Paciência Interassistencial

A paciência interassistencial é a qualidade ou virtude da consciência lúcida, madura e sensata, capaz de amparar cosmoeticamente os assistentes e assistidos, imune de ansiosismo e defensividade patológica ante as heterorreações imaturas, antagônicas ou refratárias.

Como avalia você, leitor ou leitora, a qualidade da paciência interassistencial pessoal? Ainda vivencia surtos emocionais ou já é capaz de manifestar tranquilidade inabalável ante as interações assistenciais?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                  1
                              PACIÊNCIA INTERASSISTENCIAL
                                           (HOLOMATUROLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A paciência interassistencial é a qualidade ou virtude da consciência lúcida, madura e sensata, capaz de amparar cosmoeticamente os assistentes e assistidos, imune de ansiosismo e defensividade patológica ante as heterorreações imaturas, antagônicas ou refratárias.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo paciência vem do idioma Latim, patientia, “capacidade de suportar; constância; submissão; servilismo; faculdade de resistir”. Surgiu no Século XIV. O prefixo inter procede também do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. O termo assistência provém do mesmo idioma Latim, assistentia, “ajuda; socorro”, e este de assistens ou adsistens, particípio presente de assistere ou adsistere, “estar ou conservar-se de pé junto a; estar presente; comparecer; assistir em juízo; assistir à cabeceira; estar ao pé do leito; estar à porta de alguém”. Apareceu no Século XVI.
             Sinonimologia: 1. Paciência construtiva interconsciencial. 2. Calma benfazeja. 3. Perseverança assistencial heterocompreensiva.
             Neologia. As 3 expressões compostas paciência interassistencial, paciência interassistencial psicossomática e paciência interassistencial mentalsomática são neologismos técnicos da Holomaturologia.
             Antonimologia: 1. Impaciência antiassistencial. 2. Sofreguidão egocêntrica. 3. Impulsivismo heterassediador. 4. Aborrecimento interpessoal.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade nas interações assistenciais pessoais.
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, em ordem alfabética, pertinentes ao assunto:
             1. “Compreensão. Tenha sempre a maior paciência e imensa compreensão com os assistíveis. O botão da rosa ainda não perfuma os ares”.
             2. “Cosmoeticologia. O autossacrifício é a hora na qual a boca do assistente se cala para deixar a pessoa jejuna e assistível expor as próprias tolices. A pessoa, às vezes inepta e na sarjeta, precisa daquilo para desabafar, aliviar. Há de haver paciência por parte do assistente. Eis aí o preâmbulo da tares ou o patamar evoluído da Cosmoética Pessoal”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da cosmoeticidade lúcida; a higidez autopensênica sustentada com firmeza incorruptível; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os paratecnopensenes; a paratecnopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os maxipensenes; a maxipensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade.
             Fatologia: a paciência interassistencial; a ortoconduta de saber olhar, ouvir e interpretar o outro; a espera pelo timing exato para agir cosmoeticamente; o ato de seguir passo a passo, sem pressa, nos trabalhos tarísticos; a constância de ações magnas planejadas e coerentes; a atuação amparadora sem esperar retribuições e resultados imediatos; a aplicação de abordagens interconscienciais adequadas e maduras; o despertamento do assistido pelo incentivo à realização de tarefas evolutivas autorrevigoradoras; a evitação do nivelamento do compasso autevolutivo com o de outras consciências; a compreensão dos retrocessos conscienciais e valorização dos avanços evolutivos menores; o emprego do silêncio cosmoetificador; a busca pelo entendimento maior quanto às realidades conscienciais alheias; o respeito aos posicionamentos e às decisões das consciências; a utilização prática da equidade; a abstenção ou parcimônia cosmoética perante as operações as2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a sistenciais críticas; a justiça cosmoética; a benesse da dúvida em contraponto ao julgamento precipitado errôneo; a antiestigmatização interconsciencial; a anulação do próprio egão; a dissolução de personalismos; a adoção de concessões inteligentes ao invés do orgulho teimoso; o convívio assistencial com as diferenças interegos, sem refratariedades ou desentendimentos; o coleguismo evolutivo harmônico sem cobranças excessivas ou exigências impositivas; os esforços das tentativas assistenciais planificadas sem expectativas irrealistas; a aceitação pacífica e gerência evolutiva dos desconfortos, ônus e pedágios das atividades interassistenciais; a tenacidade assistencial incólume, isenta de manipulações anticosmoéticas, lavagens cerebrais e estupros evolutivos; a germinação paciente e contínua de sementes esclarecedoras de obras-primas (verpons), fruto de revezamentos conscienciais multiexistenciais exitosos.
