Maturidade Afetiva

A maturidade afetiva é o estado ou condição de equilíbrio e maturescência emocional conquistada pela conscin, homem ou mulher, capaz de reagir a emoções e sentimentos nas relações intra e interconscienciais de maneira sadia, harmoniosa, pacífica e interassistencial em todas as dimensões, priorizando a mentalsomaticidade.

Você, leitor ou leitora, já aplica autesforços evolutivos e atributos mentaissomáticos no desenvolvimento da maturidade afetiva? Já abriu mão de algum interesse egoico em prol do melhor para todos?

      Enciclopédia da Consci enciologia                                                               1
                                MATURIDADE AFETIVA
                                  (HOLOMATUROLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A maturidade afetiva é o estado ou condição de equilíbrio e maturescência emocional conquistada pela conscin, homem ou mulher, capaz de reagir a emoções e sentimentos nas relações intra e interconscienciais de maneira sadia, harmoniosa, pacífica e interassistencial em todas as dimensões, priorizando a mentalsomaticidade.
          Tematologia. Tema central homeostático
          Etimologia. O vocábulo maturidade vem do idioma Latim, maturitas, “maturidade; madureza; maturação; maduração; tempo próprio; maior grau de desenvolvimento; complemento; perfeição”. Surgiu em 1873. A palavra afetivo deriva também do idioma Latim, affectivus, “que exprime desejo; afetivo”. Surgiu no Século XVII.
          Sinonimologia: 1. Equilíbrio afetivo. 2. Homeostasia afetiva. 3. Maturescência emocional. 4. Autodomínio afetivo.
          Neologia. Eis 3 expressões compostas maturidade afetiva egocármica, maturidade afetiva grupocármica e maturidade afetiva policármica são neologismos técnicos da Holomaturologia.
          Antonimologia: 1. Imaturidade afetiva. 2. Infantilismo afetivo. 3. Dependência emocional. 4. Isolamento afetivo. 5. Analfabetismo afetivo. 6. Autoconflitividade emocional.
          Estrangeirismologia: o upgrade consciencial advindo do desenvolvimento da maturidade afetiva; o background consciencial revelando o nível de automaturidade afetiva.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autorresponsabilidade interassistencial afetiva.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Megafraternidade demanda autafetividade. Autafetividade gera autopacificação. Maturidade afetiva: interassistencialidade. Afetividade é autorresponsabilidade.
          Citaciologia: – A maturidade começa a manifestar-se quando sentimos que nossa preocupação é maior pelos demais que por nós mesmos (Albert Einstein, 1879–1955).
          Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 3 subtítulos:
          1. “Afetividades. A afetividade inicial é a da maternidade. A afetividade sexual é da adultidade. A maxifraternidade vai além da dupla evolutiva. A autotransafetividade é vivenciada, por fim, de maneira plena, teaticamente, pela Consciex Livre (CL)”.
          2. “Amor. Os pensamentos mais evoluídos e os mais perturbadores, registrados nos faustos da Humanidade, dizem respeito ao amor gravitando entre a megafraternidade e o egocentrismo”.
          3. “Transafetividade. A autotransafetividade é o sentimento elevado e puro da megafraternidade”. “A transafetividade é o viés para saída prática da conscin da monovisão para a cosmovisão”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da qualificação afetiva; a busca pela autocompreensão e autenfrentamento dos traumas emocionais e crenças limitantes da autopensenidade; os autesforços aplicados à reciclagem da pensenidade autovitimizada; a higienização pensênica; a autorreeducação da pensenidade carente; o autodesassédio pensênico; a superação da pressão holopensênica antievolutiva; a reestruturação pensênica; a autonomia pensênica; a eliminação das autodistorções pensênicas; a diferenciação pensênica oportunizando maior cosmovisão sobre as interrelações afetivas; a autovalorização holopensênica; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; a desrepressão holopensênica; os liberopensenes; a liberopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os conviviopensenes; a conviopensenidade; os tenepessopensenes; a tenepessopensenidade; os pensenes interassistenciais; a pensenidade interassistencial; os fraternopensenes; a fraternopensenidade; a holopensenidade altruísta.
