Cético Otimista Cosmoético

O cético otimista cosmoético (COC) é a consciência, intra ou extrafísica, vivenciando teaticamente a postura íntima da interfusão da incredulidade, da disposição ao melhor e da evolutividade lúcida, em condição única, de maneira racional na manifestação diuturna focada no Maximecanismo Interassistencial Multidimensional dentro da evolução ininterrupta.

Você, leitor ou leitora, é consciente do autonível teático da condição de COC? Qual a nota autoconscienciométrica de cada 1 dos 3 elementos em separado? E conjuntamente?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                1
                            CÉTICO OTIMISTA COSMOÉTICO
                                           (HOLOMATUROLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O cético otimista cosmoético (COC) é a consciência, intra ou extrafísica, vivenciando teaticamente a postura íntima da interfusão da incredulidade, da disposição ao melhor e da evolutividade lúcida, em condição única, de maneira racional na manifestação diuturna focada no Maximecanismo Interassistencial Multidimensional dentro da evolução ininterrupta.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo cético provém do idioma Francês, sceptique, derivado do idioma Grego, skeptikós, “que observa; que reflete”, e este de sképtomai, “olhar atentamente; observar; examinar; meditar; refletir”. Surgiu no Século XVIII. A palavra ótimo provém igualmente do idioma Latim, optimus, “muito bom; o melhor; excelente”, superlativo de bonus, “bom; conveniente; apto; útil; vantajoso; opulento; considerável”. Surgiu no Século XVII. O sufixo ista deriva do idioma Grego, istes, designando “adepto; aderente; seguidor; partidário”. O vocábulo cosmos vem do idioma Grego, kósmos, “ordem, organização; mundo, universo”. Surgiu em 1563. O elemento de composição cosmo procede também do idioma Grego, kósmos. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. A palavra ética provém do idioma Latim, ethica, “ética, moral natural; parte da Filosofia que estuda a moral”, e esta do idioma Grego, éthikós. Surgiu no Século XV.
             Sinonimologia: 1. Cético otimista neoparadigmático. 2. Cético otimista evolutivo. 3. Descrenciólogo otimista cosmoético. 4. Cético homeostático. 5. Incrédulo realista evolutivo. 6. Ceticista panglossiano cosmoético. 7. Pirronista otimista cosmoético.
             Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 18 cognatos derivados do vocábulo cético: anticéptica; anticepticismo; anticepticista; anticepticística; anticepticístico; anticéptico; anticética; anticeticista; anticeticística; anticeticístico; anticético; céptica; céptico; cética; ceticismo; ceticista; ceticística; ceticístico.
             Neologia. As 3 expressões compostas cético otimista cosmoético, cético otimista cosmoético eventual e cético otimista cosmoético permanente são neologismos técnicos da Holomaturologia.
             Antonimologia: 01. Crendeiro pessimista. 02. Desesperançoso instintual. 03. Conscin poliânica. 04. Crente catastrófico. 05. Idealista doutrinado. 06. Anticético escatológico. 07. Apocaliptista. 08. Pessimista subcerebral. 09. Irrealista baratrosférico. 10. Alarmista acrítico.
             Estrangeirismologia: o dum spiro spero evolutivo; a evitação das false hopes e da blind faith.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à racionalidade cosmoética e evolutiva.
             Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – COC: lógico otimista. COC: realista otimista. Idealismo, não. Realismo.
             Proverbiologia. Eis 2 provérbios relativos ao tema: – A maldade está nos olhos de quem vê. Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe (provérbio português).


