Migração Conscienciológica

      MIGRAÇÃO CONSCIENCIOLÓGICA (PARASSOCIOGRAFOLOGIA)
I. Conformática Definologia. A migração conscienciológica é a mobilidade geopolítica nacional e internacional de conscins intermissivistas, homens ou mulheres, voluntárias da Conscienciologia, notadamente para Foz do Iguaçu, PR, Brasil, dando origem e sustentação à Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) e ao bairro Cognópolis. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo migração vem do idioma Latim, migratio, “emigração; passagem de determinado lugar para outro”, derivado de migrare, “emigrar; ir para outra parte; mudar de morada; mudar-se”. Surgiu no Século XIX. O termo consciência deriva igualmente do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Sinonimologia: 1. Movimentação migratória maxiproexológica. 2. Mobilidade conscienciológica. 3. Deslocamento geográfico conscienciológico. 4. Mobilização geopolítica conscienciológica. 5. Mobilidade conscienciocêntrica. 6. Mudança domiciliar conscienciológica. 7. Movimento migratório conscienciológico. Neologia. As 4 expressões compostas migração conscienciológica, migração conscienciológica individual, migração conscienciológica duplista e migração conscienciológica coletiva são neologismos técnicos da Parassociografologia. Antonimologia: 1. Migração involuntária. 2. Migração forçada. 3. Migração econômica. 4. Migração para trabalho. 5. Migração acadêmica. Estrangeirismologia: o voluntariado conscienciológico compreendido ao modo de lifestyle migration; o Tertuliarium na condição de local de debate atrator de conscins intermissivistas; a região da Tríplice Fronteira Brasil-Argentina-Paraguai vista na condição de front da batalha evolutiva; o estranhamento do grupo outsider pelo grupo insider; a Cognópolis na condição de Conviviarium dos intermissivistas; a abordagem bottom-up nos estudos migratórios; os push-pull factors migratórios. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência das prioridades proexológicas e conviviológicas. Coloquiologia. Eis expressão popular relacionada à migração conscienciológica: – Cada qual com seu cada qual, ou cada qual com seu igual. Proverbiologia: – Rapiamus, amici, occasionem de die (Amigos, saibamos aproveitar a oportunidade prontamente). Ortopensatologia. Eis 5 ortopensatas, citadas em ordem alfabética, classificadas em 4 subtítulos: 1. “CCCI. A CCCI é um tipo de infiltração grupal, interassistencial, na Socin ainda patológica”. 2. “CI. O CI é o divisor de águas na vida evolutiva das consciências. Se nada ocorreu de melhor depois dele é porque a consciência perdeu o bonde da História e as naturais companhias do seu grupocarma”. 3. “Cognópolis. Extrafisicamente, a Cognópolis-Foz é ponta de lança da Reurbexologia e Capital da Conscienciologia, por ser o local intrafísico com adaptação maior ao Curso Intermissivo (CI). Ano-Base: 2014”. “A pretensão dos cognopolitanos da Cognópolis, em Foz do Iguaçu, é servir de ensaio para outras futuras Cognópolis e o Estado Mundial”. 4. “Migração. A migração interna das conscins intermissivistas, voluntárias da Conscienciologia, exige as construções de hotéis, residências e condomínios, compondo o Bairro Cognópolis”.