          Fatologia: a maturidade afetiva; a vontade inquebrantável de superar as carências afetivas; a autopesquisa da afetividade madura; o autoposicionamento afetivo recinológico; a construção do autoafeto; a autocompreensão quanto à singularidade afetiva consciencial; a autovalorização pacificadora; o ato de permitir-se afetar por outrem; o ato de não cobrar do outro a falta de afetividade; a eliminação das heterexigências espúrias; a sensatez de não controlar a heteromanifestação; o acolhimento e esclarecimento discernido às imaturidades alheias; o ato de abrir mão dos caprichos pessoais em prol do bem-estar de outrem; a inteligência evolutiva (IE) aplicada à escolha das próprias companhias; a predisposição duplista; a convivialidade íntima da dupla evolutiva (DE) propiciando o autenfrentamento das fissuras emocionais; a autorreeducação afetiva promovendo a inteireza no relacionamento afetivo-sexual; o desenvolvimento interassistencial dirimindo as autoimaturidades psicossomáticas; a desdramatização dos trafares; o autodiscernimento afetivo; a saída de si para assistir o outro; a assistência sem retorno; o olhar fraterno, porém realista das necessidades do assistido; o fato de a demanda do assistido não ser a demanda do assistente; a dosagem afetiva; o omnirrespeito ao momento evolutivo e livre arbítrio do outro; a satisfação benévola com o avanço evolutivo do assistido; a intencionalidade cosmoética; a antivitimização; a assistência a ex-vítimas e ex-algozes do passado; as reconciliações autocurativas; o aprendizado com os auto e heteroerros e acertos; a recomposição grupocármica; a emancipação consciencial; o ato afetivo da aplicação do megatrafor a favor do melhor para todos; a autassunção da função de amparador intrafísico interpares; o vínculo afetivo das amizades evolutivas; a retribuição ao aporte afetivo dos amparadores intra e extrafísicos; a rotina útil e diária revertida em afetividade mentalsomática; a intelectualidade fraterna do escritor mentalsomático tarístico; os frutos gesconográficos interassistenciais; a expansão da fraternidade para além do grupo evolutivo; a megagescon; a tares megafraterna; a policarmalidade incipiente, porém teática; o autopadrão homeostático de referência da afetividade madura; a interassistencialidade teática; o arrimo assistencial; a conquista gradual da autodesperticidade pró-maxifraternismo; o cultivo dos sentimentos elevados; o predomínio da mentalsomaticidade; a autopacificação; o autesforço para o desenvolvimento da megafraternidade; a meta da autotransafetividade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o mapeamento da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a tenepes enquanto prática de afetividade anônima; o amor puro exteriorizado holossomaticamente a consciências de diferentes níveis evolutivos; a predisponibilidade assistencial nas projeções lúcidas (PLs) após a tenepes; a energosfera interassistencial expandindo a autocapacidade de acolhimento às consciexes carentes; a assistência multidimensional a bolsão extrafísico de consciexes carentes e oprimidas; a paratares a partir do desenvolvimento da autonomia afetiva; o encaminhamento das conseneres; o autoposicionamento multidimensional pró-duplismo; o arco voltaico no duplista exemplificando ato de amor doador; o abraço energético; o parafato de não haver limites cronêmicos ou proxêmicos para a expressão energossomática da afetividade; o parapsicodrama chamando a atenção para o gargalo emocional da autodesperticidade; o paradidatismo tarístico aplicado ao retroego artístico; a retrocognição ampliando a autocognição afetiva; a autoconscientização multidimensional (AM); a autocontribuição energética fraterna, na condição de minipeça do maximecanismo interassistencial; a paraconvivialidade sadia lúcida com grupos extrafísicos de diferentes etnias, culturas e predileções; a gratidão aos amparadores e assediadores extrafísicos pelas paravivências elucidativas; a paramizade multissecular raríssima do amparador extrafísico pessoal; a maxifraternidade dos Serenões atuantes na reurbex; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF). Enciclopédia da Consci enciologia                                                                  3


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo maturidade afetiva–maturidade parapsíquica; o sinergismo antivitimização-antissurperficialidade aplicado às relações interconscienciais; o sinergismo escutatória interassistencial–comunicação não violenta; o sinergismo anticorruptibilidade–antiacumpliciamento–coerência cosmoética; o sinergismo amizade-afetividade; o sinergismo Paradireitologia-Megafraternologia.
          Principiologia: o princípio da afinidade afetiva cosmoética; o princípio da autorresponsabilidade afetiva; o princípio da interassistencialidade; o princípio “aconteça o melhor para todos”; o princípio de não pensar mal de si nem dos outros; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do megafoco mentalsomático.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código duplista de Cosmoética (CDC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria do holocarma; a teoria dos Serenões; a teoria da transafetividade.
