O olhar seriexológico é o ato ou efeito de a consciência abordar, examinar e interpretar os fatos e parafatos cotidianos na condição de resultado, denominador, produto, desenlace, conclusão, saldo ou síntese da trama evolutiva multiexistencial (Holocarmologia), contrapondo-se à mentalidade intrafisicalista monovisual ainda predominante (Materiologia).
Você, leitor ou leitora, possui o hábito de olhar seriexologicamente para tudo e todos no Cosmos? Com qual frequência? Desde quando?
OLHAR SERIEXOLÓGICO (PARAPERCUCIENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. O olhar seriexológico é o ato ou efeito de a consciência abordar, examinar e interpretar os fatos e parafatos cotidianos na condição de resultado, denominador, produto, desenlace, conclusão, saldo ou síntese da trama evolutiva multiexistencial (Holocarmologia), contrapondo-se à mentalidade intrafisicalista monovisual ainda predominante (Materiologia). Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo olhar deriva do idioma Latim Vulgar, adoculare, composto de ad, “direção para algum lugar ou objeto”, e oculare, “dar vista; esclarecer”. Surgiu no Século XII. O vocábulo série provém do idioma Latim, series, “enlaçamento; encadeamento; fieira; fiada; série de objetos”. Apareceu no Século XVII. A palavra existencial procede do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição logia vem do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Sinonimologia: 01. Abordagem seriexológica. 02. Visão multiexistencial. 03. Prisma seriexológico. 04. Approach holobiográfico. 05. Lupa seriexológica. 06. Lente cronoevoluciológica. 07. Perspectiva paragenética. 08. Olho paraclínico. 09. Autoconscientização seriexológica teática. 10. Cosmovisão evolutiva diuturna. Neologia. As 3 expressões compostas olhar seriexológico, olhar seriexológico superficial e olhar seriexológico profundo são neologismos técnicos da Parapercucienciologia. Antonimologia: 01. Olhar humano. 02. Visão intrafísica. 03. Enfoque eletronótico. 04. Abordagem biológica. 05. Perspectiva materiológica. 06. Mentalidade mística. 07. Condicionamento religioso. 08. Lavagem subcerebral. 09. Ignorância seriexológica. 10. Amaurose multiexistencial. Estrangeirismologia: o know-how quanto ao timelime grupocarmológico; o vis-à-vis com a realidade pluriexistencial. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à Lucidologia Seriexológica Teática. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relacionados ao tema: – Presente: pressentimento pretérito? Neovida: hodiernidade antiga. Coloquiologia: o hábito de ter olhos de enxergar o passado no presente. Citaciologia: – O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente (Mário Quintana, 1906–1994). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal das pesquisas seriexológicas; os autopensenes; a autopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os criptopensenes; a criptopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a consequência dos rastros autopensênicos; a noção quanto ao papel da fôrma holopensênica; a autopensenização polifásica; as parapesquisas da raiz automaterpensenológica (Holobiografologia). Fatologia: as repercussões cotidianas das autoinvestigações seriexológicas; a expansão das abordagens conscienciais usuais; o esforço hercúleo, diário, no sentido de amplificar a autoconsciencialidade teática; o aprofundamento sincero do autointeresse ante os conviventes; o modus vivendi denunciando a bagagem holobiográfica; a comparação entre os ritmos conscienciais perante a Evoluciologia; a intenção cosmoética de acelerar a recuperação de megacons pessoais. Parafatologia: o olhar seriexológico; a neomentalidade paracientífica neofílica; a visão de conjunto desencadeada pelo prisma multiexistencial (Cosmovisiologia); o aumento sincero da intercompreensão consciencial; a assunção da recomposição grupocármica rumo à Policarmologia; a auto e heteroparametrização pluriexistencial (Paraconscienciometrologia); a Para-História viva; a amplitude das variáveis de interpretação multidimensional (Para-Hermeneuticologia); a aplicação prática, interassistencial, das manobras energéticas conscienciológicas favorecendo o retrorreconhecimento atual; a intertextualidade interexistencial lúcida (Autorrevezamentologia); a ampliação da sociabilidade na neovida; as idiossincrasias holomnemônicas; as sincronicidades intrafísicas enquanto ponta do iceberg da Multidimensiologia; o autatilamento quanto à raiz das afinidades pessoais; a conscienciofilia teática; a parapolimatia real exigindo a visão seriexológica. