Nomadismo Consciencial

O nomadismo consciencial é a condição hígida da consciência quando lúcida e errante, movimentando-se constantemente de determinado locus para outro, em busca de experiências enriquecedoras para a evolução, prestando assistência esclarecedora à Humanidade.

Qual índice de nomadismo você aplica à própria existência? O nomadismo consciencial é para você: pesquisa, interassistencialidade ou fuga?

      NOMADISMO CONSCIENCIAL
                                       (COMUNICOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O nomadismo consciencial é a condição hígida da consciência quando lúcida e errante, movimentando-se constantemente de determinado locus para outro, em busca de experiências enriquecedoras para a evolução, prestando assistência esclarecedora à Humanidade.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo nômade vem do idioma Latim, nomas, “pastor”, e este do idioma Grego, nomás, “o que pasta; o que muda de pasto; o que vai de 1 lugar para outro”. Surgiu no Século XVII. O sufixo ismo deriva do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso; ato, prática ou resultado de; quadro mórbido; condição patológica”. A palavra consciência procede do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Erraticidade consciencial. 2. Estado da consciência vagante.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 6 cognatos derivados do vocábulo nômade: meganomadismo; mininomadismo; nômada; nomadismo; nomadizar; paranomadismo.
          Neologia. As duas expressões compostas mininomadismo consciencial e meganomadismo consciencial são neologismos técnicos da Comunicologia.
          Antonimologia: 1. Inércia consciencial. 2. Interiorose. 3. Radicação vitalícia.
          Estrangeirismologia: os hippies; os globetrotters.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento quanto à multidimensionalidade consciencial.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Imagística: viagens imóveis.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do dinamismo evolutivo.
          Fatologia: o nomadismo consciencial; a errância; a compulsão; a peregrinação; a vagabundagem; a perpétua mobilidade pessoal; a instabilidade pessoal; as mudanças dos cenários existenciais; o direito de ir e vir; a autopercepção das injunções subjacentes; as reciclagens instáveis; o dinamismo pessoal; as locomoções; as migrações consecutivas; as aventuras; as explorações; as fugas; as escapadelas; os desnorteamentos; os trânsitos; os vaivéns; as deambulações; as viagens; os bordejos; as excursões; as expedições; as jornadas; o turismo; o automóvel sustentando o nomadismo; as iniciações sucessivas; a diáspora intrafísica dos judeus há milênios; a internacionlização das abordagens; o maxiuniversalismo; a nostalgia do ninho; a saudade do útero; o domicílio-pião da conscin lúcida; o retorno à Ítaca; o regresso aos penates; a volta à casa paterna.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o nomadismo interplanetário; o nomadismo interdimensional ou parageográfico; a diáspora extrafísica dos ex-chineses há milênios; a projeção consciente; a clarividência viajora.


