A postura antiqueixa do inversor é o ato ou efeito de o praticante da técnica da invéxis, moça ou rapaz, evitar a queixa, o queixume, a lamentação, a lamúria, a mágoa, o ressentimento e a reclamação, em especial na pré-adolescência e na adolescência, período crítico do porão consciencial, em qualquer lugar ou momento evolutivo.
Você, leitor ou leitora, inversor ou inversora, já desenvolveu no cotidiano a postura antiqueixa? Desenvolveu alguma técnica pessoal para eliminação das queixas irracionais?
POSTURA ANTIQUEIXA DO INVERSOR
(INVEXOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A postura antiqueixa do inversor é o ato ou efeito de o praticante da técnica da invéxis, moça ou rapaz, evitar a queixa, o queixume, a lamentação, a lamúria, a mágoa, o ressentimento e a reclamação, em especial na pré-adolescência e na adolescência, período crítico do porão consciencial, em qualquer lugar ou momento evolutivo.
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. O termo postura vem do idioma Latim, positura, “fadiga; trabalho de assentar; arranjamento; disposição; ordem; lugar; sinais de pontuação”. Surgiu no Século XIII. O prefixo anti deriva do idioma Grego, antí, “de encontro; contra; em oposição a”. Apareceu no Século XVI. A palavra queixa procede do idioma Latim Vulgar, quassiáre, de quassare, “sacudir; abalar; abanar; mover; enfraquecer; tremer”. Surgiu no Século XIV. O termo inversor procede do idioma Latim, inversus, “revirar, resolver; permutar”. Apareceu no Século XIX.
Sinonimologia: 1. Postura antidistímica do inversor. 2. Posicionamento antirreclamativo do inversor.
Neologia. As 3 expressões compostas postura antiqueixa do inversor, postura antiqueixa primária do inversor e postura antiqueixa evoluída do inversor são neologismos técnicos da Invexologia.
Antonimologia: 1. Posicionamento queixoso do inversor. 2. Postura distímica do inversor. 3. Postura crítica destrutiva do inversor.
Estrangeirismologia: o modus vivendi invexológico; o inversor strong profile; o know how inversivo; o Invexarium; o Invexopensenarium; o Campus de Invexologia.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às emocionalidades interpessoais.
Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Queixa: prazer patológico.
Citaciologia: – “Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe queixarse” (Henry Ford, 1863–1947). “Não se queixar nunca, pois a queixa sempre traz descrédito” (Baltasar Gracián y Morales, 1601–1658). “Se as coisas fossem como gostaríamos que fossem, mesmo assim as pessoas continuariam a queixar-se de que já não eram como dantes” (Pierre Dac, 1893–1975). “Pare de reclamar da vida e faça algo para mudar, mova-se, saia do canto, ficar parado é para os fracos, os fortes vão à luta” (Bob Marley, 1945–1981). “Aqueles que gastam mal o seu tempo são os primeiros a queixar-se da sua brevidade” (Jean de La Bruyère, 1645–1696). “Devem ser evitados os tristes de que tudo se queixam” (Lucius Annaeus Sêneca, 4 a.e.c.–65 e.c.). “Não prever, é já lamentar” (Leonardo da Vinci, 1452–1519).
Proverbiologia. Quem primeiro se queixa, é o que larga a ameixa. O mau operário queixa-se da ferramenta. Se não tem remédio, por que te queixas? Se tem remédio, por que te queixas?
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da invéxis; o holopensene pessoal antinvéxis; o materpensene pessoal invexológico; os ortopensenes; a ortopensenidade do inversor; o hábito de pensenizar tecnicamente de modo sadio; os cognopensenes; a cognopensenidade do inversor; a retilinearidade autopensênica do inversor; o ato de o inversor treinar a ortopensenização no dia a dia; o predomínio da pensenidade no pen; as estratégias para a manutenção do holopensene pessoal hígido; o hábito de o inversor avaliar a autopensenização no dia a dia; o desenvolvimento da autovigilância pensênica ininterrupta; o holopensene conviviológico do inversor.