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo memória-História; o sinergismo detalhe-mensagem. Principiologia: o princípio da singularidade holobiográfica. Codigologia: as alíneas do código pessoal de Cosmoética (CPC) relativas à Pluriexistenciologia. Teoriologia: a teoria do trio ínsito; a teoria da personalidade consecutiva; a teoria do contraponto interdimensional; a teoria da megacalibragem intraconsciencial; a teoria do biografema denunciando vestígios multiexistenciais; a teoria das interprisões grupocármicas. Tecnologia: a técnica dos 100 itens no cotejo biexistencial (Autotemperamentologia). Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das retrocognições. Colegiologia: o Colégio Invisível da Seriexologia. Efeitologia: o efeito cosmovisiológico do olhar seriexológico. Neossinapsologia: as retrocognições produzindo, paradoxalmente, neossinapses proexológicas, grupocármicas e autopesquisísticas. Ciclologia: as perquirições rotineiras quanto ao ciclo holorressomático. Enumerologia: a hiperacuidade seriexológica (Discernimentologia); a paraausculta seriexológica (Parapercepciologia); o multiescrutínio seriexológico (Detalhismologia); o heterossensoriamento seriexológico (Conviviologia); a megafocagem seriexológica (Proexologia); o autodiagnóstico seriexológico (Materpensenologia); a holossíntese seriexológica (Evoluciologia). O olhar holobiográfico; o olhar paragenético; o olhar multiexistencial; o olhar holomnemônico; o olhar retrocognitivo; o olhar parassociológico; o olhar evolutivo. Binomiologia: o binômio atacadismo-parapsiquismo. Interaciologia: a interação microcosmo consciencial–macrocosmo grupocármico; a interação pensamento compulsório–assedialidade consciencial; a interação autonomia pensênica–cosmovisão seriexológica; a interação autoparagenética anterior–heterogenética atual; a interação retroatores-neocenários; a interação retrossomas-neossoma (Teleobiotipologia); a interação autobiografia-heterobiografias-retrocognições. Crescendologia: o crescendo holomnemônico retrocognição-neorresponsabilidade. Trinomiologia: o trinômio olhar-interpretar-concluir. Polinomiologia: o polinômio seriexológico tudo-simultaneamente-aqui-agora. Antagonismologia: o antagonismo puzzle seriexológico / minipeça consciencial. Paradoxologia: o paradoxo do detalhe atual poder revelar a complexidade seriexológica de ontem (Parageneticologia). Politicologia: a parapolimatocracia. Legislogia: a lei evolutiva de ação e reação (Holocarmologia). Filiologia: a historiofilia; a pesquisofilia; a cognofilia; a parapercepciofilia; a conviviofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a eliminação da autofobia. Sindromologia: a síndrome da pressa impedindo o olhar seriexológico. Holotecologia: a retrocognoteca; a analiticoteca; a sinaleticoteca; a cosmovisioteca; a socioteca; a holossomatoteca; a parapsicoteca. Interdisciplinologia: a Parapercucienciologia; a Seriexologia; a Holomnemossomatologia; a Holobiografologia; a Paraconscienciologia; a Clarividenciologia; a Protimiologia; a Cosmovisiologia; a Grupocarmologia; a Conviviologia; a Cronoevoluciologia; a Discernimentologia. IV. Perfilologia Elencologia: a autocobaia seriexológica; o ser desperto; o ser interassistencial. Masculinologia: o agente retrocognitor; o atacadista consciencial; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o evoluciólogo; o parageneticista; o seriexólogo. Femininologia: a agente retrocognitora; a atacadista consciencial; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a evolucióloga; a parageneticista; a seriexóloga. Hominologia: o Homo sapiens seriexologus; o Homo sapiens autohereditator; o Homo sapiens autorrevertor; o Homo sapiens reversator; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens cotherapeuticus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens paraperceptiologus; o Homo sapiens holomaturologus. V. Argumentologia Exemplologia: olhar seriexológico superficial = a abordagem multiexistencial ocasional realizada pelo(a) tenepessista calouro(a) a partir do acoplamento energético; olhar seriexológico profundo = a abordagem multiexistencial diuturna realizada pelo(a) ofiexista veterano(a) a partir da pangrafia grupocármica. Culturologia: a cultura conscienciológica. Protimia. Segundo a Conscienciologia, a consciência é resultado das retroexperiências seriexológicas acumuladas ao longo dos milênios. Neste percurso vai, pouco a pouco, adquirindo padrões de análise e interpretação da realidade de acordo com a qualidade de tais ocorrências e a respectiva influência exercida sobre o próprio holossoma, o grupocarma e o meio (Conviviologia). Lente. Surgem daí, dentre outros, 25 atributos em ordem alfabética, características ou peculiaridades conscienciais imbricados entre si, aqui selecionados na condição de maiores influenciadores da maneira habitual de enxergar o Cosmos, enumerados a seguir com as respectivas especialidades afins: 01. Alteridade (Interconscienciologia): o grupocarma consciencial. 