          Parafatologia: os acordos diplomáticos e paradiplomáticos condizentes com o cenário multidimensional; a macrovisão paracontextual esclarecedora das realidades extraconscienciais; a prática da Cosmoética Destrutiva, recurso necessário, conforme orientação de amparadores extrafísicos; o patrocínio das consciexes amparadoras de reencontros de destino entre conscins no momento propício; a realização de resgate extrafísico na circunstância factível; a conjunção evolutiva gradual de grupos de consciências antagônicas entre si promovida pelas consciexes evoluídas; a difusão da paraaculturação tarística nos próximos milênios, considerando a reurbanização planetária; os cursos extrafísicos qualificando a interassistencialidade.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autocontenção psicossomática sadia–autequilíbrio intraconsciencial discernidor; o sinergismo hiperlucidez alerta–tino interassistencial.
          Principiologia: o princípio da interassistencialidade evolutiva; o princípio inteligente de não brigar contra os fatos; o princípio da não-violência; o princípio cosmoético de objetivar o melhor para todos; os princípios da Paradireitologia; o princípio cosmoético “na dúvida, abster-se”; o princípio da descrença (PD).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria e a prática da interassistencialidade; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da Conviviologia Cosmoética; a teoria do amparo interconsciencial; a teoria da megafraternidade; a teoria da holomaturidade consciencial.
          Tecnologia: a técnica do recolhimento íntimo; as técnicas de autorreflexão sadia; as técnicas de autodesassedialidade; as técnicas de autorrecin; a técnica evolutiva do devagar e sempre; a técnica do sobrepairamento analítico cosmoético; as técnicas cosmovisiológicas.
          Voluntariologia: a abnegação cosmoética exercida com autoconfiança e calma perante os empecilhos no desenvolvimento da maxiproéxis grupal pelo voluntariado tarístico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia.
          Efeitologia: o efeito das autorreciclagens na automaturação consciencial expandindo a paciência interassistencial; o desarmamento interconsciencial enquanto efeito da convivência vivida com compreensão, esclarecimentos e paciência mútua; a benquerença universal retroalimentada enquanto efeito da perseverença assistencial heterocompreensiva; o efeito apaziguador das energias da consciência madura megapaciente; os efeitos intraconscienciais e no macrocosmo da aplicação abrangente e multidimensional da paciência interassistencial.
          Neossinapsologia: as paraneossinapses avançadas hauridas por meio do emprego contínuo da paciência interassistencial; as paraneossinapses trazendo neoabordagens tarísticas. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                     3
             Ciclologia: o ciclo das tentativas e acertos continuados no âmbito da interassistencialidade; o ciclo operações assistenciais falhas–trabalhos tarísticos exitosos.
             Enumerologia: a paciência interassistencial calculada; a paciência interassistencial dignificadora; a paciência interassistencial harmonizadora; a paciência interassistencial paradiplomática; a paciência interassistencial desopressora; a paciência interassistencial edificante; a paciência interassistencial profilática.
             Binomiologia: o binômio espera assistencial útil–acerto evolutivo maior; o binômio nulificação do egoísmo–ampliação do altruísmo; o binômio perdas evolutivas–ganhos evolutivos.
             Interaciologia: a interação consciência menos doente–consciência mais doente; a interação amparador de função–assistente–assistido; a interação pais-filhos; a interação professoraluno; a interação preceptor-infante; a interação terapeuta-cliente; a interação médico-paciente; a interação entre colegas de trabalho; a interação entre casais; a interação entre entes familiares; a interação entre amigos; a interação entre compassageiros intermissivos.
             Crescendologia: o crescendo da imperturbabilidade intraconsciencial.
