Nostalgia

A nostalgia é o sentimento da conscin, homem ou mulher, de saudade intensa e idealizada de época passada desta existência ou de retrovida, exercendo o efeito de fuga da realidade consciencial atual e dos desafios evolutivos do presente.

Você, leitor ou leitora, sente profunda necessidade de o passado ainda estar presente hoje? Em caso afirmativo, quando pretende superar a nostalgia e seguir em frente, rumo à autevolução?

      NOSTALGIA
                                       (NOSTOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A nostalgia é o sentimento da conscin, homem ou mulher, de saudade intensa e idealizada de época passada desta existência ou de retrovida, exercendo o efeito de fuga da realidade consciencial atual e dos desafios evolutivos do presente.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo nostalgia deriva do idioma Francês, nostalgie, “nostalgia”, emprestado do idioma Latim Científico, nostalgia, “estado de tristeza causado pela distância do país natal”. A palavra nostalgia é atribuída ao médico suíço Jean Jacques Harder (1656–1711), mas se tornou difundida pelo também médico suíço Johannes Hofer (1669–1752).
          Sinonimologia: 1. Saudade do passado. 2. Patopatridalgia. 3. Mal do país.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 8 cognatos relacionados ao vocábulo nostalgia: nostálgica; nostálgico; nostalgizar; nostomania; nostomaníaca; nostomaníaco; nostômana; nostômano.
          Neologia. As 3 expressões compostas mininostalgia, maxinostalgia e meganostalgia são neologismos técnicos da Nostologia.
          Antonimologia: 1. Neofilia. 2. Futurofilia.
          Estrangeirismologia: a Heimweh; a importância do timing na reconciliação grupocármica; o laudator temporis acti; os good old days; a orientação memento vivere; o revival; o festival Woodstock.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do juízo crítico em relação à passagem do tempo.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Nostalgia: saudade disfuncional.
          Coloquiologia: os tempos da brilhantina; o trem Maria Fumaça.
          Proverbiologia. Eis 2 provérbios relacionado ao tema: – Amar cria laços, odiar cria nós. O passado, às vezes, torna-se mais imprevisível se comparado ao futuro.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da nostalgia; a lembrança da infância enquanto refúgio pensênico em momentos de crise; o holopensene familiar; os retropensenes; a retropensenidade.
          Fatologia: a nostalgia; o retorno à cidade natal; a relação saudosista estabelecida pela conscin com o próprio passado; a nostalgia inconsciente; a dificuldade em aceitar a passagem do tempo; os importantes cuidados ao realizar pesquisa genealógica; o sentimento de obrigatoriedade em manter as memórias da família; o fato de alguns adolescentes viverem a adolescência dos pais; a manutenção, durante a vida adulta de hábitos infantis; o fato de os pais projetarem nos filhos as próprias necessidades e frustrações; o hábito de tomar como referência certos períodos da história familiar; o fato de muitos idosos conversarem apenas sobre ocorrências do passado; o saudosismo; o bucolismo; o ato de referir-se às ruas e outros locais das cidades pelos antigos nomes; o uso político da nostalgia; a metanostalgia; o uso artístico e cultural da nostalgia; o fato de qualquer época da História da Humanidade ser potencial fonte de nostalgia; a tentativa de recuperação da mística de outro tempo; os referenciais estéticos dos anos 60 e 70 do Século XX; o fato de a consciência passar a ser idealizada após a dessoma; o retorno exagerado às raízes enquanto ferramenta disfuncional para superação de crises; a crença sobre a hipotética maior felicidade se tivesse vivido em outra época; os diversos padrões de relacionamento estabelecidos pelas pessoas com o próprio passado; a vivência emocional do tempo; a releitura do passado; a necessidade do desapego do passado para o processo evolutivo seguir adiante; o ato de encarar as mudanças enquanto final ou início de fase; a reconciliação com o próprio passado; a mudança da cidade ou país de origem enquanto estímulo mobilizador da riqueza intraconsciencial.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desejo de viver em outra época quando acoplado a consciex do mesmo período; as reciclagens intraconscienciais propiciando a desassimilação energética e a assistência a consciexes parapsicóticas nostálgicas; a necessidade de superação do modus operandi nostálgico para a preparação do trabalho na PréIntermissiologia; a nostalgia enquanto fator determinante da parapsicose pós-dessomática; a assimilação com consciexes de certo momento histórico ao fazer estudo sobre o respectivo contexto vivido por ela na última existência.