II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da reciclagem evolutiva; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os sociopensenes; a sociopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene do gregarismo evolutivo. Fatologia: a migração conscienciológica; o reagrupamento grupocármico para o labor evolutivo conjunto; a necessidade de plasmar a base física para as ideias da Conscienciologia fixarem-se na dimensão intrafísica; a implantação do campus do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) em Foz do Iguaçu, possibilitando a formação da CCCI e, posteriormente, do bairro Cognópolis (Neocartografia Conscienciológica); a recepção do voluntário recém-chegado no Holociclo; o documento Pontoações do CEAEC – Centro de Altos Estudos da Conscienciologia, organizado pelo Holociclo, registrando o Censo Demográfico da CCCI em Foz do Iguaçu desde o ano 2000; o documento Lista da CCCI em Foz do Iguaçu afixado no Tertuliarium para revisão comunitária; o fluxo migratório constante desde 1995 para Foz do Iguaçu; a migração intramunicipal pelos voluntários do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) no Rio de Janeiro, RJ; a transferência da sede do IIPC para Foz do Iguaçu, gerando o maior fluxo migratório; o fluxo de conscins intermissivistas estrangeiras para a CCCI, Foz do Iguaçu; os projetos habitacionais no entorno da Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia possibilitando o assentamento dos voluntários em condomínios conscienciológicos; a saída de casa exigindo exame dos detalhes no caso de dependentes; a migração de residência exigindo também a recin; o desafio de recolocar-se profissionalmente no local de destino; a convivência e a troca de experiências parapsíquicas valorizadas a partir da migração conscienciológica; o estreitamento do convívio promovendo o contágio pelo exemplo; a amostragem conscienciológica intrafísica na pesquisa acadêmica; o desafio da migração de conscins intermissivistas de modo contínuo a fim de solucionar o problema do envelhecimento dos cognopolitas, praticantes da antimaternidade sadia; a migração de 37 inversores existenciais para voluntariar na Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS), no período de 2014 a 2022; a importância da troca de ideias do evento periódico Encontro Intercognópolis; os indícios intrafísicos sinalizando ser Foz do Iguaçu o melhor local para estabelecer a primeira Cognópolis do Planeta. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o resgate extrafísico dos pré-intermissivistas na Baratrosfera pelos amparadores; a migração conscienciológica extrafísica; a projeção precognitiva sinalizando a migração futura; o fenômeno da olorização no Holociclo melhorando o ambiente extrafísico para o acolhimento dos voluntários-migrantes; os cognopolitas, hoje (Ano-base: 2023), atuando na condição de conscins-cobaias para as consciexes intermissivistas da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Extrafísica (CCCE); a Interlúdio na condição de neocomunex acolhedora de intermissivistas (Paracognópolis); a movimentação migratória interdimensional; a movimentação migratória interplanetária (transmigração extrafísica); as comunexes evoluídas inspiradoras das Cognópolis e das construções paratecnológicas da Conscienciologia; os indícios extrafísicos sinalizando ser Foz do Iguaçu o melhor local para estabelecer a primeira Cognópolis do Planeta; a hipótese de a migração conscienciológica ter raízes seriexológicas em migração da população judia, na Antiguidade, a partir da atuação das consciexes Zéfiro e Incógnito. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo migrantes-paramigrantes; o sinergismo Cognópolis-Paracognópolis; o sinergismo senso de pertencimento à CCCI–senso de parapertencimento à CCCE; o sinergismo migração conscienciológica–autoconscientização grupocármica; o sinergismo migração conscienciológica–ativismo proexológico; o sinergismo intercognópolis; o sinergismo experiência migratória anterior–migração conscienciológica definitiva. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio grupocármico “ninguém evolui sozinho”; o princípio da afinidade interconsciencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da reeducação consciencial; o princípio da domesticação mútua; o princípio da empatia evolutiva. Codigologia: a cláusula do código pessoal de Cosmoética (CPC) da realização da maxiproéxis grupal favorecendo a iniciativa migratória; o código grupal de Cosmoética (CGC) estipulando as regras de convivência interconscienciólogos. Teoriologia: a teoria da reurbex na raiz das Cognópolis; a teoria da migração por estilo de vida; as pioneiras teorias migratórias da Escola de Sociologia de Chicago. Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente; as técnicas conscienciológicas. Voluntariologia: os voluntários conscienciológicos. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia. Colegiologia: o Colégio Invisível dos Conscienciólogos; o Colégio Invisível da Sociometria. Efeitologia: o efeito-halo das tertúlias conscienciológicas online; o efeito holobiográfico da migração conscienciológica; o efeito migratório na Sociedade iguaçuense; o efeito migratório na modificação espacial do bairro; o efeito migratório na alteração do nome da rua do CEAEC (Neodônimo Conscienciológico); o efeito migratório na escolha do nome do bairro Cognópolis (Neotoponímia Conscienciológica); o efeito migratório na constituição do CEAEC e da Cognópolis como pontos turísticos em Foz do Iguaçu. Neossinapsologia: as neossinapses geradas em neomesologia cosmopolita; as neossinapses adquiridas em neomesologia conscienciocêntrica (Cognópolis); as neossinapses comparativas local de origem–local de destino quanto às lacunas culturais; as neossinapses geradas no cidadão iguaçuense a partir da observação dos diferentes “habitus” dos migrantes conscienciólogos. Ciclologia: o ciclo diáspora-reagrupamento; o ciclo recéxis-recin; o ciclo migração-resiliência; os ciclos migratórios desde o início da Humanidade. Enumerologia: o migrante solitário; o migrante duplista; o migrante gregário; o migrante de primeira vez; o migrante veterano; o migrante inversor; o migrante reciclante. Binomiologia: o binômio emigração-imigração; o binômio compromisso intermissivo–responsabilidade maxiproexológica; o binômio Proxêmica-Cronêmica; o binômio migração conscienciológica–condomínios conscienciológicos; o binômio eventos conscienciológicos–mídia impressa; o binômio migração conscienciológica–territorialidades conscienciológicas; o binômio hábitos sadios–rotinas úteis intensificados no cotidiano da Cognópolis. Interaciologia: a interação mudança da sede do IIPC–mudança de residência dos voluntários; a interação família nuclear–família consciencial; a interação morar-voluntariar; a interação Grupos de Pesquisa Conscienciais (GPCs)–Instituições Conscienciocêntricas (ICs); a interação comunidade conscienciológica–Sociedade iguaçuense; a interação biografia-sociografia; a interação propósito de vida–estilo de vida. Crescendologia: o crescendo migratório geopolítico Rio de Janeiro–Foz do Iguaçu; o crescendo migratório parageopolítico Baratrosfera-Pombal; o crescendo migratório parageopolítico Baratrosfera-Interlúdio; o crescendo proexológico recebimento-retribuição; o crescendo evolução pessoal–evolução grupal; o crescendo pesquisístico aplicação de questionário–tabulação das respostas; o crescendo migração de cidade–mudança do egão. Trinomiologia: o trinômio teletertuliano-visitante-migrante; o trinômio histórico Centro da Consciência Contínua (CCC)–Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia–Centro de Altos Estudos da Conscienciologia; o trinômio histórico CEAEC-CCCI-Cognópolis; o trinômio comunitário voluntariado-migração-territorialidades; o trinômio migratório família-amizades-trabalho; o trinômio motivacional estudo-trabalho-voluntariado; o trinômio migratório permanência-temporalidade-sazonalidade.


Polinomiologia: o polinômio do fluxo migratório planejamento existencial–viagem de prospecção–resolução de pendências–viagem migratória; o polinômio do fluxo migratório cidade natal–Foz do Iguaçu–Domingos Martins–Foz do Iguaçu; o polinômio migratório voluntáriopais-irmãos-sobrinhos; o polinômio migração intercontinental–migração internacional–migração interna–migração interregional; o polinômio do migrante bebê-criança-jovem-adulto-idoso; o polinômio migração de primeira vez–migração de retorno–migração de repetição–migração em série. Antagonismologia: o antagonismo migração internacional / migração interna; o antagonismo migração voluntária / migração compulsória; o antagonismo assentamento temporário / radicação vitalícia; o antagonismo voluntariado convencional / voluntariado conscienciológico; o antagonismo raízes cognopolitanas superficiais / raízes cognopolitanas profundas; o antagonismo migração por trabalho / migração por estilo de vida; o antagonismo destino turístico / destino migratório. Paradoxologia: o paradoxo de o migrante conscienciólogo fixar residência em Foz do Iguaçu, estando regularmente indisponível para participar das atividades conscienciológicas gratuitas; o paradoxo de a migração conscienciológica para Foz do Iguaçu caracterizar-se enquanto segundo fluxo, porém o alcance e a importância serem maiores em relação ao primeiro fluxo migratório para o Rio de Janeiro; o paradoxo de a grande maioria dos migrantes possuir amigos em Foz do Iguaçu quando migraram, porém os amigos tiveram nenhum, pouco ou médio peso entre os motivos na decisão de migrar. Politicologia: a