Megapensene Trivocabular

O megapensene (mega + pen + sen + ene) trivocabular é a síntese máxima de conteúdo ideativo (manifestação pensênica), composto de 3 termos, empregando-se o mínimo da apresentação simbólica (palavra) da comunicabilidade (domínio informacional), segundo os recursos ou atributos do mentalsoma (paracorpo do autodiscernimento) do sinteta evoluído, homem ou mulher.

Você, leitor ou leitora, já concebeu algum megapensene trivocabular?

      MEGAPENSENE TRIVOCABULAR
                                 (MEGAPENSENOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O megapensene (mega + pen + sen + ene) trivocabular é a síntese máxima de conteúdo ideativo (manifestação pensênica), composto de 3 termos, empregando-se o mínimo da apresentação simbólica (palavra) da comunicabilidade (domínio informacional), segundo os recursos ou atributos do mentalsoma (paracorpo do autodiscernimento) do sinteta evoluído, homem ou mulher.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O elemento de composição mega deriva do idioma Grego, mégas, megale, “grande; grandemente; muito; mais poderoso; de maior categoria; mais importante”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XIX. O termo pensamento provém do idioma Latim, pensare, “pensar; cogitar; formar alguma ideia; pesar; examinar; considerar; meditar”. Surgiu no Século XIII. A palavra sentimento vem do mesmo idioma Latim, sentimentum, através do idioma Francês, sentiment, “sentimento; faculdade de receber as impressões físicas; sensação; conhecimento; fato de saber qualquer coisa; todo fenômeno da vida afetiva; emoção; opinião; bom senso”. Apareceu no Século XIV. O vocábulo energia procede do idioma Francês, énergie, derivado do idioma Latim, energia, e este do idioma Grego, enérgeia, “força em ação”. Surgiu no Século XVI. O elemento de composição tri deriva do idioma Latim, tres, tria, “três vezes; três partes”. O termo vocábulo provém do idioma Latim, vocabulum, “nome; denominação; palavra”. Apareceu no Século XIV.
         Sinonimologia: 01. Minifrase trivocabular. 02. Síntese ideativa. 03. Síntese ortopensênica. 04. Trinômio comunicativo. 05. Frase-síntese trimembre. 06. Enunciado trimembre. 07. Síntese conscienciológica. 08. Proposição trivocabular. 09. Proposição trimembre. 10. Locução trimembre.
         Neologia. As 3 expressões compostas megapensene trivocabular, megapensene trivocabular simples e megapensene trivocabular complexo são neologismos técnicos da Megapensenologia.
         Antonimologia: 01. Frase sesquipedal. 02. Discurso longo. 03. Frase analítica. 04. Sentença difusa. 05. Discurso prolixo. 06. Locução prolixa. 07. Sentença logorreica. 08. Proposição verborrágica. 09. Frase palavrosa. 10. Enunciado extenso.
         Estrangeirismologia: o close style.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à comunicabilidade interconsciencial de alto nível intelectivo.
         Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando a si mesmo: – Megapensenes geram megapensenes.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o megapensene trivocabular; o holopensene pessoal da síntese comunicativa; os megapensenes; a megapensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a síntese ortopensênica.
         Fatologia: a comunicabilidade; a intelectualidade; o Curso dos Megapensenes Trivocabulares, do CEAEC; a ideia ou o dito conciso; a explicitação sumária; a concentração conceitual; a condensação ideativa; a sentença-compêndio; a abreviação analítica; a essência da mente comprimida; o extrato ideativo; a fusão das neoideias; a frase-miniatura; o resumo trivocabular; a sinopse interativa; a súmula essencial; o sumário intelectivo; a resenha científica; a exposição sinóptica; o todo congruente compactado; a cosmovisão concisa; a fusão sem confusão; a biossíntese mentalsomática; as silepses mentaissomáticas; o constructo da imagem formada por síntese mental; a congeminação ideológica; a harmonização das partículas ideativas; a cápsula de pensamento; o estilo aticista.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo mentalsomático análise-síntese.
          Principiologia: o princípio da descrença.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da Conformática.
          Tecnologia: a técnica da síntese ideativa. A técnica dos megapensenes trivocabulares enxuga o texto ao máximo, afastando, de vez, as repetições de recursos primários e evitáveis na elaboração do pensamento escrito, por exemplo: os excessos de adjetivos, os circunlóquios, os quês, os advérbios de modo, e outros.
          Voluntariologia: os voluntários-tertulianos-verbetógrafos do Tertuliarium.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Comunicologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Comunicólogos.
          Efeitologia: os efeitos esclarecedores das frases-sínteses.
          Ciclologia: o ciclo comunicativo interminável dos megapensenes trivocabulares.
          Enumerologia: Temos amigos cognopolitas. Temos amigos interassistenciais. Temos amigos intermissivistas. Temos amigos multidimensionais. Temos amigos multiexistenciais. Temos amigos multimilenares. Temos amigos maxiproexistas.
          Binomiologia: o binômio conteúdo-forma; o binômio miniproposição-megadedução.
          Interaciologia: a interação análise-síntese; a interação unívoca-triunívoca.