02. Atributos (Conscienciometrologia): a invulgaridade consciencial. 03. Autoconvicções (Verponologia): a ideologia consciencial. 04. Bússola intraconsciencial (Intraconscienciologia): o ponteiro consciencial. 05. Cognição (Erudiciologia): a cultura consciencial. 06. Consciencialidade (Evoluciologia): a maturidade consciencial. 07. Cons recuperados (Holomnemossomatologia): a lucidez consciencial. 08. Cosmoconcepção (Cosmovisiologia): a mundividência consciencial. 09. Discernimento (Sapienciologia): a hiperacuidade consciencial. 10. Esquemas mentais (Neuroconscienciologia): o funcionamento consciencial. 11. Holomemória (Paracerebrologia): a identidade consciencial. 12. Individualidade (Maximecanismologia): a singularidade consciencial. 13. Intencionalidade (Decidologia): o propósito consciencial. 14. Intraconsciencialidade (Egologia): o microuniverso consciencial. 15. Materpensenidade (Holopensenologia): a polarização consciencial. 16. Matriz mental (Paradigmologia): o arcabouço consciencial. 17. Megafoco (Determinologia): a directrix consciencial. 18. Mentalidade (Protimiologia): o raciocínio consciencial. 19. Paracerebralidade (Mentalsomatologia): a extrafisicalidade consciencial. 20. Paragenética (Holossomatologia): a auto-herança consciencial. 21. Pensenidade-padrão (Autopensenologia): a manifestação consciencial. 22. Princípios pessoais (Paradireitologia): o código de conduta consciencial. 23. Sanidade (Consciencioterapeuticologia): o equilíbrio consciencial. 24. Temperamento (Holobiografologia): o modus operandi consciencial. 25. Voliciolina (Voliciologia): a vontade consciencial. Condicionamento. Variável importante a ser considerada na constituição do modus ratiocinandi atual é o grau de subordinação da consciência à ilusão intrafisicalista em cada vida humana. Juntamente à intensidade do determinismo aceito e, não raro, defendido pela própria consciência hipomnésica, encontra-se o materpensene de tal megacondicionamento dificultador da prática do olhar seriexológico. Taxologia. Cabe citar aqui, na condição de exemplos, em ordem alfabética, 23 tipos de áreas ou ocupações intrafísicas características capazes de ilustrar possíveis retromaterpensenes originários da forma predominante de determinados intermissivistas pensenizarem atualmente (retromatriz mental): 01. Alquimia (Química). 02. Aristocracia (nobreza). 03. Arquitetura. 04. Arte (poesia; literatura; pintura; artesanato; escultura; música; dança; teatro). 05. Ciências. 06. Direito (Jurisprudência). 07. Enciclopedismo (macrocognição; erudição; polimatia). 08. Engenharia (engenho; Mecânica). 09. Filologia (Bibliofilia). 10. Filosofia. 11. Gramática (Língua). 12. Heurística (invenções; criatividade). 13. História Natural (Biologia). 14. Historiografia (História). 15. Matemática (Aritmética; Geometria). 16. Militarismo (Belicismo). 17. Monarquia (Absolutismo). 18. Parapsiquismo (iniciação). 19. Política (Sociologia). 20. Pedagogia (Didática). 21. Religião (Teologia). 22. Retórica (Eloquência). 23. Saúde (Medicina e afins). Concepção. Definidas como sendo a faculdade de compreender, apreender ou entender determinada realidade, as concepções são o resultado final da interação ideia-conceito-consciência. Por isso, no intuito de alcançar a vivência espontânea do olhar seriexológico, concerne aos intermissivistas interessados buscar ampliar, melhorar, qualificar, complexificar, enfim, aquilatar a própria visão de mundo, eliminando os ranços bolorentos das retroideologias. Intermissão. Sob a ótica da Recinologia, coube ao Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático o primeiro impacto cosmoético ou a dose de ataque renovatória frente aos maus hábitos tacanhos das ex-conscins acostumadas, acomodadas e atordoadas com o holopensene intrafisicalista patológico (Baratrosferologia). Depuração. Observando a Paracronologia, compete agora às ex-consciexes, atuais proexistas lúcidos do segundo tempo intermissivo, aprofundar a autodepuração, autorrefinamento ou o autaperfeiçoamento consciencial frente aos filhotes insurgentes de tais tendências pensênicas obsoletas, monovisuais e anticosmoéticas (Trafarologia). Meios. Para tanto, os proexistas podem fazer uso de, pelo menos, 13 ações conscienciológicas inteligentes catalisadoras da Recinologia individual e grupal, elencados a seguir na ordem alfabética das respectivas especialidades-chave: 01. Autopesquisologia: ser experimentador dos laboratórios de autopesquisa. 