Paciologia

A Paciologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, sistemáticos, técnicos e teáticos da paz, através do paradigma consciencial, englobando todas as manifestações da consciência nos múltiplos corpos, existências, dimensões e respectivas consequências evolutivas.

Você, leitor ou leitora, quer assumir a responsabilidade de ser Homo sapiens pacificus? Quais os próprios comportamentos priorizados para a implantação da paz intraconsciencial?

      PACIOLOGIA
                                 (HOLOPESQUISOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A Paciologia é a Ciência aplicada aos estudos específicos, sistemáticos, técnicos e teáticos da paz, através do paradigma consciencial, englobando todas as manifestações da consciência nos múltiplos corpos, existências, dimensões e respectivas consequências evolutivas.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O primeiro elemento de composição pac(i) procede do idioma Latim, pax, pacis, “paz; estado de paz; tratado de paz”. Apareceu no Século XII. O segundo elemento de composição logia deriva do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
         Sinonimologia: 1. Ciência da paz. 2. Pesquisa conscienciológica da paz. 3. Pesquisa multidimensional da paz. 3. Pesquisa da pacificação. 4. Estudo da paz universalista. 5. Ciência da pacificação.
         Neologia. O vocábulo Paciologia e as 3 expressões compostas Paciologia Egocármica, Paciologia Grupocármica e Paciologia Policármica são neologismos técnicos da Holopesquisologia.
         Antonimologia: 1. Ciência bélica; pesquisa militar. 2. Irenologia. 3. Polemologia. 4. Conflitologia. 6. Segregacionismo. 7. Belicismologia.
         Estrangeirismologia: o Ara Pacis; o locus pacis; a Pax Romana; a expressão latina pax vobis; a paz urbi et orbe; a Satyagraha; os Peace and Conflict Studies; o peacemaker; a peace of mind.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à conscientização da responsabilidade íntima na implantação da paz multidimensional.
         Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Paz: compromisso íntimo.
         Citaciologia: – Cada um tem que encontrar a paz no seu íntimo. E a paz, para ser verdadeira, não pode depender das circunstâncias externas (Mohandas Karamchand Gandhi, 1869–1948).


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da paz; os pensenes serenos; a pensenidade serena; os pacipensenes; a pacipensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; a fôrma holopensência pacífica; o holopensene pessoal da autopesquisa paciológica.
         Fatologia: o estudo da paz; a autovivência lúcida da pacificação íntima; a pesquisa da serenidade; o estudo do pacifismo; o movimento contínuo de autopacificação; as recins autopacificadoras constantes; o poder saudável da autopacificação; o autexemplarismo pacífico; a autoridade moral necessária para ser agente pacificador; as reciclagens grupais geradas pelas mudanças íntimas saudáveis; a paz enquanto atividade e não passividade; o dinamismo da paz; o universo da construtividade contínua da paz; a aproximação; a solidariedade; o traforismo; a confiança recíproca; os trabalhos conjuntos; a eliminação de fronteiras; o convívio pacífico pleno; a extinção da violência; a dissolução dos impulsos violentos e tendências belicistas; a eliminação das guerras; o desarmamentismo generalizado; o ocaso de qualquer forma de racismo; a profilaxia do bairrismo; o desaparecimento do elitismo segregacionista; a remoção de trincheiras pessoais através das pesquisas paciológicas; o término do isolacionismo interconsciencial; o fim da imposição da paz; a desconstrução da ideia de conquistar a paz através do misticismo ou belicismo; a cessação das guerras santas e das guerras cujo pretexto é implementação da paz; a solidariedade e pacificidade além dos tempos de guerra; a renovação íntima provocada pelos neoconceitos sobre a paz; as autossuperações pacificadoras; a superação da autocorrupção; a impossibilidade de se ter paz com autassédio; a reeducação das posturas arcaicas; o abrir mão de picuinhas assediadoras; a autodesconexão das redes privativas e públicas de difamação; a cessação das paródias, tapeações e manipulações feitas em nome da paz; o desapego autoconsciente; a vida livre de facciosismos; a convivência pacífica com as diferenças; a autodesassedialidade vivenciada; a benignidade enquanto padrão; a satisfação benévola; o comportamento megafraterno; o amparo mútuo; a interassistência atuante; o saneamento dos emocionalismos; a desdramatização de problemas; a erradicação dos ressentimentos de qualquer espécie; o autoperdão; o