Momento da Circunspecção

O momento da circunspecção é a qualidade ou atitude da conscin lúcida circunspecta e ponderada no instante do ato de agir e de falar, demonstrando precaução, prudência, critério, atenção e seriedade dentro ou perante circunstâncias existenciais graves.

Como reage você, leitor ou leitora, aos momentos inevitáveis de circunspecção na vida dia a dia? Você já sabe mudar do momento da brincadeira para o momento da seriedade sem traumas?

      MOMENTO DA CIRCUNSPECÇÃO
                                (AUTEXPERIMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O momento da circunspecção é a qualidade ou atitude da conscin lúcida circunspecta e ponderada no instante do ato de agir e de falar, demonstrando precaução, prudência, critério, atenção e seriedade dentro ou perante circunstâncias existenciais graves.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo momento vem do idioma Latim, momentum, “impulso; momento; mudança; causa de alguma decisão; motivo; curto espaço de tempo; circunstância; importância”. Apareceu no Século XV. O vocábulo circunspecção deriva também do idioma Latim, circumspectio, “ação de olhar ao redor; vigilância; cuidado refletido; aplicação; desvelo”, de circumspectum, supino de circumspicere, “olhar; lançar a vista ao redor; prestar atenção; estar atento; examinar; ponderar; analisar; espreitar; procurar”. Surgiu no mesmo Século XV.
          Sinonimologia: 01. Hora da circunspecção. 02. Momento da seriedade. 03. Momento da austeridade. 04. Momento de destino. 05. Momento crítico. 06. Momento da sabedoria. 07. Hora da autorreflexão. 08. Hora suprema. 09. Hora da automaturidade. 10. Hora da decisão.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 5 cognatos derivados do vocábulo circunspecção: circunspeção; circunspecta; circunspecto; circunspeta; circunspeto.
          Neologia. As duas expressões compostas momento da circunspecção individual e momento da circunspecção público são neologismos técnicos da Autexperimentologia.
          Antonimologia: 01. Momento do relaxe. 02. Momento de cochilo. 03. Momento irrefletido. 04. Momento de infantilidade. 05. Momento da indecisão. 06. Momento banal. 07. Hora da diversão. 08. Hora da brincadeira. 09. Hora da autoimaturidade. 10. Instante de leviandade; instante de regressismo.
          Estrangeirismologia: o momentum criticus; o turning point.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à automaturidade evolutiva cosmoética.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da circunspecção; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade.
          Fatologia: o momento da circunspecção; o momento da acareação interpessoal; a colação de grau na universidade; o cenário de pré-enterro no necrotério; o momento do veredito do juiz no tribunal; o instante da comunicação do falecimento do paciente no hospital; a Inglaterra ao ser considerada a Pátria da Circunspecção; a circunspecção como elemento estrutural da serenidade cosmoética do Homo sapiens serenissimus.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o momento extrafísico da entrevista com o evoluciólogo do grupo evolutivo.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo volição–intenção–energia consciencial–ação.
          Principiologia: o princípio da reflexão como hábito pessoal.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da personalidade autoconsciente.
          Tecnologia: a técnica do recolhimento íntimo.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autocogniciologia.
          Efeitologia: o efeito evolutivo das autorreflexões.
          Neossinapsologia: as neossinapses predominando sobre as retrossinapses.
          Ciclologia: o ciclo das tentativas e acertos continuados.
          Enumerologia: a seriedade; a sobriedade; a austeridade; a solenidade; a formalidade; a gravidade; a severidade.
          Binomiologia: o binômio irreflexão-reflexão; o binômio autocrítica-heterocrítica.
          Interaciologia: a interação ponderação-correção.
          Trinomiologia: o trinômio racionalidade-lógica-ponderação; o trinômio investigação-fundamentação-formulação; o trinômio codificação-decodificação-recodificação; o trinômio intrafisicalidade-intraconsciencialidade-extrafisicalidade; o trinômio Teaticologia-Conformática-Verbaciologia; o trinômio retrocognição-ruminação-autorreflexão.
          Antagonismologia: o antagonismo circunspecção / relaxamento; o antagonismo sobriedade / informalidade; o antagonismo seriedade / frivolidade.
          Paradoxologia: o paradoxo do silêncio, em certas circunstâncias, falar mais alto se comparado às palavras.
          Politicologia: a lucidocracia; a conscienciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço.
          Filiologia: a definofilia.
          Mitologia: a queda dos mitos multimilenares por meio da circunspecção autopesquisística.
          Holotecologia: a historioteca; a experimentoteca; a analiticoteca; a hermeneuticoteca; a criticoteca; a cognoteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Autexperimentologia; a Holomaturologia; a Holocronologia; a Autopesquisologia; a Recexologia; a Autocriteriologia; a Autodefinologia; a Autodecidologia; a Autodeterminologia; a Autodiscernimentologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens circunspector; o Homo sapiens decisophilicus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens madurus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: momento da circunspecção individual = o da própria consciência na condição de recolhimento íntimo; momento da circunspecção público = o da solenidade com o grupo de consciências.
          Culturologia: a cultura da Serenologia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o momento da circunspecção, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
          02. Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático.
          03. Alerta consciencial: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          04. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
          05. Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
          06. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          07. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
          08. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro.
          09. Momento de parar: Autodeterminologia; Neutro.
          10. Momento evolutivo: Paracronologia; Neutro.
     APESAR DOS CENÁRIOS DE SERIEDADE OU GRAVIDADE, OS MOMENTOS DA CIRCUNSPECÇÃO, EM GERAL,
  PODEM SER OS MAIS DECISIVAMENTE POSITIVOS PARA
 A EVOLUÇÃO DA CONSCIN LÚCIDA, HOMEM OU MULHER.
          Questionologia. Como reage você, leitor ou leitora, aos momentos inevitáveis de circunspecção na vida dia a dia? Você já sabe mudar do momento da brincadeira para o momento da seriedade sem traumas?