proexocracia (Cognópolis); a conscienciocracia; a cognocracia; a lucidocracia; a assistenciocracia; a debatocracia; a democracia. Legislogia: as leis da maxiproéxis grupal; a lei de maior esforço autocognitivo; a Lei N. 13.445, de 24.05.2017 (Lei da Migração). Filiologia: a pesquisofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a recexofilia; a evoluciofilia; a conscienciofilia; a neofilia. Sindromologia: a evitação da síndrome da dispersão consciencial. Maniologia: a evitação da dromomania pela radicação vitalícia na Cognópolis. Mitologia: o mito da Cognópolis perfeita. Holotecologia: a geografoteca; a sociologicoteca; a Fozteca; a gregarioteca; a proexoteca; a evolucioteca; a consciencioteca. Interdisciplinologia: a Parassociografologia; a Parassociologia; a Parassociografologia Conscienciológica; a Grupocarmologia; a Sociometria; a Geografia Humana; a Geopoliticologia; a Demografia; a Para-Historiografologia; a Holopesquisologia; a Intrafisicologia; a Conviviologia; a Mesologia; a Intermissiologia; a Maxiproexologia; a Reurbexologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin migrante; a minipeça humana do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a consciex Zéfiro; a consciex Incógnito. Masculinologia: o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o epicon lúcido; o escritor; o autor de obras da Conscienciologia; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o retomador da tarefa interassistencial; o tenepessista; o ofiexista; o maximoratorista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o tocador de obra; o voluntário. Femininologia: a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a epicon lúcida; a escritora; a autora de obras da Conscienciologia; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a retomadora da tarefa interassistencial; a tenepessista; a ofiexista; a maximoratorista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a tocadora de obra; a voluntária. Hominologia: o Homo sapiens migrator; o Homo sapiens migrans; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens communitarius; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens proexista; o Homo sapiens voluntarius; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens evolutiologus. V. Argumentologia Exemplologia: migração conscienciológica individual = a da conscin intermissivista, homem ou mulher, transferindo residência, sozinha, para determinada Cognópolis; migração conscienciológica duplista = a da conscin intermissivista, homem ou mulher, transferindo residência, acompanhada pelo(a) parceiro(a), para determinada Cognópolis; migração conscienciológica coletiva = a de grupo de conscins intermissivistas, transferindo residência, de modo plural, para determinada Cognópolis. Culturologia: a cultura conscienciológica; a Multiculturologia de Foz do Iguaçu. Pesquisa. Em 2018, foram realizadas pesquisas sobre a CCCI–Foz do Iguaçu, coletando dados por questionário a partir da plataforma do formulário Google, obtendo 360 respostas (54%
da população de migrantes da CCCI–Foz). Eis, de modo resumido, o perfil básico do migrante conscienciólogo e os aspectos principais da migração conscienciológica, a partir de 12 variáveis, em ordem lógica, classificadas em 2 grupos: A. Migrante. De 17 indicadores sociais, 6 indicadores compõem o perfil básico dos migrantes conscienciólogos: 1. Sexo: a maioria dos migrantes são mulheres (222; 61,6%). 2. Idade: o maior percentual foi encontrado na faixa etária da meia-idade (109; 30,3%). 3. Nacionalidade: a maioria dos migrantes são brasileiros (344; 95,6%). 4. Naturalidade: a maioria dos migrantes são provenientes, principalmente, da região Sudeste (SP: 72; 20%, RJ: 48; 13,3%, MG: 43; 11,9%) e da região Sul (RS: 58; 16,1%, PR: 42; 11,6%). 5. Escolaridade: a maioria dos migrantes concluiu, no mínimo, 1 curso do ensino superior (339; 94,2%). 6. Posição profissional: entre os migrantes, o maior percentual foi a categoria de trabalhadores empregados em Foz do Iguaçu (143; 39,7%). B. Migração. De 18 questões específicas sobre o processo migratório, 6 aspectos caracterizam a migração conscienciológica: 1. Locais diferentes da cidade natal: o maior percentual foi encontrado na categoria de 4 ou mais cidades diferentes da cidade natal antes de migrar para Foz do Iguaçu (91; 25,3%). 2. Quando ouviu falar da Comunidade Conscienciológica pela 1ª vez: predominou entre os migrantes ter ouvido falar da Comunidade Conscienciológica em Foz do Iguaçu pela 1a vez em 1995 (72; 20,0%). 3. Quando se mudou para Foz do Iguaçu: entre os migrantes, o maior percentual foi no ano de 2004 (53; 14,7%). 4. Última cidade de residência antes de migrar para Foz do Iguaçu: predominou entre os migrantes o Rio de Janeiro antes de migrar para Foz do Iguaçu (80; 22,2%).