                                            III. Detalhismo

          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico do Serenarium; o laboratório conscienciológico das técnicas projetivas; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
          Enumerologia: o ativismo; o ansiosismo; o novidadismo; o escapismo; o transfronteirismo; o pedestrianismo; o erratismo.
          Binomiologia: o binômio sair de casa–sair do soma.
          Interaciologia: a interação evolutiva radicação na Cognópolis–magistério itinerante.
          Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer.
          Polinomiologia: o polinômio cidade-campo-montanha-praia; o polinômio primavera-verão-outono-inverno; o polinômio Primeiro Mundo–Segundo Mundo–Terceiro Mundo–Quarto Mundo.
          Antagonismologia: o antagonismo interiorose / nomadismo.
          Paradoxologia. Do ponto de vista da Serenologia, a condição do serenismo do Serenão ou Serenona (Homo sapiens serenissimus), através da característica ou megatrafor da inter ou multidimensionalidade, é paradoxal, pois, segundo tais conjeturas evolutivas, quanto mais evoluída a consciência, mais se nomadiza e, ao mesmo tempo, mais se asserena. Ocorrem deslocamentos conscienciais imperturbáveis.
          Politicologia: a democracia.
          Filiologia: a neofilia; a xenofilia.
          Fobiologia: a neofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da hiperatividade.
          Maniologia: a dromomania; a nostomania.
          Holotecologia: a convivioteca; a experimentoteca; a geografoteca; a turismoteca; a projecioteca.
          Interdisciplinologia: a Comunicologia; a Experimentologia; a Autopesquisologia; a Holomaturologia; a Evoluciologia; a Projeciologia; a Turismologia; a Viajologia; a Geografia; a Parageografologia; a Recexologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a semiconsciex; a consciência-motorista; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o professor itinerante da Conscienciologia; o nômade; os filhos da estrada; os estradeiros; o exilado; o trânsfuga; o errante; o peregrino; o andarilho; o viajante; o migrante; o fugitivo; o aventureiro; o explorador; o pedestre; o passeador; o turista; o buscador-borboleta.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a professora itinerante da Conscienciologia; as filhas da estrada; as estradeiras; a exilada; a trânsfuga; a errante; a peregrina; a andarilha; a viajante; a migrante; a fugitiva; a aventureira; a exploradora; a pedestre; a passeadora; a turista; a buscadora-borboleta.
          Hominologia: o Homo sapiens nomasconscientialis; o Homo sapiens viator; o Homo sapiens projectius.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: mininomadismo consciencial = o nomadismo do projetor, ou projetora, consciente; meganomadismo consciencial = o nomadismo da semiconsciex lúcida.
          Erraticidade. O nomadismo consciencial, no contexto da Projeciologia, é condição mais evoluída em comparação com a erraticidade projetiva, ou seja: a situação de desorientação da conscin inexperiente quando projetada.
          Alvo. Segundo a Holomaturologia, o nomadismo consciencial a ser buscado não deve constituir nenhum distúrbio patológico, extravio, transviamento, desnorteio, desacerto ou desendereçamento ocioso e inútil da consciência projetada sem alvo mental.
          Holomaturologia. Ao contrário, o nomadismo consciencial é o resultado da holomaturidade da consciência nomadizando-se intencionalmente, com lucidez, através da impulsão poderosa da própria vontade decidida.
          Consciência. A consciência, em si, não dorme. A aura humana ou a psicosfera energética da pessoa está sempre em movimento, não para jamais.
          Dimensiologia. No contexto da Extrafisicologia, a primeira dimensão consciencial, extrafísica, ou dimener, imediata à dimensão da existência humana ou do soma, corresponde às manifestações diretas e específicas do holochacra, onde se inclui a aura humana. Esta dimensão é energética, de criações instáveis, próprias para incentivar a movimentação da consciência, as projeções lúcidas e, por fim, o nomadismo consciencial.
          Evoluciologia. Quanto mais evoluída, mais errante se torna a consciência quanto à autolocalização consciencial lúcida.
          Educação. Deslocando-se voluntariamente de determinada situação ou natureza de manifestação, de modo cada vez mais intenso, ininterrupto, ativo e produtivo, a consciência progride ou se educa.
          Onipresença. O nomadismo consciencial sugere não ter a consciência qualquer sede fixa onde se manifestaria para todo o sempre.
          Evidenciologia. Esta é a primeira evidência de a consciência evoluir para a condição de onipresença cada vez menos relativa, ou ativa e vivida, no caso, a onipresença ainda parcial, localizada, setorial no Universo ou semionipresença, mantendo sempre íntegra a própria individualização.
          Paramesologia. A Paramesologia se amplia de modo ainda incompreensível para os seres humanos.
          Instantaneologia. Conforme os princípios da Projeciologia, o deslocamento da consciência de qualquer localização consciencial para outra torna-se, em crescendo evidente, cada vez mais instantâneo ou relampagueante. Não se pode esquecer o fato extraordinário: a consciência e as energias conscienciais atuam além das variáveis do tempo e do espaço. Tal fato evidencia ainda mais a prisão do restringimento intrafísico fixada pelo soma.
          Serenologia. A serenidade do Serenão não significa inércia, indiferença ou displicência, mas atividade energética consciencial, crescimento e realização. Isso faz o índice de comunicabilidade serena da consciência alcançar o conscienciês.
          Continuismologia. Sob a perspectiva da Evoluciologia, a condição do nomadismo consciencial avançado somente sobrevém depois de a consciência alcançar o estado melhor da autoconsciência contínua, ou da continuidade da autolucidez nos 3 estados conscienciais básicos: o extrafísico (intermissão), o intrafísico (vida humana), e o projetado (projeções das consciências intra e extrafísicas).
          Piramidologia. Aplicando a metáfora: a consciência deixa o ápice da pirâmide evolutiva para influir em todos os ângulos e lados das bases da própria retaguarda. Quanto mais evoluída, maior o volume da pirâmide e melhor o âmbito (extensão e qualificação) das bases da influência pessoal.
          Projeciologia. Quanto mais infrequentes e inconscientes sejam as projeções da consciência, mais distante estará a conscin da condição do nomadismo consciencial.
          Frequenciologia. Quanto mais frequentes e lúcidas sejam as projeções da consciência, mais próxima estará a conscin da condição do nomadismo consciencial.
          Moksha. A condição do nomadismo consciencial pouco a pouco torna sem efeito a roda das ressomas e dessomas sucessivas, permitindo à consciência alcançar o estado da libertação do ciclo multiexistencial pessoal, a terceira dessoma ou moksha, a principal finalidade ou aplicação objetiva das projeções conscienciais lúcidas.
          Ressomatologia. Noutras palavras: o nomadismo consciencial é o instrumento prático mais eficaz pelo qual as projeções conscientes anulam a necessidade de a consciência ressomar.
          Rendimento. Tornando-se continuamente lúcida e ativa, a consciência sofistica ou incrementa de maneira singular o índice do próprio rendimento interassistencial, bem distante das condições do enfermo acamado (entropias), do cadáver humano (fossilizações) ou do homem-robô de cérebro lavado (repressões).
          Condiciologia. Mediante a Parapatologia, pode-se entender, com razoável clareza, o fato de todo esforço tendente a 3 ou 4 destas 10 manifestações listadas à frente, ser, basicamente, a rigor, condição ainda muito antievolutiva no concernente ao progresso real da consciência:
          01. Egocarmologia. Afunilamento do ego ou ao egocarma.
          02. Egocentrologia. Ao grupocarma como efeitos da ampliação do egocarma (egocentrismo).
          03. Submissiologia. Submissão cega (genuflexão) a alguém, ideia ou instituição.
          04. Timidez. Timidez em qualquer percentual de manifestação.
          05. Autismologia. Vocação monacal ou ao autismo social nesta Era da Aceleração da História.
          06. Paroquiologia. Mentalidade paroquiana ou extremamente bitolada.
          07. Neofobiologia. Acomodação provinciana ou interiorana demonstrando neofobia.
          08. Murismologia. Introversão continuada de baixo rendimento evolutivo própria dos teoricões, muristas ou muretas.
          09. Monoglotismologia. Monoglotismo reduzido à baixa comunicabilidade interconsciencial.
          10. Superespecialismologia. Superespecialismo hemiplégico tendente ao elitismo.
          Evitaciologia. À vista do exposto, vale o esforço de permanecer sempre alerta, evitar ou combater: o sectarismo; o tradicionalismo estagnante; o senso arraigado de corporativismo; a idolatria nacionaleira; o aulicismo (castas); o narcisismo de grupo; as coleiras do ego tais, por exemplo, a classe, a igreja ortodoxa, a raça, a escola rígida, o partido radical e o clube apaixonante; a autodefesa territorial canina e xenófoba; a intolerância religiosa, política, técnica, desportiva ou sexual.
          Domesticação. O nomadismo consciencial enaltece a autevolução contínua de si próprio, abrindo-se para os semelhantes, através da megauniversalidade, empenhando-se a conscin para tornar realidade a unificação política do Globo; a defesa da Ecologia e da mente omnilateral.
          Interaciologia. Dentro da Conscienciologia, o nomadismo consciencial propõe à pessoa assumir a interação triangular homem-bicho-planta e, na qualidade de ser social, postular a domesticação mútua entre a inteligência humana e a subumana.
          Caracterologia. Acima de tudo, o nomadismo consciencial reafirma para quem quiser, de modo teático e definitivo, o caráter apátrida da consciência ou a inseparabilidade compulsória e inevitável existente entre todos os seres na perspectiva da Evoluciologia.