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da holomaturidade; o holopensene pessoal da paracientificidade; os axiopensenes; a axiopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os fluxopensenes; a fluxopensenidade; os logicopensenes; a logicopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os orismopensenes; a orismopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os raciopensenes; a raciopensenidade. 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i e n c i o lo g i a
          Fatologia: a imperturbabilidade cosmoética; a capacidade de análise realista de múltiplas variáveis, sabendo focar no melhor e mais cosmoético; o uso prático da inteligência evolutiva (IE); a condição madura de encarar o realismo como elemento motivador; o ceticismo funcionando como antídoto frente às lavagens subcerebrais; a superação do estado patológico de depressão, responsável pelo esgotamento das autesperanças; a evitação das falsas esperanças na condição psicossomática de elementos do desejo egológico; as autexpectativas atuando como elementos antirrealistas; a impactoterapia promovida nas consciências pessimistas no entorno do indivíduo COC; a postura de COC indicando cosmovisão pessoal; a reflexão madura; a habilidade de ser realista tendo o foco na parte cheia do copo; a capacidade de ver atrás da curva; a visão de mundo fundamentada na Mentalsomática; a autorreflexão cosmoética ininterrupta; a interassistencialidade através da postura pessoal; a importância do estudo dos limites da autocientificidade; a racionalidade conduzindo ao anticatastrofismo; a racionalidade conduzindo ao eustresse; a racionalidade conduzindo ao exemplarismo; a racionalidade conduzindo à cosmolinearidade; a racionalidade conduzindo à desperticidade; a racionalidade conduzindo a ataraxia; a racionalidade conduzindo à inabalabilidade; a racionalidade conduzindo ao serenismo; o otimismo maduro autodiscernidor distinguindo as possibilidades das impossibilidades; a paciência ativa inabalável; a imperturbabilidade contínua; o risco calculado de maneira cosmoética; a mente aberta; a resiliência pessoal; o COC enquanto epicentro consciencial interassistencial em qualquer situação; o indivíduo COC com experiências passadológicas (Holobiografologia), mas mantendo o foco no presente; a sabedoria em analisar as possibilidades futuras de maneira realista; a coragem de manter posturas, muitas vezes, fora do senso comum; a positividade sem ansiedade; o antipolianismo positivo e autolúcido; a postura de trabalhar interassistencialmente para o maior número de consciências possível.
          Parafatologia: a ampliação do amparo extrafísico decorrente do ceticismo otimista cosmoético; o aumento da demanda de consciexes assistidas com a ampliação da condição de COC; a confiança no Maximecanismo Interassistencial Multidimensional; o esbregue intermissivo levando ao desenvolvimento da postura de COC; a irradiação da aura energética ansiolítica do COC; a paracientificidade atuante; a paralógica; o COC nos protocolos paraprofiláticos de segurança; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a condição de minipeça lúcida e atuante em conjunto com os amparadores extrafísicos de função.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo ceticismo-otimismo-cosmoeticidade.
          Principiologia: a positividade com base no princípio da descrença (PD); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio “isso também passa”; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio de tudo estar sob controle evoluído; o princípio do COC na condição de autexemplo evolutivo.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) otimizando a postura do COC.
          Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva; a neutralização da teoria do caos.
          Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do calculismo cosmoético.
          Voluntariologia: o voluntariado na Associação Internacional de Cosmoeticologia (COSMOETHOS); o ceticismo otimista cosmoético aplicado ao voluntariado interassistencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: os efeitos cosmoéticos do otimismo racional.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas do exemplarismo do indivíduo COC. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                    3
             Enumerologia: o monoideísmo; o pessimismo; o carrancismo; o derrotismo; o hipercriticismo; o catastrofismo; o apocalipsismo. A racionalidade; a paralogicidade; a paracientificidade; a evolutividade; a semiconsciexialidade; a holomaturidade; a serenidade.
             Binomiologia: o binômio verdade-realidade; o binômio teoria-prática; o binômio conclusão-reação; o binômio passividade passiva–passividade ativa; o binômio serenidade-benignidade.
             Interaciologia: a interação Ética-Cosmoética; a interação patológica irreflexão-genuflexão.
             Trinomiologia: o trinômio da holomaturidade autodiscernimento-autocosmoética-interassistência; o trinômio trabalho-esperança-alegria; o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio motivação-otimismo-esperança; o trinômio racionalidade-autocoerência-lógica.
             Antagonismologia: o antagonismo otimismo / pessimismo; o antagonismo realismo / polianismo; o antagonismo calculismo / esperança; o antagonismo cientificidade / religiosidade; o antagonismo serenidade / neurose; o antagonismo fluxo do Cosmos / fluxo baratrosférico; o antagonismo ânimo / pânico; o antagonismo autodidatismo / senso comum; o antagonismo imperturbabilidade / autassédio; o antagonismo bem-estar / malestar.
             Paradoxologia: o paradoxo de poder ser hostilizado pelo fato de adotar visão otimista, cética e cosmoética.
             Politicologia: a lucidocracia; a cognocracia; a cosmoeticocracia; a assistenciocracia; a parapsicocracia; a coerenciocracia; a cosmocracia.
