Autodeterminação

A autodeterminação é o ato ou efeito de a consciência determinar, decidir, deliberar, prescrever, resolver, afirmar e definir alguma ação pessoal.

Você, leitor ou leitora, é predominantemente determinado ou vacilante?

      AUTODETERMINAÇÃO
                                 (AUTODETERMINOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A autodeterminação é o ato ou efeito de a consciência determinar, decidir, deliberar, prescrever, resolver, afirmar e definir alguma ação pessoal.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. A palavra determinação provém do idioma Latim, determinatio, “limite; extrema; demarcação; fim; extremidade”. Surgiu no Século XIV.
          Sinonimologia: 01. Autodeliberação. 02. Autorresolução. 03. Autodefinição. 04. Autodecisão. 05. Autoafirmação. 06. Autoposicionamento. 07. Autexpressão. 08. Autoprescrição. 09. Autorreação. 10. Autonomia; autossustentabilidade.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 40 cognatos derivados do vocábulo determinação: antideterminação; autodeterminação; autodeterminismo; Autodeterminologia; determinabilidade; determinada; determinado; determinador; determinadora; determinante; determinar; determinativa; determinativo; determinável; determinismo; determinista; determinística; determinístico; Determinologia; heterodeterminação; indeterminabilidade; indeterminação; indeterminada; indeterminado; indeterminador; indeterminadora; indeterminar; indeterminável; indeterminismo; indeterminista; indeterminística; indeterminístico; predeterminação; predeterminada; predeterminado; predeterminante; predeterminar; sobredeterminação; sobredeterminada; sobredeterminado.
          Neologia. As duas expressões compostas autodeterminação cosmoética e autodeterminação anticosmoética são neologismos técnicos da Autodeterminologia.
          Antonimologia: 01. Heterodeterminação. 02. Autovacilação. 03. Auto-hesitação. 04. Autotitubeio. 05. Autoinsegurança. 06. Autoindecisão. 07. Autoirresolução. 08. Autalienação. 09. Autodesorientação. 10. Heteronomia.
          Estrangeirismologia: o loc interno; a strength of purpose; o strong profile.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto aos posicionamentos pessoais.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da determinação evolutiva; os nexopensenes; a nexopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o monoideísmo (pen) sadio; a flexibilidade autopensênica na obtenção dos meios para alcançar o fim almejado.
          Fatologia: a autodeterminação; a vontade inquebrantável; a intenção explícita; a autodecisão refletida; a coragem de se posicionar; a ousadia de inovar; a automotivação; a autossegurança; a racionalidade; a afirmação pessoal; a autexpressão comunicativa; a autodeterminação lúcida; a autodeterminação da diretriz; a autodeterminação assistencial; a autodeterminação pelo melhor; a autorganização crítica; o livre arbítrio individual; o dinamismo pessoal; a pontualidade pessoal; o ânimo extra; a autoconvicção pela vivência; a sementeira intrafísica; os testes permanentes da vontade; o posicionamento cosmoético pessoal, definido, perante todas as realidades básicas da vida humana; o megatrafor evolutivo; o propulsor da autevolução; as megatarefas finais; os mecanismos intraconscienciais de resistência equilibrada às pressões externas; o autodomínio emocional; o autocontrole da motivação pessoal; o fim da preguiça; a eliminação do corpo mole; a qualificação da qualidade; a satisfação íntima ao assegurar o aperfeiçoamento contínuo da autoprodutividade; os recordes pessoais homeostáticos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a autossustentação energética da produtividade pessoal; a heterossustentação extrafísica dos esforços cosmoéticos pelos amparadores extrafísicos.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autodeterminação–inteligência evolutiva (IE); o sinergismo autoconvicção-autodeterminação.
          Principiologia: o princípio da indeterminação; o princípio do dinamismo evolutivo.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) embasando a decisão quanto aos propósitos a serem perseverados.
          Teoriologia: a teoria sobre a consciência haver sido criada em direção ao autocrescimento; a teoria da evolução consciencial pelos autesforços.
          Tecnologia: a técnica da autodecisão; as técnicas de autossuperação; a técnica de viver evolutivamente.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico do estado vibracional (EV).
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Psicossomatólogos; o Colégio Invisível dos Tenepessistas.
          Efeitologia: o efeito da autodeterminação na aceleração da autevolução; os efeitos do autoposicionamento de ponta na reurbanização do holopensene planetário.