02. Conscienciometrologia: ser conscin-cobaia heteroconscienciométrico. 03. Consciencioterapeuticologia: ser evoluciente heteroconsciencioterápico. 04. Despertologia: ser aluno do Programa de Aceleração da Desperticidade (PROAD). 05. Docenciologia: ser professor itinerante internacional. 06. Duplismologia: ser duplista libertário. 07. Erudiciologia: ser aluno do Programa de Aceleração da Erudição (PAE). 08. Gesconologia: ser autor de livro conscienciológico. 09. Imageticologia: ser participante da Prova da Imagística. 10. Neocogniciologia: ser participante da Prova Geral de Conscienciologia. 11. Paracogniciologia: ser frequentador do Holociclo / Holoteca / Tertuliarium. 12. Tenepessologia: ser tenepessista responsável. 13. Verbetologia: ser verbetógrafo atuante. Retrocognição. No tocante à Conscienciometrologia, os intermissivistas sinceramente engajados nesse desiderato encontram-se, com o passar do tempo, mais predispostos a experimentar retrocognições assistidas intra e extrafísicas (intermissivas) a fim de poderem ampliar o raio de ação interassistencial para as demais consciências partidárias dos mesmos retroideais e, com isso, recompor os erros e desencaminhamentos pretéritos rumo à policarmalidade. Remédio. Em vista disso, pode-se concluir: a autocura real da consciência demanda, além da eliminação do retrofator psicossomático parapatogênico (Compreensiologia), a assunção desinteressada do altruísmo interconsciencial (Interassistenciologia) na condição de remédio de amplo espectro mais eficaz. Daí surge e vai se consolidando a holomaturidade consciencial. Antagonismologia. Atinente à Cogniciologia, eis, listados alfabeticamente, dentre outros, 25 exemplos de confrontos conceituais, cotejos ideativos ou acareações lexicais entre o senso comum praticado pela Socin, ainda predominantemente patológica, e o prisma multidimensional paracientífico proposto pela Conscienciologia, objetivando aprofundar a compreensão e a cosmovisão quanto à vivência diária do olhar seriexológico: 01. Autopromoção versus Interassistenciologia. 02. Azar versus Assediologia. 03. Best-seller versus Megagesconologia. 04. Bioética versus Cosmoeticologia. 05. Casamento versus Duplologia. 06. Celebridade versus Complexiologia. 07. Cifrão versus Evoluciologia (FEP). 08. Clã versus Policarmologia. 09. Coincidência versus Parassincronologia. 10. Coleira do ego versus Priorologia. 11. Compadrio versus Ortoconviviologia (amizade raríssima). 12. Consolação versus Taristicologia. 13. Dom versus Parageneticologia. 14. Fatalidade versus Megaparapatologia (macro-PK destrutiva). 15. Fisiculturismo versus Macrossomatologia. 16. Herança milionária versus Autorrevezamentologia. 17. Injustiça versus Holocarmologia. 18. Maternidade versus Invexologia. 19. Missionato versus Proexologia. 20. Paixão versus Transafetivologia. 21. Religião versus Tenepessologia. 22. Saudade versus Liberopensenologia. 23. Segredo versus Multidimensiologia. 24. Sexismo versus Holossomatologia. 25. Sorte versus Meritocracia. Modus. Observando a Parapercucienciologia, eis, dentre outros, em ordem alfabética,10 exemplos de modos seriexológicos de pensenizar no cotidiano: 01. Conviviologia: o hábito de interagir com os familiares analisando, cotejando e ponderando sobre a existência de antepassados de si mesmos e / ou personalidades consecutivas intra e perifamiliares. 02. Duplismologia: o hábito de viver a cotidianidade diuturna com o parceiro ou parceira duplista analisando, cotejando e ponderando sobre a intersecção holobiográfica de ambos, auscultando as raízes do duplocarma. 03. Gesconologia: o hábito de escrever obras libertárias analisando, cotejando e ponderando sobre a própria trajetória holobiográfica e as respectivas responsabilidades intelectuais. 04. Holobiografologia: o hábito de perscrutar, cosmoeticamente, a holosfera dos compassageiros evolutivos analisando, cotejando e ponderando sobre a holobiografia alheia e os pontos de contato com a própria Para-História. 