Murismo

O murismo é a tendência, prática, política ou comportamento de a consciência, conscin ou consciex, pautar a conduta pessoal com característica de falta de posicionamento, indefinição, não explicitação da própria opinião e ausência de autocomprometimento, gerando a estagnação evolutiva e omissões deficitárias causadoras de prejuízo à auto e heterassistência consciencial.

Você, leitor ou leitora, possui ainda posturas muristas? De qual categoria? Já refletiu sobre a autodinamização evolutiva a partir da reciclagem dessas posturas?

      MURISMO
                                         (MURISMOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O murismo é a tendência, prática, política ou comportamento de a consciência, conscin ou consciex, pautar a conduta pessoal com característica de falta de posicionamento, indefinição, não explicitação da própria opinião e ausência de autocomprometimento, gerando a estagnação evolutiva e omissões deficitárias causadoras de prejuízo à auto e heterassistência consciencial.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo muro deriva do idioma Latim, murus, “parede; cerca”. Surgiu no Século XIII. O sufixo ismo procede do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico; político ou religioso; ato, prática ou resultado de; peculiaridade de; ação; conduta; hábito ou qualidade característica de; quadro mórbido; condição patológica”.
          Sinonimologia: 1. Irresolutismo. 2. Indeterminismo. 3. Bifrontismo; posicionamento ambíguo. 4. Demagogismo. 5. Oportunismo. 6. Abstencionismo antievolutivo.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 17 cognatos derivados do vocábulo muro: antimurismo; extramuro; intermuros; intramuros; maximurismo; minimurismo; murada; murado; muralha; muralhar; muramento; murar; mureta; murete; murismo; Murismologia; murista.
          Neologia. As 3 expressões murismo, minimurismo e maximurismo são neologismos técnicos da Murismologia.
          Antonimologia: 1. Decidismo; determinação. 2. Decidofilia. 3. Definição pessoal; posicionamento explicíto. 4. Antidemagogismo. 5. Monofrontismo. 6. Comprometimento. 7. Autorresolução.
          Estrangeirismologia: o não uso do facultas agendi; o modus operandi antievolutivo de não se expor; o apego ao status quo; o anceps animus; o auf dem Zaun; o autengano sobre the right place; o two-faced; a falta de glasnost.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade evolutiva.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Murismo: irresolução autoconsciente. Murismo é autengano.
          Coloquiologia. Eis 6 expressões populares relacionadas ao tema: – o querer agradar a gregos e troianos; o dançar conforme a música; o “chove não molha”; o “vai, não vai”; o nem contra, nem a favor, muito antes pelo contrário; o ato de acender uma vela para cada santo.
          Citaciologia: – “Quem não arrisca riscos calculados não petisca resultados consistentes (Eugenio Mussak, 1949–)”.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da indeterminação; os dubiopensenes; a dubiopensenidade; os entropopensenes; a entropopensenidade; os circumpensenes; a circumpensenidade; os criptopensenes; a criptopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os inferopensenes; a inferopensenidade; os doxopensenes ausentes; a doxopensenidade vaga; a premência de neopensenes; a neopensenidade; a ativação dos lucidopensenes; a lucidopensenidade; a autoortopensenização.
          Fatologia: o murismo; a indefinição comportamental; a hesitação frente à fartura de opções; o retardamento das decisões; a inexistência de senso crítico; o uso de evasivas; a procura de rodeios; a dissimulação; as atitudes reticentes; a intencionalidade ambígua; a indisponibilidade pessoal; as vacilações estacionárias; a busca da zona de conforto; os comodismos; a procrastinação; o emprego de subterfúgios; as meia-medidas; o sociosismo; o politicamente correto; a conduta da não exposição; a camuflagem anticosmoética; o antescondimento na pretensa neutralidade; a influência do medo do ridículo; a fuga pessoal às responsabilidades expressas no jargão lavar as mãos; a evasão do autenfrentamento; a não utilização do traço dormente homeostático frente às escolhas; a falta de autenticidade consciencial; a defesa da autoimagem idealizada; o descomprometimento; a inércia; a estupefação; as atitudes não autênticas do falso self; o não aproveitamento das oportunidades evolutivas; o encolhimento consciencial; a despriorização; a interprisão grupocármica; o comportamento antievolutivo típico da pessoa pusilânime; a permanência no acostamento da estrada evolutiva; a fuga do contrafluxo social; o incompléxis; a autossuperação pelo comprometimento evolutivo; a coragem fundamentada na autoconfiança; o desembaraço conquistado pela ação; o ato de assumir a responsabilidade com clareza; a qualificação da intenção nas tomadas de posição; a convicção da meta existencial como bússola resolutiva; o investimento no autodiscernimento consciencial nas autodeterminações; a substituição da lógica sofista pela multidimensional; a implantação da maxicatarse cosmoética nas deliberações; a calibração da voliciolina atuando na superação do murismo; o aprendizado da postura assertiva cosmoética.
          Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a ausência da sinalética energética e parapsíquica pessoal; o antescondimento abrindo brecha para o assédio extrafísico; as cicatrizes psicossômicas causando medo da autexposição; a negligência interassistencial na evitação da troca energética; o autassédio gerado pela indecisão; o Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático oferecendo ferramentas úteis para a reciclagem dos traços muristas ao intermissivista ressomado.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo doentio inautencidade-despersonalização; o sinergismo patológico hesitação-dissimulação.