             Trinomiologia: o trinômio autolucidez-autocrítica-autodiscernimento; o trinômio razão-comedimento-sensatez; o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistencialidade.
             Antagonismologia: o antagonismo acalmia pró-assistencial / desassossego antiassistencial; o antagonismo tranquilidade operosa / desesperação paralisadora; o antagonismo espera benevolente útil / ânsia egoica contraproducente.
             Politicologia: a interassistenciocracia; a lucidocracia; a discernimentocracia; a cosmoeticocracia; a democracia; a paradireitocracia; a maxiproexocracia.
             Legislogia: a lei do maior esforço interassistencial evolutivo; as leis dos direitos e paradireitos interconscienciais; a lei do maior esforço aplicada à evolução das consciências.
             Filiologia: a conscienciofilia; a assistenciofilia; a conviviofilia; a cosmoeticofilia; a raciocinofilia; a comunicofilia; a evoluciofilia.
             Fobiologia: a anulação do medo de fracassar nos esforços de auxiliar os outros.
             Sindromologia: a síndrome da indisciplina autopensênica; a síndrome do ansiosismo; a síndrome da pressa; a síndrome da expectativa frustra; a síndrome do negativismo.
             Holotecologia: a interassistencioteca; a maturoteca; a cosmoeticoteca; a metodoteca; a didaticoteca; a pedagogoteca; a serenoteca.
             Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Interassistenciologia; a Interaciologia; a Comunicologia; a Parapedagogiologia; a Autodiscernimentologia; a Mentalsomatologia; a Cosmovisiologia; a Serenologia; a Evoluciologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a personalidade paciente; a conscin calculista cosmoética; o ser interassistencial; a conscin amadurecida; a isca interconsciencial lúcida; o ser desperto.
             Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o atacadista existencial.
             Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeduca4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a dora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a atacadista existencial.
          Hominologia: o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens paraperceptiologus; o Homo sapiens experiens; o Homo sapiens holomaturologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: paciência interassistencial psicossomática = a qualidade ou virtude de resistir ao impulso de reagir anticosmoeticamente ao surto regressivo alheio movida pela compaixão; paciência interassistencial mentalsomática = a qualidade ou virtude de assistir cosmoeticamente outra consciência com doses diluídas e crescentes de esclarecimentos tarísticos antevistos.
          Culturologia: a cultura da Cosmoética Teática; a cultura da Cosmovisiologia; a cultura avançada da Holomaturologia Interassistencial.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a paciência interassistencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aborrecimento: Psicossomatologia; Nosográfico.
          02. Acalmia mental: Mentalsomatologia; Homeostático.
          03. Ansiedade: Psicossomatologia; Nosográfico.
          04. Autodomínio da vontade: Voliciologia; Homeostático.
          05. Cabeça fria: Harmonopensenologia; Homeostático.
          06. Crescendo evolutivo: Crescendologia; Homeostático.
          07. Frustração cosmoética: Psicossomatologia; Neutro.
          08. Hiperacuidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          09. Impaciência disfuncional: Psicossomatologia; Nosográfico.
          10. Paciência incólume: Interassistenciologia; Homeostático.
          11. Senso de timing: Autolucidologia; Homeostático.
          12. Silêncio cosmoetificador: Cosmoeticologia; Homeostático.
          13. Sobrepairamento: Holomaturologia; Homeostático.
          14. Tempo assistencial: Interassistenciologia; Neutro.
          15. Tranquilidade: Serenologia; Homeostático.
 A VERDADEIRA PACIÊNCIA INTERASSISTENCIAL NÃO GERA QUAISQUER PREJUÍZOS EVOLUTIVOS PARA OS ASSISTENTES E ASSISTIDOS. BUSQUEMOS DESENVOLVER
        O TRAÇO-FORÇA DA MEGAPACIÊNCIA GALÁCTICA.
          Questionologia. Como avalia você, leitor ou leitora, a qualidade da paciência interassistencial pessoal? Ainda vivencia surtos emocionais ou já é capaz de manifestar tranquilidade inabalável ante as interações assistenciais?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                      5
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 557, 802, 1.127 e 1.353
             2. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 157.
             3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 1.101.
             4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 132, 373, 375 e 444.
                                                                                                                   R. D. R.