          Tecnologia: a técnica da dupla evolutiva; a técnica do diálogo desinibidor (DD); a técnica da tenepes; a técnica da escrita terapêutica; a técnica do perdão antecipado; a técnica de imaginar doando algo estimado ao desafeto; a técnica do Livro dos Credores; a técnica da mudança pelas pequenas ações; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica de escrita diária retributiva; a técnica da autodescensão cosmoética; a técnica da reciprocidade afetiva.
          Voluntariologia: o aprendizado grupal de convivialidade e paraconvivialidade sadia nas tarefas do voluntariado conscienciológico; a disponibilidade assistencial para o voluntariado conscienciológico; a doação holossomática no voluntariado tarístico; o voluntariado conscienciológico autoral.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Megafraternidade.
          Efeitologia: o efeito pacificador da maturidade afetiva; o efeito halo do autoafeto; o efeito holomaturológico da afetividade sadia; o efeito afetivo da autenticidade cosmoética; o efeito interassistencial da autodesrepressão emocional; os efeitos proexológicos da maturidade afetiva; os efeitos evolutivos do perdão.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas da autorreeducação afetiva; as neossinapses traforistas geradas a partir do desenvolvimento da autocosmoeticidade; as neossinapses construídas a partir da convivialidade com o amparador da tenepes; as neossinapses formadas na interassistência duplista; as neossinapses quanto à própria afetividade contribuindo para o sobrepairamento às emoções tóxicas.
          Ciclologia: a vivência do ciclo recinológico revelando maturidade afetiva; a ressignificação do relacionamento afetivo possibilitando a ruptura do ciclo vítima-algoz.
          Enumerologia: a memória afetiva; a taxa afetiva; a reeducação afetiva; a agilidade afetiva; a autonomia afetiva; a autenticidade afetiva; a autossustentação afetiva.
          Binomiologia: o binômio afeto-cognição; o binômio afeição-discordância; o binômio afetividade-sexualidade; o binômio inteligência emocional–inteligência evolutiva; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio autocoerência afetiva–tares efetiva; o binômio amizade duplista–responsabilidade duplista; o binômio autoimperdoador-heteroperdoador.
          Interaciologia: a interação saber ouvir–saber falar–saber pensenizar–saber interagir; a interação antivitimização-antiegocentrismo; a interação autestima sadia–autoconfiança proexológica; a interação Conscienciometria-Consciencioterapia; a interação empática com consciências de diferentes grupos; a interação ortozooconviviológica promovendo o autodesenvolvimento afetivo; a interação holossomática homeostática.
          Crescendologia: o crescendo da autocognição afetiva; o crescendo corpo do comocionalismo–paracorpo do autodiscernimento; o crescendo autonomia afetiva–autonomia evolutiva; o crescendo duplismo evolutivo–transafetividade; o crescendo tacon-tares; o crescendo carência afetiva na infância–maturidade afetiva na adultidade; o crescendo casamento–duplismo evolutivo.
          Trinomiologia: o trinômio dependência-independência-interdependência; o trinômio reconhecimento-gratidão-retribuição; o trinômio egocarmalidade-grupocarmalidade-policarmalidade; o trinômio opção pela tares–maturidade afetiva–autoprotagonismo evolutivo.
          Polinomiologia: o polinômio autorreconciliação–heterorreconciliação–autocura–saúde consciencial; o polinômio autafetividade–afetividade madura–megafraternidade–transafetividade; o polinômio interassistencial acolhimento-esclarecimento-encaminhamento-acompanhamento.
          Antagonismologia: o antagonismo labilidade emocional / tara parapsíquica; o antagonismo saúde emocional / repressão emocional; o antagonismo doar afeto / cobrar afeto; o antagonismo valores pessoais / expectativas alheias direcionando as autopriorizações proexológicas; o antagonismo afetividade sadia / salvacionismo; o antagonismo exigências / concessões; o antagonismo logicidade da imaturidade afetiva / logicidade da maturidade afetiva; o antagonismo analfabetismo emocional / educação emocional.
          Paradoxologia: o paradoxo de a autonomia afetiva gerar interdependência cosmoética; o paradoxo de a maior expressividade da afetividade estar na compreensão racional do perdão autêntico; o paradoxo de a afetividade da dupla evolutiva ter origem na afinidade mentalsomática; o paradoxo de a seletividade das amizades revelar maturidade afetiva da consciência; o paradoxo de o desatar dos nós poder gerar laços afetivos.
