Mundividência

A mundividência é a percepção, megapercepção, concepção, miniconcepção ou megaconcepção do mundo, do Universo ou do Cosmos.

Você, leitor ou leitora, aplica qual categoria de mundividência na análise da vida no Cosmos? Você já atinge a concepção da mundividência máxima?

      MUNDIVIDÊNCIA
                                   (COSMOVISIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A mundividência é a percepção, megapercepção, concepção, miniconcepção ou megaconcepção do mundo, do Universo ou do Cosmos.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo mundo deriva do idioma Latim, mundus, “firmamento; mundo; universo; a criação; o globo terrestre; a Terra; as Nações; o Século; o Império Romano; o mundo subterrâneo; os infernos; o mundo considerado como Deus”. Apareceu no Século XIII. A palavra vidência procede também do idioma Latim, videre, “ver; olhar; ir ver; perceber; compreender; examinar; considerar; ver com os olhos da consciência”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 01. Visão do mundo. 02. Autovisão do mundo. 03. Cosmovisão. 04. Mundão. 05. Visão da Terra; visão do Globo Terrestre. 06. Visão astronômica. 07. Holanálise. 08. Cosmanálise. 09. Meganálise do mundo. 10. Weltanschauung.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 15 cognatos derivados do vocábulo mundividência: automundividência; automundividente; automundividentismo; heteromundividência; imundividência; megamundividência; minimundividência; multimundividência; multimundividente; multimundividentismo; mundividente; mundividentismo; neomundividência; paramundividência; retromundividência.
          Neologia. As 3 expressões compostas mundividência mínima, mundividência mediana e mundividência máxima são neologismos técnicos da Cosmovisiologia.
          Antonimologia: 1. Monovidência. 2. Monovisão. 3. Mundinho. 4. Interiorose. 5. Varejismo consciencial.
          Estrangeirismologia: a Weltanschauung; a world view; o Cosmocognitarium.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à cosmoconsciencialidade.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Cosmovisiologia; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade.
          Fatologia: a mundividência; a mundividência instintual; a mundividência intrafísica; a mundividência intelectual; a mundividência evolutiva; a mundividência direcionando o modo pessoal de agir no mundo; os diversos graus de mundividência teática; os confrontos entre as diversas mundividências; a raiz da incompreensão; a concepção do mundo; a percepção do mundo; a perspectiva do mundo; o ponto de vista; a visão do mundo; o posicionamento pessoal; o etnocentrismo; a Iconologia; o maniqueísmo; a análise universalista; o escrutínio do Cosmos; o exame de excelência do Universo; a holanálise; a cosmanálise; a meganálise do mundo; o fato de quanto mais egoica seja a consciência, menor o microuniverso consciencial; as superficialidades da mundanidade; a cosmovisibilidade do ego; a imundividência do Sujismundo vendo tão somente a imundície ou o pior no Cosmos; a megafraternidade; a família universal; a policarmalidade; o generalismo; o atacadismo consciencial; a Cosmonomia; a visão global começando pela União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o parafato de quanto mais antiga a retrocognição, menor era o mundinho pessoal; a cosmovisão paracerebral; o holocurrículo pessoal.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: a identificação das realidades sinérgicas.
          Principiologia: o princípio da descrença; os princípios pessoais adotados para se viver.
          Codigologia: o nível do código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando evolutivamente a mundividência pessoal.
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial.
          Tecnologia: a técnica da análise heterocrítica; as técnicas cosmovisiológicas; a técnica da megassociação de temas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Serenologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cosmologistas.
          Efeitologia: os efeitos embasadores da mundividência nas automanifestações; os efeitos existenciais evolutivos do megafoco pessoal cosmovisiológico.
          Neossinapsologia: as parassinapses geradas pela cosmopensenização; as neossinapses geradoras de neomundividências.
          Ciclologia: o ciclo monovisão-cosmovisão; o ciclo fitopensenização-zoopensenização-cosmopensenização.
          Enumerologia: a mundividência animal; a mundividência artística; a mundividência racional; a mundividência materiológica; a mundividência cosmoética; a mundividência parapsíquica; a mundividência interassistencial.
          Binomiologia: o binômio abordagem intrafísica–abordagem extrafísica; o binômio enciclopedismo-pancognição; o binômio reciclagem existencial (recin)–neomundividência; o binômio admiração-discordância permitindo a harmonia entre diferentes mundividências e consciências.
          Interaciologia: a interação autovalores–mundividência particular.
          Crescendologia: o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo minimundividência-megamundividência-paramundividência.
          Trinomiologia: o trinômio autoquestionamento-heteroquestionamento-omniquestionamento.
          Polinomiologia: o polinômio automemória-autocognição-autorreflexão-mundividência.
          Antagonismologia: o antagonismo autovisão egoica / autovisão interassistencial; o antagonismo fato científico / ficção científica; o antagonismo visão panorâmica (parafenômeno)
/ mundividência pessoal; o antagonismo mundividência eletronótica / mundividência conscienciológica.
          Paradoxologia: as realidades paradoxais.
          Politicologia: a democracia a caminho do Estado Mundial; a lucidocracia; a cosmocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei da megafraternidade.
          Filiologia: a criticofilia; a cosmofilia.
          Mitologia: a Antimitologia.
          Holotecologia: a Holoteca; a cosmoteca; a cosmogramoteca; a analiticoteca; a encicloteca; a experimentoteca; a criticoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmovisiologia; a Cosmometria; a Cosmossíntese; a Autodiscernimentologia; a Experimentologia; a Heterocriticologia; a Sistematologia; a Prospecciologia; a Dissecciologia; a Inventariologia; o Holismo; a Holística; a Evoluciologia; a Interassistenciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens mundiperceptor; o Homo sapiens psychometra; o Homo sapiens clarividens; o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens magnificator.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: mundividência mínima = a minimundividência da consciênçula, apedeuta e interiorota ainda componente da robéxis; mundividência mediana = a automundividência da conscin eletronótica, materiológica, astronômica ou apenas cosmológica e ph.Deusa; mundividência máxima = a megamundividência da conscin parapsíquica (paramundividência) com inteligência evolutiva, prioridade seriexológica e autorrevezadora multiexistencial dos esforços.
          Culturologia: a Multiculturologia da Parapercepciologia; a Holoculturologia Cosmovisiométrica; as diferentes culturas influenciando diversas visões sobre a realidade; os alicerces culturais das mundividências.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a mundividência, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro.
          02. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
          04. Análise: Autodiscernimentologia; Neutro.
          05. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          06. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          07. Cosmopensenização: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          08. Cosmossíntese: Mentalsomatologia; Homeostático.
          09. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          10. Criteriologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          11. Magnificação mentalsomática: Cosmovisiologia; Homeostático.
          12. Sistemata: Experimentologia; Neutro.
         13. Taxologia das análises: Experimentologia; Neutro.
         14. Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
         15. Visão: Autodiscernimentologia; Neutro.
       A MUNDIVIDÊNCIA PESSOAL REVELA O PATAMAR
  EXATO, NU E CRU DA EVOLUÇÃO INTRACONSCIENCIAL
    DA CONSCIN, HOMEM OU MULHER, TODO O TEMPO,
     EM QUALQUER LUGAR OU DIMENSÃO EXISTENCIAL.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, aplica qual categoria de mundividência na análise da vida no Cosmos? Você já atinge a concepção da mundividência máxima?