Obstinação Cosmoética

      OBSTINAÇÃO COSMOÉTICA (COSMOETICOLOGIA)
I. Conformática Definologia. A obstinação cosmoética é a atitude preponderante da conscin, homem ou mulher, quanto a determinado objetivo evolutivo à frente, empregando, ao mesmo tempo, a vontade siderúrgica, o abertismo e a resiliência até a concretização do mesmo. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo obstinação vem do idioma Latim obstinatio, “constância, perseverança, firmeza”. Surgiu no Século XV. O termo cosmos deriva do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Apareceu em 1563. O elemento de composição cosmo procede igualmente do idioma Grego, kósmos. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. A palavra ética provém do idioma Latim, ethica, “ética; moral natural; parte da Filosofia que estuda a moral”, e esta do idioma Grego, éthikós. Apareceu no Século XV. Sinonimologia: 1. Obstinação evolutiva. 2. Obstinação pró-maturidade. 3. Decisão cosmoética javalínica. 4. Determinação evolutiva inquebrantável. Neologia. As 4 expressões compostas obstinação cosmoética, obstinação cosmoética primária, obstinação cosmoética intermediária e obstinação cosmoética avançada são neologismos técnicos da Cosmoeticologia. Antonimologia: 1. Obstinação cega. 2. Obstinação tinhosa. 3. Vontade amoral. 4. Vontade egoica. Estrangeirismologia: a strong will; a pertinacia; a persistenza. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às realizações evolutivas. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Cosmoética respalda obstinação. Obstinação cosmoética sempre. Paz: obstinação cosmoética. Coloquiologia: a postura javalínica; a determinação inoxidável; o propósito inquebrantável. Citaciologia. Eis duas citações referentes ao tema: – Maior tristeza de não haver vencido é a vergonha de não haver lutado (Rui Barbosa, 1849–1923). Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe queixar-se (Henry Ford, 1863–1947). Ortopensatologia: – “Objetivo. Mais importante que a nossa origem é o nosso objetivo”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do melhor para todos; a pensenidade em sintonia com o fluxo do Cosmos; os ortopensenes; a ortopensenidade agregadora. Fatologia: a obstinação cosmoética; a vontade férrea em acertar; o aprendizado com o grupocarma nuclear; a maxiproéxis grupal; o exercício da objetividade; as inúmeras tentativas na consecução de objetivos e metas; o desafio de pensar grande; o desafio de manter os pés no chão; os contrafluxos inerentes ao desassédio; o sobrepairamento de conflitos com isenção; a formação da equipin do trabalho assistencial; a fase de desassédio do grupo; o fogo amigo; as minidissidências no processo de amadurecimento grupal; o acolhimento interassistencial e o bom humor propiciando leveza; a resiliência do follow-up do trabalho; a transparência esclarecedora; a autoconscientização da necessidade do gradual egocídio cosmoético; a adaptabilidade frente às limitações do cotidiano; a diplomacia na manutenção da convivialidade sadia; a articulação política costurando acordos e alianças para atingir o objetivo; o epicentrismo consciencial catalisador pelo exemplarismo; os reflexos da obstinação cosmoética na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).

Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as sinaléticas energoparapsíquicas pessoais em cima do lance, no momento oportuno; as sincronicidades confirmadoras da opção escolhida; a levedação energética evolutiva formada nos debates; a extrapolação parapsíquica trazendo a neoideia no timing correto; a tenepes sendo recurso para aporte de neoideias cosmoéticas; a afinização com a equipex do amparo de função; a paradiplomacia do respeito e gentileza nas abordagens às consciexes assistíveis; a articulação parapolítica ombro a ombro com a equipex do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; os resultados confirmadores da sinergia do epicentro com a equipex; a comunex Interlúdio. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo brainstorm inicial–ideias complementares; o sinergismo vontade-inspiração; o sinergismo interassistencialidade-cosmovisão; o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo Paradiplomacia-Parapoliticologia; o sinergismo comunicação-transparência. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da transparência. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria dos Cursos Intermissivos; a teoria do revezamento equipin-equipex na reurbex; a teoria do epicentrismo agregador; a teoria do trabalho desassediador. Tecnologia: a técnica da autorrestauração imediata; a técnica da circularidade; a técnica do pilar; a técnica da banana technique; a técnica dos antolhos cosmoéticos; a técnica do autoposicionamento; a técnica amparadora. Voluntariologia: o voluntariado interassistencial das Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o paravoluntariado da equipex; o voluntariado nas Organizações Não Governamentais (ONGs) do bem em prol da Ecologia. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Pacificarium; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade. Colegiologia: o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Projeciologia. Efeitologia: o efeito halo do senso de pertencimento; o efeito desassediador do trabalho interassistencial; o efeito do contágio positivo na adesão ao trabalho cosmoético. Neossinapsologia: as neossinapses provenientes das parassinapses do Curso Intermissivo; as retrossinapses a serem recicladas pelo trabalho assistencial; as neossinapses construídas na paraconvivialidade com a equipex. Ciclologia: o ciclo objetivo–discussão–extrapolação–experimentação–revisita ao objetivo; o ciclo esforço máximo–redescoberta de talentos. Enumerologia: a tenacidade evolutiva; a resiliência cosmoética; a persistência amparada; a firmeza pacifista; a constância agregadora; a confiabilidade multidimensional; o epicentrismo interassistencial. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio preparação-realização; o binômio objetividade-priorização; o binômio produtividade-satisfação; o binômio autoparapsiquismo-cosmovisão; o binômio epicentrismo-exemplarismo. Interaciologia: a interação homeostática metas antigas–neoideias geradoras de novas metas; a interação incômodo-gargalo; a interação patológica antagonismo-fofin; a interação homeostática parafiliação-amparo; a interação das equipins no contexto da CCCI. Crescendologia: o crescendo de oportunidades evolutivas voluntariado–docência–coordenação conscienciocêntrica; o crescendo proéxis-maxiproéxis. Trinomiologia: o trinômio desafio evolutivo–confiança multidimensional–próximo trabalho cosmoético; o trinômio desafio–pensar grande–resolução; o trinômio patológico vontade débil–desculpa–desvio; o trinômio acolhimento-preceptoria-participação.

Polinomiologia: o polinômio parafiliação–ressoma–equipin–minipeça–segunda dessoma–equipex; o polinômio objetivo cosmoético–contrafluxo–autossuperação–novo desafio; o polinômio objetivo-discussão-amparo-extrapolação. Antagonismologia: o antagonismo fluxos / contrafluxos; o antagonismo persistência / teimosia; o antagonismo novo contexto / status quo anterior. Paradoxologia: o paradoxo de o epicentrismo levar à assunção da condição de minipeça do maximecanismo interassistencial. Politicologia: a lucidocracia; a cosmoeticocracia; a proexocracia. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei do melhor para todos. Filiologia: a cosmoeticofilia; a intencionofilia; a conviviofilia; a comunicofilia; a coerenciofilia; a logicofilia; a parafenomenofilia. Fobiologia: a cosmoeticofobia; a coerenciofobia; a teleofobia; a neofobia; a decidofobia; a criticofobia; a sociofobia; a demofobia. Sindromologia: a síndrome do oráculo; a síndrome da apriorismose; a síndrome da terceirização; a síndrome do pavio curto; a síndrome do justiceiro; a síndrome da autovitimização; a síndrome do bonzinho; a síndrome do vira-lata. Maniologia: a mania de procrastinar; a mania de tirar o corpo fora; a mania de viajar na maionese; a mania de querer ser maxipeça; a mania da verborragia; a mania da religiosidade; a mania da expectativa deslocada. Mitologia: o mito da perfeição; o mito da infalibilidade do amparo; o mito de o desassédio ser sinônimo de sofrimento; o mito de toda obstinação ser evolutiva; o mito de os objetivos evolutivos serem óbvios; o mito de o caminho evolutivo ser único; o mito de os fins evolutivos justificarem os meios anticosmoéticos. Holotecologia: a cosmoeticoteca; a convivioteca; a parapsicoteca; a parapoliticoteca; a interassistencioteca; a epicentrismoteca; a experimentoteca. Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Voliciologia; a Equipexologia; a Equipinologia; a Parapoliticologia; a Maxiproexologia; a Cosmovisiologia; a Epicentrologia; a Paradiplomaciologia; a Conviviologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin empática; a conscin pacifista; a conscin open mind; o ser agregador; a conscin resiliente. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o paradiplomata; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a paradiplomata; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens volens; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens effectuator; o Homo sapiens objectivus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens parapoliticus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens paradiplomaticus; o Homo sapiens autolucidus.



