Postura Antidesperdício na Invéxis

A postura antidesperdício na invéxis é o ato ou efeito de a conscin inversora, homem ou mulher, aproveitar ao máximo as oportunidades, aportes, habilidades, traços conscienciais, ideias inatas, injunções e companhias em todos os contextos da vida humana, desde a fase da juventude e em prol da realização da programação existencial.

Você, inversor ou inversora, como vivencia a postura antidesperdício na invéxis? Com qual nível de detalhismo e perante quais dimensões da existência?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 1
                      POSTURA              ANTIDESPERDÍCIO           NA   INVÉXIS
                                                 (INVEXOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A postura antidesperdício na invéxis é o ato ou efeito de a conscin inversora, homem ou mulher, aproveitar ao máximo as oportunidades, aportes, habilidades, traços conscienciais, ideias inatas, injunções e companhias em todos os contextos da vida humana, desde a fase da juventude e em prol da realização da programação existencial.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo postura vem do idioma Latim, positura, “fadiga; trabalho de assentar; colocar (Arquitetura); arranjamento; disposição; ordem; lugar; sinais de pontuação”. Surgiu no Século XIII. O prefixo anti deriva do idioma Grego, antí, “de encontro; contra; em oposição a”. Apareceu no Século XVI. O termo desperdício procede do idioma Espanhol, desperdicio, e este do idioma Latim, desperditio, “perdição; destruição; ruína”, radical de desperditum, supino de disperdere, “perder de todo; deitar a perder; destruir; arruinar; desaparecer”. Surgiu no Século XVII. A palavra inversão provém do idioma Latim, inversio, “inversão; transposição em retórica; ironia; anástrofe; alegoria”, de invertere, “virar; voltar o avesso; revolver; derrubar; deitar abaixo; inverter; transtornar”. Apareceu no Século XIX. O vocábulo existencial vem do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Surgiu no mesmo Século XIX.
             Sinonimologia: 1. Postura de paratecnicidade evolutiva do inversor. 2. Evitação do autodesperdício na invéxis. 3. Postura antimesméxis na invéxis. 4. Antiprocrastinação inversiva. 5. Profilaxia da autobsolescência da conscin inversora.
             Neologia. As 3 expressões compostas postura antidesperdício na invéxis, postura antidesperdício preparatória na invéxis e postura antidesperdício executiva na invéxis são neologismos técnicos da Invexologia.
             Antonimologia: 1. Perdularismo existencial antinvexogênico. 2. Esbanjamento antinvexológico de aportes. 3. Atitude de desperdício antinversiva. 4. Perda de oportunidades evolutivas pelo inversor. 5. Gastança de potencialidades inversivas. 6. Vivência antinvexogênica na mesméxis. 7. Procrastinação antinvexológica. 8. Automarasmo existencial antinversivo.
             Estrangeirismologia: o right timing evolutivo; a evitação das tentações do Zeitgeist; as navegações sem proveito na web da Internet; o embromation quanto ao tempo; o waste money; o adiamento sine die das realizações; o full time interassistencial; o carpe diem evolutivo.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à maxiprodutividade útil.
             Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: –Chega de desperdício. Antidesperdício é maxiaproveitamento.
             Coloquiologia: o brincar em serviço; o lançar perólas aos porcos; as palavras jogadas ao vento; a vergonha na cara.
             Ortopensatologia. Eis 5 ortopensatas, classificadas em ordem alfabética e pertinentes ao tema:
             1. “Autodesperdício. O pior desperdício da personalidade é a autocognição teática quando ociosa, sem maiores aplicações evolutivas cosmoéticas”.
             2. “Autodeterminação. O desperdício de oportunidades evolutivas nas vidas humanas consecutivas, depois da identificação da retrovida crítica pessoal, demonstra falta de autodeterminação da consciência”.
             3. “Bem. Fazer o bem jamais é desperdício”.