heteroperdão; as retratações necessárias; as reconciliações inevitáveis; a recomposição grupocármica; o exercício da afetividade sadia; a constituição de dupla evolutiva (DE) enquanto minilaboratório essencial de pacificação; a postura pró-amparador; o uso dos trafores como sendo balizador das relações; o reposicionamento cosmoético gerado pelas recins autopacificadoras; a elaboração do vocabulário pessoal da paz; a liberdade de expressão responsável; o alcance social da paz; a dimensão supranacional da paz; a assistência sem fronteiras, universalista, megafraterna; a diversidade preferível à uniformidade; a anticonflitividade aglutinadora das consciências; a opção pela construção ao invés da degradação; a inclusão grupal catalisadora da evolução pessoal; a integração consciencial pelo melhor; o desenvolvimento conjunto; a interdependência pacífica e produtiva; a intercooperatividade lúcida fundamental para a obtenção e manutenção da paz; o estabelecimento de massa crítica pacificadora; a atuação policármica; a paz para todos; a sensação do dever cumprido; a realização satisfatória da proéxis; a pacificidade na condição de módulo fundamental da inteligência evolutiva (IE); as atitudes pacíficas gerando saldo positivo na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); as recins pacificadoras funcionando ao modo de degraus evolutivos; as gestações conscienciais pacificadoras; o I Encontro da Paz no Campus de Pesquisa IIPC, Saquarema, RJ, em 2009; a Carta de Saquarema; a relação estreita da Paciologia com a Serenologia; a implantação do holopensene de paz no planeta Terra; a construção do Estado Mundial; a consolidação da Era Consciencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a pesquisa multidimensional da paz; os estudos de paz realizados nos Cursos Intermissivos (CI); a parapesquisa interligada à pesquisa da paz; a contínua escola consciencial parapesquisística de métodos reeducativos pacificadores; o exercício constante do mentalsoma direcionado à serenidade íntima; a autoconscientização multidimensional (AM) eliminadora de conflitos; a deslavagem paracerebral dos resquícios da paz religiosa, ainda presentes nas consciências; a prática da tenepes contribuindo para a pacificação global; a projeção lúcida (PL) transformada em instrumento de paz; a comunicabilidade interdimensional pacífica; a paradiplomacia evolutiva; o Paradireito compreendido e aplicado; a mediação interdimensional pacificadora; a evitação da fuga aos paradeveres individuais multidimensionais relativos à pacificação do planeta Terra; a interação consciente com a equipe de amparadores técnicos e especialistas em paz; o alcance interplanetário e multidimensional dos movimentos pacificadores; o paradigma da inclusão multidimensional; a Parageopolítica Pacificadora; a paracultura da paz em comunexes avançadas; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); as reurbanizações extrafísicas; o contato direto com o holopensene catalisador dos Serenões, incentivadores-mor da paz.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo Paciologia-Paradireitologia-Serenologia; o sinergismo das iniciativas de paz realizadas hoje no planeta Terra; o sinergismo compreensão-paz; o sinergismo paz íntima–paz coletiva; o sinergismo autopacificação dinâmica–recins contínuas; o sinergismo pesquisas da paz–reconciliações necessárias; o sinergismo pacificação grupal–intercooperação altruísta; o sinergismo ortopensidade-autopacificação.
          Principiologia: a aplicação dos princípios cosmoéticos; o princípio da descrença (PD)
aplicado ao estudo da paz; o princípio da não agressão; o princípio da autopesquisa indispensável nas pesquisas da paz; o princípio da convivialidade pacífica; o princípio de objetivar sempre o melhor para todos; o princípio de a paz íntima promover a paz grupal; o princípio de a paz ser direito de todos; o princípio pessoal de a paz ser responsabilidade íntima; o princípio universalista da vida sem fronteiras.
          Codigologia: a incorruptibilidade do código pessoal de Cosmoética (CPC); o comprometimento teático com as cláusulas pacifistas do CPC; o código grupal de Cosmoética (CGC); a eliminação dos códigos grupais de beligerância.
          Teoriologia: a teoria da evolução através da paz íntima; a teoria de não violência; a teoria do Homo sapiens pacificus; a teoria dos Serenões; a teoria da desassedialidade enquanto processo fundamental de pacificação; a teoria da recomposição grupocármica; a teoria da libertação das interprisões; as teorias da paz positiva e negativa do sociólogo norueguês Johan Galtung (1930–); a teoria da reurbanização extrafísica.
