Negligência Intrafísica

A negligência intrafísica é o ato ou a condição de a conscin intermissivista, homem ou mulher, descuidar, menosprezar ou desrespeitar as exigências e necessidades cotidianas básicas, levando ao descumprimento de tarefas e obrigações inevitáveis à manutenção da programação existencial (proéxis).

Você, leitor ou leitora, se considera negligente ante as atividades básicas do dia a dia? Em escala de 0 a 5, qual o nível de completude das obrigações pessoais?

      NEGLIGÊNCIA INTRAFÍSICA
                                    (INTRAFISICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A negligência intrafísica é o ato ou a condição de a conscin intermissivista, homem ou mulher, descuidar, menosprezar ou desrespeitar as exigências e necessidades cotidianas básicas, levando ao descumprimento de tarefas e obrigações inevitáveis à manutenção da programação existencial (proéxis).
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O vocábulo negligência vem do idioma Grego, negligentia, “falta de cuidado; incúria; desleixo; indiferença; inércia”. Surgiu no Século XIV. O prefixo intra deriva do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O termo físico procede também do idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Preterição intrafísica. 2. Desdém intrafísico. 3. Irresponsabilidade perante a vida humana.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 18 cognatos derivados do vocábulo negligência: antinegligência; autonegligência; autonegligenciada; autonegligenciado; inegligenciável; inegligente; maxinegligência; meganegligência; mininegligência; negligenciação; negligenciada; negligenciado; negligenciador; negligenciadora; negligenciamento; negligenciar; negligenciável; negligente.
          Eufemismologia: a autodesorganização assediadora da conscin desleixada sendo denominada “falta de zelo”.
          Neologia. As 4 expressões compostas negligência intrafísica, mininegligência intrafísica, maxinegligência intrafísica e meganegligência intrafísica são neologismos técnicos da Intrafisicologia.
          Antonimologia: 1. Prontidão intrafísica. 2. Priorização intrafísica. 3. Zelo cotidiano. 4. Autorresponsabilidade diária. 5. Operosidade evolutiva. 6. Relapsia extrafísica.
          Estrangeirismologia: o avoidance coping; o aftereffect do negligenciamento; a most important task; o lose track; a res ipsa loquitur; o je m’en fiche demonstrando desdém às obrigações; o ato de viver como quien oye llover; o workaholism.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Autorganizaciologia.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Respeitemos nossas obrigações. Negligência, não. Autorganização. Negligência: olhos semicerrados.
          Coloquiologia. Eis 5 expressões populares referente ao ato de negligenciar a vida intrafísica: o ato de empurrar a vida com a barriga; o posicionamento de tirar o corpo fora; a ação de saltar de banda; o ato de não vestir a camisa; o ato de ignorar o elefante no meio da sala.
          Proverbiologia. Eis provérbio latino relacionado ao assunto: – Stulta est aliena curare, sua neglegere (É tolice preocupar-se com o alheio e descuidar do próprio).
          Ortopensenologia: – “Negligência. A negligência leva ao erro, assim como a autorganização leva ao acerto”. “A negligência pessoal pode desencadear lastimáveis injustiças”.
          Filosofia: o Hedonismo; o Pragmatismo; o calculismo cosmoético; o exemplarismo evolutivo.
          Unidade. A unidade de medida da negligência intrafísica é o percentual de incompletude das obrigações cotidianas.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do negligenciamento; o holopensene da autocorrupção; o holopensene da leviandade; os hedonopensenes; a hedonopensenidade; os oniropensenes; a oniropensenidade; o holopensene da base física; o holopensene da profissão; o holopensene dos grupos de convívio; a autossuperação pela instalação do holopensene da autoprontidão.