05. Leiturologia: o hábito de ler os livros, tratados, dicionários e enciclopédias analisando, cotejando e ponderando sobre a holobiografia dos autores a partir do tema, estilo, público-alvo, prole intelectual e repercutibilidade da obra. 06. Ocupaciologia: o hábito de exercer a própria profissão analisando, cotejando e ponderando sobre as raízes holobiográficas pessoais e grupais dos envolvidos. 07. Parassociologia: o hábito de encarar a Humanidade a partir dos efeitos multidimensionais da reurbex analisando, cotejando e ponderando sobre os resultados práticos do holocarma das nações. 08. Tenepessologia: o hábito de praticar a interassistencialidade parapsíquica analisando, cotejando e ponderando sobre as relações holobiográficas entre os assistidos e o próprio tenepessista. 09. Traduciologia: o hábito de registrar o interesse dos tradutores no tipo de livro selecionado para ser traduzido, incluindo tema, coincidências e afinidades intelectuais analisando, cotejando e ponderando acerca da grupocarmalidade intelectual retrossomática. 10. Voluntariadologia: o hábito de colaborar na tares maxiproexológica analisando, cotejando e ponderando acerca das retrossenhas holobiográficas individuais e grupais. Efeitologia. Considerando a Mentalsomatologia, a manutenção da lupa seriexológica na cotidianidade diuturna dos trabalhos do intermissivista, homem ou mulher, predispõe a, pelo menos, 10 consequências cosmoéticas passíveis de gerarem ricochetes qualificadores em todas as demais áreas de manifestação consciencial, listadas a seguir na ordem alfabética: 01. Atacadismo nas autoprioridades. 02. Cosmovisão nas autorreflexões. 03. Generalismo nas autoinvestigações. 04. Megaconvergência nos autointeresses. 05. Megafocagem nas autocondutas. 06. Omniquestionamento nas autoparapercepções. 07. Parapolimatia nos autensinamentos. 08. Transdisciplinaridade nas autabordagens. 09. Universalismo nos autocontatos. 10. Vanguardismo nos autoposicionamentos. Tendência. Interesses não nascem em única vida. A concretização de qualquer tarefa, notadamente de cunho intelectual, exige base, infraestrutura, pilotis, fundação, alicerce, sustentáculo ou fundamentação em existências anteriores. Tal afirmativa se torna convicção íntima para quem tem olhos de parenxergar e vontade de parexperimentar. A diferença será o nível, profundidade ou camada de compreensibilidade dessa pararrealidade verponológica. Colheita. No contexto da Mentalsomatologia, hoje a conscin colhe os frutos da própria herança e tem a oportunidade de os utilizar na condição de sementes para ampliar a própria plantação de esclarecimento (Megagesconologia). Megapriorologia. A conscin lúcida autorretrocognitora demonstra estar, de fato, assumindo o olhar seriexológico nas autoprioridades proexológicas ao substituir, na automanifestação teática predominante, as artes do passado pelas tares do presente-futuro. Os livros nos tornam livres. Comunexologia. Consoante a Evoluciologia, o olhar seriexológico é conduta-padrão espontânea nas comunexes evoluídas (Ortoparaconviviologia). Saibamos ajudar a Socin a alcançar tal status. Seriéxis: crescendum maturológico. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o olhar seriexológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abordagem consciencial: Experimentologia; Neutro. 02. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro. 03. Atenção dividida: Mentalsomatologia; Homeostático. 04. Autoconscientização seriexológica: Autolucidologia; Homeostático. 05. Autodileção paragenética: Filiologia; Neutro. 06. Benefício da autorretrocognoscibilidade: Autosseriexologia; Homeostático. 07. Efeito da autosseriexialidade: Seriexologia; Neutro. 08. Gatilho retrocognitivo: Holomnemossomatologia; Neutro. 09. Lupa maturológica: Autodiscernimentologia; Homeostático. 10. Matriz mental: Megafocologia; Neutro. 11. Olho clínico: Autodiscernimentologia; Neutro. 12. Palimpsesto consciencial: Parageneticologia; Neutro. 13. Personalidade consecutiva: Seriexologia; Neutro. 14. Sinergismo tenepes-retrocognição: Tenepessologia; Homeostático. 15. Trio ínsito: Autorretrocogniciologia; Homeostático. SABER OLHAR, COM PROFUNDIDADE, AS REALIDADES E PARARREALIDADES A PARTIR DO ENFOQUE SERIEXOLÓGICO CONSTITUI PRIORIDADE NÚMERO 1 PARA TODO INTERMISSIVISTA INTERESSADO NA HOLOMATUROLOGIA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, possui o hábito de olhar seriexologicamente para tudo e todos no Cosmos? Com qual frequência? Desde quando? P. F.