Momento da Megadecisão

O momento da megadecisão é o espaço de tempo conjuntural, o episódio pontual crítico, a ocasião específica da autodeliberação, seja mínima ou máxima quanto aos efeitos e consequências no futuro imediato e na vida intra e extrafísica da consciência, além dos interesses convencionais dos negócios, da indústria e do comércio.

Você já vivenciou algum momento de megadecisão inesquecível? Em qual grupo de megadecisores da vida você se inclui: o dos pré-serenões vulgares, o dos epicons lúcidos, o dos seres despertos ou o dos amparadores intrafísicos?

      MOMENTO DA MEGADECISÃO
                                       (RECEXOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O momento da megadecisão é o espaço de tempo conjuntural, o episódio pontual crítico, a ocasião específica da autodeliberação, seja mínima ou máxima quanto aos efeitos e consequências no futuro imediato e na vida intra e extrafísica da consciência, além dos interesses convencionais dos negócios, da indústria e do comércio.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo momento procede do idioma Latim, momentum, “impulso; movimento; mudança; causa de decisão; motivo; curto espaço de tempo; circunstância; importância”. Apareceu no Século XV. O elemento de composição mega deriva do idioma Grego, mégas, megale, “grande, grandemente; muito; mais poderoso; de maior categoria; mais importante”. Surgiu, na Linguagem Cientifica Internacional, no Século XIX. A palavra decisão provém do idioma Francês, décision, “ação de decidir; resultado dessa ação”, e esta do idioma Latim, decisio, “decrescimento, diminuição; transação; acomodação; ação de resolver a questão debatida”, derivada de decidere, “cair; perecer; morrer; decair; afastar-se; sucumbir; sair de”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Tomada da megadecisão. 2. Momento decisivo. 3. Momentum criticus. 4. Clímax existencial. 5. Decidismo; decidofilia.
          Neologia. As duas expressões compostas momento da minidecisão e momento da megadecisão são neologismos técnicos da Recexologia.
          Antonimologia: 1. Momento da indecisão. 2. Momento de fraqueza. 3. Anticlímax existencial. 4. Período de sono. 5. Decidofobia; indecidismo.
          Estrangeirismologia: o momentum tediosus; o turning point; a breakthrough (ruptura de frente); o neomodus faciendi; o Administrarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade evolutiva pessoal.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o assunto: – Todos enfrentamos megadecisões.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: a autopensenidade; o hábito de pensenizar grande; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade.
          Fatologia: o momento da megadecisão; o momento da História do pensamento; o momento oportuno da decisão; a decisão acertada no momento certo; o momento ideal de agir; o momento evolutivo supercrítico; o momento de destino; o momento consciencial supremo; a oportunidade evolutiva; a opção de destino; o instante da aclamação do sucesso (glória); o emprego do livre arbítrio pessoal; a vontade; a rememoração; a intenção; o propósito; a autolucidez; a autoconcentração; o autodiscernimento; a autoprioridade; o autoquestionamento; a autodeterminação; a resolução; a deliberação; o poder da autodecisão; os objetivos da decisão; as possíveis consequências da decisão; o vértice da decisão difícil; a tomada de decisão; a decisão competente; a decisão consagrada; a orientação vocacional para o concurso vestibular; o resultado; a estrutura dos acontecimentos; o acume da crise de crescimento; a culminação da proéxis; a singularidade cronêmica; o fenômeno do apogeu das sincronicidades; a encruzilhada; a bifurcação da estrada evolutiva; a escolha; a autofirmeza; a reciclagem da neodecisão; o ensejo da renovação; o rompimento do bloqueio; o divisor de águas; a viragem da mesa; a reciclagem existencial (recéxis); o minuto decisivo; a hora H; o dia D; o átimo inesquecível; o momento patológico de decisão; os segundos da traição; os minutos da autovendagem (corrupção passiva); a decisão sem arrependimento; a decisão a 2 pela dupla evolutiva; o açodamento; a impulsividade; a precipitação; o momento do suicídio; a condição do murismo ou indecisão demagógica; a autoincerteza; a decisão negligenciada; o sentimento de fracasso (o momento infeliz continuado da melin); a diferença entre surto de carência e surto de coerência; o empate como falta de decisão; a decisão como solução de problema; a maneira de proceder; o modo de executar a decisão; a autodeterminação refletida; a coragem da decisão dramática; a motivação da decisão crítica; a determinação das medidas; a maximização dos resultados grupais ou coletivos; o descarte da anomalia dos acidentes de percurso; a eliminação da autodependência aos autassédios; a sobrevivência humana valorizada; o sentimento de triunfo (o momento feliz da euforin); a recin cosmoética; o recexograma.
