “rolar de cima; despenhar; precipitar; desdobrar; fazer sair; desenvolver”. Surgiu no Século XVIII. O segundo elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. A palavra inversão origina-se do idioma Latim, inversio, “inversão; transposição em retórica; ironia; anástrofe; alegoria”, de invertere, “virar; voltar do avesso; revolver; derrubar; deitar abaixo; inverter; permutar; transtornar”. Apareceu no Século XIX. O vocábulo existencial vem do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Realidade oximorônica cronoevoluciológica da invéxis. 2. Paradoxo da temporalidade evolutiva da inversão existencial. 3. Conscientização da tempestividade inversiva. Neologia. As 4 expressões compostas paradoxo cronoevoluciológico da invéxis, paradoxo cronoevoluciológico da invéxis inicial, paradoxo cronoevoluciológico da invéxis intermediário e paradoxo cronoevoluciológico da invéxis avançado são neologismos técnicos da Cronoevoluciologia. Antonimologia: 1. Pleonasmo cronoevolutivo da invéxis. 2. Desperdício temporal quanto à invéxis. 3. Redundância da temporalidade da juventude. Estrangeirismologia: o continuum cronológico relativo à vida; o momentum proexológico; o right timing evolutivo; a embromation quanto ao tempo; o delay produtivo; o adiamento sine die das realizações; o carpe diem inversivo; o full time interassistencial; a proéxis levada de eito sem workaholism. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à otimização máxima da vida humana. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Aceleração: potencialização temporal. Amanhã: tempo virgem. Invéxis: Cronoevoluciologia Aplicada. Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: – Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida (Sêneca, 4 a.e.c.–65 e.c.). Proverbiologia. Eis 2 provérbios relativos à temática: – O tempo é o melhor juiz de todas as coisas. Festina lente (apressa-te devagar). Ortopensatologia. Eis 6 ortopensatas, citadas em ordem alfabética e classificadas em 5 subtítulos: 1. “Autevoluciologia. A nova ordem evolutiva recomenda que sejamos idosos longevos de soma e, ao mesmo tempo, jovens lúcidos de mentalsoma”. 2. “Celular. O celular, como sendo o ópio das massas da Terra, no início do Século XXI, devora o tempo do cidadão medíocre”.

3. “Conhecimento. O melhor aproveitamento do tempo é a busca diuturna do conhecimento (Carpe diem)”. 4. “Cronêmica. O tempo é variável secundária. Importa a autoconsciencialidade. Por exemplo, a diferença do tempo intrafísico e extrafísico depende da perspectiva pessoal”. 5. “Tempo. O tempo é um patrimônio seu. Cada dia tem 1.440 minutos. Cada minuto é moeda única. – „De que modo você emprega tal tesouro?‟”. “Na Comunex Evoluída as consciexes vivem no tempo paramatemático, paracosmoético, paraprioritário e paraevolutivo”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da invéxis aplicada; o holopensene cronológico pessoal; o holopensene cronoevolutivo grupal; os prioropensenes; a prioropensenidade; os invexopensenes; a invexopensenidade; os metapensenes; a metapensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os paradoxopensenes; a paradoxopensenidade; os cronopensenes; a cronopensenidade; os liberopensenes; a liberopensenidade. Fatologia: a lógica cronêmica da invéxis; o cotejo de parâmetros da auto e heteroavaliação do aproveitamento cronoevolutivo da conscin inversora; o marco da opção pela invéxis até os 26 anos de idade, média da maturidade biológica; o arrefecimento inversivo pela premissa de ainda ter muito tempo pela frente; o ato de balançar as pernas denotando ansiedade e deslocamento temporal; a miopia e hipermetropia temporal; a lucidez do inversor quanto ao aproveitamento evolutivo do tempo; a inversão cronológica; a qualificação do fator cronológico na invéxis pela erradicação das automimeses patológicas dispensáveis; a autanálise invexométrica do rendimento mediante o tempo de aplicação da invéxis; o ato de não deixar para amanhã o dever de hoje e simultaneamente saber dar tempo ao tempo; a agenda cronoevoluciológica do inversor; a competência em levar de eito as demandas evolutivas; a vivência do autexclusivismo inversivo lato sensu e strictu sensu; a objetividade inversiva gerando megafoco no prioritário. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o planejamento pré-ressomático no Curso Intermissivo (CI) permitindo a ultrapassagem de fatores cronêmicos comuns, mediante a recuperação acelerada de cons; o megaparavinco evolutivo haurido no período intermissivo; as brechas de autassédio intraconsciencial predispondo a influência de assediadores extrafísicos e o atraso da chegada no ponto de encontro evolutivo combinado previamente com os colegas proexológicos; o tempo extrafísico enquanto elemento mais atrelado à autoconsciencialidade; a visão de conjunto multiexistencial embasando a lógica do senso de urgência do inversor; os amparadores extrafísicos atraídos pela rotina organizada da conscin em função da interassistencialidade multidimensional; a emersão de retromegatrafores, previamente desenvolvidos em vidas anteriores, facultando a aceleração evolutiva do inversor; o ajuste do ponteiro evolutivo com as engrenagens do relógio do maximecanismo multidimensional, a partir da disponibilidade assistencial e da atenção às sincronicidades. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo Invexologia-Cronoevoluciologia; o sinergismo invéxis–aceleração evolutiva; o sinergismo pessoa certa–lugar certo–tempo certo. Principiologia: o princípio de todos terem as mesmas 24 horas; o princípio de a vida atual valer por 15 vidas anteriores; o princípio do atacadismo consciencial aplicado à invéxis; o princípio da acabativa proexológica; o princípio de as energias não dependerem de espaço nem tempo; o princípio de a consciência ser valorizada pela aplicação qualitativa do tempo; os princípios da Invexologia tendo o tempo enquanto variável fundamental; o princípio da interassistencialidade enquanto sinônimo de melhor investimento de tempo. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) indicando a aplicação evolutiva do tempo; o código de conduta do inversor.

Teoriologia: a teoria das inversões conscienciais; a teoria da nulificação da infância; a teoria dos tempos dos Cursos Intermissivos; a teoria dos critérios dos ciclos multiexistenciais; a teoria dos Serenões. Tecnologia: a tempestividade positiva da técnica da invéxis; a técnica da autorreflexão de 5 horas; as técnicas de otimização do tempo; a técnica da cápsula do tempo; a técnica do turno intelectual. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico desde a juventude; o voluntariado conscienciológico na Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS); a organização do tempo pessoal tendo o voluntariado conscienciológico enquanto ponto de referência. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Proexologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico ao ar livre Alameda Técnica de Viver; o laboratório Serenarium; o laboratório da vida cotidiana. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Proexólogos; o Colégio Invisível dos Invexólogos; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível do Serenões. Efeitologia: os efeitos da Era de Aceleração da História Humana; os efeitos marasmológicos da sobra excessiva de tempo; os efeitos dinamizadores da janela temporal aberta para determinada oportunidade evolutiva; os efeitos dos resultados exemplaristas derivados do uso adequado do tempo pelo inversor. Neossinapsologia: as neossinapses advindas da aplicação evolutiva do tempo. Ciclologia: o ciclo invéxis-compléxis; o ciclo mesméxis-incompléxis; os cinco ciclos aplicados à invéxis. Enumerologia: o tempo intraconsciencial; o tempo extraconsciencial; o tempo intrafísico; o tempo extrafísico; o tempo passado; o tempo presente; o tempo futuro. Binomiologia: o binômio metas-prazos; o binômio manifestação da consciência–aplicação do tempo; o binômio autesforço aplicado–fôlego evolutivo; o binômio paciência-persistência; o binômio invéxis-tempestividade; o binômio invéxis–opção autocrítica; o binômio Eitologia–atacadismo consciencial. Interaciologia: a interação aportes-retribuições; a interação faixas etárias–conquistas evolutivas; a interação Autocronologia-autoinvexometria; a interação eficiência-resultado; a interação tempo apertado–autassédio latente; a interação autoposicionamento forte–dinamização das recins. Crescendologia: o crescendo potencial-realização; o crescendo autexclusivismo inversivo–lastro cronêmico. Trinomiologia: o trinômio retrospecção-prospecção-planejamento; o trinômio aceleração-antecipação-precocidade; o trinômio aprendizado-assistência-escrita; o trinômio priorização-continuísmo-acompanhamento; o trinômio cerebelo-cérebro-paracérebro. Polinomiologia: o polinômio segundos-minutos-horas-dias-anos-décadas-séculos-milênios; o polinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo–longuíssimo prazo. Antagonismologia: o antagonismo antecipação / precipitação; o antagonismo oportunidade aproveitada / oportunidade desperdiçada; o antagonismo bradipsiquismo / taquipsiquismo; o antagonismo imediatismo / calculismo. Paradoxologia: o paradoxo cronoevoluciológico da invéxis; o paradoxo da aceleração evolutiva do inversor; o paradoxo da prudência imberbe; o paradoxo da conscin com pouco tempo disponível na agenda poder ter mais probabilidade de realizar tarefas comparada àquela com muito tempo livre; o paradoxo de 1 minuto de vivência poder valer mais comparado a 100 horas de teoria. Politicologia: a lucidocracia; a cronocracia; a invexocracia. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo aplicada com continuísmo consciencial; as leis da Cosmoética vigorando ao longo do tempo multiexistencial; a precocidade evolutiva enquanto “início do começo” da derrogação das leis naturais. Filiologia: a proexofilia; a invexofilia; a organizaciofilia; a assistenciofilia; a verponofilia; a mentalsomatofilia; a paracronofilia.

Fobiologia: a cronofobia. Sindromologia: a evitação da síndrome do “já ganhou” proexológico; a antítese da síndrome da pressa; a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do deslocamento paracronológico. Maniologia: a aritmomania; a mania de matar o tempo. Mitologia: o mito de Chronos; o mito de Kairós; o mito de Aeon. Holotecologia: a paradoxoteca; a invexoteca; a cronoteca; a evolucioteca; a paratecnoteca; a biografoteca; a hebiatroteca. Interdisciplinologia: a Cronoevoluciologia; a Invexologia; a Paradoxologia; a Paracronologia; a Priorologia; a Invexometrologia; a Cronoconscienciometrologia; a Antidesperdiciologia; a Autoproexologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Atacadismologia; a Cronoassistenciologia; a Cronocarmologia; a Cronoconviviologia; a Cronocupaciologia; a Cronogesconologia; a Cronointermissiologia; a Cronopriorologia; a Cronossomatologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a conscin inversora; a conscin evolutivamente acelerada; a conscin no ponto morto evolutivo; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin pontual; a conscin atrasada; a conscin cronocida; a conscin abaixo da média; a conscin acima da média. Masculinologia: o inversor existencial; o atacadista consciencial; o autopesquisador da evolução; o parapsiquista; o taquipsíquico; o atilado; o dinamizador; o líder; o epicentro consciencial; o organizado; o desadaptado; o evoluciente; o modelo intrafísico. Femininologia: a inversora existencial; a atacadista consciencial; a autopesquisadora da evolução; a parapsiquista; a taquipsíquica; a atilada; a dinamizadora; a líder; a epicentro consciencial; a organizada; a desadaptada; a evoluciente; a modelo intrafísica. Hominologia: o Homo sapiens chronemicus; o Homo sapiens temporalis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens chronoevolutiologus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens praecox; o Homo sapiens invexologus. V. Argumentologia Exemplologia: paradoxo cronoevoluciológico da invéxis inicial = a conscin inversora ao iniciar a aplicação da invéxis aos 26 anos; paradoxo cronoevoluciológico da invéxis intermediário = a conscin inversora ao iniciar a técnica da tenepes aos 36 anos; paradoxo cronoevoluciológico da invéxis avançado = a conscin inversora ao lançar o primeiro livro aos 46 anos. Culturologia: a cultura invexológica; a cultura da profilaxia; a cultura da antecipação; a cultura do vanguardismo evolutivo; a cultura de aproveitamento máximo do tempo. Tempo. Mediante à Cronoevoluciologia, para se atingir metas e novos patamares evolutivos de modo antecipado, é essencial à consciência atilar-se quanto à maneira como percebe e aplica o tempo disponível em priorizações lúcidas. Invéxis. Consoante à Invexologia, a inversão existencial pressupõe precocidade, sinônimo de antecipação em termos cronológicos, dentro de aspectos evolutivos, assistenciais, proexológicos e reciclogênicos. Pelo fato de a conscin inversora iniciar a centragem dos interesses pessoais na inteligência evolutiva (IE) desde a juventude, possui lastro cronêmico a favor de si própria, gerando tempestividade positiva e aumentando a probabilidade de se atingir o compléxis.