5. Conhecidos em Foz do Iguaçu na ocasião da migração: a grande maioria dos migrantes tinha conscins conhecidas no momento da migração (329; 91,4%). E na categoria de conhecidos, a maioria indicou os amigos (253; 70,3%). 6. Companhia quando migrou para Foz do Iguaçu: a maioria dos migrantes migrou com companhia (213; 59,2%) – “com familiares” (119; 33,1%) ou “outros” (94; 26,1%). Motivações. Em relação ao motivo na decisão de migrar para Foz do Iguaçu, foram encontradas características peculiares da migração conscienciológica, envolvendo motivações existenciais, intelectuais e sociais. Eis, na ordem lógica, os 4 principais motivos para migração: 1. Evolução pessoal e grupal. 2. Voluntariado conscienciológico. 3. Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI–Foz do Iguaçu). 4. Enciclopédia da Conscienciologia. Voluntariado. A grande maioria dos migrantes conscienciólogos eram voluntários em Instituição Conscienciocêntrica antes de migrar para Foz do Iguaçu (90,3% dos 360 participantes da pesquisa). Tal fato sugere o voluntariado enquanto fator sustentador da migração conscienciológica, gerando a autopercepção de estar evoluindo junto à comunidade de pertença pessoal. O 4o fator, a Enciclopédia da Conscienciologia, sugere motivação intelectual associada aos 3 fatores já citados, possivelmente decorrente do alto nível de escolaridade dos migrantes. Tabelologia. Tendo como base as listagens da CCCI produzidas no Holociclo, a migração conscienciológica pode ser melhor compreendida a partir dos números aproximados de migrantes deslocados para Foz do Iguaçu, no período de 1995 a 2015, com os respectivos fatos marcantes correlatos à migração, dispostos na tabela, na ordem cronológica: Tabela – Evolução Demográfica da CCCI – Foz do Iguaçu, de 1995 a 2015 Ano Quantidade de Migrantes 1995 14 1996 23 1997 26 1998
1999
2000 36 2001 39 2002 61 2003 97 2004 255 2005 361 2006 479 Fatos marcantes correlatos à migração conscienciológica Doação do terreno; chegada dos primeiros migrantes em Foz (04.07); fundação do CEAEC II Convenção Internacional do IIPC no campus CEAEC Artigo Cognópolis, de Waldo Vieira, no Informativo do CEAEC (dezembro)
Início da Enciclopédia da Conscienciologia (Rio de Janeiro, RJ)
Mudança do nome da rua do CEAEC: Rua dos Ipês passa a se chamar Rua da Cosmoética Migração do propositor da Conscienciologia para Foz do Iguaçu Início das tertúlias conscienciológicas no Holociclo (CEAEC)
Reconfiguração jurídico-administrativa: o CEAEC deixa de ser cooperativa e passa a ser Associação Migração dos voluntários do IIPC e voluntários da Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC)
Transferência da sede do IIPC para Foz do Iguaçu Proposição da expressão “CCCI”; fundação da União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN) e da Associação Internacional para a Expansão da Conscienciologia (AIEC)
Lançamento do Projeto Cognópolis (I Convenção da CCCI)

Ano Quantidade de Migrantes 2007 507 2008 538 2009 570 2010 607 2011 616 2012 689 2013 709 2014 762 Instalação de placas “Conscienciologia” nas ruas pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu Entrega do croqui do Megacentro Cultural Holoteca ao prefeito de Foz do Iguaçu Fundação do Bairro Cognópolis (20.05)
Fundação do Conselho dos 500 e da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Cognópolis (AMAC) em Foz do Iguaçu Lançamento do desafio da desperticidade em 3 anos pelas consciexes emissárias do Transmentor (15.12) no contexto do curso ECP2 Movimento nas redes sociais pró-viaduto em Foz do Iguaçu Fundação da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS)