             Legislogia: a lei do maior esforço na conquista da condição de COC.
             Filiologia: a racionofilia; a autodiscernimentofilia; a criticofilia; a autexemplofilia; a assistenciofilia; a evoluciofilia; a cosmoeticofilia.
             Fobiologia: a neofobia; a raciocinofobia; a mentalsomatofobia; a tanatofobia; a panicofobia; a epistemofobia; a gnosiofobia; a contrafobia.
             Sindromologia: a síndrome de Poliana.
             Holotecologia: a logicoteca; a cosmoeticoteca; a criticoteca; a conscienciometroteca; a maturoteca; a discernimentoteca; a ciencioteca; a mentalsomatoteca; a serenoteca.
             Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Cosmoeticologia; a Mentalsomatologia; a Descrenciologia; a Experimentologia; a Serenologia; a Homeostaticologia; a Holofilosofia; a Parapercepciologia; a Multidimensiologia; a Parepistemologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a pessoa autorrefutadora; a conscin omniquestionadora; a conscin observadora; a conscin lúcida; a isca humana autolúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a semiconsciex.
             Masculinologia: o cético otimista cosmoético; o paracientista otimista evolutivo; o realista anticatastrófico; o realista otimista paracientífico; o incrédulo; o desperto; o tenepessista; o cosmoeticista; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo; o Serenão; o líder; o homem de ação; o tocador de obra.
             Femininologia: a cética otimista cosmoética; a paracientista otimista evolutivo; a realista anticatastrófica; a realista otimista paracientífica; a incrédula; a desperta; a tenepessista; a cosmoeticista; a epicon lúcida; a consciencióloga; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga; a Serenona; a líder; a mulher de ação; a tocadora de obra.
             Hominologia: o Homo sapiens scepticus; o Homo sapiens incredulus; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens criticus; o Homo sapiens multidimensionalis; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens perspectivator. 4                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i e n c i o lo g i a


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: cético otimista cosmoético eventual = a consciência vivenciando a postura de COC pontualmente, somente em determinadas ocasiões, ainda sem domínio total de tal condição; cético otimista cosmoético permanente = a consciência vivenciando a condição de COC ininterruptamente, em qualquer situação e de maneira teática, mesmo nos momentos mais críticos.
          Culturologia: a cultura da Holomaturologia; a cultura da cientificidade; a cultura da Mentalsomatologia; a cultura da logicidade; a cultura da racionalidade; a cultura do bem-estar evolutivo; a cultura da Cosmovisiologia; a cultura da reeducação evolutiva; a cultura da Cosmoeticologia; a cultura da imperturbabilidade; a cultura da Despertologia; a cultura do teleguiamento extrafísico autocrítico.
          Ceticismo. O ceticismo é fator predisponente à Autodescrenciologia. A consciência cética madura, habitualmente questiona, quantas vezes julgar necessário, todas as informações acessadas, não aceitando dogmas ou verdades absolutas, sem perder o senso do limite lógico no qual atua a verpon.
          Otimismo. A autoconfiança positiva em si e no funcionamento do Cosmos se manifesta na condição do otimismo. O otimista comum direciona as autopercepções voltadas ao lado bom das situações apresentadas. A consciência otimista madura tem olhar positivo sem se desconectar da realidade dos fatos e parafatos. Ou seja, mesmo tendendo a análises com positividade, não se aliena ou perde a criticidade, evitando excessos, como é o caso do polianismo.
          Cosmoeticidade. Os esforços no intuito de acompanhar o fluxo cósmico de maneira multidimensional é definidora da holomaturidade da consciência. A Cosmoética aplicada pelo COC não é representada apenas como visão de mundo e / ou na forma de análise dos problemas, mas na condição de postura individual e pensênica ativa, coerente e convergente à evolutividade.
          COC. A autoconduta avançada e cosmovisiológica exemplificada na integração das 3 qualidades principais características do COC expõe autexpressão antiegoísta e interassistencial, ultrapassando a condição do bem-estar pessoal, com vistas à autoconscientização multidimensional, megafraterna e policármica, e à atuação enquanto minipeça interassistencial de maneira lúcida e permanente.
