Omnigradação Realística

A omnigradação realística é a condição variante e dinâmica, inerente às realidades, pararrealidades, fenômenos, parafenômenos ou estados evolutivos, configurando diferenciação marcante, óbvia, oculta ou sutil, passível de ser apreendida pela conscin lúcida, homem ou mulher, em função da autopercuciência vivenciada.

Você, leitor ou leitora, valoriza a omnigradação das realidades circundantes? Em escala de 1 a 5, qual o grau de qualificação das interações pessoais junto às múltiplas realidades existenciais?

      OMNIGRADAÇÃO REALÍSTICA
                              (HOLOPERCUCIENCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A omnigradação realística é a condição variante e dinâmica, inerente às realidades, pararrealidades, fenômenos, parafenômenos ou estados evolutivos, configurando diferenciação marcante, óbvia, oculta ou sutil, passível de ser apreendida pela conscin lúcida, homem ou mulher, em função da autopercuciência vivenciada.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O elemento de composição oni ou omni vem do idioma Latim, omnis, “todo; todos; tudo; qualquer; de toda a espécie; inteiro”. A palavra gradação deriva igualmente do idioma Latim, gradatio, “escada; série de degraus”. Apareceu no Século XVII. O termo realista provém do idioma Francês, réaliste, “realista”, e este do idioma Latim, regalis, “relativo ao rei; digno do rei”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Onigradação da realidade. 2. Gradação realista onipresente. 3. Omnivariação das realidades. 4. Continuum gradual realístico.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 6 cognatos derivados do vocábulo gradação: gradacional; gradativa; gradatividade; gradativo; gradiente; gradual.
          Neologia. As 3 expressões compostas omnigradação realística, omnigradação realística intrafísica e omnigradação realística extrafísica são neologismos técnicos da Holopercucienciologia.
          Antonimologia: 1. Absolutismo realístico. 2. Condição maniqueísta da realidade. 3. Invariabilidade da realidade.
          Estrangeirismologia: o continuum existencial evolutivo; o dégradé multidimensional; a apreensão gradatim das realidades do Cosmos; a diversidade de nuances das pararrealidades; o approach pesquisístico detalhista.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade pessoal.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Busquemos apreender cosmovisiologicamente. Tenhamos paraolhos realistas. Gradiente: unidade paraperceptiva. Especifiquemos gradientes minuciosamente.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da holopercuciência; o holopensene pessoal da Cosmovisiologia; o holopensene do detalhismo; os ortopensenes; a ortopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os maxipensenes; a maxipensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os superpensenes; a superpensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os hiperpensenes; a hiperpensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os enciclopensenes; a enciclopensenidade; os omnipensenes; a omnipensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; a amplitude autopensênica.
          Fatologia: a omnigradação realística; o amplo espectro de possibilidades de apreensão da mesma realidade; a Cosmometria; a espiral evolutiva; a circularidade contígua; a faixa de observância entre o superlativo e o inferlativo; os cotejos pertinentes; a retrogradação obsoleta; a abordagem superficial; as apreensões precipitadas; as generalizações excessivas; o Sistema Internacional de Unidades; a Metrologia; as unidades de medida; as escalas em geral; as pesquisas da polaridade extrema; a adjetivação substantiva elucidando as diferentes realidades; o vislumbre de neorrealidades e horizontes inusitados; a autocognição decisiva; a polimatia; a matiz perceptível a partir da autovivência; a variante paradigmática; o aprofundamento expansível; a capacidade de percepção além da obviedade superficial; a acuição da segunda leitura; a apreensão da sutileza textual; a Conscienciometrologia; as faixas etárias; a neomundividência continuada; a condição da assimetria da Natureza promovendo, infinitamente, neogradações evolutivas; a omnigradação realística dos diferentes níveis da Escala Evolutiva das Consciências; a Autopesquisologia qualificando a Autorrealismologia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático ampliando a paraperceptibilidade das gradações existenciais; o parafato de todas as realidades e pararrealidades do Cosmos refletirem algum gradiente evolutivo; o desenvolvimento da sinalética energética e parapsíquica pessoal sustentando a autovivência de neogradações; a progressão do autodomínio das energias conscienciais; a omnigradação das pararrealidades coexistentes; o parângulo; o parapercepto; a agudez da inteligência evolutiva (IE) sustentando a Cosmovisiologia Multidimensional; o nível de amparabilidade; a gradação da parapercepção da pararrealidade; a projeção didática, pontual, extrapolacionista; as variações sutis das energias conscienciais de consciexes mais evoluídas, discriminadas pelo parapsiquista veterano; as diversas dimensões conscienciais e existenciais; a medida interplanetária atestando evolutivamente a omnigradação realística.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo grau de hiperacuidade–patamar de racionalidade.