                                         III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo nostalgia–fundamentalismo religioso.
         Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da inseparabilidade grupocármica podendo promover conexão intensa da conscin com o próprio passado; o retorno ao passado enquanto princípio norteador da autopesquisa.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria das interprisões grupocármicas evidenciando os prejuízos conscienciais em não realizar as reconciliações necessárias.
         Tecnologia: a técnica de reconhecimento da ambiguidade; as técnicas de retorno funcional ao passado; a técnica da reconciliação no ”aqui-agora multidimensional”; as técnicas de retorno ao passado, quando traumático, com ajuda externa; as técnicas de mapeamento do processo de reciclagem visando assistir consciências em processo de superação de traços semelhantes.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da tenepes.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Duplologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Proexologia.
         Efeitologia: o efeito aprisionador do passado sobre a conscin nostálgica; o efeito autodesassediador da conscientização quanto à responsabilidade sobre as próprias recins; o desejo de viver em outra época enquanto efeito da falta de cosmovisão.
         Neossinapsologia: o predomínio das retrossinapses em detrimento das neossinapses.
         Ciclologia: o ciclo vicioso nostalgia dos filhos–nostalgia dos pais; o ciclo vicioso nostalgia-fechadismo.
         Enumerologia: a idealização; a esperança; o futuro não vislumbrado; as interprisões grupocármicas; o passado; a ruminação mental; a saudade.
         Binomiologia: o binômio nostalgia-música; o binômio nostalgia-Romantismo; a superação do binômio nostalgia–primeira vez; o binômio nostalgia-interiorose; o binômio nostalgiaguerra; o binômio renovação-inovação.
         Interaciologia: a interação nostalgia-poliqueixa; a interação nostalgia–estereotipia cultural familiar; a interação nostalgia–desatualização profissional.
         Crescendologia: o crescendo nostalgia–reconhecimento dos aspectos positivos do passado; o crescendo retorno arbitrário ao passado–retorno voluntário e calculado ao passado.
         Trinomiologia: o trinômio escravidão-nostalgia-suicídio; o trinômio nostalgia–imaturidade–negação do uso de novas tecnologias; o trinômio vivências significativas–visão de mundo prospectiva–compléxis.
         Polinomiologia: o polinômio infantilismo-egocentrismo-nostalgia-anacronismo.
          Antagonismologia: o antagonismo retrospectiva / prospectiva; o antagonismo saudade / saudosismo; o antagonismo nostalgia / neofilia; o antagonismo nostalgia / bem-estar à rememoração do Curso Intermissivo; o antagonismo conscin large / conscin miserê.
          Paradoxologia: o paradoxo de algumas pessoas sentirem saudades de vivências dolorosas; o paradoxo da saudade da guerra; o paradoxo da saudade da ditadura militar; o paradoxo da saudade de épocas nas quais não se viveu; o paradoxo de a nostalgia, muitas vezes, ser desencadeada pela ideia de futuro.
          Politicologia: a cronocracia; a mnemocracia; a teocracia; a saudade da vida na monarquia.
          Legislogia: a lei do menor esforço; a lei de causa e efeito.
          Filiologia: a autocriticofilia; a cronofilia; a familiofilia; a nostofilia.
          Fobiologia: a alegrofobia; a cronofobia; a decidofobia; a logicofobia; a neofobia; a priorofobia; a voliciofobia.
          Sindromologia: a síndrome do ostracismo; a síndrome da abstinência parafisiológica; a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
          Maniologia: a lipemania; a monomania; a amenomania; a fracassomania; a filopatridomania; a nostomania; a bibliomania.
          Holotecologia: a antissomatoteca; a belicosoteca; a coerencioteca; a cronoteca; a egoteca; a fobioteca; a volicioteca.
          Interdisciplinologia: a Nostologia; a Autocriticologia; a Holomaturologia; a Inutilogia; a Lucidologia; a Mimeticologia; a Parapatologia; a Psicossomatologia; a Retrospectivologia; a Seriexologia; a Voliciologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin alternativa; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o boêmio; o depressivo; o duplista; o evoluciente; o hippie; o intermissivista inadaptado; o melancólico; o nostálgico; o projetor consciente; o rockabilly; o traforologista.
          Femininologia: a boêmia; a depressiva; a duplista; a evoluciente; a hippie; a intermissivista inadaptada; a melancólica; a nostálgica; a projetora consciente; a rockabilly; a traforologista.
          Hominologia: o Homo sapiens defensus; o Homo sapiens obsolens; o Homo sapiens regressivus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens infantilis; o Homo sapiens retropensenor; o Homo sapiens fossilis; o Homo sapiens anachronicus; o Homo sapiens neophobicus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens recyclans.