             4. “Megadesperdício. O pior desperdício é o da autexperiência da pessoa incauta que comete o mesmo erro mais de uma vez”. 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          5. “Retribuição. A conscin viver na ociosidade quanto aos talentos e potencialidades pessoais é esnobar patologicamente os aportes evolutivos recebidos na vida intrafísica”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do aproveitamento máximo da vida humana; o holopensene pessoal cronológico; a superação do holopensene pessoal do vício; os invexopensenes; a invexopensenidade; a holopensenidade da eficácia; os paratecnopensenes; a paratecnopensenidade; os ociopensenes; a ociopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a postura antidesperdício na invéxis; a evitação do autodesperdício pela conscin inversora; o aproveitamento dos atos de “caso pensado”; a atitude de aproveitamento máximo da vida humana; a Retribuiciologia a maior do inversor; o fato de a ressoma atual valer por 15 retrovidas; a responsabilidade de ter feito Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; o corte dos microinteresses desviacionistas; a autossinceridade necessária para superação de entraves evolutivos; a evitação do esbanjamento dos aportes; a inconsciência do tempo perdido; a compreensão de o potencial não significar potência; a postura vitimista perdulária; a importância da eliminação dos vícios trafarinos e resquícios do porão consciencial para a utilização adequada dos recursos existenciais; o registro e o debate aberto propiciando o antidesperdício de ideias; a invéxis propiciando o corte visceral dos autodesperdícios; a aplicação singular dos trafores; o estímulo à assunção de maiores responsabilidades em tenra idade; a desambição carreirística; o antidesperdício gerador da autodisponibilidade assistencial; o pragmatismo na busca do melhor custo-benefício para solucionar entraves evolutivos; a evitação do megadesperdício de existência crítica pelos intermissivistas por meio da eliminação de automimeses dispensáveis e realização da megarrecin.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o cotejo entre o planejado em Curso Intermissivo e o realizado na existência intrafísica; as energias conscienciais (ECs) malgastas; o desperdício cronicificado de tempo evolutivo pelos habitantes da Baratrosfera; o esbregue intermissivo; o aproveitamento dos extrapolacionismos parapsíquicos; a eliminação do deslumbramento projetivo propiciando maior eficácia invexológica; a evitação do desperdício dos amparadores extrafísicos aproveitando todos os recursos em função da assistência.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo priorização-disciplina; o sinergismo aproveitamento-antidesperdício; o sinergismo taquirritmia-antidesperdício.
          Principiologia: o princípio da economia de males; o princípio da economia de bens; o princípio de sabendo usar não irá faltar; o princípio da máxima eficiência bioenergética; o princípio da máxima interassistência na vida; o princípio da mínima interprisão grupocármica; o princípio do mínimo restringimento intrafísico; o princípio do aproveitamento máximo da oportunidade da vida intrafísica.
          Codigologia: o código de conduta do inversor; o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria do desvio produtivo aplicada à consciencialidade; a teoria do porão consciencial.
          Tecnologia: a técnica da invéxis enquanto exemplo de aproveitamento máximo da existência.
          Voluntariologia: o voluntariado na Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS) enquanto catalisador da autocriticidade perante a postura antidesperdício do exemplarismo interpares; a valorização da disponibilidade pessoal para sustentação do voluntariado na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI). En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                3
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia.
             Efeitologia: o efeito da maximização dos acertos; o efeito da minimização dos erros; os efeitos das omissões deficitárias; o efeito dos valores evolutivos inatos no antidesperdício invexológico.
             Ciclologia: o ciclo planejamento-consecução-monitoramento-avaliação; o ciclo zona de conforto–zona de desconforto.
             Enumerologia: o antidesperdício de talentos; o antidesperdício de oportunidades; o antidesperdício de aportes; o antidesperdício de companhias; o antidesperdício de dinheiro; o antidesperdício de tempo; o antidesperdício de energias.
