Categorização de Megapensenes Trivocabulares

A categorização de megapensenes trivocabulares é o agrupamento sistemático de proposições trimembres megapensenológicas, separando-as em classes concebidas a partir de critério pré-escolhido.

Você, leitor ou leitora, dispõe-se a conceber sistema classificatório e categorizar as 12.576 proposições trimembres integrantes do Manual de Megapensenes Trivocabulares? Em quais classes situaria, por exemplo, a proposição saibamos admirar discordando?

      CATEGORIZAÇÃO                 DE     MEGAPENSENES TRIVOCABULARES
                                   (MEGAPENSENOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. A categorização de megapensenes trivocabulares é o agrupamento sistemático de proposições trimembres megapensenológicas, separando-as em classes concebidas a partir de critério pré-escolhido.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra categorização deriva de categoria, proveniente do idioma Grego, katégoria, “acusação; qualidade atribuída a algum objeto”, provavelmente através do idioma Francês, catégorie. Surgiu no Século XVIII. O elemento de composição mega provém do mesmo idioma Grego, mégas, megale, “grande; grandemente; muito; mais poderoso; de maior categoria; mais importante”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XIX. O termo pensamento é oriundo do idioma Latim, pensare, “pensar; cogitar; formar alguma ideia; pesar; examinar; considerar; meditar”. Surgiu no Século XIII. A palavra sentimento vem do mesmo idioma Latim, sentimentum, através do idioma Francês, sentiment, “sentimento; faculdade de receber as impressões físicas; sensação; conhecimento; fato de saber qualquer coisa; todo fenômeno da vida afetiva; emoção; opinião; bom senso”. Apareceu no Século XIV. O vocábulo energia procede do idioma Francês, énergie, derivado do idioma Latim, energia, e este do idioma Grego, enérgeia, “força em ação”. Surgiu no Século XVI. O elemento de composição tri deriva do idioma Latim, tres, tria, “três vezes; três partes”. O termo vocábulo é proveniente do idioma Latim, vocabulum, “nome; denominação; palavra”. Apareceu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Classificação de megapensenes trivocabulares. 2. Taxologia de megapensenes trivocabulares. 3. Distribuição de megapensenes trivocabulares em categorias.
          Neologia. As 3 expressões compostas categorização de megapensenes trivocabulares, categorização disjuntiva de megapensenes trivocabulares e categorização não disjuntiva de megapensenes trivocabulares são neologismos técnicos da Megapensenologia.
          Antonimologia: 1. Gênese de megapensenes trivocabulares. 2. Expansão analítica de megapensenes trivocabulares. 3. Leitura diletante de megapensenes trivocabulares.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao impacto dos megapensenes trivocabulares na autorreflexão.
          Coloquiologia: a colocação de cada macaco no seu galho; o reconhecimento da farinha do mesmo saco; a constatação de objetos serem vinho da mesma pipa; o dar a César o que é de César; o fato irretorquível de a macieira não dar peras; o labor de separar o joio do trigo; o cuidado de não misturar alhos com bugalhos.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do estudo e da pesquisa sistemáticos; a autassepsia pensênica proporcionada pelo estudo da Megapensenologia; a qualificação sadia da autopensenidade por meio da atividade intelectual cosmoética; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a categorização de megapensenes trivocabulares; as 200 fórmulas do Manual de Megapensenes Trivocabulares; as novas possibilidades de interpretações dos itens classificados em função das categorias onde se situam; os nomes das categorias enquanto indexadores analógicos; a ampliação cognitiva do taxólogo ao elaborar a classificação; a ampliação cognitiva do leitor a partir do exame da classificação.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo análise-síntese inerente ao processo classificatório.
          Principiologia: o princípio do agrupamento por traços comuns; o princípio lógico da Navalha de Ockham.
          Tecnologia: a técnica da exaustividade.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
          Efeitologia: o efeito reperspectivador da categorização sobre o entendimento do universo classificado.
          Ciclologia: o ciclo conceber-interpretar-classificar-reinterpretar-reconceber; o ciclo categorização exaustiva–ampliação cognitiva–estimulação criativa.
          Enumerologia: a equivalência; a interdependência; a analogia; a incongruência; a discrepância; a incompatibilidade; a antipodia.
          Binomiologia: o binômio cognição-estruturação.
          Interaciologia: a interação intraclasse; a interação interclasses.
          Crescendologia: o crescendo caos-estrutura.
          Trinomiologia: o trinômio nomeação-definição-exemplificação relativo às classes.
          Antagonismologia: o antagonismo formal amplitude semântica / exiguidade léxica característico dos megapensenes trivocabulares.
          Paradoxologia: o paradoxo de a imersão no grupo permitir maior conhecimento da individualidade.
          Politicologia: a estratificação social.
          Legislogia: a lei da atração dos afins.
          Filiologia: a analiticofilia; a cosmovisiofilia; a estatisticofilia; a experimentofilia; a inventariofilia; a pensenofilia; a pesquisofilia.
