Neopegada Consciencial

A neopegada consciencial é o rastro cosmoético da consciência lúcida refazendo manifestações no presente-futuro através do acerto cognitivo, teático e prioritário de erros, equívocos e omissões deficitárias do passado, com emprego da inteligência evolutiva (IE).

Você, leitor ou leitora, vive consciente dos atuais rastros conscienciais?

      NEOPEGADA CONSCIENCIAL
                                     (EVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A neopegada consciencial é o rastro cosmoético da consciência lúcida refazendo manifestações no presente-futuro através do acerto cognitivo, teático e prioritário de erros, equívocos e omissões deficitárias do passado, com emprego da inteligência evolutiva (IE).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição neo procede do idioma Grego, néos, “novo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O termo pegada deriva do idioma Latim, pedicata, de “pes, pedis, pé.” O vocábulo consciência procede do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas, conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Neocaminho consciencial. 2. Neopegada evolutiva. 3. Pista sadia pessoal renovada.
          Neologia. As 3 expressões compostas neopegada consciencial, minineopegada consciencial e maxineopegada consciencial são neologismos técnicos da Evoluciologia.
          Antonimologia: 1. Rastro mimético. 2. Pegada retrógrada. 3. Pegada antievolutiva. 4. Repetição do passado.
          Estrangeirismologia: o upgrade evolutivo; o know-how conquistado; a condição sine qua non da conquista do gargalo evolutivo; o curriculum vitae pessoal; a memorabilia intermissiva; o recall; a open mind.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à aplicação da vontade em prol da Evoluciologia.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da evolução consciencial; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene incentivador de novas pegadas conscienciais; os grafopensenes; a grafopensenidade enquanto assinatura pensênica deixando neopegadas pessoais; o exemplarismo permitindo a sustentação energética e cosmoética.
          Fatologia: a neopegada consciencial; a qualificação das melhores escolhas; as neopções acertadas; o neopatamar evolutivo alcançado; a reciclagem evolutiva; a autoridade moral conquistada pelos autesforços evolutivos; a agilização da evolução pessoal; a atualização consciencial; a linearidade da intencionalidade; o balanço da própria vida evolutiva por meio da aplicação das 100 folhas de avaliação técnica do Conscienciograma; a ampliação gradativa da autolucidez para obter maior proveito evolutivo no dia a dia; o percentual de correção da autoimagem; as neomarcas positivas no aqui-hoje-já teático; o paradigma consciencial; a interassistência pela doação altruística do labcon pessoal; as neo-hipóteses geradas pelas neodescobertas; o mapeamento periódico dos neoachados; a incorruptibilidade pessoal; a convivialidade sadia ininterrupta; os acertos grupocármicos na atual ressoma; a postura reconciliadora; a rotina útil; a autorganização; o balanço geral habitual; os autocomprometimentos positivos; as marcas pessoais exemplares; a coragem do autoposicionamento; a força presencial autoconsciente; a gescon; a escrita de verbetes para a Enciclopédia da Conscienciologia e de artigos conscienciológicos; a docência conscienciológica; a satisfação íntima ao assegurar o aperfeiçoamento contínuo da autoprodutividade; a autopesquisa ininterrupta; a pacificação íntima; a verbação; a interassistencialidade tarística; o antiegoísmo; a superação da autovitimização, das justificativas e da autocracia; a sabedoria volitiva; a desdramatização da realidade pessoal; a constatação e o autenfrentamento dos trafares renitentes; a identificação dos autotrafores; a automotivação cosmoética; a intencionalidade cosmoética; o autocentramento no megafoco; a sabedoria vivenciada; a solidariedade pertinente.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autoconquista seriexológica na admissão ao Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a tenepes; o recurso do autoparapsiquismo; o nível de lucidez nas manifestações fora do corpo humano; as companhias extrafísicas; as autorretrocognições enquanto fonte de neopegada consciencial.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo conduta cosmoética–autossustentabilidade energossomática; o sinergismo autoridade cosmoética–força presencial; o sinergismo autocorreção-autopacificação; o emprego do sinergismo escrita continuada–foco proexológico; o sinergismo autenfrentamentos sadios–posicionamentos interpessoais assertivos; o sinergismo autevolutivo vontade inquebrantável–intencionalidade cosmoética–autorganização eficaz.
          Principiologia: o princípio de não se repetir conscientemente o mesmo erro; o princípio do aproveitamento máximo do tempo evolutivo; o princípio da não procrastinação; o princípio da autenticidade cosmoética; a postura pessoal no princípio de aprender com os erros; o convívio sadio resguardado pelo princípio da admiração-discordância; o princípio da fidelidade aos autocompromissos assumidos no Curso Intermissivo.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) vivenciado, impelindo ao contínuo autaprimoramento evolutivo.
          Teoriologia: a teoria da coerência aplicada nas mínimas manifestações; a teoria da libertação do egocentrismo; a teoria e a prática do autodidatismo ininterrupto; a teoria da evolução consciencial pelos autesforços; a teoria da amortização dos endividamentos das interprisões grupocármicas; a teática da coragem para evoluir; a teoria da crise de crescimento.
          Tecnologia: as técnicas para prevenção e correção de erros; a aplicação da técnica do planejamento estratégico pessoal; a técnica do Conscienciograma; a técnica da ação pelas prioridades; a técnica da autestima sadia; a técnica da autodeterminação.
          Voluntariologia: a autodisponibilidade do voluntariado cosmoético.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível dos Reciclantes Existenciais; o Colégio Invisível dos Projetores Conscientes; o Colégio Invisível dos Priorizadores Evolutivos; o Colégio Invisível dos Escritores; o Colégio Invisível dos Educadores; o Colégio Invisível do Voluntariado.