          Atributos. De acordo com a Conscienciometrologia, eis 10 atributos conscienciais de estreita ligação com a condição vivencial do COC, ordenados alfabeticamente:
          01. Autodesassedialidade: a condição de autodefesa e neutralização das intrusões pensênicas interconscienciais negativas.
          02. Autodiscernimento: a distinção quanto ao certo do errado, ao aceitável do inaceitável, ao confiável do inconfiável, ao evolutivo do involutivo com autossegurança íntima.
          03. Cosmoeticidade: a qualidade do elevado nível da autocosmoética expressa pela consciência autoincorrupta.
          04. Cosmovisão: a capacidade de enxergar à distância, além das ocorrências e banalidades da diuturnidade, sobrepairando os impulsos da mediocridade e sem interesses nas miríades de estímulos triviais e idiotismos culturais do Zeitgeist.
          05. Criticidade: o autojuízo crítico na análise e na avaliação contextual, situacional e / ou consciencial permanente.
          06. Descrença: a postura pessoal de não acreditar em nada nem em ninguém, ponderando tudo e formando as próprias conclusões lógicas.
          07. Evolutividade: a teoria e a prática da inteligência evolutiva.
          08. Fraternidade: a condição interconsciencial autoimperdoadora e heteroperdoadora, meta inevitável na evolução.
          09. Imperturbabilidade: a acalmia, a tranquilidade e a serenidade cotidianas. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              5
             10. Ortopensenidade: a holomaturidade consciencial própria da pensenidade retilínea e hígida, a unidade de medida da Cosmoética prática.
             Pensenometria. Pela perspectiva da Pensenologia, eis, em ordem alfabética, tabela com 10 cotejos de pensenes pró-COC em contraposição a pensenes anti-COC, capazes de embasar a Pensenometria da conscin autopesquisadora lúcida:
                        Tabela – Pensenes Pró-COC versus Pensenes Anti-COC
              Nos          Pensenes Pró-COC                          Pensenes Anti-COC
              01.     Autopensene                              Intrusopensene
              02.     Axiopensene                              Ectopensene
              03.     Fluxopensene                             Batopensene
              04.     Logicopensene                            Pseudopensene
              05.     Megapensene                              Patopensene
              06.     Nexopensene                              Criptopensene
              07.     Raciopensene                             Subpensene
              08.     Serenopensene                            Ansiopensene
              09.     Sumopensene                              Paleopensene
              10.     Telepensene                              Raptopensene


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o cético otimista cosmoético, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Anticético: Parapatologia; Nosográfico.
             02. Ataraxia: Homeostaticologia; Homeostático.
             03. Autoponderação cosmoética ininterrupta: Autocosmoeticologia; Homeostático.
             04. Ceticismo multidimensional: Mentalsomatologia; Homeostático.
             05. Consciência cosmoética: Holomaturologia; Homeostático.
             06. Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
             07. Equilibriologia: Homeostaticologia; Homeostático.
             08. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático.
             09. Eustresse: Homeostaticologia; Homeostático.
             10. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
             11. Interação autodiscernimento-realismo: Megacogniciologia; Homeostático.
             12. Otimismo racional: Mentalsomatologia; Homeostático.
             13. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
             14. Realismo cosmoético: Lucidologia; Homeostático.
             15. Trinômio da holomaturidade: Holomaturologia; Homeostático. 6                                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i e n c i o lo g i a
   A VIVÊNCIA TEÁTICA E INTEGRADA ENTRE O CETICISMO, O OTIMISMO E A COSMOÉTICA É CONQUISTA EVOLUTIVA GRADUAL, ENTRETANTO, POSSÍVEL DE SER DINAMIZADA NA CONSCIÊNCIA LÚCIDA E AUTOMOTIVADA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, é consciente do autonível teático da condição de COC? Qual a nota autoconscienciométrica de cada 1 dos 3 elementos em separado? E conjuntamente?
             Bibliografia Específica:
             1. Rezende, Arthur; Frases e Curiosidades Latinas – Colecionadas por Arthur Rezende; 914 p.; 7.266 frases; 1 índice parcial; 1 índice de palavras; 24,5 x 17 x 4,5 cm; br.; 3a Ed.; Livraria Garnier; Belo Horizonte, MG; 2001; página 178.
             2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 212, 361, 451 e 975.
             3. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 179, 881 e 1.474.
             4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 468 a 470.
             5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 296.
                                                                                                                             J. P.