                                           V. Argumentologia

          Exemplologia: mininostalgia = a vivência em pequeno grau de saudade do passado, não impedindo a conscin saudosista de seguir a caminhada evolutiva; maxinostalgia = a vivência de intensa saudade do passado, gerando séria crise existencial na conscin; meganostalgia = a vivência dissociada do presente, incapacitando a conscin de desvincular-se dos fatos passados.
          Culturologia: as culturas regionalistas; a cultura de “curtir a fossa”.
          Eventos. Conforme a Intrafisicologia, eis, por exemplo, 2 eventos públicos com o materpensene da nostalgia:
           1. Acampamento Farroupilha. Ocorre em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, anualmente, desde 1981, entre 7 e 20 de setembro, em alusão à declaração da independência da República Rio-Grandense em 1836. Milhares de pessoas participam, vestidas com roupas tradicionais do RS, para reviver a saga Farroupilha. Recebe mais de 1 milhão de visitantes ao ano.
           2. Noche de la nostalgia. Ocorre em todo Uruguay, no dia 24 de agosto, véspera da comemoração da independência do país. Todas as casas noturnas tocam músicas dos anos 60 e 70. O evento é grande atração turística e gera importante movimentação financeira.
           Efeitos especiais. Sob a ótica da Passadologia, o avanço tecnológico do cinema trouxe a melhoria dos efeitos especiais, possibilitando o recrudescimento da nostalgia em função de reconstruir as realidades passadas com grande fidedignidade.