          Parafatologia: o afastamento da macro-PK destrutiva.


                                          III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio do “antes da decisão há o problema”.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da proéxis.
          Ciclologia: o ciclo de decisões reflexas.
          Trinomiologia: o trinômio causa-efeito-solução; o trinômio Voliciologia-Intencionologia-Determinologia.
          Antagonismologia: a indecisão ou meia-decisão sob o guante inarredável do antagonismo coragem / covardia.
          Paradoxologia: os paradoxos das autodecisões.
          Fobiologia: a decidofobia; a cairofobia.
          Holotecologia: a decidoteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Recexometria; a Recexologia; a Proexologia; a Autopesquisologia; a Memoriologia; a Concentraciologia; a Criteriologia; a Priorologia; a Teaticologia; a Decidologia; a Voliciologia; a Intencionologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a consciência ortopensênica; a conscin decisora.
          Masculinologia: o tomador de decisão; o homem decisor; o pré-serenão vulgar; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; os grandes decisores; o juiz; os jurados; os líderes; os inovadores; os expansionistas; os aperfeiçoadores; os planejadores; o reciclante existencial; o recexólogo.
          Femininologia: a tomadora de decisão; a mulher decisora; a pré-serenona vulgar; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; as grandes decisoras; a juiza; as juradas; as líderes; as inovadoras; as expansionistas; as aperfeiçoadoras; as planejadoras; a reciclante existencial; a recexóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens expeditus; o Homo sapiens decisophilicus; o Homo sapiens decisor; o Homo sapiens autopositor; o Homo sapiens definitor; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens agens; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: momento da minidecisão = o cidadão decide ir ao banheiro; momento da megadecisão = o presidente da República decide declarar guerra a outro país.
          Reflexão. Sob a ótica da Paracronologia, sobrevém o princípio básico: o momento atual se reflete nos momentos próximos consecutivos. A decisão do presente repercute no futuro imediato.
          Salto. De acordo com a Experimentologia, o momento da megadecisão, igual à reciclagem existencial (recéxis) produtiva, deve ser ou representar grande salto qualitativo quanto à evolução consciencial pessoal.
          Viragem. No âmbito da Intrafisicologia, a técnica de viver aponta o momento exato de saber dar o ponto da viragem existencial, na hora certa, no melhor local e com os instrumentos adequados.
          Caracterologia. Mediante a Homeostaticologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, 10 atitudes capazes de predispor o ciclo das megadecisões evolutivas pessoais para a conscin lúcida, interessada, acertar mais:
          01. Conscienciometrologia: encarar a si mesma, no autenfrentamento explícito, com autocrítica, sem autocorrupção, segundo os dados do conscienciograma e da Impactoterapia.
          02. Evoluciologia: identificar o núcleo do problema preocupante e atacá-lo de frente, considerando a crise de crescimento como sendo sempre evolutiva, necessária e inevitável.
          03. COC: na condição de consciência multidimensional lúcida, ser invariavelmente cética otimista cosmoética, atenta à consecução da programação existencial (proéxis pessoal).
          04. Autopensenologia: empregar sempre a racionalidade ou a linearidade da cognição nas autopensenizações, com Higiene Consciencial, segundo o princípio da descrença, dentro da Autopesquisologia.
          05. FEP: analisar friamente o possível saldo da Ficha Evolutiva Pessoal e as autopotencialidades ociosas ou ainda não empregadas.