          Fatologia: a negligência intrafísica; a alienação quanto aos deveres rotineiros; o ato de descuidar do sono restabelecedor; o ato de deixar de lado as tarefas domésticas; a falta de manutenção da base física; o desdém à fisiologia; a ignorância somática; a procrastinação dos compromissos profissionais; a lista interminável de pendências; o atraso frequente das entregas de tarefas; a ação de empurrar a poeira para debaixo do tapete; a birra para não fazer determinada tarefa desconfortável; o desejo de obliterar as atividades desagradáveis; a evitação de tarefas fora da zona de conforto patológica; o mau humor advindo da contrariedade pessoal; o ato de dar de ombros; a burocratização das rotinas pessoais; o erro pela irreflexão básica; as amizades ociosas influindo nos hábitos do intermissivista ingênuo; o “dia da preguiça” reforçando a autocorrupção; o descanso não merecido; as desculpas infundadas; o porão consciencial latente; os comportamentos monárquicos; a postergação da recuperação de cons; a obnubilação da conscin intermissivista; a indiligência antiproéxica; a melin; o incompléxis; a elaboração da lista pessoal de afazeres; o desenvolvimento da autocriticidade pelo questionamento das ações pessoais; a criticidade quanto às demandas diárias; o completismo diário do intermissivista.
          Parafatologia: a ausência da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a interferência assediadora das consciexes desarticuladoras; a evocação de consener pelas energias levianas; o apaziguamento dos guias extrafísicos amauróticos por meio dos esclarecimentos; a autorganização holossomática proporcionando o aumento da lucidez intermissiva; as retrocognições sadias de compromissos assumidos no período intermissivo.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: a busca pelo sinergismo intrafisicalidade-mentalsomaticidade; a falta do sinergismo rotinas úteis–hábitos saudáveis; o sinergismo autorganização-acabativa.
          Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio de não deixar para daqui a pouco o possível de ser feito agora.
          Codigologia: a implantação do código pessoal de Cosmoética (CPC) visando otimizar o processo de recin.
          Teoriologia: a teoria da hierarquia de necessidades de Abraham Maslow (1908–1970).
          Tecnologia: a técnica da elaboração do ranking de prioridades; a técnica da recéxis; a técnica da invéxis; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da autorreflexão de 5 horas.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico contribuindo para o deslinde das prioridades cotidianas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Invexologia.
          Efeitologia: o emperramento da linha de produção interassistencial enquanto efeito do desleixo das atividades básicas do cotidiano; os efeitos das rotinas inúteis sobre os hábitos pessoais.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas da autossuperação da desorganização crassa.
          Ciclologia: a atenção à eficácia mantida no ciclo início-meio-fim.
          Enumerologia: a negligência doméstica; a negligência afetivo-sexual; a negligência somática; a negligência profissional; a negligência financeira; a negligência social; a negligência familiar.
          Binomiologia: o binômio detalhismo-ação; o binômio profilaxia-priorização; o binômio eficiência-autorganização; o binômio autodesorganização-autassédio.
          Interaciologia: a interação prontidão-priorização; a interação holossomática-intrafisicalidade.
          Crescendologia: o crescendo autorreflexão-autorganização-interassistência; o crescendo minicompléxis-compléxis.
          Trinomiologia: o trinômio autodesorganização-preterição-erro.
          Polinomiologia: o polinômio atenção-prioridade-organização-continuísmo; a ausência do polinômio autocrítica-autopesquisa-autocognição-autorganização.
          Antagonismologia: o antagonismo comodismo / proatividade; o antagonismo recuperação de cons / porão consciencial; o antagonismo negligência / evolução pessoal; o antagonismo impulso procrastinador / reflexão autorganizadora.
          Paradoxologia: o paradoxo da evitação do inevitável; o paradoxo do workaholic negligente.
          Politicologia: a anomia; a autassediocracia velada; a desviocracia.
          Legislogia: a lei do menor esforço; a superação da preguiça pela lei do maior esforço consciencial; a lei da inércia.
          Filiologia: a reciclofilia; a superação da inércia pela autopriorofilia.
          Fobiologia: a evitação da hipengiofobia.
          Sindromologia: a síndrome do infantilismo; a síndrome de Peter Pan; a síndrome da mediocrização consciencial.
          Maniologia: a mania de viver apagando incêndios; a evitação da mania de atender às falsas emergências.
          Mitologia: o mito da disponibilidade de tempo eterno reforçando a postergação de atividades básicas.