          Efeitologia: os efeitos das pegadas deixadas pela conscin por onde passa; o efeito evolutivo do autoconhecimento aprofundado; os efeitos incentivadores dos progressos autevolutivos; a autoidentificação dos efeitos da autobagagem holobiográfica na existência atual; os efeitos da livre escolha; os efeitos úteis dos esforços evolutivos pessoais; os efeitos sadios da correção imediata dos equívocos; o efeito da interassistencialidade prioritária.
          Neossinapsologia: as neossinapses das reciclagens intraconscienciais; as neossinapses do neoparadigma consciencial; a autoconstrução de neossinapses pró-evolutivas.
          Ciclologia: o ciclo de realização vontade-intenção-decisão-determinação; o ciclo recebimento-retribuição; o ciclo crise de crescimento (autenfrentamento)–ajuste da bússola consciencial (autodecisão)–neopatamar evolutivo (autocoerência); a ruptura com o ciclo persecutório vítima-algoz; o ciclo adversidade-perdão-superação-exemplarismo-interassistência; o ciclo aprender-ensinar-reaprender.
          Enumerologia: a neopegada consciencial libertária; a neopegada consciencial evolutiva; a neopegada consciencial cosmoética; a neopegada consciencial exemplificativa; a neopegada consciencial lúcida; a neopegada consciencial automotivada; a neopegada consciencial incessante.
          Binomiologia: o binômio disciplina-perseverança; o binômio reciclagem-lucidez; o binômio conhecimento-responsabilidade; o binômio abrir mão–sobrepairar; o binômio autenfrentamento-autossuperação; o binômio autorreflexão–crescimento consciencial; o binômio autolucidez–correção imediata; o binômio lucidez–maturidade consciencial; o binômio paradigma pessoal–neoverpons; o binômio oportunidade evolutiva–autocoerência; o binômio autoimagem idealizada–autoimagem real.
          Interaciologia: a interação autocrítica racional–escolhas coerentes; a interação reflexão-intenção-decisão; a interação autodiscernimento–acerto evolutivo; a interação homeostática das correções dos enganos; a interação autoconhecimento-autesclarecimento; a interação abertismo consciencial–aceleração da História Pessoal; a interação autopensenes–autocrítica mentalsomática–recin.
          Crescendologia: o crescendo experiências pessoais–vivências sedimentadas; o crescendo artigo–verbete–livro–obra-prima; o crescendo lucidez-interassistencialidade-evolução;o crescendo tenepes-ofiex-desperticidade.
          Trinomiologia: o trinômio recin-autenfrentamento-criatividade; o trinômio crise de crescimento–redefinição pessoal–autossuperação; o trinômio fato-autodiscernimento-interpretação; o trinômio passado-presente-futuro; o trinômio discordância-diálogo-pacificação; o trinômio contradição íntima–momento evolutivo–autodiagnóstico; o trinômio vontade-autodeterminação-responsabilidade; o trinômio autocentragem–autorreeducação–autopriorização evolutiva; o trinômio nível evolutivo–oportunidade evolutiva–aceleração evolutiva.
          Polinomiologia: o polinômio lucidez–posturas cosmoéticas–sobrepairamento–concessões; o polinômio consciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação.
          Antagonismologia: o antagonismo zona de conforto / zona de desconforto; o antagonismo autofuga / autenfrentamento; o antagonismo rotinas inúteis / rotinas úteis; o antagonismo espectador da vida / protagonista da evolução; o antagonismo ortopensenidade / patopensenidade; o antagonismo impulsividade / autopacificação; o antagonismo erro / correção.
          Paradoxologia: a regra conscienciológica paradoxal entrar em si (egocentrismo) para sair de si (interassistencialidade).
          Politicologia: a autopesquisocracia; a intelectocracia; a cosmoeticocracia; a determinocracia; a evoluciocracia; a mentalsomatocracia; a conscienciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço na conservação e ampliação de neopegadas conscienciais.
          Filiologia: a neofilia; a evoluciofilia; a determinofilia; a conscienciofilia; a voliciofilia; a raciocinofilia; a intencionofilia.
          Fobiologia: a reciclofobia; a raciocinofobia; a cognofobia; a voliciofobia; a autevoluciofobia; a autorreflexofobia; a autopesquisofobia.
          Sindromologia: a eliminação da síndrome da despriorização existencial.
          Maniologia: a anulação da mania de postergar; a autorreflexão profilática frente à mania de justificar os próprios erros.
          Holotecologia: a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a determinoteca; a interassistencioteca; a cosmoeticoteca; a recexoteca; a prioroteca.
          Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Voliciologia; a Intencionologia; a Ortopensenologia; a Reciclologia; a Autodiscernimentologia; a Autovivenciologia; a Cosmoeticologia; a Autocoerenciologia; a Decidologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o agitador cultural.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a agitadora cultural.
          Hominologia: o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autorreflexor; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens parapercutiens; o Homo sapiens reflector.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: minineopegada consciencial = a decorrente de reciclagem intraconsciencial (recin) da conscin lúcida pré-desperta; maxineopegada consciencial = a decorrente de autovivência na condição da desperticidade.
          Culturologia: a cultura do maior empenho evolutivo.
          Caracterologia. Sob a ótica da Autevoluciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 9 categorias de neopegadas por parte da conscin lúcida:
          1. Neopegada da autopensenização (Holomaturologia).
          2. Neopegada da autorganização existencial (Autodisciplinologia).
          3. Neopegada da autorreeducação (Intencionologia).
          4. Neopegada da autossuperação (Paraterapeuticologia).
          5. Neopegada da sinalética energética e parapsíquica pessoal (Parapercepciologia).
          6. Neopegada do abertismo consciencial (Evoluciologia).
          7. Neopegada do voluntariado (Teaticologia).
          8. Neopegada grafopensênica (Comunicologia).
          9. Neopegada interassistencial (Conviviologia).