          Sindromologia: a evitação da síndrome da apriorismose; a superação da síndrome da pressa.
          Holotecologia: a analogoteca; a catalogoteca; a fichoteca; a metodoteca; a prioroteca; a sistematicoteca; a taxoteca.
          Interdisciplinologia: a Megapensenologia; a Mentalsomatologia; a Analiticologia; a Exegeticologia; a Tecnologia; a Experimentologia; a Hermeneuticologia; a Terminologia; a Vinculologia; a Polimatologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin semperaprendente; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o taxólogo; o pesquisador; o colecionador; o catalogador; o cientista; o sistemata; o organizador; o verbetógrafo; o arquivista; o bibliotecário; o holotecário; o fichador; o professor; o leitor; o filósofo grego Aristóteles (384–322 a.e.c.); o botânico, zoólogo e médico sueco Carolus Linnaeus (1707–1778).
          Femininologia: a taxóloga; a pesquisadora; a colecionadora; a catalogadora; a cientista; a sistemata; a organizadora; a verbetógrafa; a arquivista; a bibliotecária; a holotecária; a fichadora; a professora; a leitora; a psicóloga estadunidense Eleanor Rosch (1938–).
          Hominologia: o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens omniperquisitor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens pancognitor; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: categorização disjuntiva de megapensenes trivocabulares = a realizada em sistema de classes sem superposição; categorização não disjuntiva de megapensenes trivocabulares = a realizada em sistema onde as classes podem apresentar superposição.
          Culturologia: a cultura da organização.
          Metodologia. Eis 5 diretrizes passíveis de serem consideradas na concepção de sistemas classificatórios, em particular para megapensenes trivocabulares, listadas em ordem funcional:
          1. Especificidade. O critério, assunto ou tema sob o qual se dará a classificação deve ser definido a priori pelo taxólogo. Megapensenes trivocabulares podem, por exemplo, ser classificados segundo critérios semânticos, sintáticos ou puramente léxicos.
          2. Exaustividade. O número, a nomeação e a definição de classes resultam da análise exaustiva do conjunto de megapensenes trivocabulares sendo classificado, tendo em vista o critério escolhido.
          3. Extensibilidade. Se oportuno, o sistema poderá admitir acréscimo de classes, caso se agreguem ao universo novos megapensenes trivocabulares inadequados às classes existentes.
          4. Minimalidade. A criação de nova classe deve preferencialmente agregar valores essenciais ao sistema até então não mapeados nas classes já existentes (Navalha de Ockham).
          5. Representatividade. O sistema deve compreender número significativo de classes razoavelmente povoadas.
          Subjetividade. Os sistemas e a própria categorização de megapensenes trivocabulares têm, em geral, caráter subjetivo, dependendo da habilidade do taxólogo em identificar padrões, vínculos, significados e correlações. O mesmo universo de megapensenes trivocabulares a classificar pode merecer abordagens distintas, produzindo sistemas diversos.
          Tabelologia. A partir de subconjunto de 32 proposições extraídas do Manual de Megapensenes Trivocabulares, eis tabela contendo a nomeação, definição e exemplares de 23 classes, na ordem alfabética, constituindo sistema não disjuntivo de categorização com base no critério natureza do conteúdo:
                Tabela – Nomeação e Definição de Classes, com Exemplares
 Nos         Classe                   Definição                          Exemplares
                                                            Aborto significa imprudência.
                                                            Adjetivo é substantivo.
                            Expressam conselho, adver-      Adjetivos: enfeites perigosíssimos.
 01.    Admonitórios
                            tência ou lembrete              Litígio, não. Acordo.
                                                            Oração, não. EV.
                                                            Saibamos admirar discordando.
                                                            Ação produz riquezas.
                            Admitem distintas interpreExistem docentes indecentes.
 02.    Ambivalentes        tações, dependendo do conHá acadêmicos devotos.
                            texto
                                                            Há cachorros crentes.
                            Expressam obstrução, poProsperemos na adversidade.
 03.    Concessivos         rém insuficiente para bloSaibamos admirar discordando.
                            quear certo fato
 Nos      Classe               Definição                          Exemplares
                                                     Ação: 1.000 promessas.
                                                     Evitemos procriar abortos.
                                                     Inexistem acessórios principais.
                     Confrontam elementos an-        Litígio, não. Acordo.
 04. Confrontativos
                     tagônicos                       Nada apaga tudo.
                                                     Oração, não. EV.
                                                     Prosperemos na adversidade.
                                                     Vamos produzir achados.
                     Expressam consequências         Açúcar demais mata.
 05. Consecutivos
                     ou relações de causa e efeito   Toda desafeição inferioriza.
 06. Definitórios    Contêm definições               Absurdo: raciocínio incoerente.
                     Rompem com o senso co-          Acertar é humano.
 07. Derrogatórios   mum, ampliando signifi-         Adjetivo é substantivo.
                     cados                           Inexiste adeus eterno.