Fatologia: a postura antiqueixa do inversor; a postura crítica construtiva do inversor; a filtragem das queixas; a ação mais fácil e pior de queixar-se e não fazer; a apresentação da queixa; a queixa na presença do ofensor; o ato de cortar as queixas; a queixa barulhenta, à toa, sem cabimento; a interassistencialidade sem lamúrias; o descarte das pedras na mão; as mágoas; os ressentimentos; os melindres; as reclamações; as lamúrias intermináveis de aflição; o descontentamento; o desgosto; as exigências; o vício das queixas; a choradeira; a ladainha das queixas; as suscetibilidades; a reclamação de “barriga cheia”; a deficiência maior de quem se queixa em comparação com o motivo da queixa; o reclamão ao ver na rosa somente os espinhos; o porão consciencial na adultidade; o mau humor; o ato pessoal mais fácil de apontar o mal; a realidade pessoal mais difícil de exaltar o bem; o pessimismo; a substituição das queixas por soluções práticas; o autodesassédio do inversor desenvolvido a partir da retificação dos erros; o autodesassédio a partir da análise dos fatos; os métodos do inversor para o desenvolvimento da autodesperticidade; os recursos do inversor pró-desperticidade; o destravamento dos trafores ociosos; a autoconscienciometria auxiliando na diminuição das queixas; o autodesassédio sem ingenuidade; a autoconsciencioterapia auxiliando na diminuição das queixas; a diminuição da deturpação da autoimagem do inversor através do curso Conscin-Cobaia Voluntária do Conscienciograma da Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS); a eliminação de distorções cognitivas do inversor através da Consciencioterapia; os resultados evidentes na proéxis eliminando as queixas pessoais; a importância da análise autocrítica despertológica a partir do Manual da Tenepes; o Programa de Aceleração da Desperticidade (PROAD); o curso Invexarium da Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS).
Parafatologia: a postura antiqueixa da consciex no Curso Intermissivo (CI); o autodomínio do estado vibracional (EV) profilático do inversor; a sinalética energética e parapsíquica do inversor; a eliminação da labilidade parapsíquica a partir da invéxis; a assistência de função do amparador extrafísico; a vivência da tenepes; a vivência da ofiex pessoal.
III. Detalhismo
Sinergismologia: o sinergismo antecipação da maturidade consciencial–eliminação da postura queixosa; o sinergismo Invéxis–Grinvex–postura antiqueixa; o sinergismo invéxis–tenepes–postura antiqueixa; o sinergismo invéxis–gescon–postura antiqueixa; o sinergismo invéxis–amparo de função; o sinergismo voluntariado na Instituição Conscienciocêntrica (IC)–postura antiqueixa; o sinergismo dupla evolutiva (DE)–postura antiqueixa; o sinergismo autopesquisa–postura antiqueixa.
Principiologia: o princípio da intransferibilidade das responsabilidades pelos atos cometidos; o princípio jurídico da indivisibilidade (queixoso e alvo participantes do processo).
Codigologia: a aplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC) pelo inversor existencial para eliminação de queixas.
Teoriologia: a teoria e a prática da inversão existencial.
Tecnologia: a técnica da invéxis; as técnicas conscienciológicas de autodesassédio; as técnicas de autoconsciencioterapia.
Voluntariologia: o voluntariado sem queixas; os voluntários da CONSCIUS; os voluntários da ASSINVÉXIS; o voluntariado interassistencial cosmoético; os voluntários da Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC).
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia.
Efeitologia: o efeito antiqueixa da aplicação de técnica conscienciológica.
Binomiologia: o binômio postura antiqueixa–estado vibracional; o binômio postura antiqueixa–invéxis; o binômio postura antiqueixa–recéxis; o binômio postura antiqueixa–epicentrismo consciencial; o binômio postura antiqueixa–retilinearidade pensênica; o binômio postura antiqueixa–autorganização; o binômio postura antiqueixa–tenepes.
Trinomiologia: o trinômio decisão–boa intenção–discernimento cosmoético.
Polinomiologia: o polinômio reclamações-lastimações-queixas-revoltas; o polinômio autodesassédio-energossoma-psicossoma-mentalsoma.
Antagonismologia: o antagonismo Curso Intermissivo / queixa; o antagonismo invéxis / queixa; o antagonismo inteligência evolutiva (IE) / queixa.
Politicologia: a invexocracia; a meritocracia; a democracia; a lucidocracia; a assistenciocracia; a discernimentocracia; a proexocracia.
Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo desde a juventude.
Filiologia: a invexofilia; a tenepessofilia; a ortopensenofilia; a energofilia; a conviviofilia; a criticofilia; a autopesquisofilia; a recexofilia; a interassistenciofilia.
Fobiologia: a invexofobia; a tenepessofobia; a ortopensenofobia; a energofobia; a conviviofobia; a criticofobia; a autopesquisofobia; a recexofobia; a interassistenciofobia.
Sindromologia: a aversão à síndrome do infantilismo.
Maniologia: a querulomania.
Holotecologia: a convivioteca; a despertoteca; a cosmoeticoteca; a conscienciometroteca; a interassistencioteca; a epicentroteca; a experimentoteca; a proexoteca.