                                                        VI. Acabativa

              Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o nomadismo consciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
              1. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
              2. Conexão interdimensional: Conexologia; Neutro.
              3. Escapismo: Experimentologia; Neutro.
              4. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
              5. Liberologia: Evoluciologia; Homeostático.
              6. Priorologia: Evoluciologia; Neutro.
              7. Radicação vitalícia na Cognópolis: Ressomatologia; Homeostático.
         QUANTO MAIS CENTRADA ESTEJA A CONSCIÊNCIA
         NO MICROUNIVERSO ÍNTIMO, INTRACONSCIENCIAL,
   MAIS DESCENTRADA SE TORNA QUANTO AO MACROUNIVERSO MULTIDIMENSIONAL, EXTERIOR, ONDE VIVE.
              Questionologia. Qual índice de nomadismo você aplica à própria existência? O nomadismo consciencial é para você: pesquisa, interassistencialidade ou fuga?
              Bibliografia Específica:
              1. Arakaki, Kátia; Viagens Internacionais: O Nomadismo da Conscienciologia; pref. Simone de La Tour; revisores Cathia Caporali; et al.; 294 p.; 33 caps.; 13 abrevs.; 123 enus.; glos. 155 termos; miniglos. 106 termos; 244 refs.; alf.; geo.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 1 a 294.
              2. Mafessoli, Michel; Sobre o Nomadismo: Vagabundagens Pós-modernas (Du Nomadisme: Vagabondages Initiatiques); trad. Marcos de Castro; 206 p.; 37 enus.; 98 refs.; 21 x 14 cm; br.; Editora Record; Rio de Janeiro, RJ; 2001; páginas 19 a 74.
              3. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 989.
              4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 171, 231, 265, 609 e 918.
              5. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; 138 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1995; página 54.
              6. Idem; Nomadismo; Boletins de Conscienciologia; Vol. 2; N. 1; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Dezembro de 2000; páginas 9 e 10.
              7. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 942 e 943.