          Ciclologia: o ciclo de realização vontade-intenção-decisão-determinação; o ciclo meta-conquista.
          Binomiologia: o binômio vontade-motivação; o binômio disposição-empenho; o binômio autoimperdoamento-autoqualificação.
          Interaciologia: a interação autodiscernimento-autodeterminação.
          Crescendologia: o crescendo da autoconfiança na capacidade de autorrealização.
          Trinomiologia: o trinômio Decidologia-Definologia-Determinologia; o trinômio definição-determinação-deliberação; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio vontade granítica–intencionalidade fixada–autorganização rigorosa; o trinômio autoconfiança-autocompetência-autodisciplina; o trinômio das estratégias evolutivas reformulação-reorganização-readaptação.
          Polinomiologia: o polinômio (aliteração) volição-intenção-decisão-determinação; o polinômio autocognição-autocriatividade-automotivação-autorresolutividade.
          Antagonismologia: o antagonismo autodeterminação / autovacilação; o antagonismo autodeterminação / heterodeterminação; o antagonismo correr atrás / deixar para lá; o antagonismo proatividade / passividade.
          Paradoxologia: o paradoxo dos autesforços por melhores performances evolutivas eliminarem os autesforços da competividade com os compassageiros evolutivos.
          Politicologia: a democracia direta.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo inserida na personalidade.
          Filiologia: a decidofilia; a desafiofilia; a evoluciofilia.
          Holotecologia: a definoteca; a volicioteca.
          Interdisciplinologia: a Autodeterminologia; a Autodecidologia; a Autodefinologia; a Autonomologia; a Voliciologia; a Intencionologia; a Autocogniciologia; a Lucidologia; a Mentalsomatologia; a Holomaturologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a personalidade forte; a conscin confiável; a consciência javalínica; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o autodecisor; o profissional competente.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a autodecisora; a profissional competente.
          Hominologia: o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens determinologus; o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens expeditus; o Homo sapiens decisophilicus; o Homo sapiens decisor; o Homo sapiens autopositor; o Homo sapiens definitor; o Homo sapiens activus; o Homo sapiens agens; o Homo sapiens epicentricus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: autodeterminação cosmoética = a da conscin lúcida empenhada na própria evolução; autodeterminação anticosmoética = a da conscin marginal teimosa na prática de atos ilícitos.
          Culturologia: a cultura da inteligência evolutiva; a cultura da produtividade.
          Caracterologia. Sob a ótica da Autodeterminologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 3 categorias de autodeterminações básicas:
          1. Autodeterminação evolutiva: os atos interassistenciais; a autopromoção na Escala Evolutiva das Consciências.
          2. Autodeterminação inócua: os atos evolutivamente improdutivos; o autodesperdício do tempo consciencial.
          3. Autodeterminação regressiva: os atos anticosmoéticos; o autenredamento em interprisões grupocármicas.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autodeterminação, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autexpressão: Comunicologia; Neutro.
          02. Autodecisor: Evoluciologia; Homeostático.
          03. Autodestravamento: Proexologia; Homeostático.
          04. Autonomia: Autonomologia; Neutro.
          05. Autorresolução: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          06. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Autossuperação específica: Experimentologia; Homeostático.
         08. Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
         09. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático.
         10. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
         11. Iniciativa pessoal: Voliciologia; Neutro.
         12. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro.
         13. Pesquisador independente: Experimentologia; Homeostático.
         14. Princípio do posicionamento pessoal: Autodefinologia; Homeostático.
         15. Propulsor da vontade: Evoluciologia; Neutro.
  NO DESENVOLVIMENTO DA EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA, O EXEMPLARISMO DA AUTODETERMINAÇÃO SADIA
  TORNA-SE RACIONALMENTE INDISPENSÁVEL A PARTIR
  DAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS, DIÁRIAS, DA TENEPES.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, é predominantemente determinado ou vacilante?
Por qual razão?