          Politicologia: a política do Universalismo; a lucidocracia.
          Legislogia: a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei do maior esforço aplicada ao desenvolvimento da maturidade afetiva; as paraleis da megafraternidade; a lei da complementaridade; a lei de ação e reação inerente à conquista da afetividade sadia.
          Filiologia: a amparofilia; a duplofilia; a conscienciofilia; a neofilia; a racionofilia; a intencionofilia; a assistenciofilia; a conviviofilia.
          Fobiologia: a autoconviviofobia; a autocriticofobia; a decidofobia; a glossofobia; a sociofobia.
          Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome do bonzinho; a síndrome de Cinderela; a síndrome do impostor; a síndrome do canguru; a síndrome do ansiosismo; a síndrome do infantilismo consciencial; a síndrome da autossantificação.
          Maniologia: a mania de reclamar; a mania de se preocupar com a autoimagem; a mania de se autanular; a mania de pedir somente para si.
          Mitologia: o mito do amor romântico; o mito da alma gêmea; o mito do relacionamento perfeito; o mito de só haver amor quando há atenção; o mito de só ser possível amar quando é recíproco; o mito de ser possível mudar o outro pelo amor; o mito da perfeição.
          Holotecologia: a convivioteca; a consciencioteca; a analiticoteca; a pacificoteca; a paradireitoteca; a evolucioteca; a duploteca; a recinoteca; a maturoteca; a proexoteca; a serenoteca.
          Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Mentalsomatologia; a Paraxiologia; a Psicossomatologia; a Tenepessologia; a Discernimentologia; a Reeducaciologia; a Cosmoeticologia; a Megafraternologia; a Transafetivologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin fraterna; a conscin afetuosa; a dupla evolutiva; a conscin amiga raríssima; a consciex amparadora; o ser desperto; o ser interassistencial; o ser megafraterno.
          Masculinologia: o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o duplista; o duplólogo; o conscienciólogo; o conviviólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor libertário; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o pesquisador da Conscienciologia; o projetor consciente; o teleguiado autocrítico; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Enciclopédia da Consci enciologia                                                                  5
          Femininologia: a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a duplista; a duplóloga; a consciencióloga; a convivióloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora libertária; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a pesquisadora da Conscienciologia; a projetora consciente; a teleguiada autocrítica; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens affectuosus; o Homo sapiens maxifraternus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens serenissimus; o Homo sapiens discernimentum; o Homo sapiens maturus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: maturidade afetiva egocármica = a condição conquistada de autafetividade e autoconvivialidade sadia, a partir da autorreeducação emocional; maturidade afetiva grupocármica = a condição conquistada de afetividade e convivialidade sadia com o grupo evolutivo, a partir do autexemplarismo recinológico e reconciliações afetivas; maturidade afetiva policármica = a condição conquistada de megafraternidade, a partir da holoconvivialidade sadia e universalista.
          Culturologia: a cultura da fraternidade; a cultura da doação; a cultura da empatia interassistencial; a cultura do traforismo; a cultura do Universalismo; a cultura da Mentalsomatologia; a cultura da Holomaturologia.
          Cotejo. Concernente à Holomaturologia, eis 28 exemplos de contrapontos entre posturas afetivas maduras e imaturas, dispostos em ordem alfabética:
                   Tabela – Cotejo Posturas Afetivas Maduras / Imaturas
     Nos         Posturas Afetivas Maduras                   Posturas Afetivas Imaturas
     01.     Abertismo consciencial                     Fechadismo
     02.     Agilidade emocional                         Rigidez emocional
     03.     Amizade evolutiva                          Amizade ociosa
     04.     Amor doador                                Amor egoico
     05.     Amparabilidade                             Assedialidade interconsciencial
     06.     Assertividade cosmoética                   Posicionamento passivo / agressivo
     07.     Atração cosmoética                         Sedução holochacral
     08.     Autaceitação condicional                   Autocomplacência
     09.     Autenticidade cosmoética                   Inautenticidade
     10.     Autoaprovação                              Heteroaprovação
     11.     Autoconfiança evolutiva                    Insegurança antievolutiva
     12.     Autolibertação consciencial                Manipulação interconsciencial
     13.     Autopacificação                            Autoconflitividade
     14.     Autopesquisa                               Autescondimento
      15     Autorresponsabilização                     Autovitimização
      Nos        Posturas Afetivas Maduras                 Posturas Afetivas Imaturas
      16.   Autossuficiência emocional                Autodependência emocional
      17.   Autovalorização cosmoética                Autanulação anticosmoética
      18.   Coragem evolutiva                         Pusilanimidade
      19.   Detalhismo                                Perfeccionismo
      20.   Disponibilidade assistencial lúcida       Salvacionismo
      21.   Domínio emocional                         Descontrole emocional
      22.   Duplismo libertário                       Casamento convencional
      23.   Gestações conscienciais                   Gestações humanas
      24.   Megafoco evolutivo                        Dispersão consciencial
      25.   Megafoco traforista                       Megafoco trafarista
      26.   Omissão superavitária                     Omissão deficitária
      27.   Racionalidade                             Emocionalismo
      28.   Universalismo                             Sectarismo


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a maturidade afetiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Afetividade: Psicossomatologia; Neutro.