Metas. Pela Paradoxologia, apesar da variável tempo atuar a favor da conscin inversora, ao se analisar o fator cronêmico mediante parâmetros invexológicos, tais como as metas dos inversores aos 40 anos de idade, verifica-se curto horizonte temporal disponível para as recins necessárias ao atingimento de tais metas, havendo, portanto, a imposição da aceleração do ritmo reciclogênico, compondo paradoxo inversivo do uso do tempo evolutivo. Reflexões. Atinente à Invexometrologia, para autavaliação perante o paradoxo cronoevoluciológico da invéxis, eis a seguir, 3 reflexões relativas à aplicação do tempo inversivo, listadas em ordem lógica: 1. Tempo. Qual o tempo de aplicação da invéxis?
2. Saldo. Quais as realizações desenvolvidas em específico devido à aplicação da invéxis? Quais realizações ficaram para trás ou poderiam ter sido melhor dinamizadas?
3. Autopercepção. Há percepção de adiantamento ou atraso perante os próprios potenciais? E ante as possibilidades da invéxis?
Técnica. Conforme a Recinologia, a aplicação da invéxis constitui enorme desafio pois para tal fim são indispensáveis as autorrenovações constantes e o desenvolvimento da paratecnicidade para sustentar a autocoerência inversiva com produtividade assistencial precoce, crescente e ininterrupta. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o paradoxo cronoevoluciológico da invéxis, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acronologia da recin: Autotaquicogniciologia; Neutro. 02. Ansiedade cronoevolutiva: Psicopatologia; Nosográfico. 03. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático. 04. Cronoconscienciometrologia: Cronoevoluciologia; Neutro. 05. Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro. 06. Invexopensene: Materpensenologia; Homeostático. 07. Lucidez paracronológica: Seriexologia; Homeostático. 08. Minuto: Cronologia; Neutro. 09. Postura antidesperdício na invéxis: Invexologia; Homeostático. 10. Senso de timing: Autolucidologia; Homeostático. 11. Senso de urgência: Autevoluciologia; Neutro. 12. Subintrância cronêmica: Paracronologia; Neutro. 13. Taquirritmia megagescônica: Megagesconologia; Neutro. 14. Tempo proexogênico: Cronoproexometria; Homeostático. 15. Timing invexológico: Invexologia; Homeostático. 16. Vida matemática: Holomaturologia; Neutro. ESTAR À FRENTE DO PRÓPRIO TEMPO, PORÉM ATRASADO PERANTE O PRÓPRIO POTENCIAL INTERMISSIVO, DEMARCA PARADOXAL CONDIÇÃO CRONOEVOLUCIOLÓGICA NO AJUSTE DA BÚSSOLA PROEXOLÓGICA DO INVERSOR. Questionologia. Como reage você, leitor ou leitora, perante o paradoxo cronoevoluciológico da invéxis? Procura atenuantes mediante referenciais intrafísicos ou realiza aprofundamentos conscienciais invexométricos?

Bibliografia Específica: 1. Borges, Pedro; Paradoxo Cronoevoluciológico da Invéxis; Artigo; Anais do XIX Congresso Internacional de Inversão Existencial (CINVÉXIS); Gestações Conscienciais; Revista; Vol. 14; 80 p.; Associação Internacional de Inversão Existencial; Foz do Iguaçu, PR; 2023; páginas 49 a 56. 2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 a técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 57, 101, 188, 224, 391, 460, 477, 561, 661, 1.911, 1.913, 2.217, 2.218 e 2.220. 3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 Enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 282 a 288 e 689 a 715. P. B.