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a nostalgia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
           02. Aqui-agora multidimensional: Paracronologia; Neutro.
           03. Atraso de vida: Etologia; Nosográfico.
           04. Conscin poliqueixosa: Autovitimologia; Nosográfico.
           05. Cronoconscienciometrologia: Cronoevoluciologia; Neutro.
           06. Idiotismo artístico: Psicossomatologia; Nosográfico.
           07. Infantilização social: Sociologia; Nosográfico.
           08. Megapeso: Passadologia; Nosográfico.
           09. Megarretrocesso: Autorretrocessologia; Nosográfico.
           10. Melin: Parapatologia; Nosográfico.
           11. Neopensene: Neopensenologia; Neutro.
           12. Retropensenidade: Pensenologia; Neutro.
           13. Saudade da volitação: Paraconviviologia; Neutro.
           14. Subjugação ao assédio: Antievoluciologia; Nosográfico.
           15. Tara cultural: Parapatologia; Nosográfico.
    A NOSTALGIA É O ADOECIMENTO DA RELAÇÃO DAS
   PESSOAS COM A PASSAGEM DO TEMPO E EVIDENCIA
 AS DIFICULDADES INTRACONSCIENCIAIS NA SUPERAÇÃO
          DO PASSADO E VISLUMBRAMENTO DO FUTURO.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, sente profunda necessidade de o passado ainda estar presente hoje? Em caso afirmativo, quando pretende superar a nostalgia e seguir em frente, rumo à autevolução?
           Filmografia Específica:
           1. Meia Noite em Paris. Título Original: Midnight in Paris. País: EUA. Data: 2011. Duração: 94 minutos. Gênero: Comédia Romântica. Idade (censura): 10 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; & Português (em DVD). Direção: Woody Allen. Elenco: Owen Wilson; Rachel McAdams; Kurt Fuller; Mimi Kennedy; Michael Sheen; Nina Arianda; Carla Bruni; Yves Heck; Alison Pill; Tom Hiddleston; Marion Cottilard; Corey Stoll; Kathy Bates; & Adrien Brody. Produção: Letty Aronson. Direção de Arte: Jean-Yves Rabier. Roteiro: Woody Allen. Fotografia: Darius Khondji. Efeitos Especiais: George Demétrau. Companhia: Gravier Production. Sinopse: Casal de noivos vai a Paris acompanhando os país da noiva (o pai vai a trabalho). O noivo é escritor, o qual está com grande dificuldade de terminar o último livro. Gil (noivo), pessoa nostálgica da Paris dos anos 20, se apaixona pela Cidade Luz e caminha à noite na cidade para ver se consegue inspiração, quando fatos estranhos começam a acontecer e isso vai mudar completamente o rumo da vida e da própria produção literária.
             2. Nostalgia. Título Original: Nosthalgia. País: Itália; & União Soviética. Data: 1983. Duração: 120 minutos. Gênero: Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Italiano. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; & Português (em DVD). Direção & Roteiro: Andrei Tarkovsky. Elenco: Oleg Jankovsky; Erland Josephson; Domiziana Giordano; Patrizia Terreno; Laura Marchi; Delia Bocardo; & Milenia Vukotic. Produção: Franceso Casati. Direção de Arte: Andrea Crisanti. Fotografia: Giuseppe Lanci. Música: Gino Peguri. Efeitos Especiais: Paolo Ricci. Companhia: Opra Film Produzione. Sinopse: Gortchakov é poeta Russo viajando pelo interior da Itália para pesquisar a vida de compositor Russo. Gortchakov vai acompanhado da guia e tradutora Eugenia. Ao longo da jornada pela Itália, o poeta vai relembrando a própria terra natal e a esposa e, ao mesmo tempo, sentindo atração por Eugene e pela Itália.
             Bibliografia Específica:
             1. Anspach, Carolyn Kiser; Medical Dissertation on Nostalgia, by Johannes Hofer (1688); Article; Bulletin of the History of Medicine; Journal; Quarterly; Vol. 2; Seção: Text and Documents; 3 ilus.; Baltimore, MD; USA; 1934; páginas 376 a 391.
             2. Boym, Svetlana; The Future of Nostalgia; XX + 404 p.; 3 partes; 17 caps.; 2 abrevs.; 2 citações; 52 fotos; 6 ilus.; 10 siglas; 482 notas; alf.; 23 x 15 cm; br.; Basic Books; New York,NY; 2001; páginas XIII a XX.
             3. Macedo, Joaquim Manuel de; Considerações sobre a Nostalgia; Coord. Ronald Polito; posf. Myriam Bahia Lopes; & Ronald Polito; XIV + 144 p.; 8 caps.; 27 citações; 2 enus.; 132 notas; 1 apênd.; 21 x 14 cm; br.; Editora Unicamp; Campinas, SP; 2004; páginas 19 a 102.
             4. Pontes, Mário; Considerações sobre as Nostalgias; Artigo; Vozes; Revista; Mensário; Ano 67; N. 9; Seção: Artigos; 1 abrev.; 1 citação; 1 ilus.; Petrópolis, RJ; 1973; capa da revista (manchete); páginas 17 a 22.
             5. Sodré, Muniz; Nostalgia, a Recuperação Emocional do Tempo; Artigo; Vozes; Revista; Mensário; Ano 67; N. 9; Seção: Artigos; 1 citação; 2 ilus.; Petrópolis, RJ; 1973; capa da revista (manchete); páginas 5 a 8.
             Webgrafia Específica:
             1. History Channel; Uruguai comemora a Primeira Noite da Nostalgia; Artigo; Seção: Hoje na História; 1 foto; disponível em: <http://hojenahistoria.seuhistory.com/uruguai-comemora-primeira-noite-da-nostalgia>; acesso em: 18.06.14; 21h42.
             2 Prefeitura de Porto Alegre; História do Acampamento Farroupilha; Artigo; Seção: Acampamento Farroupilha; 4 fotos; disponível em: <http://www2.portoalegre.rs.gov.br/acampamentofarroupilha/default.php?p_secao=3>; acesso em: 04.04.14; 17h45.
                                                                                                                   R. Z.