          Principiologia: o princípio da relatividade multidimensional.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) possibilitando as neoapreensões das realidades e pararrealidades.
          Teoriologia: a teoria da evolução infinita; a teoria do autoconhecimento evolutivo; a teoria de o nível de aprofundamento das heterocríticas cosmoéticas realizadas ser limitado pelo nível do próprio aprofundamento autocrítico.
          Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da circularidade; a técnica da exaustividade; a técnica da autorreflexão de 5 horas; o grau de destreza em técnicas de aproveitamento máximo de cada minuto vivido.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Extrafisicologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível dos Pensenólogos; o Colégio Invisível dos Cosmanalistas; o Colégio Invisível dos Pesquisadores em geral.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo pessoal.
          Enumerologia: o grau de afetividade; o grau de afinidade; o grau de intimidade; o grau de amizade; o grau de lealdade; o grau de disponibilidade; o grau de fraternidade.
          Binomiologia: o binômio prefixo-sufixo; o binômio conteúdo-forma; o binômio comunex evoluída–Baratrosfera; o binômio vítima-algoz; o binômio eletronótico-multidimensional; o binômio agravante-atenuante; o binômio escolha-atenção; o binômio intrafisicalidade medíocre–extrafisicalidade lúcida.
          Interaciologia: a interação micro-macro.
          Crescendologia: o crescendo conscin-geronte; o crescendo percuciência–holopercuciência multidimensional.
          Trinomiologia: o trinômio (consciencial) superficialidade-sujeitabilidade-sugestionabilidade; o trinômio sentidos somáticos–faculdades mentais–parapercepções extrassensoriais; o trinômio da autolucidez hiperacuidade multidimensional–percuciência consciencial–discernimento cosmoético.
          Polinomiologia: o polinômio largura-altura-profundidade-peso; o polinômio fugacidade-uniformidade-transitoriedade-similaridade.
          Antagonismologia: o antagonismo amoral / cosmoético; o antagonismo 8 / 80; o antagonismo tudo / nada; o antagonismo cheio / vazio; o antagonismo certo / errado; o antagonismo justo / injusto; o antagonismo preto / branco.
          Paradoxologia: o paradoxo de encontrarem-se disponíveis para muitos as verdades captadas por poucos.
          Politicologia: a evoluciocracia; a lucidocracia; a cognocracia; a democracia; a conscienciocracia; a cosmocracia; a parapsicocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo na compreensão das realidades e pararrealidades.
          Filiologia: a neofilia; a assistenciofilia; a biofilia; a conscienciofilia; a cosmoeticofilia; a espectrofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a neofobia inibindo o vislumbre da neomundividência; a criticofobia refreando o descortínio da neorrealidade.
          Sindromologia: a superação da síndrome da mediocridade.
          Holotecologia: a Holoteca.
          Interdisciplinologia: a Holopercucienciologia; a Cosmovisiologia; a Realismologia; a Descrenciologia; a Autopesquisologia; a Mentalsomatologia; a Criticologia; a Conscienciometrologia; a Holomaturologia; a Lucidologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a conscin empreendedora; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin observadora; a conscin perspicaz.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o catalisador evolutivo; o mediador de conflitos; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o tenepessista.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a catalisadora evolutiva; a mediadora de conflitos; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a tenepessista.
          Hominologia: o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: omnigradação realística intrafísica = a variação escalar minudente dos diversos ambientes e condições inerentes às bactérias; omnigradação realística extrafísica = a variação escalar sutil dos diversos ambientexes e holopensenes inerentes aos Serenões.
          Culturologia: a cultura da observação minudente; a cultura da autorreflexão; a cultura da Cosmovisiologia; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da Parapercucienciologia; a cultura do detalhismo.