Interdisciplinologia: a Invexologia; a Predespertologia; a Parapatologia; a Psicossomatologia; a Autoconsciencioterapia; a Intermissiologia; a Autodesassediologia; a Autoconscienciometrologia; a Autocogniciologia; a Mentalsomatologia; a Autodiscernimentologia; a Conviviologia; a Intencionologia; a Autodeterminologia; a Cosmoeticologia; a Intrafisicologia; a Interassistenciologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a conscin multívola; a conscin insatisfazível; a conscin insatisfeita; a pessoa instintiva; a pessoa instável; a pessoa primitiva; a pessoa dominada pelos caprichos; o jovem mimado poliqueixoso; a pessoa distímica; a conscin viciada em queixas; a conscin lúcida; a conscin cosmoética; a conscin anticonflituosa; a conscin inversora; a conscin jovem com megafoco evolutivo; as amizades intermissivas; a isca humana consciente; o ser desperto; a conscin parapsíquica; a conscin interassistencial; a semiconsciex.
Masculinologia: o jovem reclamão; o intermissivista; o inversor existencial; o jovem autassediado; o jovem autodesassediado; o duplista; o cognopolita; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o autodecisor; o reeducador; o pesquisador; o parapercepciologista; o proexólogo; o projetor consciente; o epicon lúcido; o voluntário; o homem de ação; o tenepessista; o ofiexista.
Femininologia: a jovem reclamona; a intermissivista; a inversora existencial; a jovem autassediada; a jovem autodesassediada; a duplista; a cognopolita; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a autodecisora; a reeducadora; a pesquisadora; a parapercepciologista; a proexóloga; a projetora consciente; a epicon lúcida; a voluntária; a mulher de ação; a tenepessista; a ofiexista.
Hominologia: o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens insatisfactus; o Homo sapiens lamuriens; o Homo sapiens reclamator; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens agens; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens conscientiologus.
V. Argumentologia
Exemplologia: postura antiqueixa primária do inversor = o posicionamento do aplicante da invéxis de não se queixar, contudo sem cooperar com autodesempenhos exemplificativos para melhorar o contexto deficiente ou perturbado; postura antiqueixa evoluída do inversor = o posicionamento do aplicante da invéxis de, além de não se queixar, colaborar decisivamente para melhorar o contexto deficiente ou perturbado.
Culturologia: a cultura da antiqueixa evolutiva; a cultura da Invexologia; a cultura invexométrica; a cultura da autopesquisa; a cultura da autoconsciencioterapia; a cultura da autodesperticidade.
Tabelologia. Do ponto de vista da Invexologia, pode-se apresentar o quadro confrontativo, com 50 variáveis, em ordem alfabética, a fim de se analisar melhor o assunto e explicitar as diferenças entre a postura de queixa e a postura antiqueixa do inversor:
Tabela – Confrontos de Posturas Conscienciais
Nos Postura de Queixa do Inversor Postura Antiqueixa do Inversor
01. Alimenta expectativas Não alimenta expectativas
02. Amizades ociosas Amizades intermissivas
03. Argumentação falha ou inexistente Argumentação em fatos e parafatos
04. Arrogância dissimulada Abertismo consciencial
05. Assedialidade Amparabilidade
06. Assistido insatisfazível Assistente equilibrado
07. Atirador de pedras Vidraça consciente
08. Autocrítica ausente Autocrítica presente
09. Bifrontismo Autenticidade
10. Binômio mágoa-discordância Binômio admiração-discordância
11. Cobrador de afeto Doador de afeto
12. Crítica incendiária Assertividade invexogênica
13. Dependente familiar Interdependente evolutivo
14. Desinibição em panelinhas Desmancha rodas de panelinhas
15. Fogo Amigo Fidus achates
16. Disseminador de fake news Agente da tares
17. Exigências irracionais Indulgência racional
18. Fragilidade emocional Resiliência
19. Frustração depressora Satisfação benévola
20. Hater mimado Internauta pesquisador
21. Heterocrítica velada Heterocrítica construtiva
22. Inabilidade emocional Inteligência emocional
Nos Postura de Queixa do Inversor Postura Antiqueixa do Inversor
23. Infantilismo Adultidade
24. Ingratidão Gratidão
25. Inibição cara a cara Desinibição cara a cara
26. Inteligentinho assediado Intelectual cosmoético
27. Intenção oculta Intentio recta
28. Intencionalidade baratrosférica Intencionalidade cosmoética
29. Interprisão grupocármica Recomposição grupocármica
30. Intoxicação energética Autodesassedialidade
31. Isca inconsciente Isca consciente
32. Laringochacra travado Laringochacra funcional
33. Liderado passivo Líder interassistencial
34. Liso anticosmoético Lisura cosmoética
35. Loc externo Loc interno
36. Mau humor Bom humor
37. Maxipeça vulgar Minipeça invulgar
38. Megafoco no problema Megafoco na solução
39. Orgulho ferido Autabnegação lúcida
40. Patopensenidade Linearidade ortopensênica
41. Pessimismo Otimismo
42. Politicamente correto Glasnost
43. Porão consciencial Inversão da maturidade
44. Prolixidade Objetividade
45. Pseudativista humanista Voluntário
46. Pseudofeminista Universalista
47. Reclamação egoica Proatividade interassistencial
48. Reinvindicação de direitos Assunção de deveres
49. Sniper pensênico Tenepessista
50. Trafarismo Traforismo
Autoconscienciometria. Importa ao praticante da invéxis autoinvestigar os traços já conquistados de postura antiqueixa e os traços a superar, demonstrando postura de queixa. A inversão da maturidade pressupõe postura antiqueixa.