          06. Recexologia: ter na reciclagem existencial contínua, a partir da recin ou reciclagem intraconsciencial, a Holofilosofia Pessoal do dia a dia.
          07. Discernimentologia: caracterizar exatamente os próprios valores evolutivos existenciais com o autodiscernimento explícito da Interassistenciologia.
          08. Traforologia: reconhecer, sem autovitimizações, os próprios talentos ou traços-força (trafores) segundo a autocognição advinda das vivências da inteligência evolutiva (IE).
          09. Definologia: definir os objetivos básicos no atual momento ou etapa da vida intrafísica em desenvolvimento.
          10. Decidologia: optar, com autogestão sem decidofobia, pela solução teática mais simples, lógica e prioritária de acordo com os fundamentos do “aconteça o melhor para todos”.
          Taxologia. Segundo a Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 momentos de megadecisões no universo específico de 10 especialidades da Conscienciologia:
          01. Cosmoeticologia: o maximomento da aplicação do princípio cosmoético “entre 2 males, o menor”.
          02. Dessomatologia: o momento supercrítico, depois do acidente fatal, do reconhecimento do cadáver da pessoa amada (Duplologia; Psicossomatologia).
          03. Experimentologia: a interação primeiro ponto de chegada–segundo ponto de partida na continuidade da autopesquisa fundamental.
          04. Intermissiologia: o paramomento (parafato, eventex) da despedida das consciexes transmigrantes (consréus transmigráveis), em definitivo, para outro planeta evolutivamente inferior.
          05. Intrafisicologia: o maximomento (Heurística, serendipitia) da queda da maçã da macieira de Isaac Newton (1642–1727).
          06. Mentalsomatologia: o continuum análise-síntese-reanálise-ressíntese científico, filosófico, pesquisístico, de preferência interminável.
          07. Paracronologia: o lapso de tempo curtíssimo (segundos) de qualidade longuíssima (repercussão), componente do momento da megadecisão.
            08. Para-Historiologia: o momento histórico, solene e impactante para o país, e respectivos habitantes, da declaração oficial de guerra ou do lançamento da bomba atômica sobre o país adversário.
            09. Parapercepciologia: a decisão da conscin projetada durante o fenômeno da experiência da quase morte (EQM), entre permanecer na extrafisicalidade (dessoma ou projeção final)
ou retornar à intrafisicalidade (sobrevivência ou viver o restante da existência no soma; moréxis).
            10. Proexologia: o momento do evento (fato) central da programação existencial (proéxis) da conscin lúcida ou do raro encontro com o Homo sapiens serenissimus.


                                                      VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o momento da megadecisão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos autopesquisadores, mulheres e homens:
            01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
            02. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
            03. Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático.
            04. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro.
            05. Assinatura pensênica: Pensenologia; Neutro.
            06. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
            07. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
            08. Coerenciologia: Holomaturologia; Homeostático.
            09. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
            10. Propulsor da vontade: Evoluciologia; Neutro.
   OS MINUTOS DE AUTOVIVÊNCIA SÃO DIVERSIFICADOS.
 OS MOMENTOS CRUCIAIS DA MEGADECISÃO APARECEM
     COMPULSORIAMENTE. URGE ESTARMOS CONFIANTES
 E PREPARADOS PARA TODOS OS TIPOS DE SURPRESAS.
            Questionologia. Você já vivenciou algum momento de megadecisão inesquecível? Em qual grupo de megadecisores da vida você se inclui: o dos pré-serenões vulgares, o dos epicons lúcidos, o dos seres despertos ou o dos amparadores intrafísicos?
            Bibliografia Específica:
            01. Brasil, Sandra; Decida: Antes que decidam por Você; Reportagem; Veja; Revista; Semanário; Ed. 1.836; Ano 37; N. 2; Seção: Especial / Capa; 3 enus.; 7 fotos; 13 ilus.; 8 testes; 1 website; Rio de Janeiro, RJ; Brasil; 14.01.04; capa e páginas 62 a 72.