          Principiologia: o princípio de ninguém evoluir sozinho; a falta do princípio do posicionamento pessoal (PPP); a omissão do princípio do exemplarismo pessoal (PEP); a carência do princípio da responsabilidade interconsciencial; a fuga do princípio coexistencial da admiração-discordância; a ausência do princípio da autenticidade cosmoética; o desconhecimento do princípio da imprescindibilidade de autodecisões críticas na vida; o uso anticosmoético do princípio filosófico do livre arbítrio.
          Codigologia: a ausência do código pessoal de Cosmoética (CPC); a urgência da construção do código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da argumentação; a teoria da decisão; a teoria da personalidade cosmoética autoconsciente.
          Tecnologia: a técnica da autodecisão; a técnica de viver evolutivamente; a técnica da cosmovisão favorecendo a percepção das atitudes egoicas arraigadas; a técnica da higiene consciencial; a técnica do abertismo consciencial; a técnica da interlocução; a técnica de autexposição da conscin-cobaia; a técnica da qualidade da autointenção.
          Voluntariologia: a reciclagem da postura murista sendo condição para a prática efetiva do voluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Conviviologia Evolutiva; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível dos Sociólogos; o Colégio Invisível da Seriexologia; o Colégio Invísivel da Intrafisicologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
           Efeitologia: o efeito da indecisão nas escolhas evolutivas; o efeito do escondimento pessoal na afetividade imatura; o efeito da indeterminação no domínio energético; o efeito do medo de autenfrentamento na convivência multidimensional; o efeito da política bifronte na evolução pessoal; o efeito da falta de autodecisão gerando heterodecisão; o efeito dos posicionamentos cosmoéticos nas reciclagens intraconscienciais (recins).
           Neossinapsologia: as retrossinapses muristas atuantes, dispensáveis; as neossinapses geradas pela superação dos bloqueios de interação consciencial.
           Ciclologia: o ciclo covardia–indefinição pessoal–autoparalisação–incompletismo existencial; o ciclo das reciclagens significativas; o ciclo da decisão-tempo-ação.
           Enumerologia: o murismo dos sentimentos (apatia afetiva); o murismo sexual (bissexualidade); o murismo político (infidelidade partidária); o murismo profissional (autoindefinição vocacional); o murismo comunicativo (eufemismo); o murismo financeiro (indefinição econômica); o murismo evolutivo (autodescomprometimento proexológico).
           Binomiologia: o binômio imaturidade consciencial–encolhimento consciencial; o binômio patológico indecisão-embromação; o binômio decidofobia–fraqueza cronicificada; o binômio incapacidade de definição–deficit evolutivo; o binômio posicionamento cosmoético–força presencial vigorosa; o binômio autoconfiança–autopropulsão evolutiva.
           Interaciologia: a interação procrastinação–omissão deficitária; a interação murismo-oportunismo; a interação condescendência-comodismo.
           Crescendologia: o crescendo murismo-indefinismo-adesismo; o crescendo miniautodecisões-maxiautodecisões; o crescendo pensamento lúcido–decisão madura.
           Trinomiologia: o trinômio vacilar-enlear-titubear; o trinômio oscilar-balançar-bambear; o trinômio acriticismo-apriorismose-interiorose; o trinômio autestima-autoconfiança-autossuficiência; o trinômio autotransparência-autamostragem-autexplicitação; o trinômio da decisão aqui-hoje-já.
           Antagonismologia: o antagonismo omissão deficitária / omissão superavitária; o antagonismo avanço / recuo; o antagonismo pusilanimidade / discernimento; o antagonismo tibieza / destemor; o antagonismo ocultação / autexposição recicladora; o antagonismo covardia pessoal / coragem pessoal; o antagonismo fuga / assertividade cosmoética.
           Paradoxologia: o paradoxo do murismo ser tomada de decisão; o paradoxo da decisão de segundos alcançar anos de reverberação; o paradoxo das certezas serem relativas.
           Politicologia: a argumentocracia; a refutaciocracia; a debatocracia; a interassistenciocracia; a autodiscernimentocracia; a lucidocracia; a autopesquisocracia; a democracia possibilitando as manifestações pessoais; a meritocracia evolutiva exigindo posicionamentos definidos.
           Legislogia: a lei da identidade; a lei da empatia; a lei do maior esforço na sustentação da convivialidade sadia; a lei da interdependência consciencial.
           Filiologia: a decidofilia; a criticofilia; a conviviofilia; a gregariofilia; a sociofilia; a comunicofilia; a autorraciocinofilia; a heterorraciocinofilia; a assistenciofilia; a neofilia; a cosmoeticofilia; a evoluciofilia.
           Sindromologia: a síndrome da indecisão; a síndrome do buscador-borboleta; a síndrome da mediocrização; a síndrome da pusilanimidade; a síndrome da despriorização evolutiva.
           Maniologia: a abulomania; a mania da dúvida; a mania de fazer vista grossa; a mania de postergar decisões.
           Mitologia: o mito da certeza absoluta; o mito da decisão ideal; o mito do não posicionamento ser neutralidade; o mito de Janus.
           Holotecologia: a apriorismoteca; a criticoteca; a argumentoteca; a comunicoteca; a convivioteca; a definoteca; a socioteca; a interassistencioteca.
           Interdisciplinologia: a Murismologia; a Parapatologia; a Comunicologia; a Conviviologia; a Autopesquisologia; a Experimentologia; a Debatologia; a Argumentologia; a Refutaciologia; a Autodecidologia; a Autodiscernimentologia; a Autoconscienciometrologia; a Autorrecexologia.