          Tecnologia: a técnica da recin; a técnica da interassistencialidade evolutiva; a técnica do cosmograma; a técnica do conscienciograma; a técnica do paciograma; as técnicas parapesquisísticas para a investigação da paz; a técnica da projeção lúcida (PL) pacificadora; a técnica da projeção lúcida vexaminosa; a técnica da tares; a técnica da desdramatização dos contextos; as técnicas paradiplomáticas; as técnicas da reurbanização extrafísica.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico contribuindo com o holopensene de paz no planeta; o voluntariado docente conscienciológico comprometido com a reeducação para a paz; o voluntariado da paz no Campus de Pesquisa IIPC Saquarema-RJ; o paravoluntariado envolvido com a reurbanização extrafísica da Terra.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da paz; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Paciólogos; o Colégio Invisível da Megafraternidade; o Colégio Invisível dos Cosmoeticólogos; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Descrenciologia; o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível dos Proexólogos; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: o efeito irradiante da paz vivenciada entre as consciências; os efeitos evolutivos das autorrecins; os efeitos decisivos da pacificação íntima no processo evolutivo grupal; o efeito potencializador da paz íntima na interassistencialidade; os efeitos terapêuticos gerados pelas energias fraternas e pacíficas; o efeito desassediador da autopesquisa paciológica recicladora; os efeitos da autopacificação na obtenção e manutenção da autodesperticidade; os efeitos catalisadores da formação de massa crítica pacificadora no sucesso da reurbanização extrafísica em andamento na Terra; os efeitos positivos das autopesquisas paciológicas no estabelecimento de novo patamar cosmoético planetário; os efeitos potencializadores da pesquisa conscienciológica da paz em contraponto às abordagens usualmente bélicas ou religiosas; os efeitos práticos da pacificação social na formação do Estado Mundial.
          Neossinapsologia: as neossinapses das recins pacificadoras; as neossinapses desencadeadas a partir da reeducação paciológica; as neossinapses adquiridas a partir do labcon contínuo da paz; as neossinapses derivadas do desarmamento intraconsciencial consolidado; as neossinapses geradas pela reconstrução cognitiva oriunda da visão de mundo mais pacífico; as neossinapses do vocabulário da paz a ser adquirido; a eliminação das retrossinapses belicistas através da criação de neossinapses pacifistas; as neossinapses criadas pela assimilação de parassinapses pacíficas.
           Ciclologia: o ciclo evolutivo; o fim do ciclo algoz-vítima; o ciclo pacificação íntima–convivialidade madura; o rompimento do ciclo de interprisões grupocármicas geradas pelo belicismo; o ciclo autopesquisas paciológicas–recins pacificadoras; a pacificação do uso do soma através da compreensão do ciclo ginossoma-androssoma; a autolibertação pacificadora do ciclo ressoma-dessoma.
           Enumerologia: a palavra de paz; o gesto de paz; a motivação para a paz; a ação de paz; o exemplo de paz; a vontade da paz; o tratado de paz. O desarmamento; a intercompreensão; a intercooperação; a autopacificação; a pacificação grupal; a pacificação planetária; a pacificação multidimensional. A ideia pacífica; a pesquisa pacífica; o texto pacífico; a reeducação pacífica; o ato decisivo pacífico; o convívio pacífico; o mundo pacífico.
           Binomiologia: o binômio paz local–paz global; o binômio admiração-discordância; o binômio projeção lúcida–reeducação para a paz; o binômio pacifismo-universalismo; o binômio autopesquisa-recin; o binômio paz-reurbanização; o binômio autodesassédio–pacificação grupal.
           Interaciologia: a interação Humanidade–Para-Humanidade; a interação intercompreensão-pacificação; a interação reconciliação–recomposição grupocármica; a interação desarmamento-pacificação; a interação autopacificação–expansão mentalsomática; a interação anticonflitividade-autodesassedialidade; a interação autopesquisa paciológica–reurbanização extrafísica; a interação pacificação íntima–reposicionamento cosmoético.
           Crescendologia: o crescendo planeta hospital–planeta escola; o crescendo paz íntima–paz global; o crescendo pesquisa religiosa da paz–pesquisa conscienciológica da paz; o crescendo desarmamento-intercooperação; o crescendo tolerância–pacificação; o crescendo conflito-retratação-reconciliação-pacificação.
           Trinomiologia: o trinômio acolhimento-compreensão-pacificação; o trinômio autocompreensão-heterocompreensão-pacificação; o trinômio pesquisador-mediador-pacificador; o trinômio anticonflitividade–pacificação íntima–serenismo; o trinômio pacificação social–Estado Mundial–Era Consciencial.