          Crescendologia: o crescendo pessoal dicionário cerebral sinonímico–dicionário cerebral antonímico–dicionário cerebral analógico.
          Trinomiologia: o trinômio de 3 palavras ou trivocabular.
          Polinomiologia: o polinômio abordagem-análise-Hermenêutica-síntese.
          Antagonismologia: o antagonismo megapensene trivocabular / verborragia.
          Paradoxologia: o paradoxo da simplificação da complexificação; o paradoxo do todo para a parte; o paradoxo da análise para a síntese; o paradoxo da simplicidade composta.
          Politicologia: a democracia midiática.
          Legislogia: a lei da síntese dos megapensenes trivocabulares assenta-se na afirmação: todo discurso, além de 3 palavras, é prolixidade.
          Filiologia: a comunicofilia.
          Holotecologia: a comunicoteca.
          Interdisciplinologia: a Megapensenologia; a Comunicologia; a Experimentologia; a Hermeneuticologia; a Exegeticologia; a Mentalsomatologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Erudiciologia; a Polimatologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o sinteta intermissivista.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a sinteta intermissivista.
          Hominologia: o Homo sapiens philologus; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens divulgator; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens professor; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens autoperquisitor.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: megapensene trivocabular simples = quando secundário ou inexpressivo; megapensene trivocabular complexo = quando marcante ou expressando pensamento sofisticado.
          Culturologia: a cultura da megapensenologia; a cultura da Conformática.
          Ortopensenologia. Em Pensenologia, o megapensene, ao modo do ortopensene, constitui pensene reto, correto ou cosmoético. Fecundemos nossos mentaissomas.
          Gramaticologia. Na Intrafisicologia, evidentemente, todo megapensene trivocabular é a minifrase construída com apenas 3 palavras, na qual cada palavra vale mais, sendo interativa, indispensável e insubstituível, encerrando o pensamento completo. Há pensamentos incompletos.
          Taxologia. Pela Experimentologia, as 3 palavras do megapensene trivocabular podem formar duas categorias de frases: a comum ou banal, ou a frase-síntese, ambas ordinariamente sem reticências.
          Logicologia. A partir da Parapedagogiologia, a minifrase só por ser composta por 3 palavras não constitui necessariamente megapensene completo e nem mesmo frase-síntese. Há de ser incluído 1 verbo, ou mais, indicando a ação do sujeito, mesmo elidido ou indireto. A minifrase pode ser estruturada com expressões no singular ou plural, quando mantém sentido ou significado lógico. Vivamos com lógica.
          Linguisticologia. À vista da Cosmoeticologia, até certo ponto, os megapensenes trivocabulares criam específica linguagem filosófica, peculiar, ao limitar matemática e irremediavelmente a expressão do pensamento. Tal fato evidencia os limites do idioma empregado. Pensemos para acertar.
          Cosmovisiologia. De acordo com a Paratecnologia, se alguém julgar serem as frases de 3 palavras excessivamente simplistas ou truncadas, deve usá-las para se inspirar e compor sentenças ou pensamentos complexos e completos. Esta abordagem cosmovisiológica se inclui entre as várias finalidades dos megapensenes trivocabulares.
          Autopensenologia. Em função da Holomaturologia, o megapensene trivocabular impõe reflexões, exige pensar mais e descartar com vigor maior a moldura da poesia ou da arte, quando infantis, enxugando o pensamento ou a autopensenidade.
          Bibliologia. Mediante a Comunicologia, para leituras adicionais sobre os megapensenes trivocabulares, existem 3 minilivros: “Máximas da Conscienciologia”, “Minidefinições Conscienciológicas” e “A Natureza Ensina”. Inexiste livro perfeito.


                                                    VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o megapensene trivocabular, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Autexpressão: Comunicologia; Neutro.
            02. Autoconsciência verbal: Comunicologia; Neutro.
            03. Categoria de comunicação: Comunicologia; Neutro.
            04. Conformática: Comunicologia; Neutro.
            05. Conhecimento conscienciológico: Autocogniciologia; Homeostático.
            06. Conscienciês: Paracomunicologia; Homeostático.
            07. Conscienciografia: Comunicologia; Neutro.
            08. Ferramenta de comunicação: Comunicologia; Neutro.
            09. Gancho didático: Comunicologia; Neutro.
            10. Matematização do conceito: Comunicologia; Neutro.
 OS MEGAPENSENES TRIVOCABULARES PODEM INSPIRAR
      O PESQUISADOR, OU A PESQUISADORA, A AMPLIAR
     A COSMOVISÃO, NAS ABORDAGENS PESQUISÍSTICAS,
 PRINCIPALMENTE EM FUNÇÃO DAS SÍNTESES POLIMÁTICAS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já concebeu algum megapensene trivocabular?
Sobre qual linha de conhecimento?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 Seções; 1 biografia; 49 citações; 16 endereços; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; glos. 12.685 megapensenes trivocabulares; 29 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 5 a 380.