                                          IV. Perfilologia

         Elencologia: a pessoa indecisa; a personalidade ambígua; a consciência influenciável; a pessoa flexíloqua; a conscin fósmea; a conscin manipuladora; a isca humana inconsciente.
         Masculinologia: o murista; o equilibrista; o malabarista; o indefinido; o eterno descomprometido; o explorador; o político camaleão; o simulador; o matreiro; o espião-traidor; o bifronte; o buscador-borboleta; o autodecisor; o reciclante existencial; o autopesquisador; o comunicólogo; o exemplarista; o reeducador; o conviviólogo; o escritor; o verbetógrafo; o tenepessista; o ofiexista; o projetor consciente; o conscienciólogo; o epicon lúcido; o homem de ação.
         Femininologia: a murista; a equilibrista; a malabarista; a indefinida; a eterna descomprometida; a exploradora; a política camaleoa; a simuladora; a matreira; a espiã-traidora; a bifronte; a buscadora-borboleta; a autodecisora; a reciclante existencial; a autopesquisadora; a comunicóloga; a exemplarista; a reeducadora; a convivióloga; a escritora; a verbetógrafa; a tenepessista; a ofiexista; a projetora consciente; a consciencióloga; a epicon lúcida; a mulher de ação.
         Hominologia: o Homo sapiens bifrons; o Homo sapiens dubious; o Homo sapiens ambiguus; o Homo sapiens dissimulator; o Homo sapiens decidophobicus; o Homo sapiens inauthenticus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens sugestionabilis.


