Mundividência Traforista

A mundividência traforista é a percepção, megapercepção, concepção, miniconcepção ou megaconcepção do mundo, do Universo ou do Cosmos a partir dos trafores, ou dos traços-força da conscin lúcida, homem ou mulher.

Você, leitor ou leitora, já vivencia a mundividência traforista? Básica ou avançada?

      MUNDIVIDÊNCIA TRAFORISTA
                                  (COSMOVISIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A mundividência traforista é a percepção, megapercepção, concepção, miniconcepção ou megaconcepção do mundo, do Universo ou do Cosmos a partir dos trafores, ou dos traços-força da conscin lúcida, homem ou mulher.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo mundo deriva do idioma Latim, mundus, “firmamento; mundo; universo; a criação; globo terrestre; a Terra; as nações; o Século; o Império Romano; o mundo subterrâneo; os infernos; o mundo considerado como Deus”. Apareceu no Século XIII. A palavra vidência procede também do idioma Latim, videre, “ver; olhar; ir ver; perceber; compreender; examinar; considerar; ver com os olhos do espírito”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo traço vem do mesmo idioma Latim, tractiare, e este de trahere, “tirar; puxar; arrastar; mover dificultosa ou lentamente; rolar; levar de rojo; puxar para si; atrair”. Apareceu no Século XVI. O termo força provém igualmente do idioma Latim, fortia, de fortis, “forte; robusto; vigoroso; corpulento; grande; poderoso; ativo; corajoso; virtuoso; formoso”. Surgiu no Século XIII. O sufixo ista deriva do idioma Grego, istes, designando “adepto; aderente; seguidor; partidário”.
          Sinonimologia: 1. Cosmovisão traforista. 2. Holanálise traforista. 3. Automundividência traforista. 4. Paramundividência traforista. 5. Mundividência tarística.
          Neologia. As 3 expressões compostas mundividência traforista, mundividência traforista básica e mundividência traforista avançada são neologismos técnicos da Cosmovisiologia.
          Antonimologia: 1. Mundividência religiosa. 2. Mundividência materialista. 3. Monovisão taconista.
          Estrangeirismologia: a world view conscienciológica traforista; o Cosmocognitarium conscienciológico traforista; a Weltanschauung traforista; o corpus teático da Conscienciologia fundamentando a postura traforista; o modus faciendi da parapreceptoria evolutiva; o background consciencial.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da cosmoconsciencialidade.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interconfiança; os benignopensenes; a benignopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a retilinearidade autopensênica; a cosmopensenização.
          Fatologia: a mundividência traforista.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: a identificação das realidades sinérgicas segundo a visão da Conscienciologia; o empenho pelo sinergismo paracérebro-cérebro; o autoinvestimento no sinergismo autopesquisas-heteropesquisas; o sinergismo realismo-otimismo.
          Principiologia: a vivência do princípio da descrença; os princípios pessoais adotados para se viver; o princípio da verpon; o princípio da evolução interassistencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio cosmoético de objetivar o melhor para todas as consciências; o princípio da unicidade de cada códego.
          Codigologia: o nível do código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando evolutivamente a mundividência pessoal de acordo com a Conscienciologia.
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial segundo a Conscienciologia; a teoria do paradigma consciencial; a teática conscienciológica; a atenção às interconexões da teoria da interprisão grupocármica; a teoria conscienciológica do traforismo; a teoria da Autopensenologia; a teoria da medida consciencial; a teoria do autesforço evolutivo consciente.
          Tecnologia: as técnicas conscienciométricas; a técnica da análise heterocrítica; as técnicas cosmovisiológicas; a técnica da megassociação de temas; a Paratecnologia Interassistencial; a técnica de viver otimizando a autevolução; a perspectiva acertada na técnica da heterocrítica cosmoética; o exercício do traforismo universal na técnica do cosmograma.
          Voluntariologia: a dedicação ao autaprimoramento pelo binômio voluntariado-paravoluntariado; a exemplificação da neomundividência pelos voluntários conscienciológicos.
          Laboratoriologia: os experimentos nos laboratórios conscienciológicos; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Serenologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
          Colegiologia: os debates nos Colégios Invisíveis da Conscienciologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia; o Colégio Invisível dos Cosmanalistas.
          Efeitologia: os efeitos embasadores da neomundividência nas automanifestações; os efeitos existenciais evolutivos do megafoco pessoal cosmovisiológico segundo a Conscienciologia; os efeitos recicladores do corpus da Conscienciologia nas automundividências; os efeitos do egocídio cosmoético na mundividência traforista; os efeitos da mundividência traforista na não sucumbência emocional aos transtornos existenciais; os efeitos das autocríticas profundas; o efeito halo dos conhecimentos generalistas; o efeito da racionalidade do mentalsoma sobre o psicossoma.
          Neossinapsologia: as expansões cognitivas pelas neossinapses conscienciológicas; as parassinapses geradas pela Cosmocogniciologia; as neossinapses geradoras de neomundividências.
          Ciclologia: a necessidade onipresente do ciclo assim-desassim; o ciclo monovisão-cosmovisão; o ciclo fitopensenização-zoopensenização-cosmopensenização.
          Binomiologia: o binômio reciclagem intraconsciencial–neomundividência; o binômio recin intermissiva–paramundividência; o binômio abordagem intrafísica–abordagem extrafísica; o binômio enciclopedismo-pancognição; o binômio admiração-discordância permitindo a harmonia entre diferentes mundividências e consciências; o binômio problema-desafio; o binômio dificuldade-oportunidade; o binômio crise-crescimento; a vivência pragmática do binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento.
          Interaciologia: a interação autovalores–mundividência particular; a interação autointoxicação emocional–trafarismo; a interação maturidade emocional–traforismo.
          Crescendologia: o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo minimundividência-megamundividência-paramundividência; o crescendo tacon-tares; o crescendo Ética Humana–Cosmoética; o crescendo tenepes-ofiex; o crescendo cosmovisiológico Direito-Paradireito; o crescendo (polinômio) euforin-primener-cipriene-extrapolacionismo.
          Trinomiologia: o trinômio autoquestionamento-heteroquestionamento-omniquestionamento; o trinômio holofilosófico Universalismo-Megafraternidade-Cosmoética; o trinômio autodiscernimento evolutivo–interassistencialidade cosmoética–paraperceptibilidade lúcida; o trinômio holomemória-holobiografia-holocarma; o trinômio detalhismo-exaustividade-circularidade; o trinômio discernimento-análise-cosmovisão; o trinômio códego-autoproéxis-compléxis.
          Polinomiologia: o polinômio automemória-autocognição-autorreflexão-automundividência.
          Antagonismologia: o antagonismo autovisão egoica / autovisão interassistencial; o antagonismo fato científico / ficção científica; o antagonismo visão panorâmica (parafenômeno)
/ mundividência pessoal; o antagonismo retromundividência eletronótica / neomundividência conscienciológica; o antagonismo mundividência traforista / sujismundismo; o antagonismo mundividência traforista / credulidade ingênua; o antagonismo condição cosmovisiológica / condição egovisiológica.
          Paradoxologia: as realidades paradoxais.
          Politicologia: a democracia; a conscienciocracia; a projeciocracia; a assistenciocracia; a cosmoeticocracia; a proexocracia; a refutaciocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da megafraternidade; a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a criticofilia; a cosmocogniciofilia.
          Sindromologia: a positividade simplória nas lentes cor de rosa da síndrome de Poliana; o determinismo patológico autoimposto na síndrome de Gabriela.
          Mitologia: a desconstrução dos mitos ilusórios da intrafisicalidade.
          Holotecologia: a Holoteca; a consciencioteca; a cosmogramoteca; a analiticoteca; a encicloteca; a experimentoteca; a criticoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmovisiologia; a Cosmometria; a Cosmossíntese; a Autodiscernimentologia; a Experimentologia; a Heterocriticologia; a Sistematologia; a Prospecciologia; a Traforologia; a Dissecciologia; a Inventariologia; a Evoluciologia; a Interassistenciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência traforista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o traforólogo.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a traforóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens mundiperceptor; o Homo sapiens psychometra; o Homo sapiens clarividens; o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens magnificator.