          Caracterologia. Mediante a Pesquisologia, eis, por exemplo, 35 categorias de gradação realística, agrupadas e listadas em ordem alfabética:
          A. Extraconscienciologia: as pesquisas do exterior ao microuniverso consciencial.
          01. Administraciologia: a escala hierárquica.
          02. Arqueologia: a escala do tempo geológico.
          03. Astronomia: a escala de magnitude.
          04. Autoradologia: a escala dos autores mentaissomáticos.
          05. Cromatologia: a escala cromática.
          06. Cronologia: a escala de 12 tempos (compreendida ente o nascer e o pôr do sol).
          07. Energologia: a escala das frequências energéticas (os gradientes do campo bioenergético).
          08. Geologia: a escala granulométrica.
          09. Meritologia: a escala comparativa.
          10. Meteorologia: a escala de Beaufort (ventos).
          11. Metrologia: a escala métrica.
          12. Mineralogia: a escala de Mohs (dureza).
          13. Multidimensiologia: a escala de densidade (a dimensão paratroposférica; a dimensão mentalsomática).
          14. Musicologia: a escala de sons; a escala diatônica (escala de 7 tons).
          15. Politicologia: a escala do poder.
          16. Profissionologia: a escala da expertise técnica.
          17. Química: a escala de PH.
          18. Sismologia: a escala Ritcher.
          19. Sociologia: a escala das estruturas sociais.
          20. Termologia: a escala Celsius; a escala Farenheit; a escala Kelvin.
          B. Intraconscienciologia: as pesquisas do microuniverso intraconsciencial.
          21. Autoconscienciologia: a escala do estado da consciência contínua.
          22. Autocronoevoluciologia: a escala da autoprodutividade.
          23. Autodesconfiometrologia: a escala da discrição (interassistencialidade).
          24. Autolucidologia: a escala da autolucidez.
          25. Axiologia: a escala de valores pessoais.
          26. Conscienciometrologia: a escala de avaliação da consciência (Conscienciograma).
          27. Energossomatologia: a escala de carência energética.
          28. Evoluciologia: a escala de prioridades evolutivas.
          29. Holossomatologia: a escala de sutilização.
          30. Ideologia: a escala das ideias intraconscienciais.
          31. Parapercepciologia: a escala das parapercepções predominantes.
          32. Percepciologia: a escala perceptiva das consciências.
          33. Projeciologia: a escala de lucidez da conscin projetada.
          34. Psicossomatologia: a escala das emoções pessoais.
          35. Somatologia: a escala dos sentidos somáticos.
          Propulsores. Concernente à Conscienciometrologia, eis, por exemplo, listados na ordem alfabética, 15 atributos conscienciais contributivos para as autopesquisas da omnigradação realística:
          01. Apreensibilidade.
          02. Assistencialidade.
          03. Associatividade.
          04. Atenção.
          05. Autodiscernimento.
          06. Cognoscibilidade.
          07. Compreensibilidade.
          08. Cosmoeticidade.
          09. Criticidade.
          10. Mnemotecnicidade.
          11. Paraperceptibilidade.
          12. Parapercuciência.
          13. Racionalidade.
          14. Retilinearidade.
          15. Seletividade.
          Cosmovisiologia. Segundo a Evoluciologia, a apreensão das diversas gradações das pararrealidades do Cosmos é relativa ao momento existencial da conscin, valendo o esforço pela conquista de neopatamares na Escala Evolutiva das Consciências e a ascendente Cosmovisiologia Multidimensional.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a omnigradação realística, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acrescentamento: Maximologia; Neutro.
          02. Amensurabilidade: Cosmovisiologia; Neutro.
          03. Atenção: Mentalsomatologia; Neutro.
          04. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
          05. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático.
          06. Hierarquização: Experimentologia; Neutro.
          07. Maximização: Evoluciologia; Neutro.
          08. Medida conscienciológica: Conscienciometrologia; Neutro.
          09. Meiocerto: Holopercucienciologia; Neutro.
          10. Multidimensionalidade consciencial: Parapercepciologia; Homeostático.
          11. Nuança: Experimentologia; Neutro.
          12. Pensamento dicotômico: Psicossomatologia; Nosográfico.
          13. Pré-cosmovisão: Cosmovisiologia; Neutro.
          14. Progressão permanente: Autevoluciologia; Neutro.
          15. Senso de perspectiva: Cosmovisiologia; Neutro.
 A APREENSÃO DA OMNIGRADAÇÃO REALÍSTICA EXPLICITA O DINAMISMO INARREDÁVEL DAS INSTÂNCIAS EXISTENCIAIS DO COSMOS, INCITANDO O AUTOPESQUISADOR EMPENHADO À HIPERACUIDADE PARAPERCEPTIVA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, valoriza a omnigradação das realidades circundantes? Em escala de 1 a 5, qual o grau de qualificação das interações pessoais junto às múltiplas realidades existenciais?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 27.
            2. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.248 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 657 e 928.
            3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 156 e 328.
                                                                                                                      D. D.