          02. Amor doador: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          03. Autenticidade afetiva: Comunicologia; Homeostático.
          04. Autoafeto: Holomaturologia; Neutro.
          05. Autodiscernimento afetivo: Mentalsomatologia; Homeostático.
          06. Autonomia afetiva: Conviviologia; Homeostático.
          07. Autopesquisa da afetividade: Mentalsomatologia; Homeostático.
          08. Autorreciclagem afetiva: Autorreciclologia; Homeostático.
          09. Autorreeducação afetiva do tenepessista: Holomaturologia; Homeostático.
          10. Autossustentação afetiva: Recinologia; Homeostático.
          11. Construção do autoafeto: Evoluciologia; Homeostático.
          12. Crescendo afetividade-transafetividade: Transverponologia; Homeostático.
          13. Desenvolvimento da inteligência emocional: Autevoluciologia; Homeostático.
          14. Responsabilidade da dupla evolutiva: Duplologia; Homeostático.
          15. Ressignificação da relação afetiva: Duplologia; Homeostático.
 A MATURIDADE AFETIVA REQUER ATILAMENTO MENTALSOMÁTICO E INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA PARA LIDAR COM
   O ARCABOUÇO EMOCIONAL PESSOAL, SENDO CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA CONQUISTAR A PAZ ÍNTIMA. Enciclopédia da Consci enciologia                                                                                           7
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já aplica autesforços evolutivos e atributos mentaissomáticos no desenvolvimento da maturidade afetiva? Já abriu mão de algum interesse egoico em prol do melhor para todos?
            Bibliografia Específica:
            1. Bergonzini, Everaldo & Zolet, Lilian; Convivialidade Sadia: Reflexões Conscienciológicas Sobre a Harmonia nas Relações Interpessoais; revisores equipe de revisores da Editares; 502 p.; 21 x 14 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2020; páginas 15 a 21, 135 a 145 e 237 a 264.
            2. David, Susan; Agilidade Emocional: Abra sua Mente, Aceite as Mudanças e Prospere no Trabalho e na Vida (Emotional Agility); trad. Claudia Gerpe Duarte; et al; 308 p.; 11 caps.; 23 x 16 cm; br; 2a Ed.; Cultrix; São Paulo, SP; 2018; páginas 11 a 24, 108 a 112, 125 a 146 e 247 a 262.
            3. Martins, Eduardo; Higiene Consciencial: Reconquistando a Homeostase no Microuniverso Consciencial; revisoras Dayane Rossa; et al.; 396 p.; 6 seções; glos. 282 termos; 7 filmes; 59 refs.; 19 webgrafias; alf.; ono.; enc.;
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            4. Rogick, Flávia B.; Consciência Centrada na Assistência: Breve Estudo Conscienciométrico da Conscin Vulgar ao Tenepessista Veterano; pref. Djalma Fonseca; revisores Djalma Fonseca; & Nina Manfroi; et al; 300 p.; 4 partes; 34 caps.; 5 endereços; epílogo; 55 enus.; 1 escala; 1 esquema; 1 ilus.; 25 siglas; 4 tabs.; 1 teste; epílogo; 60 refs.; 5 anexos; alf; ono.; 23 x 16 cm.; br; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 221 a 228.
            5. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 308, 315, 325, 338, 348, 449, 718 e 763.
            6. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas léxicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 56, 80 e 1.642.
                                                                                                                    J. C. V.