                                           V. Argumentologia

          Exemplologia: mundividência traforista básica = a percepção, megapercepção, concepção, miniconcepção ou megaconcepção do mundo, do Universo ou do Cosmos a partir dos trafores, ou dos traços-força da conscin lúcida, homem ou mulher, praticante da tenepes; mundividência traforista avançada = a percepção, megapercepção, concepção, miniconcepção ou megaconcepção do mundo, do Universo ou do Cosmos a partir dos trafores, ou dos traços-força da conscin lúcida, homem ou mulher, ofiexista.
          Culturologia: a cultura da Interassistenciologia Parapsíquica Cosmoética.
          Taxologia. Sob a ótica da Cosmoeticologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 11 perspectivas da concepção traforista do Cosmos a partir da conscin lúcida, intermissivista, homem ou mulher:
          01. Assistenciologia: a capacidade de jogar a favor do lado melhor das consciências.
          02. Autoconfianciologia: a capacidade de assegurar a própria competência evolutiva.
          03. Benignologia: a capacidade de diagnosticar trafares e trafais sem contaminar-se com negatividades.
          04. Cosmovisiologia: a capacidade de captar múltiplos aspectos da mesma realidade.
          05. Criativologia: a capacidade de construir diferentes soluções para driblar contratempos.
          06. Evoluciologia: a capacidade de compreender as diferenças entre os níveis evolutivos.
          07. Flexibilidade: a capacidade de raciocinar sobre pontos de vista diversificados e opostos.
          08. Profilaxiologia: a capacidade de prevenir-se das imaturidades alheias.
          09. Psicossomatologia: a capacidade de solidarizar-se empaticamente com a Humanidade e a Para-Humanidade.
          10. Realismologia: a capacidade de sustentar o ceticismo otimista cosmoético (COC).
          11. Traforologia: a capacidade de olhar com bons olhos pessoas, ideias e contextos.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a mundividência traforista, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro.
          02. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
          04. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          05. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          06. Cosmopensenização: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          07. Cosmossíntese: Mentalsomatologia; Homeostático.
          08. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          09. Criteriologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          10. Magnificação mentalsomática: Cosmovisiologia; Homeostático.
          11. Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro.
          12. Neomundividência: Cosmocogniciologia; Homeostático.
          13. Taxologia das análises: Experimentologia; Neutro.
          14. Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
          15. Visão: Autodiscernimentologia; Neutro.
    A MUNDIVIDÊNCIA TRAFORISTA É CONDIÇÃO EVOLUTIVA, TEÁTICA, COSMOÉTICA E INARREDÁVEL A SER
  ALCANÇADA PELA CONSCIN INTERMISSIVISTA, HOMEM
   OU MULHER, AUTOCONSCIENTE, INTERASSISTENCIAL.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivencia a mundividência traforista? Básica ou avançada?