             Binomiologia: o binômio antidesperdício-compléxis; o binômio patológico esbanjamento de alguns–carência de muitos; o binômio essencial-supérfluo; o binômio prioritário-secundário; o binômio capacidade ociosa proexológica–vazio existencial.
             Interaciologia: o aproveitamento contínuo das interações conscienciais para recomposições grupocármicas e aprendizados evolutivos.
             Crescendologia: o crescendo antidesperdício-invexibilidade; o crescendo invéxis–legado autevolutivo.
             Trinomiologia: o trinômio eficácia-eficiência-efetividade; o trinômio precocidade-priorização-profilaxia; o trinômio patológico autoinsinceridade-autocorrupção-autossabotagem; o trinômio desviante sexo-dinheiro-poder.
             Polinomiologia: o polinômio aproveitar oportunidades–priorizar o bem de todos–escolher o essencial–abrir mão do supérfluo–decidir com lucidez; o polinômio cronológico etário infância–adolescência–adultidade–meia-idade–terceira-idade–quarta-idade.
             Antagonismologia: o antagonismo desperdício / aproveitamento; o antagonismo tecnicidade / improviso; o antagonismo essencial / supérfluo; o antagonismo bifrontismo / posicionamento; o antagonismo profilaxia / perdularismo; o antagonismo previsão / esbanjamento; o antagonismo esbanjar / investir; o antagonismo patológico extremo esbanjamento / avareza.
             Paradoxologia: o paradoxo de a Era da Fartura ocasionar desperdício; o paradoxo de o bom ser inimigo do ótimo; o paradoxo de o bilionário poder ser pobre em assistência; o paradoxo de pequenos desvios levarem a grandes desperdícios.
             Politicologia: a conscienciocracia; a invexocracia; a cosmoeticocracia; a lucidocracia; a evoluciocracia; a cosmocracia; a coerenciocracia.
             Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à proéxis.
             Filiologia: a paratecnofilia; a invexofilia; a neofilia.
             Fobiologia: a fatofobia.
             Sindromologia: a síndrome do autodesperdício; o desperdício contínuo pela síndrome da dispersão consciencial; o esbanjamento esnobe pela síndrome do “já ganhou” proexológico; a obnubilação ingênua pela síndrome de banalização dos autodiagnósticos; o escondimento preguiçoso pela síndrome da mediocrização consciencial.
             Maniologia: a ludomania existencial; a mania de deixar para depois; a mania de encarar a invéxis enquanto dogma; a mania de ficar navegando pela Internet.
             Mitologia: o mito de a invéxis robotizar condutas; o mito do inversor perfeito; o mito do desperdício zero.
             Holotecologia: a invexoteca; a evolucioteca; a proexoteca; a assistencioteca; a consciencioteca; a biografoteca; a economoteca.
             Interdisciplinologia: a Invexologia; Invexometrologia; a Proexologia; a Paratecnologia; a Ecologia; a Consciencioterapia; a Conscienciometrologia; a Intrafisicologia; a Cosmoeticologia; a Autodiscernimentologia; a Marasmologia; a Evoluciologia. 4                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin jovem lúcida; a conscin aplicante da invéxis; os participantes do Grupo de Inversores Existenciais (Grinvex).
          Masculinologia: o agente retrocognitor inato; o acoplamentista; o amparador intrafísico; o aglutinador; o atacadista consciencial; o autodecisor; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o cosmopolita; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o inversor projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o invexólogo; o prodígio William James Sidis (1898–1944).
          Femininologia: a agente retrocognitora inata; a acoplamentista; a amparadora intrafísica; a aglutinadora; a atacadista consciencial; a autodecisora; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a cosmopolita; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquiasdora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a invexóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens praecox; o Homo sapiens priorologicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens verponista; o Homo sapiens invexologus.


                                       V. Argumentologia

          Exemplologia: postura antidesperdício preparatória na invéxis = o aproveitamento máximo da existência durante a fase preparatória da proéxis, até os 35 anos da existência; postura antidesperdício executiva na invéxis = o aproveitamento máximo da existência durante a fase executiva da proéxis, dos 35 anos e 1 dia até o final da existência.