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a neopegada consciencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Assinatura pensênica: Pensenologia; Neutro.
          03. Autochecagem indispensável: Autexperimentologia; Homeostático.
          04. Autodomínio da conquista: Autevoluciologia; Homeostático.
            05.  Autodomínio da vontade: Voliciologia; Homeostático.
            06.  Autorrestauração imediata: Autodisciplinologia; Homeostático.
            07.  Descarte dos resquícios: Recexologia; Homeostático.
            08.  Errata consciencial: Cosmoeticologia; Homeostático.
            09.  Inteligência Evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
            10.  Maxiconquista atual: Autevoluciologia; Homeostático.
            11.  Natureza intermissiva: Intermissiologia; Neutro.
            12.  Neoconquista: Autevoluciologia; Homeostático.
            13.  Nível de lucidez: Autolucidologia; Homeostático.
            14.  Rastro textual: Grafopensenologia; Homeostático.
            15.  Teaticologia: Intrafisicologia; Homeostático.
  A NEOPEGADA CONSCIENCIAL DO INTERMISSIVISTA LÚCIDO QUANTO À AUTEVOLUÇÃO EVIDENCIA O AJUSTE
 DO RUMO EXISTENCIAL, PAUTADO NA VONTADE DECIDIDA E NA RETILINEARIDADE AUTOPENSÊNICA DIUTURNA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, vive consciente dos atuais rastros conscienciais?
Otimiza os acertos evolutivos objetivando neopegadas cosmoéticas?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 122.
            2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 621 e 806.
            3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 336.


                                                                                                                   V. T. S.