V. Argumentologia Exemplologia: obstinação cosmoética primária = a da conscin lúcida vivenciando momentos de extrapolação de sintonia com a equipex no exercício de trabalho interassistencial; obstinação cosmoética intermediária = a da conscin lúcida incorporando o extrapolacionismo na condição de segunda natureza na automanifestação; obstinação cosmoética avançada = a da semiconsciex atuando com plena desenvoltura na maxiequipe (equipin com equipex). Culturologia: a cultura da paradiplomacia; a cultura da Parapoliticologia; a cultura da Pacifismologia; a cultura da Liderologia; a cultura da Epicentrismologia; a cultura da Priorologia; a cultura da Cosmovisiologia. Confronto. Segundo a Cosmoeticologia, eis, em ordem alfabética, 21 cotejos entre os traços reforçadores e os traços impeditivos da obstinação cosmoética: Tabela – Cotejo Traços Reforçadores / Traços Impeditivos Nos Traços Reforçadores 01. Abnegação cosmoética (sintonia fina)

Negligência (burocracia)
02. Adaptabilidade (semperaprendência)
Neofobia (presunção)
03. Antibelicismo (reflexão)
Belicismo (instintividade)
04. Autopesquisa (recins)
Apriorismose (medo de mudanças)
05. Bom humor (leveza)
Carrancismo (rigidez)
06. Comunicabilidade (transparência)
Introversão (fechadismo)
07. Confiança (delegar e monitorar)
Centralização (desconfiança)
08. Empatia (agregação)
Indiferença (laissez-faire)
10. Epicentrismo (ombro a ombro com a equipex)
Gratidão (generosidade)
Pusilanimidade (falta de posicionamento)
Reinvidicação (apego)
11. Interassistencialidade (coletividade)
Egocentrismo (fechadismo)
12. Objetividade (pés no chão)
Falta de foco (cabeça nas nuvens)
13. Paradiplomacia (bom tom)
Impulsividade (deselegância)
14. Parafiliação (grupalidade)
15. Parapoliticologia (articulação sadia)
Autovitimização (síndrome do abandono)
Alienação (desinteresse)
18. Parapsiquismo mentalsomático (precognição avançada)
Sinalética parapsíquica identificada (interlocução multidimensional)
Sobrepairamento (desdramatização)
Biofilia monopolizadora (imediatismo)
Parapsiquismo despercebido (desperdício)
Monovisão (comocionalismo)
19. Traforismo (proatividade)
Baixa autestima (autencolhimento)
20. Transparência (respeito)
Opacidade (bifrontismo)
21. Vontade javalínica (fazer acontecer)
Vontade débil (autojustificação)
09. 16. 17. Traços Impeditivos



VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a obstinação cosmoética, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acabativa interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 02. Adaptabilidade: Adaptaciologia; Neutro. 03. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 04. Autodeterminação: Autodeterminologia; Neutro. 05. Conscin proativa: Autodeterminologia; Homeostático. 06. Cultura da resiliência: Evoluciologia; Neutro. 07. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático. 08. Levedação evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 09. Objetividade decisória: Decidologia; Homeostático. 10. Objetivo prioritário: Autodiscernimentologia; Homeostático. 11. Parapoliticologia: Evoluciologia; Homeostático. 12. Paravoluntariado: Paravoluntariologia; Homeostático. 13. Perfil paradiplomático: Paradiplomaciologia; Homeostático. 14. Resiliência complexiológica: Autodeterminologia; Homeostático. 15. Whole Pack conscienciológico: Autodiscernimentologia; Homeostático. A EVOLUÇÃO DE TODA CONSCIÊNCIA EXIGE O DESENVOLVIMENTO DO MEGATRAÇO DA OBSTINAÇÃO COSMOÉTICA, POIS ESTA É A CHAVE DO ÊXITO DE QUALQUER EMPREENDIMENTO EVOLUTIVO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre os principais traços exitosos nos autempreendimentos evolutivos? Tem utilizado tais traços no desenvolvimento de realizações cosmoéticas grupais?

Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas léxicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.151. 2. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; página 70. Webgrafia Específica: 1. Wong, Felix; Obstinação Cosmoética (Cosmoeticologia); Paper; Epicentrismo em Debate; Semanário; N. 133; Conselho de Epicons; União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN); & Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguacu; PR; 23.09.2022; disponível em:
<https://www.conselhodeepicons.org. br /?page_id =1044>; acesso em: 17.04.2023; 17h15. F. W.