          Culturologia: a cultura invexológica; a cultura da tecnicidade evolutiva; a eliminação da cultura snow-flake; a evitação da cultura inútil; a cultura da lucidez.
          Antidesperdício. Pela Intermissiologia, desperdiçamos a existência quando não aproveitamos as experiências para vincar teaticamente os princípios do paradigma consciencial, otimizando os recursos para o cumprimento da proéxis. Eis, por exemplo, 3 atributos essenciais a serem vivenciados de acordo com a postura antidesperdício na invéxis, em ordem alfabética:
          1. Consciencialidade. A consciência em plano de enfoque principal.
          2. Interassistencialidade. A assistência enquanto diretriz dos atos.
          3. Multidimensionalidade. O parapsiquismo ativo na interpretação dos acontecimentos.
          Técnica. De acordo com a Antidesperdiciologia, a técnica do dia evolutivamente útil indica o investimento em 3 aspectos indispensáveis ao aproveitamento existencial: aprender algo novo, auxiliar alguém e produzir neoideias úteis por escrito, todos os dias. A vivência da invéxis em alto nível é condição singular para dedicação, a maior, a esta tríade.
          Invéxis. Mediante a Proexologia, a conscin inversora possui o recurso do tempo a favor de si mesma, mas necessita atentar-se para a antiacomodação quanto à aplicação dos próprios potenciais e trafores na maxiproéxis grupal. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                      5
             Retribuiciologia. Ao “suar sangue” e “descansar carregando pedra” cosmoeticamente na retribuição dos aportes recebidos, incorre em catálise evolutiva pessoal e grupal, em detrimento das vicissitudes da atual Era da Fartura.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a postura antidesperdício na invéxis, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Antagonismo bifrontismo / invéxis: Autodiscernimentologia; Neutro.
             02. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
             03. Assertividade invexogênica: Invexologia; Homeostático.
             04. Autopostura viciada: Etologia; Nosográfico.
             05. Conscin inversora: Invexologia; Homeostático.
             06. Cultura invexológica: Invexologia; Homeostático.
             07. Desperdício: Ecologia; Nosográfico.
             08. Desperdício do jovem intermissivista na Internet: Desviologia; Nosográfico.
             09. Esbanjamento consciencial: Intrafisicologia; Nosográfico.
             10. Evitação do autodesperdício: Autoproexologia; Homeostático.
             11. Princípio da Invexologia: Paradireitologia; Homeostático.
             12. Propulsor da invéxis: Invexometrologia; Homeostático.
             13. Síndrome do autodesperdício: Parapatologia; Nosográfico.
             14. Técnica da invéxis: Invexologia; Homeostático.
             15. Tríade da invéxis: Invexologia; Homeostático.
  À CONSCIN INVERSORA CABE AGUÇAR A AUTOCRÍTICA
  QUANTO À APLICAÇÃO DA POSTURA ANTIDESPERDÍCIO
  ENQUANTO CAUSA DO MAXIAPROVEITAMENTO EXISTENCIAL E EMERSÃO DA PRECOCIDADE EM REALIZAÇÕES.
             Questionologia. Você, inversor ou inversora, como vivencia a postura antidesperdício na invéxis? Com qual nível de detalhismo e perante quais dimensões da existência?
             Bibliografia Específica:
             1. Manfroi, Eliana; Antidesperdício Consciencial: Escolhas Evolutivas na Era da Fartura; apres. Mabel Teles; 230 p.; 3 seções; 21 caps.; 22 citações; 2 E-mails; 41 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 4 testes; 30 notas; 104 refs.; 2 webgrafias; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; páginas 137 a 139.
             2. Nonato, Alexandre; et al; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus.; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 22, 175 a 217.
             3. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 220, 225, 337, 1.244 e 1.748.
             4. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 161.
                                                                                                                      P. B.