Momento de Parar

O momento de parar é aquele instante no qual a conscin há de refletir, definir, decidir, deliberar e determinar, mudando as autopensenizações, os atos e os procedimentos, a fim de não incorrer em erros maiores em função da acumulação de ações irrefletidas.

Como encara você os momentos de parar? Você tem se saído razoavelmente bem nos momentos decisivos da vida humana?

      MOMENTO DE PARAR
                                (AUTODETERMINOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. O momento de parar é aquele instante no qual a conscin há de refletir, definir, decidir, deliberar e determinar, mudando as autopensenizações, os atos e os procedimentos, a fim de não incorrer em erros maiores em função da acumulação de ações irrefletidas.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. A palavra momento provém do idioma Latim, momentum, “impulso; movimento; mudança; causa de alguma decisão; motivo; curto espaço de tempo; circunstância; importância”. Apareceu no Século XV. O termo parar deriva igualmente do idioma Latim, parare, “esforçar-se para obter; alcançar; adquirir com dinheiro; comprar; cessar; deter-se”. Surgiu em 1130.
         Sinonimologia: 1. Momento da mudança. 2. Momento da reciclagem. 3. Hora da automaturidade. 4. Instante da autodeterminação. 5. Momento da sabedoria.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 8 cognatos derivados do vocábulo momento: megamomento; momentânea; momentaneamente; momentâneo; momentinho; momentosa; momentoso; momentum.
         Neologia. As duas expressões compostas momento de parar patológico e momento de parar sadio são neologismos técnicos da Autodeterminologia.
         Antonimologia: 1. Momento comum. 2. Momento irrefletido. 3. Hora da imaturidade. 4. Instante do regressismo. 5. Momento da estultícia.
         Estrangeirismologia: o turning point; o momentum; o right timing.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do discernimento da autodeliberação.
         Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Há momentos decisivos.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da deliberação evolutiva cosmoética.
         Fatologia: o momento de parar; a parada para refletir e ponderar; a oportunidade ideal; o ensejo especial; a mudança de perspectiva; o ajustamento do próprio destino; o propósito de acertar; o momento evolutivo feliz; a encruzilhada da decisão; o megamomento da reciclagem; o desfecho digno da etapa existencial; a exemplificação da verbação teática; a linha divisória dos autodesempenhos; a pesquisa de outras alternativas; o ato de reencetar nova etapa; a mudança diversificada da carteira de investimentos pessoais; o momento de encerrar o negócio; a aposentadoria na condição de renovação útil; o divórcio como sendo a melhor opção para todos; a ação de sustar a impulsividade; o ato de cortar o mal pela raiz; a evitação da maquilagem e da melin; a profilaxia do constrangimento e do arrependimento; a previsível rota de colisão; a prevenção da depressão e da macro-PK destrutiva; o ato de interromper a descida para o desastre; a não continuação no caminho da falência.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a melex; a consciex na Baratrosfera; a euforex; a consciex na comunex evoluída.


                                          III. Detalhismo

         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da proéxis.
          Enumerologia: a hora justa; a hora da virada; a hora do contrafluxo; a hora da reciclagem; a hora de calar; a hora de refletir; a hora da automaturidade.
          Binomiologia: o binômio retrociclo-neociclo.
          Trinomiologia: o trinômio polimático momento certo–lugar certo–atitude certa.
          Polinomiologia: o polinômio alpinismo-equilibrismo-trapezismo-manobrismo.
          Antagonismologia: o antagonismo reflexonismo / irreflexonismo; o antagonismo parada / progressão.
          Politicologia: a lucidocracia.
          Filiologia: a decidofilia; a definofilia.
          Holotecologia: a decidoteca; a recexoteca.
          Interdisciplinologia: a Autodeterminologia; a Autodiscernimentologia; a Voliciologia; a Intencionologia; a Definologia; a Decidologia; a Autopesquisologia; a Autodeliberaciologia; a Paracronologia; a Recexologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens repentdetentator; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens decisophilicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autolucidus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: momento de parar patológico = a fuga intempestiva do marido deixando a esposa com os filhos menores; momento de parar sadio = a mudança do trabalho pessoal devido à autoinsatisfação constante.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o momento de parar, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Alerta consciencial: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          02. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Autoimperdoador: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
          05. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
          06. Criteriologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          07. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
          08. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro.
          09. Momento evolutivo: Paracronologia; Neutro.
          10. Omissuper: Holomaturologia; Homeostático.
  NO MOMENTO DE PARAR A CONSCIN EVIDENCIA A EXCELÊNCIA DA PRÓPRIA INICIATIVA, DO EXPEDIENTE
      PROVIDENCIAL E DA POTENCIALIDADE DA VONTADE
  PARA AS RENOVAÇÕES E RECICLAGENS EXISTENCIAIS.
          Questionologia. Como encara você os momentos de parar? Você tem se saído razoavelmente bem nos momentos decisivos da vida humana?