A abertura consciencial tardia é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, a partir da meia-idade, demonstrar interesse em acessar o corpus de conhecimento da Conscienciologia e de aplicar as técnicas destinadas à evolução lúcida.
Você, leitor ou leitora, já se deu a oportunidade de entender o microuniverso consciencial a partir do corpus da Conscienciologia, mesmo tardiamente? Ou continua procrastinando?
ABERTURA CONSCIENCIAL TARDIA (EVOLUCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A abertura consciencial tardia é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, a partir da meia-idade, demonstrar interesse em acessar o corpus de conhecimento da Conscienciologia e de aplicar as técnicas destinadas à evolução lúcida. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo abertura vem do idioma Latim Tardio, apertura, “abertura; ação de abrir; orifício; boeiro”. Surgiu no Século XIV. O termo consciência deriva do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. A palavra tardia procede também do idioma Latim, tardivus, “vagaroso; que chega depois do tempo”. Surgiu no Século XVI. Sinonimologia: 1. Abertismo consciencial tardio. 2. Abrimento intraconsciencial tardio. 3. Acessibilidade consciencial tardia. Neologia. As 3 expressões compostas abertura consciencial tardia, miniabertura consciencial tardia e maxiabertura consciencial tardia são neologismos técnicos da Evoluciologia. Antonimologia: 1. Fechadismo consciencial na meia-idade. 2. Abertura consciencial precoce. 3. Abertura consciencial na juventude. 4. Abertura consciencial na infância. Estrangeirismologia: a open mind; o timing evolutivo; os insights esclarecedores. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autopredisposição às neoideias libertárias. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos: 1. “Autocognição. A autocognição não é sofrimento”. “As ideias na vigília ordinária são, geralmente superficiais e rudimentares. Quando começa a autovivência do processo multidimensional, muda tudo na vida da conscin. Não existe nada superior à autocognição quando profunda, parapsíquica, multidimensional, paragenética, cosmoética, evolutiva e prioritária”. 2. “Reciclagens. Observemos as reciclagens. Não se muda a técnica admitida e aplicada sem experimentações novas”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da abertura consciencial; o holopensene pessoal do autoconhecimento; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade. Fatologia: a abertura consciencial tardia; a vontade pessoal em conhecer o paradigma consciencial na meia-idade; o interesse pela teática da Conscienciologia; o autodiscernimento; a compreensão da holossomaticidade; a superação lúcida quando à dessoma do parceiro da dupla evolutiva (DE); as viagens à Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); os cursos conscienciológicos; a superação da religiosidade; a desmistificação; o antidogmatismo; a euforia intrafísica (euforin); a reciclagem intraconsciencial (recin); a reciclagem existencial (recéxis); as neoverpons; a cosmovisão; o cosmopolitismo; a lucidez quanto à evolução pessoal na meia-idade; a lucidez quanto à evolução grupal. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático na meia-idade; a identificação tardia da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a multidimensionalidade; a multisserialidade; as experiências parapsíquicas proporcionadas pelos acoplamentos energéticos 2 Enciclopédia da Conscienci ologia em cursos conscienciológicos; a exteriorização das energias utilizada pelos amparadores extrafísicos para assistir as consciexes; a prática da tenepes na meia-idade; a primavera energética (primener). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo abertura consciencial–curiosidade autopesquisística; o sinergismo autodiscernimento-autevolução. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio de a autopesquisa conduzir ao autoconhecimento; o princípio da evolução da consciência sendo processo contínuo; o princípio de todo o encontro interconsciencial ser reencontro; o princípio da inevitabilidade da interassistência na evolução consciencial; o princípio cosmoético do foco “aconteça o melhor para todos”; o megaprincípio cósmico de ninguém evoluir sozinho. Codigologia: a teática do código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria da evolução consciencial; a teoria das verdades relativas de ponta (verpons); a teoria do pensene; a teoria do amparo extrafisico de função. Tecnologia: a técnica do estado vibracional; a técnica do arco voltaico craniochacral; as técnicas de reciclagens intraconscienciais (recins); a técnica da reciclagem existencial (recéxis); as técnicas de priorização evolutiva; a técnica da tenepes. Voluntariologia: o voluntariado interassistencial pessoal e profissional; o voluntariado em grupo de estudo conscienciológico; o voluntariado interdimensional da tenepes. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório grupal conscienciológico Acoplamentarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia. Efeitologia: os efeitos interassistenciais da abertura consciencial; os efeitos impactantes das verpons conscienciológicas promovendo reciclagens pensênicas; o efeito da qualificação pensênica; o efeito do autoconhecimento dos trafores reciclando trafares; o efeito volitivo gerando autoconfiança pessoal. Neossinapsologia: as neossinapses evolutivas; as neossinapses obtidas por meio de estudo; as neossinapses adquiridas em cursos conscienciológico; as neossinapses desencadeadoras de reconciliações. Ciclologia: o ciclo evolutivo pessoal (CEP); o ciclo da oportunidade evolutiva; o ciclo reconhecer-reciclar; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo das oportunidades evolutivas gerando autossatisfação; o ciclo assistência recebida–assistência retribuída. Enumerologia: a mentalidade aberta na meia-idade; a acessibilidade ampliada na meia-idade; a teática conscienciológica na meia-idade; o autodiscernimento cognitivo na meia-idade; a lucidez crescente na meia-idade; a ampliação da cognição na meia-idade; o afloramento do parapsiquismo útil na meia-idade. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio vontade-determinação; o binômio autodiscernimento-autevolução; o binômio organização-aproveitamento; o binômio despojamento-amparabilidade; o binômio conscin–consciex amparadora. Interaciologia: a interação intencionalidade-compromisso; a interação lucidez–reciclagem intrafísica; a interação autorreflexão profunda–pacificação íntima. Crescendologia: o crescendo abertura à experiência–atitude refletida; o crescendo tacon-tares; o crescendo evolutivo pessoal. Trinomiologia: o trinômio decisão-posicionamento-mudança; o trinômio vontade-decisão-determinação; o trinômio autodeterminação-automotivação-autoconfiança; o trinômio conhecer-compreender-aprender. Polinomiologia: o polinômio volição-intenção-decisão-determinação; o polinômio autocrítica-autochecagem-autorreflexão-autorreciclagem. Antagonismologia: o antagonismo abertismo consciencial / fechadismo consciencial; o antagonismo lucidez consciencial / inconsciência; o antagonismo ansiedade / ponderação; o antagonismo pensenes sadios / pensenes patológicos. Paradoxologia: o paradoxo de buscar as verdades relativas de ponta na vivência do contexto religioso; o paradoxo de o assistente ser o maior assistido; o paradoxo de a evolução individual somente existir em grupo. Politicologia: a conscienciocracia; a evoluciocracia; a democracia pedagógica. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei da causa e efeito; a lei da interdependência consciencial; a lei da interassistencialidade; as leis da Cosmoética. Filiologia: a neofilia; a decidofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia; a reciclofilia. Fobiologia: a superação do medo da autexposição. Sindromologia: a eliminação da síndrome da subestimação dos trafores; a superação da síndrome da insegurança. Maniologia: a evitação da mania de terceirizar a própria responsabilidade. Mitologia: a eliminação do mito do impossível; a erradicação do mito da verdade absoluta. Holotecologia: a experimentoteca; a discernimentoteca; a evolucioteca; a consciencioteca; a teaticoteca; a energeticoteca; a convivioteca; a interassistencioteca; a teaticoteca; a tenepessoteca. Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Escolhologia; a Curiosologia; a Autopesquisologia; a Somatologia; a Evoluciologia; a Intrafisicologia; a Autodiscernimentologia; a Cosmoeticologia; a Interassistenciologia; a Recinologia; a Verponologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin aberta; a pessoa neofílica; a conscin autoconsciente; a conscin resoluta; o ser interassistencial; a pessoa autorganizada; a conscin automotivada. Masculinologia: o autodecisor; o intermissivista; o amparador intrafísico; o cognopolita; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o parapercepciologista; o pesquisador; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a autodecisora; a intermissivista; a amparadora intrafísica; a cognopolita; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens autodeterminatus; o Homo sapiens energossomaticus; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens evolutivus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens recyclans. V. Argumentologia Exemplologia: miniabertura consciencial tardia = a busca de conhecimento teórico sobre as técnicas evolutivas da Conscienciologia na meia-idade; maxiabertura consciencial tardia = o domínio das técnicas evolutivas da Conscienciologia com autodiscernimento na meia-idade. 4 Enciclopédia da Conscienci ologia Culturologia: a eliminação da cultura religiosa; a cultura do autoconhecimento; a cultura da autoconfiança; a cultura da Autopesquisologia; a cultura do autodiscernimento; a cultura da cosmoeticidade; a cultura da evolução consciencial; a cultura da reciclagem existencial. Traforologia. Sob a ótica da Conscienciometrologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 15 trafores impulsionadores da abertura consciencial tardia: 01. Autassertividade. 02. Autocontrole emocional. 03. Autodiscernimento. 04. Autodomínio energético. 05. Autorganização. 06. Consciencialidade. 07. Convivialidade. 08. Coragem. 09. Decidofilia. 10. Neofilia. 11. Proatividade. 12. Racionalidade. 13. Reciclogenia. 14. Valorização existencial. 15. Vontade. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita como a abertura consciencial tardia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Autodiscernimento energético: Energossomatologia; Homeostático. 03. Autodiscernimento parapsíquico: Descrenciologia; Homeostático. 04. Autorreeducação na maturidade: Recexologia; Homeostático. 05. Despertamento parapsíquico na terceira idade: Parapercepciologia; Neutro. 06. Efeito da verpon: Holomaturologia; Homeostático. 07. Empreendedorismo interassistencial: Empreendedorismologia; Homeostático. 08. Estudiosidade tardia: Gerontologia; Homeostático. 09. Prazer evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. 10. Predisponência à reciclagem: Recexologia; Homeostático. 11. Predisposição evolutiva: Evoluciologia; Neutro. 12. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático. 13. Responsabilidade autevolutiva: Autevoluciologia; Homeostático. 14. Senso de orientação existencial: Evoluciologia; Homeostático. 15. Senso de utilidade evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. A ABERTURA CONSCIENCIAL TARDIA É POSTURA RECICLANTE DA CONSCIN NA MEIA-IDADE, AUTODETERMINADA A VIVENCIAR POSITIVAMENTE A AMPLIAÇÃO DA TEÁTICA MULTIDIMENSIONAL EM PROL DA AUTEVOLUÇÃO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se deu a oportunidade de entender o microuniverso consciencial a partir do corpus da Conscienciologia, mesmo tardiamente? Ou continua procrastinando? Bibliografia Específica: 1. Machado, Cesar; Proatividade Evolutiva: Sob a Ótica da Autoconsciencioterapia; pref. Tony Musskopf; revisores Equipe de Revisores da Editares; 440 p.; 7 seções; 53 caps.; 69 abrevs.; 2 diagramas; 21 E-mails; 309 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 14 tabs.; 20 websites; glos. 196 termos; glos. 17 termos (neológico especializado); 6 infografias; 10 filmes; 406 refs.; alf.; geo.; 23 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; páginas 148 a 301. 2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 164, 165 e 1.425. 3. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 143 e 184. B. M. C.