Taxologia. Considerando a Autoinvexometrologia, eis pelo menos 9 ferramentas da Conscienciologia, em ordem alfabética, capazes de ajudar o praticante da técnica da invéxis a conquistar a postura antiqueixa:
1. Autoconscienciometria: reconhecimento autocrítico de trafores, trafares e trafais, incluindo o megatrafor pessoal, buscando a convergência com materpensene pessoal.
2. Autoconsciencioterapia: manutenção da saúde holossomática através do polinômio autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação.
3. Docência conscienciológica itinerante: vivência da experiência singular em dar aulas de Conscienciologia fora da zona de conforto geográfica e holopensênica, em outros contextos culturais.
4. Duplismo: definição e manutenção sadia de relacionamento afetivo-sexual produtivo, vínculo estabelecido em condições harmônicas e estáveis com finalidade interassistencial e evolutiva.
5. Estado vibracional: autodeterminação e desenvoltura quanto ao EV.
6. Laboratórios: participação de atividades em laboratórios nos campi conscienciológicos, em especial o laboratório Serenarium.
7. Somática: manutenção de hábitos sadios para longevidade intrafísica (atividade física, alimentação saudável, sono tranquilo, entre outros).
8. Tenepes: prática da tarefa energética pessoal (tenepes) em progressão constante, com foco na instalação da ofiex.
9. Voluntariado em IC: vivência da aplicação de trafores e autenfrentamento de trafares pessoais nas atividades de voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a postura antiqueixa do inversor, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Antivitimologia: Holomaturologia; Homeostático.
02. Assertividade invexogênica: Invexologia; Homeostático.
03. Assistido insatisfazível: Interassistenciologia; Nosográfico.
04. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
05. Autodesassedialidade: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
06. Autovitimização: Parapatologia; Nosográfico.
07. Bilibertação inversora: Invexologia; Neutro.
08. Conscin poliqueixosa: Autovitimologia; Nosográfico.
09. Conscin-solução: Interassistenciologia; Homeostático.
10. Intermissivista inadaptado: Parapatologia; Nosográfico.
11. Invexopensene: Materpensenologia; Homeostático.
12. Postura antinvéxis: Antinvexologia; Nosográfico.
13. Postura antiqueixa: Paraetologia; Homeostático.
14. Propulsor da invéxis: Invexometrologia; Homeostático.
15. Recin invexológica: Invexologia; Homeostático.
A POSTURA ANTIQUEIXA, DO INVERSOR OU DA INVERSORA, É A UNIDADE DE MEDIDA BÁSICA DA CONQUISTA
TEÁTICA DA INVERSÃO DA MATURIDADE, CONSEQUÊNCIA DA AUTOCRÍTICA E DA INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA.
Questionologia. Você, leitor ou leitora, inversor ou inversora, já desenvolveu no cotidiano a postura antiqueixa? Desenvolveu alguma técnica pessoal para eliminação das queixas irracionais?
Bibliografia Específica:
1. Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 50 a 52 e 211 a 215.
2. Idem; Invexograma: Auto-Avaliação da Invéxis; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; N. 2-S; 1 E-mail; 4 enus.; 1 tab.; 6 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2007; páginas 77 a 81.
3. Vieira, Waldo; Minidefinições Conscienciais; 164 p.; 150 ilus.; 450 minifrases; 10 x 15 cm; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 125.
4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 141, 146, 337, 340, 348, 367, 444, 521, 506, 607 e 734 a 748.
A. N.