           Polinomiologia: o polinômio desarmamento-tolerância-antibelicismo-pacificação; o polinômio autossuperação–automodificação–autexemplarismo–interassistência–paz íntima; o polinômio conflito-autopesquisa-recin-gescon-autopacificação; o polinômio necessidade-direito-desenvolvimento-dignidade-pacificação.
           Antagonismologia: o antagonismo expansão pela paz / limitação pelo conflito; o antagonismo ataque / acolhimento; o antagonismo imposição / compreensão; o antagonismo abordagem teológica da paz / autopesquisa conscienciológica da paz; o antagonismo paz / autassédio; o antagonismo catequese / esclarecimento; o antagonismo inteligência bélica / inteligência evolutiva; o antagonismo rivalidade / cooperação; o antagonismo paz íntima / heteroconflito; o antagonismo serenidade amparadora / irritação assediadora; o antagonismo agressividade / pacificidade.
           Paradoxologia: o paradoxo de a paz universal estar subordinada à paz individual; o paradoxo de o pacifismo bélico impor a paz pelas armas.
           Politicologia: a democracia; a autopesquisocracia; a serenocracia; a cosmocracia; a evoluciocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a interassistenciocracia; a lucidocracia; a conviviocracia; a discernimentocracia; a projeciocracia; as políticas públicas antibelicistas; as políticas de inclusão social; as políticas de paz da Organização das Nações Unidas (ONU); as parapolíticas de paz dos Serenões na reurbanização extrafísica.
           Legislogia: a lei do maior esforço na construção coletiva da paz; o respeito às leis ambientais; o respeito às leis nacionais; o respeito às leis internacionais; o respeito às leis cármicas; o respeito às leis cósmicas.
           Filiologia: a paciofilia; a interassistenciofilia; a conviviofilia; a neofilia; a conscienciofilia; a traforofilia; a autopesquisofilia; a serenofilia; a cosmofilia; a cosmoeticofilia; a reeducaciofilia; a lucidofilia.
          Fobiologia: a profilaxia da conscienciofobia; a superação da neofobia; a evitação da xenofobia; a prevenção da conviviofobia; a eliminação da projeciofobia; a extinção da autopesquisofobia; a cura da reciclofobia; o fim da tanatofobia.
          Sindromologia: a terapêutica da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); o ocaso da síndrome do justiceiro; a cura da síndrome da autovitimização; o desaparecimento da síndrome do herói; a evitação da síndrome de messias; a libertação da síndrome da competição; a superação da síndrome do estrangeiro (SEST); a profilaxia da síndrome da interiorose; a erradicação da síndrome da ectopia afetiva (SEA).
          Maniologia: a cura da mania de se impor pela força; a eliminação da megalomania; a prevenção da gurumania; o descarte da teomania; o abandono da belicomania; a superação da assediomania.
          Mitologia: a queda do mito de a paz ser ausência de conflitos; o fim do mito de a responsabilidade da paz ser dos governantes; a desconstrução do mito do cordeiro da paz; a extinção do mito do salvador da pátria; a eliminação do mito de a paz poder ser promovida através de guerras; a libertação do mito da paz celestial; a abolição do mito de a paz ter natureza passiva.
          Holotecologia: a pacificoteca; a serenoteca; a assistencioteca; a convivioteca; a reurbanoteca; a paradireitoteca; a cosmoeticoteca; a recicloteca; a autopesquisoteca.
          Interdisciplinologia: a Paciologia; a Holopesquisologia; a Serenologia; a Interassistenciologia; a Paradireitologia; a Desassediologia; a Cosmoeticologia; a Autopesquisologia; a Universalismologia; a Traforologia; a Conviviologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin pacifista; a conscin pacífica; a conscin antibelicista; a conscin desarmamentista; a conscin serena; a conscin benigna; a conscin lúcida; a consciência mentalsomática; a consréu ressomada; a consbel; a isca humana lúcida; a conscin desassediadora; o ser desperto; o ser interassistencial; a consciex amparadora; a conscin cosmoética; a conscin autopesquisadora; a conscin enciclopedista; a conscin mediadora interdimensional.
          Masculinologia: o paciólogo; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o autopesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o homem de paz; o diplomata; o embaixador da paz; o Serenão.
          Femininologia: a pacióloga; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a autopesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a mulher de paz; a diplomata; a embaixadora da paz; a Serenona.