                                         V. Argumentologia

         Exemplologia: minimurismo = a hesitação da conscin quanto à escrita de verbetes, querendo o bônus do autorrevezamento e não o ônus da pesquisa; maximurismo = a postura da consciência, ainda vacilante, no momento de reciclar o autoposicionamento antievolutivo crasso, já identificado na condição de megatrafar.
         Culturologia: a cultura do murismo; a cultura da autexposição cosmoética da conscin-cobaia invulgar; a cultura salutar do debate de verpons construindo a saída do murismo.
         Taxologia. Segundo a Autolucidologia, eis, por exemplo, quanto à ocorrência, duas categorias de consciência murista com nível crescente de autoinconsciencialidade:
         1. Eventual.
         2. Habitual.
         Autopesquisologia. Sob a ótica da Conscienciometrologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 comportamentos das consciências muristas, a serem reciclados:
         01. Autocorrupção.
         02. Autoderrotismo.
         03. Autovitimização.
         04. Busca da neutralidade: a aparente zona de conforto.
         05. Comodismo.
         06. Evitação de conflitos.
         07. Falta de posicionamento.
         08. Fuga da responsabilidade.
         09. Hesitação.
         10. Incapacidade de dizer não.
         11. Inflexibilidade.
         12. Insegurança.
         13. Manipulação.
         14. Mediocridade.
         15. Necessidade de aprovação social: o loc externo.
          16.  Ocultamento da realidade.
          17.  Oportunismo.
          18.  Ouvidos moucos: o fingir não escutar críticas.
          19.  Postura passiva.
          20.  Procrastinação: o ato de empurrar com a barriga.
          Terapeuticologia. De acordo com a Reeducaciologia, eis por exemplo, na ordem alfabética, 6 providências assertivas cosmoéticas passíveis de contribuir na superação das condutas muristas:
          1. Abertismo. Experienciar a ruptura de fronteiras e expor-se verbalmente, através da escrita e do parapsiquismo cosmoético.
          2. Aprimoramento. Aprimorar o mentalsoma visando o autodiscernimento, intelecção, expansão cognitiva e autolucidez.
          3. Autopesquisa. Identificar os trafares, admitir os trafores e buscar os trafais, potencializando a autoconfiança e a autestima.
          4. Disponibilidade. Disponibilizar-se para a assistência com presteza e intencionalidade cosmoética.
          5. Flexibilidade. Habilitar-se a lidar com situações inesperadas, enfatizando o lado melhor de tudo.
          6. Priorização. Optar pela solução mais simples e prioritária nas decisões (princípio lógico da Navalha de Occam), com os fundamentos do “aconteça o melhor para todos”.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o murismo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abstencionismo consciencial: Proexologia; Nosográfico.
          02. Assertividade cosmoética: Experimentologia; Homeostático.
          03. Autexposição recicladora: Autorrecexologia; Homeostático.
          04. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro.
          05. Autodecisão crítica: Autodecidologia; Neutro.
          06. Autodecisor: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Autorrespeito multidimensional: Autoconscienciometrologia; Neutro.
          08. Bipartição de raciocínio: Conviviologia; Neutro.
          09. Elogio controvertível: Conviviologia; Neutro.
          10. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
          11. Espera inútil: Experimentologia; Nosográfico.
          12. Megarretrocesso: Autorretrocessologia; Nosográfico.
          13. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro.
          14. Omniexposição: Conviviologia; Neutro.
          15. Silêncio omissivo: Parapatologia; Nosográfico.
 A CONDIÇÃO NOSOLÓGICA DO MURISMO IMPOSSIBILITA
   A REESTRUTURAÇÃO PENSÊNICA SADIA, VITAL ÀS AUTODECISÕES, PREDISPONDO A CRIAÇÃO DE BLOQUEIOS
   MENTAISSOMÁTICOS NOS BIFRONTES DECIDOFÓBICOS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, possui ainda posturas muristas? De qual categoria? Já refletiu sobre a autodinamização evolutiva a partir da reciclagem dessas posturas?
             Bibliografia Específica:
             01. Carvalho, Patrícia; & Gomes, Pedro; Grupalidade: Aprendizado Evolutivo; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 7; N. 1; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2003; páginas 24 a 32.
             02. Cerqueira, Flávia; Estudo Conscienciométrico da Assertividade Cosmoética; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 9; N. 4; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2005; páginas 354 a 369.
             03. Mussak, Eugênio; Quem não arrisca não petisca; Reportagem; Vida Simples; Revista; Mensário; N. 30; Seção: Atitude; 3 ilus.; 1 microbiografia; 1 website; São Paulo, SP; Julho, 2005; páginas 46 a 51.
             04. Pinheiro Jr., Ismael; O Paracérebro: Novos Horizontes para a Medicina; 190 p.; 21 caps.; 10 enus.; 4 gráfs.; 6 tabs.; 154 refs.; alf.; 21 x 15,5 cm; br.; Editora da PUC Goiás; Goiânia, GO; 2010; página 130.
             05. Teles, Mabel; Profilaxia das Manipulações Conscienciais; colaboradores Eduardo Ferreira; & Ivo Valente; pref. Flavia Guzzi; revisores Ana Flávia Magalhães; et al.; 345 p.; 6 seções; 44 caps.; 1 cronologia; 22 E-mails; 223 enus.; 10 filmes; 1 foto; 1 microbiografia; 32 perguntas; 2 tabs.; 10 websites; glos. 182 termos; 1 apênd.; 344 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 45.
             06. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 2.000 itens; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 119.
             07. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 20 cenografias; 24 discografias; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 240 filmes; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 103 musicografias; 25 pinacografias; 240 sinopses; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 577, 619, 620, 654 e 991.
             08. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 1 foto; 40 ilus.; 3 infográficos; 1 microbiografia; 102 sinopses; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 126, 467, 468, 605 e 609.
             09. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 1 anexo; 29 refs.; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 254.
             10. Zimerman, David E.; Vivências de um Psicanalista; 268 p.; 91 caps.; 91 enus.; 1 microbiografia; 2 apênds.; 23 x 16 cm; br.; 2ª reimp.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2008; página 216.
             Webgrafia Específica:
             1. Diniz, Daniel; Ambiguidade, Murismo e Senso Crítico; Artigo; 1 sigla; 1 website; disponível em: <http://
recexis.org/index.php?option=com_content&view=article&id=61:ambiguidade-murismo-e-senso-critico&catid=10:conscienciologia>; acesso em: 10.09.11.
                                                                                                                     F. T. S.