          Holotecologia: a organizacioteca; a invexoteca; a recexoteca; a atencioteca; a prioroteca; a evolucioteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Intrafisicologia; a Errologia; a Tecnologia; a Psicologia; a Conviviologia; a Administraciologia; a Conscienciocentrologia; a Sociologia; a Conscienciometrologia; a Priorologia; a Recexologia; a Proexologia; a Evoluciologia; a Extrafisicologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin relapsa; a isca humana inconsciente; a personalidade preguiçosa; a conscin pré-desperta; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor inato; o atacadista consciencial; o autopriorizador; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o parapercepciologista; o autopesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o teletertuliano; o tertuliano; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora inata; a atacadista consciencial; a autopriorizadora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a parapercepciologista; a autopesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a teletertuliana; a tertuliana; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens negligens; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens subcerebralis; o Homo sapiens invexologicus; o Homo sapiens proexologicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: mininegligência intrafísica = o ato de deixar de arrumar a cama ao se levantar; maxinegligência intrafísica = o ato de desdenhar o próprio soma; meganegligência intrafísica = o ato de menosprezar a programação existencial.
          Culturologia: a cultura da negligência; a cultura da postergação; a cultura da preguiça; a cultura do imediatismo.
          Recomendações. Sob a ótica da Autorganizaciologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 condutas profiláticas à conscin intermissivista, notadamente do jovem, a fim de evitar a negligência intrafísica, melhorando a autocompetência no domínio da intrafisicalidade:
          01. Acabativa: zelar pelo acabamento dos trabalhos.
          02. Detalhismo: estar atento às minúcias e sincronicidades.
          03. Flexibilidade: adotar a flexibilidade para mudar de bloco pensênico a qualquer instante.
          04. Planejamento: listar prioridades evolutivas do dia e cumpri-las.
          05. Pontualidade: cumprir os horários dos compromissos assumidos.
          06. Praticidade: adotar o pragmatismo nas obrigações intrafísicas.
          07. Prontidão: presteza ao realizar atividades cotidianas.
          08. Realismo: mensurar as atividades com realismo.
          09. Soma: avaliar a condição fisiológica para realização de determinadas tarefas.
          10. Sono: manter rotina de sono equilibrada.
          Proéxis. Sob a ótica da Autorganizaciologia, banalizar as atividades básicas do intrafísico desencadeia relação de causalidade frente às demais tarefas no cotidiano do intermissivista, atravancando ou dificultando a consecução linear da programação existencial.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a negligência intrafísica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acídia: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Adulto-criança: Consciencioterapia; Nosográfico.
          03. Antidispersão invexológica: Invexologia; Homeostático.
          04. Antidispersividade cotidiana: Rotinologia; Neutro.
          05. Antiprocrastinação: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          06. Atitude antiproéxis: Proexologia; Nosográfico.
          07. Autocorreção: Autocosmoeticologia; Homeostático.
          08. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Autodesorganização: Parapatologia; Nosográfico.
          10. Autodispersividade: Autexperimentologia; Nosográfico.
          11. Autoprontidão: Recexologia; Homeostático.
          12. Conscin dispersiva: Dispersologia; Nosográfico.
          13. Porão consciencial: Intrafisicologia; Nosográfico.
          14. Preguiça mental: Parapatologia; Nosográfico.
          15. Procrastinação danosa: Autorganizaciologia; Nosográfico.
      MENOSPREZAR AS NECESSIDADES DA VIDA HUMANA
   DEMONSTRA FALTA DE INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA (IE),
       PODENDO LEVAR A CONSCIN INTERMISSIVISTA COM
      PORÃO CONSCIENCIAL OPERANTE AO INCOMPLÉXIS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, se considera negligente ante as atividades básicas do dia a dia? Em escala de 0 a 5, qual o nível de completude das obrigações pessoais?
            Musicografia Específica:
             1. Mars, Bruno; et al.; The Lazy Song; Doo-Wops & Hooligans; Atlantic Records; Elektra Records; Los Angeles, CA; USA; 2010; Faixa 05.
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 576 a 577.
            2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 1.127.
            3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 127, 451 e 516.
                                                                                                                   F. O. S.