            02. Brockway, Wallace; Momentos Decisivos na Vida dos Grandes Homens (High Moment); Biografias; trad. Heraldo Costa Val; 266 p.; 16 caps.; 16 biografias; cronologias; 26 enus.; estatísticas; 24 refs.; 21,5 x 14,5 cm; enc.; sob.; Editora Cultrix; São Paulo, SP; Brasil; 1959; páginas 13 a 26.
            03. Cohen, David; Você sabe Tomar Decisão? Como Eles decidem; Reportagem; Exame; Revista; Quinzenário; Ed. 746; Ano 35; N. 16; Seção: Reportagem de Capa; 15 enus.; estatísticas; 17 fichários; 8 fotos; 10 ilus.; 1 questionário; São Paulo, SP; Brasil; 08.08.01; capa e páginas 41 a 58.
            04. Costa, Liliane Carneiro; Momento de Decisão: Como Empresas e Profissionais enfrentaram os Riscos e decidiram seu Futuro; revisores Maria Alice da Costa; & Juliana Takahashi; 240 p.; 26 caps.; 1 CD-ROM; cronologias; 26 entrevistas; 52 enus.; 78 fotos; 24 x 17 cm; br.; Pearson / Prentice Hall; São Paulo, SP; Brasil; 2006; páginas 1 a 18.
            05. Heller, Robert; Os Tomadores de Decisão (The Decision Makers); trad. José Carlos Barbosa dos Santos; revisor e introd. Francisco Alberto Madia de Souza; 364 p.; 11 caps.; cronologias; 57 enus.; estatísticas; siglas; testes; glos. 78 termos; alf.; ono.; 24 x 17 cm; br.; Makron / MacGraw-Hill; São Paulo, SP; Brasil; 1991; páginas 1 a 30.
            06. Jason, Kathryn; & Mac Mahon, J. J.; A Coragem de Decidir (Courage to Choose); trad. Elsa Martins; 188 p.; 12 caps.; 1 apênd.; 1 biografia; 3 entrevistas; 33 enus.; 3 ilus.; 9 perguntas; 18 questionários; 5 respostas; 1 tab.; 7 testes; 21 x 12,5 cm; enc.; Círculo do Livro; São Paulo, SP; Brasil; 1985; páginas 17 a 38.
             07. Johnson, Spencer; Sim ou Não: O Guia para a Decisão Certa (Yes or No); trad. A. B. Pinheiro de Lemos; 112 p.; 6 caps.; testes; 21 x 13,5 cm; br.; Editora Record; Rio de Janeiro, RJ; Brasil; 1992; páginas 101 a 108.
             08. Souza, Cesar; O Momento da sua Virada: Estratégias que definem o Sucesso de Pessoas e Empresas; revisor Marco Araújo; 172 p.; 10 caps.; citações; cronologias; 17 enus.; estatísticas; 10 fotos; 1 gráf.; perguntas / respostas; questionários; 2 websites; 15 refs.; 23 x 16 cm; br.; Editora Gente; São Paulo, SP; Brasil; 2004; páginas 158 a 167.
             09. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 114 e 216.
             10. Idem; 200 Teáticas da Conscienciologia; 260 p.; 200 caps.; 13 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 169.
             11. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 461, 763, 861 e 941.
             12. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; página 604.
             13. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 178, 330, 396, 412, 413, 421, 443 e 675.
             14. Idem; Temas da Conscienciologia; 232 p.; 90 caps.; 16 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 72.
             15. Werneck, Tom; & Ullmann, Frank; Aprenda a Tomar Decisões (Entscheidungstraining); trad. Maria Assunção Duarte; 192 p.; 6 caps.; 47 enus.; 1 escala; 3 esquemas; 4 estatísticas; 3 fórmulas; 4 gráfs.; 4 ilus.; 2 organogramas; questionários; 5 tabelas; testes; 18 x 12 cm; br.; Unibolso / Editores Associados; Munique / Lisboa; Portugal; 1973; páginas 119 a 148.