          Hominologia: o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens benignus; o Homo sapiens conviviologus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens tranquilisator; o Homo sapiens pacificator; o Homo sapiens serenissimus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: Paciologia Egocármica = os estudos da paz íntima pela conscin autoconsciente da necessidade de superação do egocentrismo e individualismo; Paciologia Grupocármica = os estudos da paz grupal pela conscin mediadora interdimensional; Paciologia Policármica = os estudos da paz interdimensional pela conscin universalista, com predisposição à cooperação ilimitada.
         Culturologia: a cultura de paz; a cultura da intercooperação; a cultura da diversidade; a cultura da autopesquisa pacificadora; a cultura da benignidade; a cultura traforista; a cultura da cosmoeticidade; a cultura da serenidade; a cultura do “melhor para todos”; a cultura da profilaxia da violência; a cultura da convivialidade pacífica; a cultura da pacificação multidimensional.
         Taxologia. Conforme a Multidimensiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 5 categorias de paz possíveis de existir, no planeta Terra:
         1. Paz ecológica.
         2. Paz internacional.
         3. Paz interpessoal.
         4. Paz íntima.
         5. Paz multidimensional.
         Caracterologia. A partir dos estudos da Interassistenciologia, eis 120 variáveis, em ordem alfabética, a serem considerados nas pesquisas avançadas da paz, possibilitando a compreensão e vivência mais ampla e madura do tema:
         01. Abertismo consciencial.
         02. Acerto grupocármico.
         03. Aglutinação interconsciencial.
         04. Altruísmo.
         05. Amadurecimento afetivo.
         06. Amor puro.
         07. Amparabilidade.
         08. Antiagressividade.
         09. Antibelicismo.
         10. Anticolonialismo.
         11. Anticonflitividade.
         12. Antidifamação.
         13. Antidogmatismo.
         14. Antirracismo.
         15. Antiviolência.
         16. Atualização cultural.
         17. Autocoerência.
         18. Autoconfiança.
         19. Autoconsciência.
         20. Autocontrole.
         21. Autonomia.
         22. Autoparapsiquismo lúcido.
         23. Autopesquisa.
         24. Autorresponsabilidade.
         25. Bem-estar.
         26. Benignidade.
         27. Biofilia.
         28. Central Extrafísica da Fraternidade.
       29. Concessão lúcida.
       30. Conciliação.
       31. Confraternização.
       32. Conscienciofilia.
       33. Consenso.
       34. Construtividade.
       35. Convivialidade sadia.
       36. Convívio sereno com as discordâncias.
       37. Cosmoética.
       38. Cosmovisão.
       39. Desapego lúcido.
       40. Desarmamentismo.
       41. Desassédio.
       42. Desdramatização.
       43. Desenvolvimento assistencial.
       44. Desmilitarização.
       45. Desperticidade.
       46. Despreconceituação.
       47. Desrepressão.
       48. Diálogo.
       49. Diplomacia.
       50. Domínio energético.
       51. Dupla evolutiva.
       52. Educação.
       53. Eliminação de fronteiras.
       54. Empatia.
       55. Epicentrismo consciencial.
       56. Equidade.
       57. Esclarecimento.
       58. Eutimia.
       59. Evolutividade.
       60. Exemplarismo.
       61. Flexibilidade.
       62. Homeostase.
       63. Honestidade.
       64. Inclusão evolutiva.
       65. Incorruptibilidade.
       66. Integração.
       67. Inteligência evolutiva.
       68. Interassistencialidade.
       69. Intercâmbio sadio.
       70. Intercompreensão.
       71. Interconfiança.
       72. Intercooperatividade.
       73. Interdependência.
       74. Liberdade de expressão.
       75. Liberdade de pensamento.
       76. Liberdade de sentimento.
       77. Magnanimidade.
       78. Mediação de conflitos.
       79. Megafraternidade.
       80. Multiculturalidade.
       81. Multidimensionalidade.
         82.  Multilateralidade.
         83.  Ortointencionalidade.
         84.  Ortopensenidade.
         85.  Pacificidade.
         86.  Pacifismo.
         87.  Paradireitos conscienciais.
         88.  Parapsiquismo.
         89.  Paz íntima.
         90.  Perdão.
         91.  Pluralidade.
         92.  Policarmalidade.
         93.  Positividade.
         94.  Princípio da descrença.
         95.  Princípio do “melhor para todos”.
         96.  Proexidade.
         97.  Projetabilidade lúcida.
         98.  Qualidade de vida.
         99.  Recins.
        100.  Recomposição grupocármica.
        101.  Reconciliação.
        102.  Respeito às diferenças.
        103.  Retratação.
        104.  Reurbanização.
        105.  Satisfação benévola.
        106.  Segurança.
        107.  Senso de utilidade.
        108.  Serenismo.
        119.  Sinceridade.
        110.  Sinergia evolutiva.
        111.  Solidariedade.
        112.  Sustentabilidade.
        113.  Teática.
        114.  Tolerância.
        115.  Traforismo.
        116.  Transafetividade.
        117.  Transdisciplinaridade.
        118.  Transparência.
        119.  União.
        120.  Universalismo.
         Imposição. A paz imposta pela força através da potência ou poder, derivada de guerras e tratados, costuma ser designada pelo termo pax, acompanhado de quem a impôs. Eis, sob o enfoque da Politicologia, 5 exemplos, em ordem alfabética:
         1. Pax britannica. Imposta pelo Império Britânico (1815–1914).
         2. Pax hispanica. Imposta pelo Reino Espanhol (1598–1621).
         3. Pax ottomana. Imposta pelo Império Otomano (1500–1700).
         4. Pax romana. Imposta pelo Império Romano (28 a.e.c.–180 e.c.).
         5. Pax syriana. Imposta pela Síria na ocupação do Líbano (1990–2005).
         Embaixadores. Os paciólogos tendem a se tornar, com o tempo, embaixadores da paz, através da vivência teática interdimensional dos princípios paciológicos.
         Perspectivas. As pesquisas paciológicas sinalizam novas perspectivas no campo de estudos da paz. Apontam a necessidade de ações pessoais e grupais urgentes direcionadas não só ao fim dos conflitos, guerras e violência, mas à reurbanização multidimensional voltada para a integração solidária sem fronteiras.


                                                      VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Paciologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Antiviolência: Homeostaticologia; Homeostático.
           02. Autopacificação teática: Pacifismologia; Homeostático.
           03. Bairrismo: Intrafisicologia; Neutro.
           04. Conflituosidade: Conflitologia; Nosográfico.
           05. Conscin pacificadora: Pacifismologia; Homeostático.
           06. Cultura de paz: Pacifismologia; Homeostático.
           07. Desbarbarização da Humanidade: Reeducaciologia; Homeostático.
           08. Homeostase geral: Homeostaticologia; Homeostático.
           09. Liberdade interior: Autocogniciologia; Neutro.
           10. Pax aeterna: Pacifismologia; Homeostático.
           11. Poder da fraternidade: Harmoniologia; Homeostático.
           12. Reeducação para a paz: Pacifismologia; Homeostático.
           13. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático.
           14. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
           15. Terra-de-todos: Intrafisicologia; Homeostático.
  A CIÊNCIA PACIOLOGIA TRAZ À REALIDADE INTRAFÍSICA NOVOS CONCEITOS E TECNOLOGIAS DE PAZ, MOTIVANDO A CONSCIN LÚCIDA A AMPLIAR O ENTENDIMENTO E A VIVÊNCIA DA PACIFICAÇÃO ÍNTIMA E COLETIVA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, quer assumir a responsabilidade de ser Homo sapiens pacificus? Quais os próprios comportamentos priorizados para a implantação da paz intraconsciencial?
           Bibliografia Específica:
           1. Gonçalves, Ângela; et al; Experimentos Conscienciológicos na Ciência da Paz; Artigo; I Congresso Internacional de Autopesquisologia e V Jornada de Autopesquisa; Rio de Janeiro, 13-15.11.10; Conscientia; Revista; Vol. 14; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 18 enus.; 5 refs.; Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2010; páginas 161 a 171.
           2. Schäffner, Christina; & Wenden, Anita L.; Language and Peace; pref. Leland Miles; X + 256 p.; 4 partes; 13 caps.; 1 citação; 2 diagramas; 55 enus.; 2 esquemas; 8 tabs.; 13 notas; 293 refs.; alf.; Routledge; New York, NY; 2005; páginas 4 a 6.
           3. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 27, 32, 806 a 809 e 1.018.
           4. Webel, Charles; & Galtung, Johan; Handbook of Peace and Conflict Studies; XV + 406 p.; 5 partes; 25 caps.; 10 citações; 7 diagramas; 5 E-mails; 43 enus.; 2 ilus.; 12 tabs.; 127 websites; 18 notas; 693 refs.; alf.; Routledge; New York, NY; 2007; páginas 6, 7 e 30 a 32.
                                                                                                                   H. L. F.