Oportunidade de Ajudar

A oportunidade de ajudar é o ensejo, espontâneo ou provocado, surgido na vida consciencial para a conscin lúcida, ocasião favorável para prestar assistência, taconística-tarística, aos companheiros evolutivos, homens e mulheres, conscins e consciexes.

Você, leitor ou leitora, sabe aproveitar cosmoeticamente as oportunidades de ajudar os outros? Hoje, você vive convicto do imperativo da interassistencialidade para se evoluir?

      OPORTUNIDADE DE AJUDAR
                               (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A oportunidade de ajudar é o ensejo, espontâneo ou provocado, surgido na vida consciencial para a conscin lúcida, ocasião favorável para prestar assistência, taconística-tarística, aos companheiros evolutivos, homens e mulheres, conscins e consciexes.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo oportunidade deriva do idioma Latim, opportunitas, “oportunidade; ocasião favorável”. Surgiu no Século XV. A palavra ajudar procede também do idioma Latim, adjutare, “ajudar; assistir; socorrer por muitas vezes”. Apareceu no Século XI.
          Sinonimologia: 01. Oportunidade de assistir. 02. Ensejo de ajudar. 03. Ensejo de assistir. 04. Chance de ajudar. 05. Deixa assistencial. 06. Ocasião assistencial oportuna. 07. Socorro providencial. 08. Momento de acolhimento assistencial. 09. Assistência pontual. 10. Razão de ajudar.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 13 cognatos derivados do vocábulo ajuda: ajudada; ajudadeira; ajudado; ajudadoiro; ajudador; ajudadora; ajudadouro; ajudância; ajudante; ajudante-de-ordens; ajudar; ajudoiro; ajudouro.
          Neologia. As duas expressões compostas oportunidade de ajudar imposta e oportunidade de ajudar autocriada são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 1. Oportunidade de ser assistido. 2. Oportunidade da omissuper. 3. Momento inapropriado de ajudar.
          Estrangeirismologia: a open mind; o passe-partout assistencial; os links assistenciais; o bis dat qui cito dat.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade assistencial da megafraternidade.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a oportunidade de ajudar; a oportunidade de ajudar taconística; a oportunidade de ajudar tarística; a deixa evolutiva; o ensejo da reciclagem existencial; a chance de ajudar; a vida humana na Terra como a Escola da Fraternidade; a autolucidez interassistencial; a autopredisposição interassistencial; a solidariedade; a hiperacuidade interassistencial pessoal; a pessoa certa, no momento certo e local certo quanto à interassistencialidade; a interassistencialidade grupal; a perda da oportunidade de assistencialidade passada batida; a evitação do acumpliciamento grupocármico; a omissuper; o autodiscernimento interpessoal para se viver melhor; a assistência amadora; a assistência profissional.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o contato com o amparador extrafísico de função; a prática diária da tenepes.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo da confluência amparador extrafísico–conscin assistente–assistido.
          Principiologia: o princípio do menos doente assistir ao mais doente; o princípio da inseparabilidade grupocármica.
          Codigologia: o código da megafraternidade; o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria do amparo funcional; a teoria do amparo grupal; a teoria do amparo individual.
          Tecnologia: a técnica da assistência interconsciencial.
          Voluntariologia: a voluntária minipeça assistencial lúcida.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da tenepes.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia.
          Efeitologia: o efeito halo, ou em ricochete, da interassistencialidade.
          Neossinapsologia: as neossinapses da interassistencialidade fixadas para o resto da vida humana.
          Ciclologia: o nível da atividade do ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Enumerologia: a oportunidade circunstancial de ajduar; a oportunidade inesperada de ajudar; a oportunidade profilática de ajudar; a oportunidade cavada de ajudar; a oportunidade intervencionista de ajudar; a oportunidade amparada de ajudar; a oportunidade anônima de ajudar.
          Binomiologia: o binômio (duplista) assistente-assistido; o binômio dinâmico maximecanismo multidimensional–minipeça interassistencial.
          Interaciologia: a interação assistente-assistido.
          Crescendologia: o crescendo tacon-tares.
          Trinomiologia: o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistência.
          Polinomiologia: o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade.
          Antagonismologia: o antagonismo desamparado / amparado; o antagonismo despossuído / privilegiado.
          Paradoxologia: a alta compreensão do assistente de quando a melhor ajuda é não ajudar (abstenção; omissão superavitária).
          Politicologia: a democracia; a assistenciocracia; a discernimentocracia; a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a proexocracia (Cognópolis).
          Legislogia: a lei da interassistencialidade; a lei da empatia evolutiva; a lei da interdependência consciencial.
          Filiologia: a assistenciofilia.
          Holotecologia: a assistencioteca; a convivioteca; a sociologicoteca; a cronoteca; a volicioteca; a recexoteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Traforologia; a Voliciologia; a Intencionologia; a Autodeterminologia; a Cronologia; a Recexologia; a Perdologia; a Enganologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a pessoa assistente; a pessoa assistível; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; os despossuídos em geral.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; as despossuídas em geral.
          Hominologia: o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens coadjutor; o Homo sapiens activus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: oportunidade de ajudar imposta = o ensejo assistencial gerado pelos contingenciamentos naturais, grupocármicos, da própria vida humana; oportunidade de ajudar autocriada = o ensejo assistencial gerado pela vontade e determinação da própria conscin lúcida competente quanto à interassistencialidade.
          Culturologia: a cultura da Interassistenciologia.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a oportunidade de ajudar, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acabativa interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Acolhimento assistencial extrafísico: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          03. Assistência realista: Interassistenciologia; Homeostático.
          04. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático.
          05. Conscin tenepessável: Interassistenciologia; Homeostático.
          06. Evolução tacon-tares: Interassistenciologia; Homeostático.
          07. Incivilidade: Parapatologia; Nosográfico.
          08. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          09. Interassistenciologia: Conviviologia; Homeostático.
          10. Minipeça interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          11. Perfil assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          12. Ranque assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
 AS GRANDES OPORTUNIDADES DE AJUDAR, EM GERAL,
     SURGEM NA VIDA HUMANA SOB A INSPIRAÇÃO DOS
   AMPARADORES EXTRAFÍSICOS DE FUNÇÃO, POR MEIO
   DE EXTRAPOLACIONISMOS JÁ, POR SI, ASSISTENCIAIS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, sabe aproveitar cosmoeticamente as oportunidades de ajudar os outros? Hoje, você vive convicto do imperativo da interassistencialidade para se evoluir?