                     Exprimem dúvida ou ques08. Dubitativos                                     Ainda há tempo?
                     tionamento
                     Contêm enumeração de
 09. Enumerativos                                    Alegria, simpatia, afetividade.
                     termos
                     Contêm exclamação explí-        Pela guerra, nada!
 10. Exclamativos
                     cita                            Pela paz, tudo!
                                                     Inexiste adeus eterno.
                                                     Inexistem acessórios principais.
 11. Excludentes     Expressam exclusão              Ninguém é insubstituível.
                                                     Ninguém está só.
                                                     Pela guerra, nada!
                                                     Admiremos, porém compreendendo.
                                                     Evitemos procriar abortos.
                                                     Litígio, não. Acordo.
                     Expressam convite, intima12. Exortativos                                     Oração, não. EV.
                     ção ou exortação
                                                     Prosperemos na adversidade.
                                                     Saibamos admirar discordando.
                                                     Vamos produzir achados.
                     Generalizam a afirmação         Nada apaga tudo.
 13. Generalizadores
                     ou negação de certo fato        Toda desafeição inferioriza.
                     Contêm afirmativas de cu-       Existem docentes indecentes.
 14. Humorísticos
                     nho humorístico                 Necrópsia: arqueologia somática.
                     Expressam realidades ines15. Inexoráveis                                     Água não sobe.
                     capáveis
                     Formulados através de in-       Ainda há tempo?
 16. Interrogativos
                     terrogação explícita            Como podemos ajudar?
                     Contêm simbolismo mate-         Ação: 1.000 promessas.
 17. Matemáticos
                     mático                          Hoje = 2 amanhãs.
                                                     Evitemos procriar abortos.
 18. Metafóricos     Contêm metáforas
                                                     Há cachorros crentes.
                     Contêm contradição apa-         Adjetivo é substantivo.
 19. Paradoxais
                     rente                           Vamos produzir achados.
 Nos         Classe                    Definição                         Exemplares
                                                           Aborto significa imprudência.
                                                           Ação: 1.000 promessas.
                            Explicitam atributos atraAcertar é humano.
 20.    Predicativos        vés de verbo de ligação, exAdjetivo é substantivo.
                            plícito ou implícito
                                                           Adjetivos: enfeites perigosíssimos.
                                                           Necrópsia: arqueologia somática.
                            Contêm negação explícita,      Litígio, não. Acordo.
 21.    Refutatórios
                            propondo alternativa           Oração, não. EV.
                            Contêm adjetivo flexionado
 22.    Superlativos        no grau superlativo absolu-    Adjetivos: enfeites perigosíssimos.
                            to sintético
                            Contêm trocadilhos, jogos      Existem docentes indecentes.
 23.    Trocadilhescos
                            de palavras                    Há cachorros crentes.
          Estatísticas. Consoante a Experimentologia, a categorização de certo universo de megapensenes trivocabulares permite contabilizar os 3 atributos seguintes, listados em ordem alfabética:
          1. Abrangência: de cada megapensene trivocabular, representada pelo número de classes onde está inserido. Quanto maior a abrangência, mais leituras ou interpretações admite a proposição.
          2. Cardinalidade: de cada classe, representada pelo número de megapensenes nela incluídos. Quanto maior a cardinalidade, mais representativa é a classe e mais significativo o conceito por ela expresso.
          3. Conectividade: de cada classe, representada pelo número de classes com as quais possui megapensenes trivocabulares em comum (em sistemas disjuntivos, será nula para toda classe). Quanto maior a conectividade, maior integração do conceito nela abrangido.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a categorização de megapensenes trivocabulares, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Análise: Autodiscernimentologia; Neutro.
          02. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático.
          03. Identificação do padrão: Holopesquisologia; Neutro.
          04. Interação análise-síntese: Experimentologia; Neutro.
          05. Matematização do conceito: Comunicologia; Neutro.
          06. Megaconhecimento organizado: Autocogniciologia; Homeostático.
          07. Megapensene trivocabular: Megapensenologia; Neutro.
          08. Síntese: Mentalsomatologia; Neutro.
          09. Sistemata: Experimentologia; Neutro.
          10. Taxologia: Experimentologia; Neutro.
          11. Taxologia das análises: Experimentologia; Neutro.
          12. Taxologia das sínteses: Experimentologia; Neutro.
          13. Taxologia do conhecimento: Mentalsomatologia; Neutro.
          14. Taxologia dos analogismos: Intrafisicologia; Neutro.
          15. Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
 A CATEGORIZAÇÃO AMPLIA O CONHECIMENTO DO PESQUISADOR ACERCA DOS MEGAPENSENES TRIVOCABULARES. CLASSIFICAR EXIGE APROFUNDAR A ANÁLISE, SUBLINHAR AS SIMILARIDADES E AMPLIAR A COSMOVISÃO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, dispõe-se a conceber sistema classificatório e categorizar as 12.576 proposições trimembres integrantes do Manual de Megapensenes Trivocabulares? Em quais classes situaria, por exemplo, a proposição saibamos admirar discordando?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 5 a 94.
                                                                                                                   O. V.