Inauguração do Hotel Mabu Interludium, na Cognópolis 2015 841 671 voluntários; 126 parentes; 44 moradores Fatos marcantes correlatos à migração conscienciológica Neologismos. Na Ciência Convencional, já foram propostos os neologismos Migratologia e Migratometria. Neste sentido, pode-se propor os neologismos Migraciologia Conscienciológica e Migraciometrologia Conscienciológica, abertos à discussão para comunidade científica conscienciológica, tendo como objeto de estudo, a migração conscienciológica. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a migração conscienciológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático. 02. Amizade intermissivista: Conviviologia; Homeostático. 03. Amostragem conscienciológica: Holopesquisologia; Neutro. 04. Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional: Conviviologia; Homeostático. 05. Condomínio cognopolitano: Intrafisicologia; Homeostático. 06. Conviviofilia cognopolitana: Conviviologia; Homeostático. 07. Emigração voluntária: Conviviologia; Neutro. 08. Imigrante cognopolita: Decidologia; Homeostático. 09. Implantação de Cognópolis: Pararreurbanologia; Homeostático. 10. Migração inversiva proexológica: Interassistenciologia; Homeostático. 11. Migração proexológica internacional: Maxiproexologia; Neutro. 12. Movimentação migratória: Sociologia; Neutro. 13. Radicação vitalícia na Cognópolis: Ressomatologia; Homeostático. 14. Reagrupamento evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. 15. Voluntário da Conscienciologia: Assistenciologia; Homeostático.

A MIGRAÇÃO CONSCIENCIOLÓGICA, ASSENTADA NO VOLUNTARIADO INTERASSISTENCIAL, EXEMPLIFICA TANTO A CONCRETIZAÇÃO DAS IDEIAS DO CURSO INTERMISSIVO QUANTO A FORÇA DAS AMIZADES EVOLUTIVAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, migrou para a Cognópolis Foz ou alguma pré-Cognópolis? Caso afirmativo, quais proveitos evolutivos vem obtendo com tal mudança? Caso contrário, a migração conscienciológica está nos planos pessoais?
Bibliografia Específica: 1. Fernandes, Marcio; Terra do Nunca (A Pluralidade Étnica de Foz do Iguaçu revela a Globalização da Tríplice Fronteira); Rolling Stone Brasil; Revista; Mensário; N. 6; Seção: Conexão Brasilis; 1 fotomontagem; 15 fotos; São Paulo, SP; Março, 2007; páginas 44 a 51. 2. Gilaberte, Cristiane; Comunidade Conscienciológica: Voluntariado, Migração e Territorialidades; Tese; ed. Milena Mascarenhas; pref. Valdir Gregory; revisoras Liliane Sakakima; & Regina Camarano; 512 p.; 5 caps.; 1 cronologia; 25 E-mails; 38 enus.; 2 escalas; 1.005 estatísticas; 1 fichário; 21 fotos; 3 gráfs.; 2 mapas; 1 microbiografia; 10 quadros; 138 siglas; 58 tabs.; 30 websites; posf.; 948 notas; 279 fontes; 146 refs.; 69 webgrafias; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21,5 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2022; páginas 132, 180, 245 a 248 e 257 a 320. 3. Teles, Mabel; Zéfiro: a Paraidentidade Intermissiva de Waldo Vieira; 240 p.; 14 caps.; 36 fotos; glos. 211 termos; 45 refs.; geo.; ono.; alf.; 24 x 16 cm; br.; Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 150. 4. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e II; 652 conceitos analógicos; 30 E-mails; 4 enus.; 1 esquema de evolução consciencial; 2 fotos; glos. 7.518 termos; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 1 tab.; 120 técnicas lexicográficas; 26 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 389, 404, 432 e 1.296. Webgrafia Específica: 1. Ferraro, Cristiane; Migração Conscienciológica para Foz do Iguaçu: Breve Histórico, Características e Motivações; Artigo; Anais do 4º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER 4); Foz do Iguaçu, PR; 8-11.12.2005; 3 tabs.; 22 refs.; disponível em: <http://anintersh.org.br>; acesso em: 11.06.2018. C. F. G.